Executivos da Dassault visitam prefeito de São Bernardo

51

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, recebeu nesta terça-feira (9/11), em seu gabinete, um grupo de executivos da Dassault, empresa francesa fabricante do caça Rafale. O encontro, que contou com a presença do executivo da multinacional, Eric Trappier, e do diretor Jean-Marc Merialdo, teve como ponto alto a apresentação da proposta da Dassault para o fornecimento da nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) – acordo que incluirá a transferência de tecnologia de ponta para o Brasil -, assim como possíveis compensações comerciais para São Bernardo.

A Dassault disputa o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da FAB com outras duas concorrentes: a sueca Saab, fabricante do caça Gripen; e a americana Boeing, fabricante dos FA-18 Hornet, cujos representantes se encontraram com o chefe do Executivo no mês passado.

Entre os principais tópicos favoráveis à escolha do Rafale, os executivos destacaram o fato de a indústria francesa possuir 100% da tecnologia, livre, portanto, de qualquer impedimento de uso por parte de indústrias de outros países. Já para São Bernardo, Eric Trappier elencou a possibilidade de firmar convênios de cooperação em pesquisa e desenvolvimento com instituições de ensino da região como a Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro Universitário da FEI, Fatec, Faculdade de Tecnologia Termomecânica (Fundação Salvador Arena) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A ideia é promover a qualificação e o treinamento de mão-de-obra especializada junto a essas instituições em áreas como engenharia de sistemas, processos de simulação e modelização e oficinas de software integrados, entre outras.

No encontro, também foi assinada uma carta-compromisso entre a Prefeitura e a Dassault, que se comprometeu a trazer investimentos para a cidade caso seja vencedora na disputa para o fornecimento das novas aeronaves ao governo brasileiro.

FONTE: Jornal ABCD Maior

COLABOROU: E. M. Ferreira

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Se já compraram o prefeito de SBC, então já era! Passa a regua e fecha a conta! Infelismente, lá vem o Rafail!!!

Giordani RS

Hahahahahahaha…hoje o dia tá bom! Quero ver o sorriso amarelo do nosso especialista em aviação, sr. luiz marinho…

“Apoio não se conquista, se compra.”

Alexandre Frias

Depois do lobby da SAAB em SBC-SP, agora a Dassault chegou pra ganhar (leia-se: comprar) a confiança deles e finalizar o processo do FX-2. Pra mim, que nunca defendi nenhum dos 3, estou maravilhado em saber que os barulhentos e fumacentos F-5 passarão a ser apenas “Lo”, deixando o “Hi” para essa ótima aquisição (qualquer um dos que disputam a concorrência seria “Hi” perto dos F-5EM hehehe). Agora é rezar para que tenhamos pelo menos uma proteção razoável durante os grandes eventos que teremos – Olimpíadas e Copa do Mundo – e que essa ToT seja feita de verdade, para… Read more »

Alexandre Frias

Depois do lobby da SAAB em SBC-SP, agora a Dassault chegou pra ganhar (leia-se: comprar) a confiança deles e finalizar o processo do FX-2. Pra mim, que nunca defendi nenhum dos 3, estou maravilhado em saber que os barulhentos e fumacentos F-5 passarão a ser apenas “Lo”, deixando o “Hi” para essa ótima aquisição (qualquer um dos que disputam a concorrência seria “Hi” perto dos F-5EM hehehe). Agora é rezar para que tenhamos pelo menos uma proteção razoável durante os grandes eventos que teremos – Olimpíadas e Copa do Mundo – e que essa ToT seja feita de verdade, para… Read more »

Rodrigo

Sensacional..

Era só o que faltava, a Dassault ter que ir pedir benção ao Marinho.

Depois ainda tem gente que acredita que está tudo certo.

Eu continuo sem tirar uma fichinha da minha aposta final do nada.

Zavva

Pelo visto o Marinho é bem mais influente do que se imaginava…

Flick

A Dassault simplesmente está seguindo a trilha deixada pela SAAB.
Só faltou mesmo a assinatura de contrato com empresa do ABC para fornecimento de “desenhos”….

Quem tiver mais garrafa(desespero) pra vender, leva!!

Latino

Parece que na area politica a dassault ;esta se livrando dos possiveis empecilhos a sua proposta ….

Caminho aberto aos rafales …..

cerebro1975

é, ai vem o rafale.!!!

Vader

Ah sim, mas a Dassault fazr lobby junto ao Marinho pode…

Rodrigo

Zavva disse: 10 de novembro de 2010 às 11:07 Em 2012, além do mundo acabar, teremos eleições municipais. O PT em SP carece absurdamente de cargos no executivo. Não tem maioria na Assembléia, nem aporrinhar o PSDB eles vão conseguir. A nível nacional somente os senadores, um morto e outra louca 😀 😀 😀 😀 É bem capaz desta pressão do Marinho, ter o apoio do diretório estadual. A FIESP tem parte dos seus membros, principalmente o presidente, membro e candidato derrotado a Governador pelo PSB, da coligação estadual do PT! Queiramos ou não e independente da solidez do projeto… Read more »

Gabriel T.

Pessoal, vão anunciar o RAFALE como uma formalidade. O que muito se comenta é que a coisa não vai sair mesmo com anúncio porque a negociação toda será para o próximo governo que tem muitas pessoas chaves contra o RAFALE.

grifo

Ah sim, mas a Dassault fazr lobby junto ao Marinho pode…

Caro Vader, lembre-se o que a Dassault faz não é lobby, é “contra-lobby”. 😉

Dokas道卡斯

ué, mas a toda pod(r)erosa jaca ja tinha levado? e agora ta tendo q trilhar o caminho da SAAB, vai ter q abrir uma parceria com o abc, daki a pouco eles começam a falar de Rafale NG BR, de cabeças de serie feitos e testados no brasil… PS: eu acho q quem apoiva o rafale pq diziam q o NG era so um aviao de papel, vain teq começa a torcer pro S/H, pq com a Assaulte seguindo os passos da SAAB esses argumentos vao começar perder seu valor… mas é so o q eu acho, ninguem precisa me… Read more »

Nick

Caro Rodrigo,

Quem é esse Marinho, agora heim …. como eu disse o que importa é o B do ABC 😀

Os franceses oferecendo compensações comerciais para São Bernardo do Campo! ASHASHDUHASDUHASDUHASDUH!!!

Nessa altura do campeonato, é no mínimo uma indicação que há pedras no caminho do Rafale para o Brasil, e sem dúvidas o GF/MD continua apoiando o caça francês apesar de tudo e de todos.

Talvez outra pedra seja o Ministro do Planejamento. Tecnicamente não há justificativas para o Rafale. Só mesmo o aspecto político.

[]’s

Rodrigo

Gabriel T. disse:
10 de novembro de 2010 às 11:36

Nem isto eu tenho botado fé.

Tem um conhecido meu ex-azul…

Que já faz um tempinho ele diz que após o encerramento da Cruzex, o Brig. Saito, dará uma satisfação ao mercado a respeito do FX.

Gabriel T.

Oi Rodrigo. Se isso acontecer, o que falavam em setembro era verdade então.

Grifo, que papo é esse de contra-lobby?! Isso não existe.

Barca

Que engraçado,quando a Saab fez a mesma coisa,muitos aqui elogiaram,babaram de alegria,e rasgaram o Prefeito São Bernardo,agora chega a Dassault e apresenta uma carta de inteções,algo muito diferente da Saab,que só prometeu,e o pessoal chama essa atitude de Loby,que compram x,y,z.
Esse senhor é o Chefe do Executivo Municipal de São Bernardo,e tem por dever em zelar pelo seu Município,se chega alguém,prometendo e outro com uma carta de intenção,quem vcs acham que deve se dar mais crédito.

Me poupe!

Vader

Inverta não Barca, os que falavam que era lobby da SAAB e rasgavam as calcinhas de indignação eram as rafalechetes… 🙂

Pau que bate em Chico bate em Francisco. Ou sua memória é tão seletiva assim?

Mario Blaya

se eu fosse prefeito de Quiprocó do Sul também exigiria investimentos na cidade, SBC não tem historico algum nessa area, cidades paulistas que tem industrias ligada a aviação e que deveriam estar pedindo esses investimentos, SBC somente foi procurada pela SAAB para tentar influenciar o governo. Agora a Dassault e obrigada a fazer o mesmo.

Mas isso significa que a Dassault veio tirar qualquer aresta antes do fechamento.

Mario Blaya

a SAAB esta já desmontou o escritorio de lobby em Brasilia?

Eduardo dos Anjos

Bom, vejo pelo seguinte lado, ao que tudo indica, alguem deve ter repassado a informação que o Rafale não seria escolhido, nisto a Dassault que estava crente que ganharia, começa a botar as manguinhas de fora com medo de perder a concorrência, porém agora ja é tarde, se bem que até quando durará esse FX-2… dureza…

Rodrigo

Nick disse: 10 de novembro de 2010 às 11:45 Você é do ABC, Nick ? Sei que isto é polêmico e normalmente deflagra guerras nucleares no ABC 😀 😀 😀 😀 No ABC a turma só se une, quando falam que o ABC é interior ahahahah Os neo-ABC Diadema e Ribeirão Pires, não contam. É ABC e não ABC-D…R 😀 😀 Falando sério, agora. Santo André e São Caetano são cidades bem mais importantes e melhores que SBC, HOJE EM DIA. São Bernardo teve o seu ápice no final da década de 80 e início da de 90, mas já… Read more »

Sarkozy

“a SAAB esta já desmontou o escritorio de lobby em Brasilia?”

hehehehehe time to cancel the lease and pack for home

Ricardo_Mga
grifo

Grifo, que papo é esse de contra-lobby?! Isso não existe.

Caro Gabriel T., o “contra-lobby” é um conceito geopolítico criado por um famoso ex-comentarista de múltiplas identidades:

http://www.aereo.jor.br/2010/04/20/parlamentares-demonstram-preocupacao-com-atraso-na-decisao-sobre-compra-de-cacas/#comment-147543

Rodrigo

Mario Blaya disse:
10 de novembro de 2010 às 11:55

Você é a favor que fique tudo em um lugar só ?

Para mim quanto mais pólos de várias coisas existirem no Brasil melhor.

O que se faz de bom na sua região que é referência ?

Rodrigo

grifo disse:
10 de novembro de 2010 às 12:02

Agora a SAAB vem e faz o contra-contra-lobby 😀 😀 😀 😀 😀 😀

Barca

Caro Vader não preciso inverter nada pois as coisas já estão invetidas,o que há de mais no que a Dassualt fez?,pelo contrario é algo bom para o povo do estado de Sp,algo mais consistente do que a Saab apresentou. Agora alguns aqui dizerem ou insinuarem que houve uma compra das autoridades é algo revoltante. A Dassult fez exatamente o que a Saab fez,só que fez uma forma mais eficiente,e propôs ganhos ao município,eu que estou a mais de 500 km do município de São Bernardo,estou contente deles terem feito essa proposta,pois eles poderiam ficar calados,na deles esperando a vitória e… Read more »

rodrigo ds

Uai !!!!! Alguns diziam que a opinião e apoio desse prefeito , da FIESP não tinha peso nenhum??!!

Mario Blaya

Rodrigo disse:
10 de novembro de 2010 às 12:02

pelo contrario eu acho que deve haver distribuição, por isso acho que SBC não deveria pleitear nada, já tem montadoras e uma enorme diversidade de empresas que não estão ligadas a industria aeronautica, Uma cidade rica que não precisa tirar fontes de recursos de cidades menores como Botucatu que tem uma unidade da embraer e que poderia absorver essa produção aqui!

Mario Blaya

Rodrigo disse:
10 de novembro de 2010 às 12:02

pelo contrario eu acho que deve haver distribuição, por isso acho que SBC não deveria pleitear nada, já tem montadoras e uma enorme diversidade de empresas que não estão ligadas a industria aeronautica, Uma cidade rica que não precisa tirar fontes de recursos de cidades menores como Botucatu que tem uma unidade da embraer e que poderia absorver essa produção aqui!

Mario Blaya

rodrigo ds disse:
10 de novembro de 2010 às 12:10

errou em cheio meu caro, não a influencia dele na FIESP que importa, e a influencia dele no partido do governo que importa.

como eu disse errou em cheio vc!

Giordani RS

Alexandre Frias disse:
10 de novembro de 2010 às 11:01
…Agora é rezar para que tenhamos pelo menos uma proteção razoável durante os grandes eventos que teremos – Olimpíadas e Copa do Mundo…”

Véio,
Em 2014 e 16 só os Mikes proverão a proteção…

É torcer e rezar para que nenhum ato terrorista ocorra aqui…mas como disse(e pensam nossos políticos) um vereador, em conversa informal, num jantar aqui em Porto Alegre na qual participei: “Que terrorismo que nada. É só dar uma mulata pra ele, que ele esquece disso…” e dê-lhe gargalhada…
🙁

Rodrigo

Mario Blaya disse:
10 de novembro de 2010 às 12:11

Agora vamos a conclusão:

Botucatu ou outra cidade correu atrás ?

Tem uma Veja muito legal sobre a cidades do interior, que criaram pólos industriais.

Todas foram a caça de parceiros e fizeram isenções fiscais.

Se Botucatu, não vai atrás…

Nick

Caro Rodrigo,

No aspecto de desenvolvimento econômico, claro que há outras cidades atualmente mais desenvolvidas e mesmo dentro do ABC, São Caetano é se não me engano uma das cidades com melhor padrão de vida do Brasil.

Mas o que eu quis dizer é que politicamente, o B por razões óbvias tem um maior peso. Será que o Lula não gostaria de deixar um legado como um pólo aeronáutico na sua cidade, que ultimamente como você mesmo bem destacou, perdeu muito desde os anos 80, quando concentrava toda a indústria automobilística e autopeças na região.

[]’s

Marcos

Vader disse:
10 de novembro de 2010 às 11:28

Ah sim, mas a Dassault fazr lobby junto ao Marinho pode…

Como os rales dizem “Não é lobby é propaganda”

Sds

Vader

Marcos disse:
10 de novembro de 2010 às 12:37

Não Marcos, o Grifo lembrou bem, segundo as rafalechetes quando é da D´Assault é “contra-lobby”, rs.

Edcreek

Olá,

Finalmente a Dassault se mexeu, chegava a ser ridicula a posição da empresa.

É só jogar o jogo da SAAB, os Franceses tem muito mais capaçidade financeira, operacional, lobbysta que os Suecos.

Lobby se combate com lobby e nisso os Suecos tambem perdem….

Se a Dassault seguir nessa linha até as noticias do NG vão sumir como o caça…

Só espero que o FX-2 tenha um final feliz com um caça novo, nada de F-5M adicionais, chega de palhaçada.

Abraços,

Imperador

Caro Rodrigo… Eu nasci no ABC… em Santo André e moro em São Bernado. Economicamente a Cidade de São Bernardo é a de maior pujança da Região… e olha que podia ser bem maior do que é… mas os “meninos do Lula” acabaram com o impeto dos empresários e das empresas que por aqui estavam instaladas. Em quase 12 anos de PT Santo André teve praticamente sua industria implodida… restaram a Quattor/Braskem (polo pretroquimico), Pirelli, Rhodia, Firestone que podemos considerar verdadeiramente grandes… todo o resto se defenestrou da cidade. São Caetano esta limitada por sua área territorial… e GM e… Read more »

bulldog

“foi assinada uma carta-compromisso entre a Prefeitura e a Dassault, que se comprometeu a trazer investimentos para a cidade”. Era a canetada que faltava? O último cala-boca? A França colocou um terceiro atacante aos 45 do segundo tempo…sinal que faltava costurar alguma coisa.

Cesar

Acho que não era o que faltava. Para mim, em termos de transferência de tecnologia a Saab foi mais concreta com trabalho feito com os 20 engenheiros brasileiros para projeto e fabricação de peças. A Dassault só quer um fonecedor de peças brasileiro.
Mas o que está pesando no momento é a potência econômica da França (tem mais chances de off-set) e o voto no conselho de segurança.

Cesar

A França quer um fornecedor de peças brasileiro com o projeto francês.
Vamos poder modificar as peças conforme as necessidades da FAB?

Gabriel T.

Grifo, essa foi a coisa mais ridícula que o Hornet/Orestes/Ouragan já inventou. Obrigado pelo link e se eu soubesse, eu não teria perguntado. LOL

Gabriel T.

Oi Rodrigo. Eu moro em dois lugares. Em SJC e em Santo André. Eu te falo hoje que me mudaria para SBC assim que possível. A vida em SA tem sido difícil e a qualidade de vida caiu muito. É impossível hoje você sair de carro e não ficar em um trânsito. Meus filhos quando iam para o colégio era um martírio. Em SBC existe um grande polo industrial e empresarial. É que as pessoas só conhecem a area do VW e do centro. Mas pelo território adentro tem muita empresa estrangeira que atua para todo o Brasil. E essas… Read more »

Latino

Imperador disse:
10 de novembro de 2010 às 14:58

bela analize ;;tambem moro em são bernado e sei de sua importançia para o pais .

hkozamek

Amigo Mario Blaya

Só uma pergunta que ramo industrial a Rolls Royce do Brasil atua?
Uma dica não é o automobilistico..
E outra a Scania que fica em SBC não sei se vc sabe é Sueca é do mesmo grupo da SAAB.

Rodrigo

Gabriel T. disse:
10 de novembro de 2010 às 16:04

Então já fomos vizinhos..

Eu morei no Campestre 😀

Agora eu moro em Barueri, vou muito a Sto André na casa da minha irmã.

———————————–

hkozamek disse:
10 de novembro de 2010 às 17:40

Hoje em dia não mais. Em comum só o logo.

Daniel Fagundes

Eu curso eng. aeroespacial na Universidade Federal do ABC e só quero ver se esses caras realmente vão cumprir as promessas de parcerias.

Os nego da SAAB semana que vem estarão aqui.

Mauricio R.

Arrumem alguma raposa, que o galinheiro está aberto!!!
Outro ovo da serpente…
Nem originais, esses manés da Dassault sabem ser.