quarta-feira, abril 21, 2021

Gripen para o Brasil

Dois caças F-5 da Coreia do Sul batem em montanha

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

kai-a-50-e-f-5-voo-formacao-foto-kai

Acidente foi na região leste da província de Gangwow. Os três pilotos teriam morrido, segundo informações do Korea Times

Segundo fontes da ROKAF (Republic of Korea Air Force – Força Aérea da República da Coreia), as aeronaves eram um F-5E (monoposto) e um F-5F (biposto), que decolaram de Gangneung às 12h20 (hora local) para uma missão de treinamento de rotina e foram dados como perdidos 5 minutos depois.

Dois helicópteros UH-60 de busca e salvamento (SAR) foram despachados para a possível área do acidente, 20 km a leste de onde decolaram, encontrando destroços e partes de corpos no monte Hwangbyeong. A ROKAF, que destroços F-5 Coreia do Sul - foto AP via G1opera os F-5 desde os anos 1980,  está investigando as causas do acidente. O último acidente com um F-5 da Força ocorreu em novembro de 2008, segundo o Korea Times.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap, segundo a BBC News, informou que a queda seria a sétima desde 2000 envolvendo a frota de aeronaves F-5 do país.

FONTES: Korea Times e BBC News FOTO MENOR: AP, via G1

FOTO MAIOR (duas aeronaves F-5E da ROKAF em formação com um de seus sucessores planejados, o A-50, versão de ataque do T-50 Golden Eagle. Também está sendo desenvolvida uma versão mais avançada do modelo, o FA-50): KAI

- Advertisement -

14 Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando83-RJ

Alguém poderia informar o histórico de acidentes com os F-5 da FAB?

De qualquer forma tenho certeza que são menos ocorrências…os coreanos já tiveram 7 perdas com F-5 desde o ano 2000.

E ai fica a pergunta. Na FAB ocorrem menos acidentes com nossos F-5 porque nossos vetores são mais bem cuidados e modernizados ou porque voamos MUITO MENOS horas do que os vetores coreanos?

Abraços!

Jacubão

Menos dois p/ a FAB comprar…

Galileu

com certeza Fernando, nossas aeronaves voam menos, tipo carro de pobre, e se acabar o combustível, e se risca a lataria, e se quebrar.

Imagina se vier o rafaleco, só vai sair do hangar pra aparecer no caldeirão do huck, ahahahahhaah

rodrigo avelar

os dois bateram na montanha? ta muito estranho…

Jacubão

E no 7 de setembro. 😀

Giordani RS

É interessante notar que a FAB está desdenhando este A-50! Para quem operou F-5 em quase toda a sua existencia, deveria no mínimo já ter em mãos um estudo sobre a viabilidade deste nas fileiras da Força… Fernando83-RJ: Infelizmente, na FAB VOA-SE MUITO POUCO. Além disso, não “puxam” pesado e quase sempre a carga externa é um tanque ventral ou alar(no F-5 é obrigatória!). Quando servi numa base aérea, os pilotos eram mais Administrativos do que caçadores…infelizmente esta é a realidade. Só quando vão participar de um exercício, tipo RED FLAG, aqueles selecionados, voam e voam! quer dizer, voam o… Read more »

Adrik

Lindo esse A-50, principalmente com essa pintura.

Impressionante ver como a estrutura dos F-5 ainda aguenta voar. Realmente uma excelente obra de engenharia.

Uma pena mesmo a perda de vida dos pilotos coreanos.

Abraços sinceros e fraternais

Adrik

Desculpem o flood, mas quando ví o A-50, achei que fosse um f-16. Rs

Cego e leigo… fazer o que né?

Abraços sinceros e fraternais

Nick

Devem ter se tocado no ar e provocado a acidente. A lamentar.

Agora, interessante foto essa, podendo comparar o A-50 com o F5-E, mesmo porte, design parecido, lembra uma mistura de F5-E com F-16 e F-18.

[]’s

claudio

Com certeza nossos caçadores voam um numero de horas bem inferior ao dos Coreanos, mas existem outros fatores entre os quais o clima e o relevo que no Brasil são bastante favoráveis ao vôo.

Com relação aos pilotos administrativos coloquem suprimentos nas U.A. e vocês vão ver as maquinas virando redondo.

Invincible

O Brasil bem que podia ter desenvolvido um A-50 desses né?

Um sucessor do AMX… Ficaria mais fácil para absorver tecnologia do FX.

cmte.felix

Senhores,

Causa provável do acidente: CFIT por conseqüência de perda da consciência situacional.

Abraço

Latino

off topico

Um avião militar caiu nesta quarta-feira (3) durante uma exibição aérea na cidade de Hyderabad, no sul da Índia. Piloto e copiloto morreram.

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: Fort Worth Aviation Museum – última parte

No Fort Worth Aviation Museum tivemos também a oportunidade de conhecer a área de restauração de aeronaves. Nela estavam os clássicos Republic...
- Advertisement -
- Advertisement -