Congresso aprova crédito para construção de turbopropulsor brasileiro

5

Projeto TH 1000

vinheta-clippingO Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (25), sete projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) concedendo créditos adicionais, no valor total de R$ 1,3 bilhões, a diversos órgãos do governo federal.

Um dos projetos (PLN 51/09) libera crédito especial no valor de R$ 10 milhões para o Comando da Aeronáutica, destinados ao início da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turborreator TH 1000.

Os turborreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades.

O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turborreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no projeto.

FONTE: Agência Senado

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
flaviodepaula

Excelente noticia….So seria melhor se fosse verbas para uma turbina a jato de verdade….Mas, já é um começo, um ótimo começo

RodrigoMF

Calma Flávio, tem que começar por baixo.

É assim que se conquista soberania, não é abarrotando de dinheiro as burras francesas.

flaviodepaula

Concerteza Rodrigo,

Por isso no final da frase, escrevi: “Mas, já é um começo, UM ÓTIMO COMEÇO”

Saudações

giltiger

A foto que ilustra a matéria me parece ser da TR 3500, que é a primeira TURBINA AERONÁUTICA brasileira, o TH 1000 é um MOTOR TURBO HELICE por isso TH… Para ilustrar… http://aeita.secr.googlepages.com/Aeita84.pdf Pergunta extraída do boletim O Suplemento nº 84 nov/dez 2008 da Associação dos engenheiros do ITA feita em entrevista ao Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes: O Suplemento – Que desdobramentos(benefícios) o sr. espera dessa visita do presidente? Brig. Venâncio – Os desdobramentos já estão acontecendo. A equipe de projeto já conseguiu recursos financeiros junto ao MCT/FINEP para prosseguir com as atividades a partir de 2009. Serão iniciados… Read more »

Geraldino M. Correia

Esse é o Brasil que queremos…