Câmara aprova aumento do efetivo da Aeronáutica

8

Novos compromissos da instituição e aumento do trágefo aéreo são principais justificativas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4752/09, do Poder Executivo, que aumenta em 13.495 o número de militares do Comando da Aeronáutica em tempo de paz (de 67.442 para 80.937). A proposta altera a Lei 11.320/06, que fixa o efetivo daquela Força.

O projeto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário. A CCJ analisou a proposta apenas quanto aos aspectos de admissibilidade (constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa). O relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), apresentou parecer favorável.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que assina a proposta, ressalta a necessidade da medida para adequar os efetivos da Aeronáutica às crescentes demandas do transporte aéreo e para prestar um serviço seguro de controle do espaço aéreo.

Jobim também cita como argumento a criação de novas organizações militares nos últimos 25 anos e o crescimento das atribuições da Aeronáutica, como participação em missões da Organização das Nações Unidas, em campanhas de vacinação e em combate a incêndios ambientais.

Novos números

Pela proposta, a nova composição dos cargos sofrerá a seguinte variação:
– oficiais superiores: de 2.455 para 3.200;
– oficiais intermediários e subalternos: de 5.700 para 7.800;
– suboficiais e sargentos: de 26.200 para 34.000;
– cabos e soldados: de 31.000 para 34.100;
– taifeiros (responsáveis pelo serviço de câmara, como limpeza e arrumação): de 2.000 para 1.750.

A proposta foi aprovada com emenda da Comissão de Finanças e Tributação, que condiciona a criação dos cargos à sua autorização expressa em anexo específico da Lei Orçamentária Anual.

FONTE: Portal Câmara

Clique aqui e conheça em detalhes a PL-4752/2009

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX

Ao invés de enxugar e profissionalizar….
eu não vejo razão alguma para ter 80mil de efetivo na FAB! isso só comsome o orçamento! e depois falta para o que interessa!
lamentável!

Colt

Acho importante lembrar que além do aumento do número de pessoal, é importante ter em vista a necessidade de bons salários para esse pessoal. As funções militares, desde há muito tempo, mas cada vez mais, necessitam de pessoal técnico muito bem qualificado. Essa qualificação implica em esforço pessoal, em horas de estudo, às vezes invenstimento financeiro próprio, dedicação e um compromisso individual com a sua própria qualificação. Essas são características desejáveis nas FAs, mas também, muito procuradas na iniciativa privada. Assim, é natural que num Brasil em que a economia cresce, as indústrias e os prestadores de serviço procurem fornecer… Read more »

RodrigoMF

O mesmo sem noção que aumentou o efetivo, é o mesmo sem noção quem assinou o contrato dos EC725 e será o mesmo sem noção que assinará o contrato do Rafale 🙂

flaviodepaula

Realmente, tem necessidade??

Acho que deveriam enxugar e tirar muitas funções da FAB que poderiam ser feitas por um orgão civil

Realmente, o sem noção ta tentando melhorar. Comprou EC725, Rafale ou Gripen ou F18…Enquanto o COM NOÇÃO só deixou as FA´s mas acabadas e inoperante por 8 anos…Prefiro o sem noção

MO

realmente flavio embasadissimo de noção vosso coment

o sem noção vai nos deixar com estes equipamentos para divertir o pessoal mais sem noção ainda que adora um portao aberto em base aerea … nada alem, ja pensou, cada foto linda, deles no chão ….

EC725 ? tomara que vc nunca esteje em um deles quando um AK estiver apontando contra …..

SO

flaviodepaula

Concerteza MO, também espero.

Mas, não conheço bem o heli. Poderia me dizer no que ele é bom ou ruim? Qual o melhor que este na mesma função?

Saudações

MO

ah tah, sua melhor qualidade eh transporte civil de civius

não presta pra briga

abs
SO

defourt

Só queria entender o que faz uma força aérea no chão com tantos soldados e sem avião…(?)