quarta-feira, agosto 4, 2021

Gripen para o Brasil

Congresso aprova crédito para construção de turbopropulsor brasileiro

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Projeto TH 1000

vinheta-clippingO Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (25), sete projetos de lei do Congresso Nacional (PLNs) concedendo créditos adicionais, no valor total de R$ 1,3 bilhões, a diversos órgãos do governo federal.

Um dos projetos (PLN 51/09) libera crédito especial no valor de R$ 10 milhões para o Comando da Aeronáutica, destinados ao início da primeira fase do projeto de concepção, desenvolvimento, fabricação e certificação do Turborreator TH 1000.

Os turborreatores são motores turbopropulsores de largo espectro de aplicação, utilizados tanto em aviões, que são motores turboélice, quanto na geração de energia elétrica e em outras atividades.

O Projeto TH 1000 será desenvolvido a partir do modelo do primeiro turborreator aeronáutico brasileiro, denominado TR 3500, produzido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em parceria com empresa especializada na fabricação de máquinas e equipamentos de uso no projeto.

FONTE: Agência Senado

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
flaviodepaula

Excelente noticia….So seria melhor se fosse verbas para uma turbina a jato de verdade….Mas, já é um começo, um ótimo começo

RodrigoMF

Calma Flávio, tem que começar por baixo.

É assim que se conquista soberania, não é abarrotando de dinheiro as burras francesas.

flaviodepaula

Concerteza Rodrigo,

Por isso no final da frase, escrevi: “Mas, já é um começo, UM ÓTIMO COMEÇO”

Saudações

giltiger

A foto que ilustra a matéria me parece ser da TR 3500, que é a primeira TURBINA AERONÁUTICA brasileira, o TH 1000 é um MOTOR TURBO HELICE por isso TH… Para ilustrar… http://aeita.secr.googlepages.com/Aeita84.pdf Pergunta extraída do boletim O Suplemento nº 84 nov/dez 2008 da Associação dos engenheiros do ITA feita em entrevista ao Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes: O Suplemento – Que desdobramentos(benefícios) o sr. espera dessa visita do presidente? Brig. Venâncio – Os desdobramentos já estão acontecendo. A equipe de projeto já conseguiu recursos financeiros junto ao MCT/FINEP para prosseguir com as atividades a partir de 2009. Serão iniciados… Read more »

Geraldino M. Correia

Esse é o Brasil que queremos…

Últimas Notícias

Taiwan conclui as avaliações operacionais do míssil Sky Sword II aprimorado

Novo míssil projetado pelo NCSIST de Taiwan tem alcance estendido de 60 km TAIPEI (Taiwan News) – Oficiais militares disseram...
- Advertisement -
- Advertisement -