O nono caça stealth Lockheed Martin F-35 Lightning II produzido tornou-se o segundo a voar com o pacote de aviônicos que equipará os F-35 operacionais. O F-35A, uma variante CTOL (conventional takeoff and landing), é conhecido como AF-3 e voou 42 minutos em seu primeiro voo.

O jato começará os testes com seu radar AESA, sistemas de guerra eletrôncia, comunicações integradas, sistema de navegação e identificação, navegação inercial, GPS, processador central integrado, HMD, e sensores integrados, à medida que os voos progridam.

Um F-35B (STOVL) foi o primeiro a voar com o pacote de aviônicos de missão em 7 de abril. O F-35A vai substituir os F-16 e A-10, bem como outros caças de 7 nações que participam do programa F-35 JSF.

O Programa F-35 tem 900 empresas fornecedoras nos EUA, em 45 estados, empregando direta e indiretamente 127.000 pessoas. Outros milhares estão empregados em países sócios (Reino Unido, Itália, Holanda, Turquia, Canadá, Austrália, Dinamarca e Noruega), que investiram mais de US$ 4 bilhões no projeto.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Latino

Quem dera esse vetor operar pela nossa fab ;

Bruno Fernando

Um bom avião porém muito caro. Creio eu que não terá tanto sucesso fora dos Estados Unidos uma vez que até países membros do projeto já estão pensando ou já deixaram de mão.

Deivid

Isso me lembra quando foi oferecido a nós os F-35,mas jobim em sua enorme sabedoria!! recusou disendo ser bom de mais para o Brasil!,ele deve achar que esta escolhendo uma cadeira de balanço para diser que é bom de mais!!!!(coisa de velho sharope kk).

ai como eu queria alguns desses VTOLs para o Brasil…

LIVRE PENSADOR

Australia compra o primeiro lote do F35,começa a produção do F35B para o Reino Unido e o rafalinho nada né Bruno?

Rafael

Na Verdade, se ele for exportado para outros parceiros, acredito que se torne um caça bastante popular num futuro próximo… Talvez o Novo F-16…

Jonas

Realmente o projeto acabam ficando mais caro que o planejado. Mas que essa uma verdadeira obra de arte, é. O F-22 pode até ser mais moderno, mas este é mais versátil.
Vamos ver como será com o Pak-Fa.

A Inglaterra, por exemplo, pretende equipar seus dois novos porta aviões com ele. Acredito que a Itália deva fazer o mesmo.
Qual será então o futuro do Eurofighter? Será que darão continuidade para a pesquisa e desenvolvimento de um vetor de 5º geração. O de 6º já está em andamento, mas e o de 5º?
O mesmo pode ser dizer o Rafale….

craveiro

No editorial da Revista Força Aérea deste bimestre o autor se refere em vários momentos ao PAK e seu desenvolvimento. Em dado momento afirma que, quando este entrar em atividade, poderá encontrar a saída de cena do F22, pois os EUA já estão lançando mão de novas e mais modernas tecnologias para seus UCAS. Em 20 anos eles poderão ter UCASs hipersônicos e ultra manobráveis. Os aviões convencionais estarão acabados… Ok, os americanos poderão ter super máquinas. E nós? Teremos o que? Dependerá de quem poderá nos ameaçar! Precisamos de equipamentos para amanhã, logo ao alvorecer. A TT de tecnologia… Read more »

Nick

Esse caça será o padrão das FAs do Ocidente, enquanto que Russia e India terão seu PAKFA, e China correndo para fazer seu 5ª geração xing-ling.. E nós ….

rsss..Sonho do Saito…. Mas ficará só no sonho mesmo. Vamo de Jaca e é isso ae.

[]’s

craveiro

ERRATA: “desyinado” = destinado

Marcos

E pensar que uma mente retrogada disse:
“Ele é demias para nós”
E o pior ainda estava por vir, ele escolhe o que o mundo já eterrou
“RaFAIL”

Edu Nicácio

Seis esquadrões de F-35A para a FAB e quatro de F-35C para a MB até 2030… Era só o que eu queria…

Ah, sonho meu…

Cristiano GR

testando

Fabio Mayer

O F-35 foi concebido para o caça mais moderno do seu tempo, mais até que o F-22.

Cristiano GR

pessoal, sou contra a Copa no Brasil. Há muitas outras prioridades que deveriam estar em primeiro lugar para o povo brasileiro, como as FA’s por exemplo, porém o brasileiro – o povão – mesmo nem sabe de nada só quer é futebol e futebol, como uma dorga que aliena, atordoa e distorce os valores do homem. Distorce no sentido de que um engenheiro que projeta edíficios, pontes, estradas ou transportes (caças) ganha menos que um semianalfabeto que de uma hora p outra tem sua vadiagem e passatempo o favorecendo a ser um dos atletas de elite deste esporte. Gosto O… Read more »

Francisco AMX

Este daí vai decretar o fim do SH para exportação, se já não decretou… o B já foi a sepultura… e o C vai colocar a laje final na linha de montagem do SH…

Sds!

Mauricio Veiga

Em termos de design e aerodinamica, o F16 aparenta estar muito afrente do F35, embora esta não seja a realidade, o F16 SEMPRE sera lembrado como um ìcone na aviação de caça, e sem a menor sombra de dúvida o melhor se levarmos em conta o custo /benefício; literalmente imbatível.

Abraço.

FelipeTP

Copa do mundo e Forças Armadas? Que viagem.

drcoakroach

Nos “F”s nos temos Falcon, Phantom, Raptor, Tiger (Mikes), etc. Nao acho que chamar o F-35 de Lightning combina.

Vamos escolher um nick p/ o F-35… 🙂

[]s!

CADU

Teste

Vader

Galante: esse aí da foto não é o F-35C? Tenho a impressão que o formato do nariz condiz com o F-35C e não com o F-35A, ao contrário do que constou do post… No mais, este avião é demais para nós: Jobim estava correto. É mesmo. Nosso país, nossa FAB e, principalmente, nossos governantes, não merecem contar com uma arma dessas. Aliás, cada vez me convenço mais que F-5 e MIrage 2000 retrofit estão de bom tamanho. Apenas torçamos para que o inimigo, se um dia vier, resolva primeiro bombardear a Esplanada dos Ministérios. Quem sabe eles não nos fazem… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Vader, antecipando o Galante: A foto foi divulgada pela Lockheed Martin como da aeronave AF-3 (portanto, da versão A), o que, é claro, não invalida a sua observação, já que já vi erros dos fabricantes e de forças armadas na hora de legendar suas fotos. Mas olhando atentamente na cauda, dá pra intuir que a primeira letra do indicativo é um A, embora a asa atrapalhe a visão (aparecem muito sutilmente duas ‘perninhas’ do A abaixo da ponta da asa) No link abaixo você pode ver outras fotos de protótipos das versões em seus primeiros voos – dá pra fazer… Read more »

Michel Lineker

O que são essa partes esverdeadas dele ?

Theo Gatos

Acho ele muito caro pra virar o novo F-16, só se for um F-16 de luxo.. Pq o F-16 ainda tem um custo benefício atraente… Agora o SH acho que vai pro saco… Aliás alguem assistiu o programa combates aéreos do futuro do history channel? O F-22 e o F-35 enfrenta: Su 30, Mig 29, Rafales num primeiro momento (ganha todas neste cenário que pareceu meio sulamericano demais pra mim, tanto BVR quanto visual) e depois vetores russos mais modernos como o Su 35 e o Berkut… Ganha todas de novo…(só um F-22 é derrubado por um Berkut) Escapa de… Read more »

Vader

Então Nunão, olhei, olhei e…

Acho que vc tem razão. O “bico de cacatua” do C é ainda menor.

Abs.

Mauricio Veiga

Theo Gatos

Também assisti o programa do HISTORY CHANEL, não da para levar aquilo a sério, é pura molecagem e patriotismo, completamente fora da realidade, tanto o F22 quanto o F35 nunca foram testados em combate, é pura especulação, o pior, toda essa tecnologia STEALPH estara obsoleta em breve com a entrada em operação dos radares de baixa frequencia associados a digitalisação das informações, por esse motivo os F117 serão retirados da ativa, sua invisibilidade já não é tão confiavel assim.

Abraço.

Leamartine Pinheiro de Souza

Considero até um deserviço à nação lermos alguma coisa sobre o F-35. Afinal, sabemos que os EUA jamais admitirão que o compremos e, se o fizerem, é pacote fechado até no software, para que, ao invadirem o pré-sal, possam enviar um comando via satélite para que os mesmos sequer consigam levantar voo. Por isto, eu me ligo apenas nas aeronaves que possamos comprar e acessar o hardare e o software e, na calada da noite, absorver estas tecnologias para, daí, desenvolvermos nosso próprio caça BR de 5a geração.