Indra moderniza folha de pagamento da Força Aérea Brasileira, impactando mais de 150 mil militares

68

Sgt P.Silva/Força Aérea Brasileira

  • Projeto vai assegurar mais agilidade e segurança aos processos de pagamento de pessoal da Força Aérea Brasileira
  • Companhia é parceira tecnológica da FAB há mais de dez anos fornecendo e modernizando os radares transportáveis secundários que apoiam no controle do espaço aéreo do Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Diretoria de Administração da Aeronáutica, confiou à Indra a modernização do seu sistema de folha de pagamento, através da nova solução SIGPP, responsável pelo pagamento de todos os cerca de 150 mil militares ativos, veteranos, beneficiários de pensão, com precisão e geração automatizada de vários direitos, inclusive com cálculos feitos em outras moedas para pagamento de militares em missão no exterior.

O projeto de modernização tecnológica que será implantado pela Indra, permitirá à FAB uma eficiente sincronização com a base de pessoal, permitindo uma maior visibilidade dos fatos funcionais de impacto financeiro, como também a utilização de diversas funcionalidades para um acompanhamento diário dos cálculos da folha e uma diminuição significativa de lançamentos financeiros manuais, inclusive com a implantação automática de cálculo retroativos, além de uma redução do tempo de fechamento de folha através de regras parametrizadas para garantia automática do limite de descontos do militar.

“A confiança que a Força Aérea Brasileira deposita na empresa para modernizar o sistema de pagamento de seu pessoal é motivo de grande orgulho para a Indra. A expertise de todos os envolvidos contribuirá para melhorar os processos internos da FAB, como também beneficiará diretamente os seus mais de 150 mil militares”, declara Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo de Administração Pública da Indra no Brasil.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, líder mundial em engenharia tecnológica para os mercados aeroespacial, defesa e mobilidade, e em transformação digital e tecnologias da informação na Espanha e América Latina, por meio de sua filial Minsait. Seu modelo de negócio está baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um enfoque end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação, que a tornam o parceiro tecnológico para a digitalização e para as operações-chave de seus clientes em todo o mundo. A sustentabilidade faz parte de sua estratégia e de sua cultura, para responder aos desafios sociais e ambientais presentes e futuros. No fechamento do exercício de 2023, a Indra teve receitas de 4.343 milhões de euros, quase 57.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

NOTA DO PODER AÉREO: Clique na tabela abaixo para acessar o quantitativo de pessoal da Força Aérea Brasileira em 2023:

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

É uma modernização necessária numa força onde 80% do orçamento é para pagar pessoal.

Matheus R

Deveriam adotar o modelo da PF e PRF que realizam concursos para serviços administrativos de nível médio. Isso libera muitos agentes de serviços burocráticos para serviços de fato policiais. E sem precisar pagar salários de nível superior com adicionais de insalubridade, periculosidade, regime especial de trabalho policial, aposentadorias especiais…

Sergio

A respeito, assisti uma entrevista de um Brasileiro , policial na Califórnia e ele comentou que a PRF é, no Brasil a nossa polícia que mais se assemelha às americanas.

Enxuta , bem paga e eficiente .

Ps: A PF , idem.

Sergio

Entrevista no fala guerreiro, lá no YouTube. Recomendo.

Jorgemateus77

Parei em PF eficiente e enxuta

Jonathan Pôrto

Tem que aumentar o orçamento, despesa fixa jamais pode ser considerado investimento!!

Felipe Mendes

150.000. 150.000!

Mcruel

Pensei a mesma coisa!! 150k…. caraca meu.. são quantos, uns 500 militares por avião da frota? Só fica atrás da marinha que tem 5 almirantes pra cada navio….

Juca

Ou a CMTC com 35k por ônibus 🚍.kkk

Fernando "Nunão" De Martini

Ativos + inativos.

deadeye

O problema continua, temos mais inativos do que ativos

Joao

O número de pensionistas deturpa. Quando as filhas ganhavam, o salário era dividido pelo número de filhas. Ou seja, há inúmeras pensionistas, filhas, que não recebem integralmente, pois dividem com a irmã. Ha ainda o fator, de que quando a filha passava a receber junto com a mãe, metade pra cada, por exemplo, desde a morte do inativo, quando uma morria, a cota-parte não passava pra outra. E os inativos/pensionistas da 2ª GM são muitos mais do que os que foram pra Itália. Quem participou da seleção, quem guardou instalações, quem serviu nas bases litorâneas, todos são ex-combatentes. Eles nunca… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não escrevi em nenhum momento que o problema que estão discutindo deixou de continuar ou coisa do tipo.

Apenas corrigi um evidente erro de interpretação de outros comentaristas, e fiz isso com economia de palavras para evitar celeumas desnecessárias ao debate.

Carlos Pietro

Mesmo assim, é muito, mas muito, efetivo!

Fernando "Nunão" De Martini

Não escrevi em nenhum momento algo no sentido contrário. É muita gente, concordo com você.

Apenas alertei que a quantidade de 150 mil é soma de ativos e inativos, pois percebi que vários comentaristas provavelmente não haviam lido o texto (onde isso está claro) e correram pra comentar após ler apenas a chamada da matéria, o que não contribui em nada para o debate sobre o tema.

Jorgemateus77

Foi oq reparei. Os Marechais ali no caso são 4 estrelas da reserva que pegaram a lei antiga e ganham posto acima (no caso marechal), ou ainda tem Marechal.já falecido.pagando pensão pra filha?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei, você vai ter que pesquisar para saber algo tão específico.

Matheus Augusto

Pessoal não sabe interpretar texto.

Marcelo Andrade

leia o texto filho, inclui ativos, inativos e pensões

Felipe Mendes

E você acha que 150.000 é pouco?

J Moura

Falando besteira em 3, 2, 1 …….

Jose Pereira

Começando por você…

Jonas K

E o Exército com o SIPPES patinando desde 2006…

Carlos Campos

Se isso gerar diminuição de custos eu apoio

BraZil

Pelo menos alguma coisa nossa Força Aérea vai “Impactar” (não resisti)…

Aéreo

45 Marechais do Ar?

Rafael Oliveira

A recente reforma na previdência dos militares permite que os generais sejam promovidos a marechais quando reformados. Todos os generais mais famosos, especialmente os políticos, receberam essa promoção. E como são antigos, certamente deixarão pensões de marechal para filhas solteiras.
Por isso é necessário aumentar o orçamento da Defesa para 2%, pois em vez de diminuírem os gastos com inativos a tendência é aumentar.

Dr. Mundico

Não existe mais concessão de pensão para filhas solteiras desde o governo FHC, e já se vão quase 30 anos.
Contudo, as que recebiam continuarão recebendo até seu óbito.

Santamariense

Existe, sim. Basta o militar descontar um pequeno percentual mensalmente e o direito está garantido.

Joao

Depende.
Não adquirirem o direito como antes.
Dependendo da situação de casamento e financeira, não recebem.
E ha inúmeros militares descontando q não tiveram filhas, mas filhos.

Velame

Não é bem assim, em 2002 (ou 03) os militares de carreira puderam optar se queriam a malfadada pensão ao custo de 1,5% ao mês de desconto. Alguns optaram outros não. De lá pra cá isso acabou. Não existe mais a opção de descontar 1,5% do soldo desde 2003.

Rafael Oliveira

Errado. Quem era militar antes da reforma feita pelo FHC pôde optar por pagar 1,5 % do soldo (uma merreca) para garantir a pensão para suas filhas solteiras.
Então muitas filhas ainda irão passar a receber a pensão por muitas décadas.
A gente vai morrer e ainda vai ter filha solteira recebendo.
~;

Last edited 20 dias atrás by Rafael Oliveira
Charle

Ledo engano. Não só existem, como existirão. Aqui mesmo onde moro uma “solteirona com um monte de namorados” recebeu esse singelo benefício pago pelo povo do Brasil.

Afinal de contas somos patriotas, e estamos aí para isso mesmo.

Depois inventam mil e uma explicações sobre o porquê de possuírem meia dúzia de aviões de combate.

Sou à favor de que se um dia houver guerra, que essa gente que vive encostada no labor alheio desfrutando dos prazeres da carne seja enviada para o campo de batalha.

Até quando sustentaremos esse fardo?

Jorgemateus77

Na vdd a mudança foi em 2000-01

Jorgemateus77

Existe sim para quem teve os.filhos.antes da mudança da regra. Ou seja: militares que tiveram filhas antes de 2000 continuaram dando pensão pra elas depois de falecidos. As depois disso só sentam e choram

Luís Henrique

Interessante, fui pesquisar e parece que voltou aquele negócio de filha de militar receber pensão até a morte, basta o militar pagar 1,5% a mais. O militar que contribuir com 10,5% só terá direito de pensão para filho e filha até os 21 anos ou 24 anos caso esteja na Faculdade e sem renda. Já o militar que aceitar os 1,5% a mais, ou seja, contribuir com 12%, terá direito de pensão vitalícia para as filhas. Um absurdo. Esse negócio tinha acabado no ano 2000 e agora nesta reforma de 2019 colocaram de volta. Tem que fazer uma nova reforma… Read more »

Alexandre Esteves

Como disseram anteriormente, isso acabou no governo anterior. Não existe mais, devolveram o dinheiro de quem optou.

Santamariense

“fui pesquisar e parece que voltou aquele negócio de filha de militar receber pensão até a morte, basta o militar pagar 1,5% a mais. O militar que contribuir com 10,5% só terá direito de pensão para filho e filha até os 21 anos ou 24 anos caso esteja na Faculdade e sem renda. Já o militar que aceitar os 1,5% a mais, ou seja, contribuir com 12%, terá direito de pensão vitalícia para as filhas“

Não voltou porque não tinha terminado. É assim desde a reforma feita nos tempos de FHC. Antes daquela reforma, era ainda pior.

Last edited 20 dias atrás by Santamariense
Nativo

O pior e que tem a turma da passada de pano.
Com certeza beneficiários desse esquema.

Joao

Isso não voltou.
É desinformação.
Só quem optou em 2001 q tem o direito.
Mesmo assim, dependendo da situação da filha, não pode.
A única coisa q ocorreu, é q há militares q optaram e tiveram só filhos. Como mudou a lei, puderam deixar de pagar mais.

EduardoSP

Em 2000 ou 2001, não me lembro bem, os novos militares perderam o direito de deixar pensão para filhas “solteiras”.
Mas os que estavam na ativa naquela época mantiveram o direito desde que passassem a contribuir com 1,5%. Quem optou por recolher manteve o direito. Ou seja, ainda haverá concessão desse benefício por muitos anos, e ainda haverá pagamentos por muitas e muitas décadas.
Tudo em nome do abuso adquirido, digo, direito adquirido.

Allan Lemos

Pessoal continua com essa ilusão de que com 2% eles iriam investir em equipamentos e não em mais benefícios.

Parece que ainda não entenderam como o parasitismo do funcionalismo público funciona.

Jorgemateus77

Eles acham mesmo que se ñ tivesse filha de militar comendo essa fatia gorda do orçamento que esse dinheiro estaria sendo investido em equipamento ??? No Brasil? Piada

Era capaz de redirecionarem a bolada para fundos parlamentares. Quem acha q a FAB só ñ compra mais Gripen ou F-35 pq tem muita pensão só pode estar de brincadeira

Sergio

Você está de brincadeira!

Marechais? Sem guerra?

É um escárnio!

Rafael Oliveira

Queria estar de brincadeira.
Mas segundo as Forças Armadas eles não foram promovidos a Marechal. Eles apenas passaram a receber a remuneração de Marechal.

Joao

Está equivocado.
Quem tinha direito de ir pra reserva em 2001, antes da lei antiga, ficou com o direito à promoção. Não tem nada com a nova lei.

Jorgemateus77

“especialmente os políticos”

Ia tecer um comentário aqui sobre isso.mas os moderadores “prezam” pela “boa conduta”

RPiletti

E os 439 na pensão?

joan.

Filhas com direito a pensão pós morte. Direito adquirido.

Juca

12 m estafetas

joan.

TB Rodopiano Barbalho é um. Está com 101 anos e na segunda guerra estava em Natal como Tenente.

Jorgemateus77

Faleceu em fevereiro

Aéreo

Imagina a força aérea da Rússia ou da Ucrânia ter seu sistema de pagamento de pessoal provido por uma empresa estrangeira. Ai por algum “engodo” geopolítico o governo daquela empresa estrangeira pressiona ela para encerrar o sistema de folha de pagamento porque a nação cliente esta em conflito de interesse com o governo da nação provedora do sistema.
Ironias à parte, até em sistema de folha de pagamento somos dependente de nações terceiras.

fewoz

Foi justamente o que pensei. Será que os EUA permitiram o mesmo com uma empresa brasileira, por exemplo? Obviamente que não. Não existe nenhuma empresa 100% brasileira para oferecer este serviço? Alguém pode dar mais detalhes sobre o nível de complexidade disso?

Jefferson B

Kkkkk aí Deus

Marcelo Andrade

agora muliplica por todo governo federal,judiciario e legislaivo, depois muliplica por 5540 municipios e 27 estados

deadeye

Apenas uma informação interessante. Militares tiveram ganho real de salários de 2018 a 2023, já os servidores civis, não…

Jonathan Pôrto

Deve ser para alguma potência estrangeiro saber exatamente o número de pessoal militar da FAB!! Entregaram e ainda elogiaram!! Traidores

Filipe Prestes

A Indra é espanhola

Charle

Espanha que faz parte da OTAN, que tem como líder os EUA.

Ricardo Neto

Como exemplo em um levantamento rápido:

Royal Air Force – 34.000 A/R
Armée De L’air – 36.000 A
Luftwaffe – 27.700 A
Israel Defence Forces/Air Force – 89.000 A/R
Japan Air Self Defence Forces – 50.000 A

*A – Ativa, R – Reserva

Um absurdo a FAB ter 150.000 membros entre ativa reserva e pensionistas.

Emmanuel

Agora, pega o tamanho desses países e suas populações e compara com as do Brasil.
Você iria falar a mesma coisa se estivesse no Japão.

Rafael Oliveira

Agora pega a quantidade de aeronaves desses países e do Brasil.

Leandro

Quem menos será beneficiado são os ativos e inativos.

Bueno

A Tabela é da FAB ou da Marinha?

Não entendi , Tem cargos de Marinheiro taifeiro etc na FAB?

Fernando "Nunão" De Martini

É uma tabela igual para as três forças, mudam os números.

NacionalCiber

Realmente o Brasil não é um país para amadores. Entregar informações de pessoal militar a empresa estrangeira que tem braço de cibernética? “Ah mas não vão ter acesso a base de dados!”. Mas nada garante que as instruções de código implementem deliberadamente vulnerabilidades até então não divulgadas. Não dá para garantir mesmo. Virtualmente impossível analisar todo código-fonte mesmo estando disponível. Tenho certeza que o processo de aquisição pode ser todo legalmente explicado. O que não dá justificar é deixar isso em mãos de empresa estrangeira que tem mais vínculo com produtos militares quando temos grande empresas de tecnologia no Brasil… Read more »

Robson

Quando as Forças Armadas utilizarão o mesmo sistema, se recebem com base na mesma Lei?

Last edited 15 dias atrás by Robson