T-33 da Força Aérea Boliviana dispara foguete por engano

27

Projétil passou perto de avião presidencial e causou danos em uma casa

Um avião caça T-33 da Força Aérea Boliviana (FAB) que estava em terra lançou um míssil por engano, passando perto do avião presidencial, e causando danos a uma casa na cidade de El Alto, perto de La Paz, mas sem atingir os moradores, disse nesta quarta-feira uma fonte oficial.

“Um foguete de teste que estava sendo colocado no avião T-33 acidentalmente foi disparado nesta terça-feira. Este foguete não tinha explosivos e não causou danos pessoais”, disse o ministro da Defesa, Rubén Saavedra, a veículos da imprensa local.

Testemunhas disseram à rádio Erbol que o míssil tinha passado perto do avião presidencial Falcon 300EX de fabricação francesa, adquirido recentemente pelo governo, mas o ministro Saavedra afirmou que “o avião Falcon estava estacionado em um dos hangares, mas não foi atingido”.

“Restos do projétil atingiram uma casa particular, mas sem grandes danos materiais nem a pessoas, e a Força Aérea arcará com os gastos do conserto”, afirmou Saavedra.

O projétil passou por uma das paredes do Grupo Aéreo de Caça da FAB, localizado na cidade de El Alto (oeste), onde estava o avião, e atingiu uma das paredes da residência, mas não explodiu.

“Fomos instruídos a fazer um relatório informativo do ocorrido e esperamos que em 48 horas tenhamos um relatório”, completou o ministro Saavedra.

Os aviões T-33 foram adquiridos pelo governo boliviano em 1973 e modernizados em 2002. Atualmente, são usados para treinamento.

FONTE: AFP/Scramble-camberra_fotos

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
th98

já pensou se evo perde seu avião novinho????

Carlito

Se o Evo perder seu avião novo, irá simplesmente aumentar o preço do gás vendido ao Brasil para comprar um novo… rsrsrsrs

LBacelar

A Bolívia é um país que na minha opnião não deveria ser militarizado kkkkk

zmun

Uma investigação deveria ser iniciada para saber se a equipe de terra estava mastigando folhas de coca ou não.

Giordani RS

Pra mim isso foi uma tentativa de golpe de Estado…hehehehe…
A CIA não é mais a mesma…ah se fosse no Tempo do Reagan…

T-33 = peça de museu voador…

Off topic: Ontem o canal megapix exibiu o filme frances O Cavaleiro do Ar…enredo zero! Mas as cenas de voo dos M2000 e do alphajet é bala!!!

Vader

Se o Falcon do “cumpanhero” Evil fosse destruído, ele pediria pra Mulla financiar com dinheiro do BNDES um outro pra ele. Simples assim. Eles são da mesma patota…

João Gabriel

Poxa até hoje a Bolivia opera essas “relíquias” da Guerra da Coréia? até a nossa Força Aérea os deixou de operar ainda nos anos 70….pra mim treinar no avião desse é a mesma coisa que não treinar,não tem os sistemas modernos e acredito também que devido a idade de tais aparelhos,acho complicado e caro a instalação de sistemas modernos…

abraços!

Fernando "Nunão" De Martini

“João Gabriel em 08/07/2010 às 10:58
pra mim treinar no avião desse é a mesma coisa que não treinar,não tem os sistemas modernos e acredito também que devido a idade de tais aparelhos,acho complicado e caro a instalação de sistemas modernos…”

João,
Até onde sei, os T-33 Bolivianos (fornecidos pelo Canadá) receberam modernização na aviônica, incorporando até uma tela multifunção no cockpit. O que não muda o fato, é claro, de que nos demais aspectos são treinadores a jato bastante ultrapassados.

robert

ao menos ta bonitão na foto, a pintura ta zerada!

Alexandre Galante

A gente é feliz e não sabe…

Toyio

Venjo certas “relíquias aéreas” como esta e penso como ainda tem gente que reclama da FAB …

Antonio M

Tem assento ejetável pelo menos??!?!?!?

O Uruguay treina pilotos em aviões Pilatus PC-7 (se não me engano o modelo) sem assentos ejetáveis, devido aos problemas econômicos que impedem a compra de equipamentos melhores…..

Roberto F Santana

Eita nóis!
Sordado marvado, ocê não estorva, Então ‘cê sai da carçada, porque senão lá vai pórva!!!

Patético…

Roberto F Santana

Até certo ponto, concordo com LBacelar.
A Força Aérea Boliviana deveria dar um tempo.
A memória dos bravos pilotos da Guerra do Chaco em seus Curtiss Falcon,Hawk II,Vickers e até mesmo do quase centenário Loide Aéreo Boliviano (A mais antiga da América L), deveria ser poupada de tal papelão.

Outros tempos virão.

Paulo Costa

Como não teve explosão da warhead,eles não poderão dizer que
“foi um atentado perpretado por forças,etc”,rsrsrs…..

Aldo Ghisolfi

Incompetentes… além de pintarem uma bela máquina dessas com nuances cor-de-rosa, tudo em tons pastel, acho mesmo é que erraram o tiro…

D3lta

Nossa, que azar os inimigos do Evo tiveram? não?

Theo Gatos

Galante, é pra agente saber que a situação “sempre pode piorar”… T33??? rsrsrs…

E Giordani concordo com vc, já assiti o enredo é HORRIVEL mas as cenas são bem legais… Outro dia vi um outro pior ainda em enredo e não tã legal em cenas, mas com os Russos, acho que com o Su-35 vc já viu esse?

Sds.

Bruno Fernando

T-33? Não são do mesmo modelo que operaram na FAB, a nossa FAB nos anos 70?

E a gente soltando os cachorros aqui por conta do F-X2. Ta certo que não podemos acomodar com velhos equipamentos mas estamos reclamando de barriga cheia!

LBacelar

Segundo as minhas fontes o piloto do T-33 disparou o foguete pois estava treinando interceptação de aeronaves carregadas de substâncias ilícitas…

No meio do treinamento (que teve que ser no solo por falta de $$$ para combustível) o famigerado piloto avistou o avião do trafic… ops do presidente e como dizem na comunidade…”Largou o dedo” no Jatinho suspeito.

Agora não sabem se dão uma medalha por cumprir muito bem o seu papel ou se exoneram o pobre do piloto!

Só rindo kkkkkkkk

Vader

LBacelar disse:
8 de julho de 2010 às 16:28

kkkkkkkkkkkkk 🙂

Biel

Falando em T-33 alguém tem noticias dos treinadores K-8 adquiridos pelo governo boliviano?
Seriam 6 unidades + simulador de vôo+ peças sobressalentes+ treinamento de pilotos e pessoal da manutenção.

Caipira

Poutz que desperdício de munição, bem que podia ter acertado o índio cocalero…

Rafael

Que filme é esse Theo Gatos?

Seria pedir muito a providência, para que o Evo e uma boa parte de sua comitiva estivesse dentro do avião e que o missil estivesse carregado e o acertase?

Andre_Oliveira

Uma relíquia voadora..Seria a dica de uma matéria sobre “museus” voadores em forças aéreas de países distantes..

Theo Gatos

Oi Rafael, já aviso que o filme é meio ruim, depois não me culpe pela insonia hein… hehehehe…. Brincadeiras à parte o nome do filme em portugues é Ataque Aéreo se não me engano, aqui tem uns links dele… http://hypescience.com/19073-piloto-russo-ejeta-voando-a-2x-a-velocidade-do-som/ Acho que nesse tbm, mas num fui checar: http://www.su-film.ru Da uma checada nas fotos do primeiro link com uma cena onde um tripulante ejeta do avião… Abraços PS. pena não ter atingido o avião do Morales, mas mesmo se atingisse ele não encomendaria um da Embraer no lugar de qualquer jeito pois a parceria comercial entre nossos países anda meio… Read more »

Luiz Carlos

Bolivia: suspenden vuelos de viejos aviones T-33 The Associated Press LA PAZ — El ministerio de Defensa de Bolivia anunció la suspensión de los vuelos de entrenamiento militar en los viejos aviones Lockheed T-33 hasta que la Fuerza Aérea (FAB) garantice la seguridad de esas prácticas. La decisión fue tomada tras el último incidente ocurrido hace unos días cuando un cohete de práctica acoplado a una de esas aeronaves fue activado accidentalmente y pasó muy cerca del flamante avión francés del presidente Evo Morales antes de impactar en una vivienda vecina deshabitada. “Lo que se ha dispuesto inicialmente es que… Read more »