Home Noticiário Nacional Ministério da Defesa: Jobim deve sair e Aldo Rebelo é o mais...

Ministério da Defesa: Jobim deve sair e Aldo Rebelo é o mais cotado

142
33

São iminentes a demissão do ministro Nelson Jobim (Defesa) e sua substituição pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que estabeleceu bom relacionamento com a caserna quando presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.

Jobim tem sido aconselhado a se antecipar, deixando o cargo. Ele foi praticamente afastado das negociações, após sua posição na compra dos caças da FAB, estimada em R$ 20 bilhões, foi rejeitada pela presidenta Dilma.

Opção francesa

Nelson Jobim opinou pela compra dos aviões franceses Rafale, mas Dilma surpreendeu ao reabrir negociações com os demais países.

Nova estratégia

Dilma estabeleceu a estratégia de condicionar a compra à abertura do mercado do país fornecedor dos caças às exportações brasileiras.

Outro estilo

Jobim estava habituado a Lula, que acatava “pacotes fechados” dos seus ministros. Dilma estuda as sugestões e questiona os auxiliares.

FONTE: claudiohumberto.com.br  FOTO: Agência Brasil

COLABOROU: DrCockroach 

NOTA DO PODER AÉREO: em ocasiões passadas em que Ministros da Defesa eram mostrados, pela mídia, como prestes a deixar o cargo, Aldo Rebelo já era noticiado como um dos mais cotados (ou o mais cotado) para ocupar a vaga.

Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader
9 anos atrás

Detesto comunas em geral, mas o Aldo é um sujeito honesto (coisa raríssima) e patriota: não é um internacionalista de m.

Estaremos muito melhor com ele do que com o mensaleiro e ex-guerrilheiro Genoíno. Mas ainda duvido que o PT deixe a Defesa com o PCdoB.

No mais: CAI FORA LOGO JOBIM! Lobbysta dos infernos…

André Faria Mendonça
André Faria Mendonça
9 anos atrás

Concordo com o Vader, mas acho q ser direita ou esquerda não denota patriotismo. Pois posso dar vários exemplos de políticos de direita que tem a posição de entreguismo e são só patriotas com a conta bancária.
Mas concordo com vc que o tempo do Jobim (que é de direita) acabou.
Abraço

ZE
ZE
9 anos atrás

Se o Jobim vai sair agora ou não, eu não sei…

Mas nada como uma Presidente que saiba LER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ ]S

Darkman
Darkman
9 anos atrás

Jobim está desgastado e não deve mesmo resistir no Ministério.
Mas como foi dito em nota pelo editor o Aldo Rabelo já vinha sendo cotado faz tempos e é um bom nome para assumir o M.D.
Vamos aguardar.

Abs.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
9 anos atrás

Amigos,

Me explica uma coisa: um deputado do PCdoB tem boas relacoes com a caserna????

Entendi direito isso???

O Brasil mudou muito. Nos meus tempos de EB isso seria a mesma coisa que misturar acido com agua.= BOOOMM…..

Creio que nao voltarei jamais ao Brasil. Ta tudo dominado. Rsrsrsrsrs.

Vader
9 anos atrás

De fato Tadeu, pra quem tá fora do país ver isso é de cair o c. da b… 🙂 Além de tudo, o Aldo ainda é o relator do projeto do novo Código Florestal, e está sofrendo uma pressão imensa da frente parlamentar “ambientalista”, que quer acabar com o agronegócio brasileiro para dar dinheiro pra europeu vagabundo subsidiar sua agricultura. E por incrível que pareça a sua maior defensora é Kátia Abreu, senadora pelo Democratas! Por isso que digo que patriota pelo menos o caboclo é. Mas olha o comentário do “Coronel” (achei excelente): http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/02/dilma-corta-as-asas-de-jobim.html “quarta-feira, 16 de fevereiro de… Read more »

Nick
Nick
9 anos atrás

Boa estada em Paris, Joban!

E se o substituto for o Rebelo, boa sorte ao comuna, que seja mais neutro nas decisões da sua pasta.

[]’s

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

O Aldo é um dos poucos da esquerda brasileira, que cresceu, amudereceu e largou o discurso babaca dos esquerduxos locais.

Um dos poucos comunas que eu votaria, sem problema e dor na consciência.

Como disse o Vader, pelo menos patriota é.

Espero que seja verdade e que venha logo!

Se o meu palpite estiver certo o Jobim cairá junto com alguns cavalos de tróia que ele criou ; )

DrCockroach
DrCockroach
9 anos atrás

O Lobim nunca quis largar o osso, mas talvez ele perceba que jah tiraram dele, talvez…

Excelente noticia, tomara que se confirme. Realmente motivo p/ celebracao.
Aparentemente o Rabelo tem creditos tb por sua posicao colaborativa na eleicao da Presidencia da Camera (retirou a candidatura sem atritos).

[]s!

edcreek
edcreek
9 anos atrás

Olá,

Para mim parece evidente que Nelson Jobim está defendendo os gastos militares com muita “vontade” e a sua situação pareçe insustentavel, agora eles misturam tudo com o caos nos aereo no pais afim de cancelar a compra.

Vejo que a Dilma esta colocando alguem mais alinhado (que não quer gastar em militarismo) nessa epoca de conteção de gastos, se ele entrar adeus pro-sub, ECs, FX, UP-grade de AMX, Up-grade de F-5 etc, etc, etc.

Verba só o minimo do minimo do minimo….. ruim com o Jobim(para alguns, não me inclua) pessimo sem ele, quem viver verá….

Abraços,

Abraços,

Observador
Observador
9 anos atrás

Tomara que seja mesmo o Rebelo e não o José “Dólar na Cueca” Genoíno. Acompanhei trabalho dele sobre o Código Florestal. Ele foi contra a militância histérica, entreguista e antipatriótica dos ambientalistas. Esta turma está fazendo muito mais estrago ao Brasil do que jamais sonharam fazer os comunistas. E ninguém está nem aí. É tudo natural: – é natural falar que a amazônia é um patrimônio da humanidade (e não dos brasileiros); – é natural em uma canetada transformar todas as áreas cobertas de mata atlândica em áreas de preservação sem indenizar os proprietários (como fez o FHC); – é… Read more »

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Pelo contrário, Edson…

Se for ocorrer o que eu penso.

Teremos uma racionalização, sem viagem na maionese.

Alguns programas realmente serão cancelados, outros revistos e outros ampliados, porém agora teremos uma participação mais ativa das FFAA no processo de decisão.

Como você nutre o mesmo amor pelos franceses que o Jobim, realmente vai sentir como um retrocesso.

Chamaram o Jobim para resolver a questão dos aeroportos e até hoje nada, só isto já mostra a inépcia deste cidadão.

Wagner
Wagner
9 anos atrás

OLÁ RODRIGO !! OLÁ VADER ! OLÁ A TODOS ! VOLTEI !! O DEFENSOR DE MOSCOU ESTÁ DE VOLTA !! AH AH AH !!! 🙂 A saída do Jobim é mais que necessária, ele , ao invés de lutar pelo caça mais eficiente ( Gripen), mais barato ( Gripen) , mais viável ( Gripen) e que a FAB queira ( gripen), optou por fazer lobby, querendo vantagens, usando de seu cargo para obter vantagens pessoais ao invés de pensar na nação e nos pilotos que vão voar os novos caças. Jobim teve seus méritos, mas ao querer o caça mais… Read more »

edcreek
edcreek
9 anos atrás

Olá,

Rodrigo realmente eu espero que vc esteja certo que não tenhamos que ver, programas muitos bons cancelados ou adiados como o pro-sub, F-5BR Jordania, P-3BR, FX-2 veja que não tem nada haver com a França o problema maior será do Brasil….

Tomara que vc acerte, mas não vejo a mudança com bons olhos.

Abraços,

Groo
Groo
9 anos atrás

O Aldo Rabelo é nacionalista, por isso sua boa relação com os militares. Apesar de esquerdista, ele tem algumas boas posições sobre coisas como a relação entre defesa do meio ambiente x agronegócio.

Se o Aldo Rebelo tivesse chegado mais cedo poderíamos ter ido de Flanker + PAK-FA, mas agora acho que vamos de Gripen.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Confesso que eu não tenho info sobre quais serão os cortes ao certo, mas tenho desconfiança pelos papos que tenho com pessoas mais fontadas que eu….

O FX não será um deles.

Pergunto a quem conhece mais a turma de branco que eu, não tem nada a ver com fonte. É só uma curiosidade pessoal.

Se a MB tivesse que optar entre o CV e o SSN, quem iria pro limbo?

Vader
9 anos atrás

Wagner disse:
17 de fevereiro de 2011 às 13:54

Salve Wagner, seja bem vindo de volta.

Abraço.

lprsilva_
lprsilva_
9 anos atrás

Não conheço as posições nem convicções do Aldo, a salvo na questão do código florestal e talz. Mas ficam algumas perguntas: Ele é tipo um anti-satã do norte? Alguém poderia informar pelo conhecimento que tem, se ele seria humilde o suficiente para dizer que o SH é, dos 3, o melhor e a proposta mais real? Ou seria como o Jobin, que não quer ver Boeing nem de longe?(No caso do Jobim não vejo como ideologia tanto mas, mais pelo retorno $) Ele é um esquerdista-pragmatico? Mais ou menos isso? Pergunto isso pq se for ‘xiita’ nem o Gripen que… Read more »

Darkman
Darkman
9 anos atrás

lprsilva_ disse:
17 de fevereiro de 2011 às 15:02

“Pergunto isso pq se for ‘xiita’ nem o Gripen que é o mais ‘eclético’ vem pra cá. Ele poderia cancelar tudo(embora improvável) e botar os russos na roda novamente.”
——————————————————————————————–
Seria ótimo os Russos por aqui, que suas palavras sejam abençoadas meu caro

Abs.

lprsilva_
lprsilva_
9 anos atrás

Darkman disse:
17 de fevereiro de 2011 às 15:19

De maneira nenhuma quero negar a qualidade do equipamento russo, mas creio que a esssa altura do campeonato, colocar os russos na roda seria zerar tudo denovo mesmo.

Além do que, precisamos do FX pra ontem… e nossa doutrina de manutenção e tudo mais (a ocidental) é bem diferente da dos russos. Aí estaríamos gastando um tempo precioso…

Enfim vamos ver.

Sds.

André Faria Mendonça
André Faria Mendonça
9 anos atrás

Caro Observador, não concordo com sua opinião sobre a proposta do novo código florestal. Mas por favor só use os termos certos, as espécies não são “endôgenas” e sim “endêmicas” que significa que só ocorrem naquela localidade.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

lprsilva_ disse:
17 de fevereiro de 2011 às 17:55

Só valeria a pena passar para um produto russo, caso houvesse a vontade política( sempre ela rsss) de alterar todo o nosso paradigma operacional e financeiro.

Para ficar do jeito que está é preferível ficar até com os franceses.

Renato Oliveira
Renato Oliveira
9 anos atrás

Até onde eu vi, o Aldo Rebelo fez menos m*da que o Lobin – embora isso não seja mérito algum. O Código Florestal viria mais cedo ou mais tarde. Melhor que seja logo, antes que seja ainda mais forçado por pressões naturebas. Em tempo: ‘natureba’ é o termo depreciativo para aqueles que acham que defendem o meio ambiente mas não abrem mão de uma vírgula de conforto em favor do meio ambiente. On topic: qualquer um é melhor que o Lobim. Ao menos mais humilde. Burrice dele ainda achar que vai conseguir agradar o Sarkô. Dentre as opções, fora a… Read more »

Baschera
Baschera
9 anos atrás

Amigos…
Vou tocar o “disco” ….de novo….

Defesa, no Brasil,… não dá ibope, não gera votos, não dá status, é um termo frequentemente associado ao desperdício…. e a ditadura….infelizmente.

Com Jobim ou sem Jobim…. não vejo, nem identifico, alguém que mude o quadro ou o fato de a pasta da Defesa ser a “Geni”.

Sds.

Baschera
Baschera
9 anos atrás

Lembrando ao amigos, que a FAB também não gosta de produtos de origem russa…..e está sentindo isto na carne…com os MI-35 em Porto Velho.

Infelizmente !!

Sds.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
9 anos atrás

Caro Baschera,

Os politicos pensam que gastar com a defesa e jogar dinheiro fora.

Nao vou dizer que se trata de terceiro mundismo, porque muitos paises do terceiro mundo tem uma defesa bem superior ao Brasil.

Mas o Brasil vai precisar tomar uma surra, passar vergonha, perder milhares de vidas humanas para entenderem que sem defesa nao ha defesa.

Repito: O Brasil vai precisar passar por um Pearl Harbor para poder acordar para a realidade nua e crua do mundo: os fortes batem com mais forca nos fracos.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
9 anos atrás

Me desculpem alguns amigos do site, mas eu nao confio nem na qualidade, nem na durabilidade e muito menos na assistencia pos-venda do equipamentos russos.

Observador
Observador
9 anos atrás

Caro André Maria Mendonça: Primeiramente, bem vindo ao blog. Segundo, o termo “endógeno” ao invés de “endêmico” não é invenção minha, mas dos próprios ambientalistas, ou melhor, de gente que se acha ambientalista. Logo, usei de pilhéria mesmo. Terceiro, estes metidos a ambientalistas – note, não estou dizendo que você é um – trazem mais estrago do que benefícios ao meio ambiente. A energia nuclear é o melhor exemplo. A energia mais limpa é demonizada por fanáticos ambientais, que abominam também a energia hidrelétrica, muito mais limpa que as térmicas movidas com o gás natural boliviano, das quais ninguém fala… Read more »

Observador
Observador
9 anos atrás

Em tempo:

A área de APP para um córrego de vinte centímetros de largura NÃO é de dez metros em cada margem.

Na verdade, é de TRINTA METROS em cada margem.

E ainda tem gente que defende esta loucura…

Wagner
Wagner
9 anos atrás

Nossa Direito ambiental no Blog ! Poxa, elevamos mesmo o nível !! Em breve estaremos discutindo Aristóteles em
” Porque diabos devo existir ?? ”

ah ah ah !!!!

🙂

Observador
Observador
9 anos atrás

É, Wagner.

Isto é para ver como o FX-2 é enrolado: já estamos até discutindo o provável sucessor do Jobim.

Como o Aldo Rebelo é o assunto, só podia descambar para as alterações do Código Florestal que ele quer promover e os absurdos que ele está enfrentando. Sem falar nos fanáticos da causa verde que vão acabar inviabilizando o nosso país.

Tudo isto para mostrar que ele não tem medo de cara feia e pode ser um bom ministro da defesa, sim senhor.

Renato Oliveira
Renato Oliveira
9 anos atrás

Bem, Observador, pior do que está só se fecharmos as FFAA… mas concordo com você, o homem pode ser um bom MinDef – acho que já excedemos, e muito, nossa cota de ruins.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
9 anos atrás

Amigos, O ambientalismo e a Quinta Coluna (alguem se lembra desse termo?) que esta paralizando e comprometendo o desenvolvimento do Brasil. Meu dedo aponta os cupados: ONGs. europeias (Marxistas), multinacionais farmaceuticas e (acreditem se quiserem) a Igreja Catolica. Com relacao a Defesa, o Jobim anda pregando a formacao de um bloco para a consolidacao das forcas militares da AS. (A versao tupiniquim da OTAN). Com a formacao desse bloco, para que gastar dinheiro com a defesa se as forcas aereas do Chile, Peru, Venezuela e Colombia poderiam defender o espaco aereo brasileiro??? Para que comprar armas, se “los hermanos” irao… Read more »