sábado, abril 17, 2021

Gripen para o Brasil

Desenvolvimento de satélite utilizará túnel supersônico do DCTA

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Túnel hipersônico será usado para reproduzir condições atmosféricas em desenvolvimento de satélite

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), um dos centros de pesquisa do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), concluiu no início deste semestre (julho) o projeto “Determinação de novas condições de ensaio do túnel hipersônico T2 para o veículo SARA”.tunel-hipersonico-t2-foto-fab

Financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o principal objetivo do trabalho foi investigar em que medida o túnel T2, em operação no Laboratório “Prof. Henry T. Nagamatsu”, poderia ser utilizado para a reprodução de condições enfrentadas pelo Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA) durante a sua trajetória de reentrada na atmosfera terrestre.

O veículo espacial SARA está sendo desenvolvido no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), outro centro de pesquisa do DCTA, para servir como uma plataforma reutilizável para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, em órbita circular baixa (da ordem de 300 km) e por um período máximo de 10 dias. A versão atualmente em desenvolvimento prevê emprego em voos suborbitais.

Os resultados do projeto mostram que por meio da utilização de combinações adequadamente escolhidas, de gás do “driver” (região de alta pressão do túnel de choque), de pressão inicial do “driven” (região de baixa pressão) e de diâmetros de garganta e tubeira, é possível atingir, na seção de testes do túnel T2, escoamentos com números de Mach superiores a Mach 12 (ou seja, doze vezes a velocidade do som) e, por exemplo, pressões equivalentes à altitudes da ordem de 50 km.

Estes e outros resultados indicam que o túnel hipersônico T2 é útil não apenas para ensaios que deem suporte ao projeto do veículo SARA, mas também a projetos de outros veículos espaciais, tais como o da aeronave hipersônica 14-X, em desenvolvimento no IEAv.

foto-laboratorio-dcta

FONTE: IEAV, via FAB

LEIA MAIS:

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno o Voador

Que bom. Agora melhoraremos a nossa tecnologia espacial.
Será que o EUA vão nos deixar por em orbita o nosso satélite, ou vamos ter que deixar eles entrarem para terem parte do controle?

RodrigoBR

Bruno o Voador,

Parece que desde que o DCTA implantou o túnel e obteve bons resultados em um projeto(14-X ???), os americanos já fizeram um convênio com o DCTA. Eles não são trouxas, estão sempre de olho no que estamos fazendo…

Menezes

Com o volume de notícias e, principalmente, comentários… seria melhor este site adotar o formato de Fórum ao invés de Blog.

Marco

Esse é o Brasil bonito e capaz.

E mais uma vez o pessoal da cultura escolhe um filme para o Oscar, que fala de violência, miséria.

The Captain

“E mais uma vez o pessoal da cultura escolhe um filme para o Oscar, que fala de violência, miséria”.
Isto já é outra estória, tem haver com o nosso complexo de “viralata”.

Reportagens especiais

Fort Worth Alliance Air Show 2015 – F-22 Raptor

Um amigo uma vez me disse brincando que depois de assistir a uma demonstração do F-22 passou a acreditar...
- Advertisement -
- Advertisement -