Ministério da Defesa: Jobim deve sair e Aldo Rebelo é o mais cotado

33

São iminentes a demissão do ministro Nelson Jobim (Defesa) e sua substituição pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que estabeleceu bom relacionamento com a caserna quando presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.

Jobim tem sido aconselhado a se antecipar, deixando o cargo. Ele foi praticamente afastado das negociações, após sua posição na compra dos caças da FAB, estimada em R$ 20 bilhões, foi rejeitada pela presidenta Dilma.

Opção francesa

Nelson Jobim opinou pela compra dos aviões franceses Rafale, mas Dilma surpreendeu ao reabrir negociações com os demais países.

Nova estratégia

Dilma estabeleceu a estratégia de condicionar a compra à abertura do mercado do país fornecedor dos caças às exportações brasileiras.

Outro estilo

Jobim estava habituado a Lula, que acatava “pacotes fechados” dos seus ministros. Dilma estuda as sugestões e questiona os auxiliares.

FONTE: claudiohumberto.com.br  FOTO: Agência Brasil

COLABOROU: DrCockroach 

NOTA DO PODER AÉREO: em ocasiões passadas em que Ministros da Defesa eram mostrados, pela mídia, como prestes a deixar o cargo, Aldo Rebelo já era noticiado como um dos mais cotados (ou o mais cotado) para ocupar a vaga.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Detesto comunas em geral, mas o Aldo é um sujeito honesto (coisa raríssima) e patriota: não é um internacionalista de m.

Estaremos muito melhor com ele do que com o mensaleiro e ex-guerrilheiro Genoíno. Mas ainda duvido que o PT deixe a Defesa com o PCdoB.

No mais: CAI FORA LOGO JOBIM! Lobbysta dos infernos…

André Faria Mendonça

Concordo com o Vader, mas acho q ser direita ou esquerda não denota patriotismo. Pois posso dar vários exemplos de políticos de direita que tem a posição de entreguismo e são só patriotas com a conta bancária.
Mas concordo com vc que o tempo do Jobim (que é de direita) acabou.
Abraço

ZE

Se o Jobim vai sair agora ou não, eu não sei…

Mas nada como uma Presidente que saiba LER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[ ]S

Darkman

Jobim está desgastado e não deve mesmo resistir no Ministério.
Mas como foi dito em nota pelo editor o Aldo Rabelo já vinha sendo cotado faz tempos e é um bom nome para assumir o M.D.
Vamos aguardar.

Abs.

Tadeu Mendes

Amigos,

Me explica uma coisa: um deputado do PCdoB tem boas relacoes com a caserna????

Entendi direito isso???

O Brasil mudou muito. Nos meus tempos de EB isso seria a mesma coisa que misturar acido com agua.= BOOOMM…..

Creio que nao voltarei jamais ao Brasil. Ta tudo dominado. Rsrsrsrsrs.

Vader

De fato Tadeu, pra quem tá fora do país ver isso é de cair o c. da b… 🙂 Além de tudo, o Aldo ainda é o relator do projeto do novo Código Florestal, e está sofrendo uma pressão imensa da frente parlamentar “ambientalista”, que quer acabar com o agronegócio brasileiro para dar dinheiro pra europeu vagabundo subsidiar sua agricultura. E por incrível que pareça a sua maior defensora é Kátia Abreu, senadora pelo Democratas! Por isso que digo que patriota pelo menos o caboclo é. Mas olha o comentário do “Coronel” (achei excelente): http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/02/dilma-corta-as-asas-de-jobim.html “quarta-feira, 16 de fevereiro de… Read more »

Nick

Boa estada em Paris, Joban!

E se o substituto for o Rebelo, boa sorte ao comuna, que seja mais neutro nas decisões da sua pasta.

[]’s

Rodrigo

O Aldo é um dos poucos da esquerda brasileira, que cresceu, amudereceu e largou o discurso babaca dos esquerduxos locais.

Um dos poucos comunas que eu votaria, sem problema e dor na consciência.

Como disse o Vader, pelo menos patriota é.

Espero que seja verdade e que venha logo!

Se o meu palpite estiver certo o Jobim cairá junto com alguns cavalos de tróia que ele criou ; )

DrCockroach

O Lobim nunca quis largar o osso, mas talvez ele perceba que jah tiraram dele, talvez…

Excelente noticia, tomara que se confirme. Realmente motivo p/ celebracao.
Aparentemente o Rabelo tem creditos tb por sua posicao colaborativa na eleicao da Presidencia da Camera (retirou a candidatura sem atritos).

[]s!

edcreek

Olá,

Para mim parece evidente que Nelson Jobim está defendendo os gastos militares com muita “vontade” e a sua situação pareçe insustentavel, agora eles misturam tudo com o caos nos aereo no pais afim de cancelar a compra.

Vejo que a Dilma esta colocando alguem mais alinhado (que não quer gastar em militarismo) nessa epoca de conteção de gastos, se ele entrar adeus pro-sub, ECs, FX, UP-grade de AMX, Up-grade de F-5 etc, etc, etc.

Verba só o minimo do minimo do minimo….. ruim com o Jobim(para alguns, não me inclua) pessimo sem ele, quem viver verá….

Abraços,

Abraços,

Observador

Tomara que seja mesmo o Rebelo e não o José “Dólar na Cueca” Genoíno. Acompanhei trabalho dele sobre o Código Florestal. Ele foi contra a militância histérica, entreguista e antipatriótica dos ambientalistas. Esta turma está fazendo muito mais estrago ao Brasil do que jamais sonharam fazer os comunistas. E ninguém está nem aí. É tudo natural: – é natural falar que a amazônia é um patrimônio da humanidade (e não dos brasileiros); – é natural em uma canetada transformar todas as áreas cobertas de mata atlândica em áreas de preservação sem indenizar os proprietários (como fez o FHC); – é… Read more »

Rodrigo

Pelo contrário, Edson…

Se for ocorrer o que eu penso.

Teremos uma racionalização, sem viagem na maionese.

Alguns programas realmente serão cancelados, outros revistos e outros ampliados, porém agora teremos uma participação mais ativa das FFAA no processo de decisão.

Como você nutre o mesmo amor pelos franceses que o Jobim, realmente vai sentir como um retrocesso.

Chamaram o Jobim para resolver a questão dos aeroportos e até hoje nada, só isto já mostra a inépcia deste cidadão.

Wagner

OLÁ RODRIGO !! OLÁ VADER ! OLÁ A TODOS ! VOLTEI !! O DEFENSOR DE MOSCOU ESTÁ DE VOLTA !! AH AH AH !!! 🙂 A saída do Jobim é mais que necessária, ele , ao invés de lutar pelo caça mais eficiente ( Gripen), mais barato ( Gripen) , mais viável ( Gripen) e que a FAB queira ( gripen), optou por fazer lobby, querendo vantagens, usando de seu cargo para obter vantagens pessoais ao invés de pensar na nação e nos pilotos que vão voar os novos caças. Jobim teve seus méritos, mas ao querer o caça mais… Read more »

edcreek

Olá,

Rodrigo realmente eu espero que vc esteja certo que não tenhamos que ver, programas muitos bons cancelados ou adiados como o pro-sub, F-5BR Jordania, P-3BR, FX-2 veja que não tem nada haver com a França o problema maior será do Brasil….

Tomara que vc acerte, mas não vejo a mudança com bons olhos.

Abraços,

Groo

O Aldo Rabelo é nacionalista, por isso sua boa relação com os militares. Apesar de esquerdista, ele tem algumas boas posições sobre coisas como a relação entre defesa do meio ambiente x agronegócio.

Se o Aldo Rebelo tivesse chegado mais cedo poderíamos ter ido de Flanker + PAK-FA, mas agora acho que vamos de Gripen.

Rodrigo

Confesso que eu não tenho info sobre quais serão os cortes ao certo, mas tenho desconfiança pelos papos que tenho com pessoas mais fontadas que eu….

O FX não será um deles.

Pergunto a quem conhece mais a turma de branco que eu, não tem nada a ver com fonte. É só uma curiosidade pessoal.

Se a MB tivesse que optar entre o CV e o SSN, quem iria pro limbo?

Vader

Wagner disse:
17 de fevereiro de 2011 às 13:54

Salve Wagner, seja bem vindo de volta.

Abraço.

lprsilva_

Não conheço as posições nem convicções do Aldo, a salvo na questão do código florestal e talz. Mas ficam algumas perguntas: Ele é tipo um anti-satã do norte? Alguém poderia informar pelo conhecimento que tem, se ele seria humilde o suficiente para dizer que o SH é, dos 3, o melhor e a proposta mais real? Ou seria como o Jobin, que não quer ver Boeing nem de longe?(No caso do Jobim não vejo como ideologia tanto mas, mais pelo retorno $) Ele é um esquerdista-pragmatico? Mais ou menos isso? Pergunto isso pq se for ‘xiita’ nem o Gripen que… Read more »

Darkman

lprsilva_ disse:
17 de fevereiro de 2011 às 15:02

“Pergunto isso pq se for ‘xiita’ nem o Gripen que é o mais ‘eclético’ vem pra cá. Ele poderia cancelar tudo(embora improvável) e botar os russos na roda novamente.”
——————————————————————————————–
Seria ótimo os Russos por aqui, que suas palavras sejam abençoadas meu caro

Abs.

lprsilva_

Darkman disse:
17 de fevereiro de 2011 às 15:19

De maneira nenhuma quero negar a qualidade do equipamento russo, mas creio que a esssa altura do campeonato, colocar os russos na roda seria zerar tudo denovo mesmo.

Além do que, precisamos do FX pra ontem… e nossa doutrina de manutenção e tudo mais (a ocidental) é bem diferente da dos russos. Aí estaríamos gastando um tempo precioso…

Enfim vamos ver.

Sds.

André Faria Mendonça

Caro Observador, não concordo com sua opinião sobre a proposta do novo código florestal. Mas por favor só use os termos certos, as espécies não são “endôgenas” e sim “endêmicas” que significa que só ocorrem naquela localidade.

Rodrigo

lprsilva_ disse:
17 de fevereiro de 2011 às 17:55

Só valeria a pena passar para um produto russo, caso houvesse a vontade política( sempre ela rsss) de alterar todo o nosso paradigma operacional e financeiro.

Para ficar do jeito que está é preferível ficar até com os franceses.

Renato Oliveira

Até onde eu vi, o Aldo Rebelo fez menos m*da que o Lobin – embora isso não seja mérito algum. O Código Florestal viria mais cedo ou mais tarde. Melhor que seja logo, antes que seja ainda mais forçado por pressões naturebas. Em tempo: ‘natureba’ é o termo depreciativo para aqueles que acham que defendem o meio ambiente mas não abrem mão de uma vírgula de conforto em favor do meio ambiente. On topic: qualquer um é melhor que o Lobim. Ao menos mais humilde. Burrice dele ainda achar que vai conseguir agradar o Sarkô. Dentre as opções, fora a… Read more »

Baschera

Amigos…
Vou tocar o “disco” ….de novo….

Defesa, no Brasil,… não dá ibope, não gera votos, não dá status, é um termo frequentemente associado ao desperdício…. e a ditadura….infelizmente.

Com Jobim ou sem Jobim…. não vejo, nem identifico, alguém que mude o quadro ou o fato de a pasta da Defesa ser a “Geni”.

Sds.

Baschera

Lembrando ao amigos, que a FAB também não gosta de produtos de origem russa…..e está sentindo isto na carne…com os MI-35 em Porto Velho.

Infelizmente !!

Sds.

Tadeu Mendes

Caro Baschera,

Os politicos pensam que gastar com a defesa e jogar dinheiro fora.

Nao vou dizer que se trata de terceiro mundismo, porque muitos paises do terceiro mundo tem uma defesa bem superior ao Brasil.

Mas o Brasil vai precisar tomar uma surra, passar vergonha, perder milhares de vidas humanas para entenderem que sem defesa nao ha defesa.

Repito: O Brasil vai precisar passar por um Pearl Harbor para poder acordar para a realidade nua e crua do mundo: os fortes batem com mais forca nos fracos.

Tadeu Mendes

Me desculpem alguns amigos do site, mas eu nao confio nem na qualidade, nem na durabilidade e muito menos na assistencia pos-venda do equipamentos russos.

Observador

Caro André Maria Mendonça: Primeiramente, bem vindo ao blog. Segundo, o termo “endógeno” ao invés de “endêmico” não é invenção minha, mas dos próprios ambientalistas, ou melhor, de gente que se acha ambientalista. Logo, usei de pilhéria mesmo. Terceiro, estes metidos a ambientalistas – note, não estou dizendo que você é um – trazem mais estrago do que benefícios ao meio ambiente. A energia nuclear é o melhor exemplo. A energia mais limpa é demonizada por fanáticos ambientais, que abominam também a energia hidrelétrica, muito mais limpa que as térmicas movidas com o gás natural boliviano, das quais ninguém fala… Read more »

Observador

Em tempo:

A área de APP para um córrego de vinte centímetros de largura NÃO é de dez metros em cada margem.

Na verdade, é de TRINTA METROS em cada margem.

E ainda tem gente que defende esta loucura…

Wagner

Nossa Direito ambiental no Blog ! Poxa, elevamos mesmo o nível !! Em breve estaremos discutindo Aristóteles em
” Porque diabos devo existir ?? ”

ah ah ah !!!!

🙂

Observador

É, Wagner.

Isto é para ver como o FX-2 é enrolado: já estamos até discutindo o provável sucessor do Jobim.

Como o Aldo Rebelo é o assunto, só podia descambar para as alterações do Código Florestal que ele quer promover e os absurdos que ele está enfrentando. Sem falar nos fanáticos da causa verde que vão acabar inviabilizando o nosso país.

Tudo isto para mostrar que ele não tem medo de cara feia e pode ser um bom ministro da defesa, sim senhor.

Renato Oliveira

Bem, Observador, pior do que está só se fecharmos as FFAA… mas concordo com você, o homem pode ser um bom MinDef – acho que já excedemos, e muito, nossa cota de ruins.

Tadeu Mendes

Amigos, O ambientalismo e a Quinta Coluna (alguem se lembra desse termo?) que esta paralizando e comprometendo o desenvolvimento do Brasil. Meu dedo aponta os cupados: ONGs. europeias (Marxistas), multinacionais farmaceuticas e (acreditem se quiserem) a Igreja Catolica. Com relacao a Defesa, o Jobim anda pregando a formacao de um bloco para a consolidacao das forcas militares da AS. (A versao tupiniquim da OTAN). Com a formacao desse bloco, para que gastar dinheiro com a defesa se as forcas aereas do Chile, Peru, Venezuela e Colombia poderiam defender o espaco aereo brasileiro??? Para que comprar armas, se “los hermanos” irao… Read more »