Fabricante francesa de aviões fará seminário no ABC

7

O Consórcio Rafale volta a discutir possibilidades de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa do Brasil e da França na próxima terça-feira, 24 de maio, durante o Seminário “As Oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, Grande ABC e Brasil”, a ser realizado no Senai Mario Amato, em São Bernardo.

O evento abre espaço para possíveis projetos e parcerias que serão necessárias para a implementação da produção de aeronaves de combates nacionais (Programa F-X2) e para networking entre empresas do Brasil e da França. O evento contará com a presença do prefeito Luiz Marinho e o Secretário de Relações Internacionais, Evandro de Lima.

Para Jean-Marc Merialdo, diretor da Dassault International, é também uma oportunidade para reforçar o interesse do Consórcio Rafale no Grande ABC. “Temos um pólo de desenvolvimento industrial na região essencial para a implantação da transferência total de tecnologia oferecida no Programa F-X2 e vamos aproveitar o Seminário para aprofundar nossos vínculos e planejar essa parceria estratégica com o Grande ABC e o Brasil”, ressalta o executivo.

O Seminário “As Oportunidades do Consórcio Rafale para São Bernardo, Grande ABC e Brasil” será realizado com o apoio do Senai-SP, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), FATEC (Faculdade de Tecnologia), FEI, SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), UFABC (Universidade Federal do ABC), Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e do Governo da França.

A programação inclui temas como “Panorama: Características da Indústria de Defesa no Brasil”, “Universidades do ABC e Consórcio Rafale” e “Potenciais Aplicações da Tecnologia da Dassault Systèmes no Brasil”. Durante o evento, serão assinados dois documentos: uma carta de intenção do Consórcio Rafale com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e um acordo de cooperação entre Consórcio Rafale, universidades da região do ABC e Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Na quarta-feira, 25, será apresentada a proposta da Dassault Systèmes para a cidade de São Bernardo na Pinacoteca para membros da Prefeitura do município.

FONTE: Portal Diário do Grande ABC, via Notimp

NOTA DO EDITOR: com o tempo, vamos perdendo a noção de quantas vezes já se discutiu a atenção dada por dois concorrentes ao F-X2, a sueca Saab e a francesa Dassault, ao ABC paulista e em especial a São Bernardo do Campo, tanto na forma de intenções quanto de ações concretas. A razoavelmente extensa lista “veja também”, logo abaixo (em ordem cronológica da mais recente para a mais antiga) ajuda a refrescar a memória, sendo bastante recente a matéria que abre a lista (publicada na última quarta feira, 18 de maio). A que fecha a lista é de março de 2010. 

Notícias não faltam, mas queremos saber o que acham os leitores do Poder Aéreo: foi muita ou pouca coisa que realmente aconteceu nesse intervalo de pouco mais de um ano? 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

São 24 matérias sobre o assunto… mais um portentoso rosário de matérias nacionais e internacionais sobre o assunto FX-2. Quanto resolverem realmente parar com esta novela e finalmente escolher o “finalista” deste FX-n (começou com o 1..e não se sabe que número vai parar…)..aí, temo, será tarde de mais…. e ninguém mais que queira ser alguém no cenário internacional terá aeronaves militares de 4ª ou 4ª ++ geração….. Logo, começará, então, outra novela sobre uma aeronave 5 g….depois uma aeronave 5 g ++ ….. passados mais 50 anos….. quando estiverem recolhendo os últimos UCAV/UAV e os substituindo por “disco-voadores” talvez… Read more »

LuppusFurius

Baschera Meu Querido,
Está Deu Na VEIA…….

Agora Fala Sério ” KÊ PROBE LINNNDDDDOooooooooooooo!!!!!!!!!!!”

Mauricio R.

Movimento absolutamente vazio, fingem alguma ação, p/ se contrapor ao movimento igualmente vazio da Saab.
Já sabemos qual será o comportamento francês, então não devemos dar-lhe nenhuma atenção, não há importância alguma associada.
Em termos de indústria aeroespacial, SBC é um zero a esquerda, não há aeroporto, não há tantas empresas deste segmento instaladas, como em SJC; Jundiaí; Sorocaba ou São Carlos.

FULLYSPOOLED

Concordo com o comentario acima,,,,,SBC e um grande zero a esquerda, nao possue aeroporto e muito menos industria aeroespacial, para se dedicar tanto interesse em receber todo esse investimento….E como todos nos sabemos, ali e a terra dos negocios….SJC possue um polo industrial aeronautico formado, pessoal capacitado, e um centro de excelencia com empresas produzindo para fabricantes como Embraer, Airbus….Agora o prefeito amigo do iluminado quer por que quer tentar tirar esse centro de excelencia daqui de SJC fazendo negociatas com os Franceses que adoram dar uma ajudinha vide viagens, jantares, vinhos etc acho que a grande maioria aqui entendeu,… Read more »

Justin Case

Amigos,

É off-topic, mas…

Interessante leitura para domingo: Revista Latinaero
Vejam no link:
http://www.latinaero.com/magazine/laad_zero/files/assets/downloads/publication.pdf
Abraços,

Justin

Observador

É que dá misturar (eu disse misturar e não unificar) Política de Defesa com Política Industrial. A única coisa que estão conseguindo é fazer política. Apenas política. Se o Brasil buscasse ter apenas uma política realista de defesa, daí a realização desta estaria na mão de técnicos e não de políticos. Sairia algo bem mais modesto, mas muito mais realista e funcional. Misturar política industrial com política de defesa, na atual conjuntura só é danoso para a Defesa. Até porque política industrial é algo que poucas vezes existiu neste país. Dólar baixo, real valorizado, Lei Kandir (a qual desonerou a… Read more »

DrCockroach

On-topic sobre o off-topic (22 de maio de 2011 às 13:05): Eh bom ver coisas novas mas, sinceramente, os editores da revista mencionada tem ainda um longo caminho. – A primeira materia nao contem nada que nao se encontre na internet de forma atualizada: e falta analise dos editores. – A segunda materia eh propaganda da Dassault (mas ok, embora muito longa); – A ultima materia eh de eufemismo preocupante com relacao a aviacao comercial no Brasil: os problemas sao enormes, que iniciam pela reserva de mercado p/ empresas brasileiras, passam por aeroportos subdimensionados e resultam em taxas de embarque… Read more »