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F-X2: não basta comprar. É preciso manter e operar

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vinheta-exclusivo O Brasil está prestes a definir o vencedor do programa F-X2. Um programa muito bem elaborado que evoluiu a partir dos fracassos do seu antecessor (programa F-X).

Depois de definido o vencedor e feitos alguns ajustes finais, será a hora de estabelecer as linhas de financiamento, formas de pagamento, parcelas etc.

Obviamente que, em função do volume de recursos necessários, estes não sairão do orçamento do Comando da Aeronáutica. Virão diretamente dos cofres da União.

A questão que se coloca no momento são os devidos recursos para a correta manutenção e operação destas aeronaves, independentemente do caça escolhido.

Corremos o risco de não deixar o ciclo vicioso de falta de verbas para manter nossas aeronaves. Não é de hoje que os recursos da FAB são insuficientes para manter devidamente seus aviões e helicópteros. De tempos em tempos surgem reportagens na mídia sobre o elevado número de aeronaves paradas por falta de recursos.

A falta de recursos também reduz o número de horas de voo, refletindo no nível de adestramento dos pilotos. Isto é mais crítico em aviões de alta performance como o caso do caça a ser escolhido.

Perdemos uma grande oportunidade de encerrar de vez este nefasto ciclo quando foi criada a END (Estratégia Nacional de Defesa). Na proposta inicial da END foi definida uma porcentagem do Orçamento da União que garantisse um nível de operacionalidade para as Forças Armadas, superior ao atual.

Por motivos de ordem política, o Executivo vetou qualquer tentativa de vincular a END com um determinado percentual de recursos, como existe para outras áreas do governo. Uma das desculpas era engessar ainda mais orçamento, tornando-o menos flexível do que já é.

Os três finalistas da concorrência do F-X2 estão entre os melhores caças do mundo. Independentemente da aeronave a ser escolhida, a FAB estará muito bem equipada.

A pergunta que fica é: teremos os recursos necessários para garantir a correta manutenção e o nível de prontidão desejados para as décadas que virão ou veremos a mesma novela de sempre?

Leia também: F-X2: Jogo de cartas marcadas?

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JC
Visitante
JC

Aposto na mesma novela de sempre.

JC
Visitante
JC

Aposto na mesma novela de sempre.

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Pois é, e aí? E se, pra piorar, comprarmos a aeronave francesa, que sabidamente tem o maior custo por hora de vôo das três concorrentes?

Sds.

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Pois é, e aí? E se, pra piorar, comprarmos a aeronave francesa, que sabidamente tem o maior custo por hora de vôo das três concorrentes?

Sds.

Harry
Visitante
Harry

Caros, fico com o final do post
“Os três finalistas da concorrência do F-X2 estão entre os melhores caças do mundo. Independentemente da aeronave a ser escolhida, a FAB estará muito bem equipada.

A pergunta que fica é: teremos os recursos necessários para garantir a correta manutenção e o nível de prontidão desejados para as décadas que virão ou veremos a mesma novela de sempre?”

Resposta: GRIPEN-NG
ABS

Harry
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Harry

Caros, fico com o final do post
“Os três finalistas da concorrência do F-X2 estão entre os melhores caças do mundo. Independentemente da aeronave a ser escolhida, a FAB estará muito bem equipada.

A pergunta que fica é: teremos os recursos necessários para garantir a correta manutenção e o nível de prontidão desejados para as décadas que virão ou veremos a mesma novela de sempre?”

Resposta: GRIPEN-NG
ABS

Rodrigo Rauta
Visitante
Rodrigo Rauta

É por isso que defendo a escolha do Gripen. Até prefiro o Rafale, mas diante da nossa habitual falta de recursoso, um caça que tenha o custo de manutenção menor é sempre bem vindo!

Abraços!

Rodrigo Rauta
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Rodrigo Rauta

É por isso que defendo a escolha do Gripen. Até prefiro o Rafale, mas diante da nossa habitual falta de recursoso, um caça que tenha o custo de manutenção menor é sempre bem vindo!

Abraços!

PróPatria
Visitante
PróPatria

Pensando friamente a ”falta de recursos” para manter a operacionalidade e prontidão de toda força aérea seria resolvida e com espaços para ampliação da frota com alguns milhões a mais nos recursos de mantenimento pra força aérea. É só o alto oficialato das 3 forças pararem com a fanfarrice de ficar dando festas e medalhas pra um bando de civis zé ninguém e entre eles mesmo… é só eles pararem de ficar pagando extra atrás de extra e auxílio num sei o q pra qualquer membro que viagem ao exterior ou que está fazendo curso e blabla que sobra recursos…… Read more »

PróPatria
Visitante
PróPatria

Pensando friamente a ”falta de recursos” para manter a operacionalidade e prontidão de toda força aérea seria resolvida e com espaços para ampliação da frota com alguns milhões a mais nos recursos de mantenimento pra força aérea. É só o alto oficialato das 3 forças pararem com a fanfarrice de ficar dando festas e medalhas pra um bando de civis zé ninguém e entre eles mesmo… é só eles pararem de ficar pagando extra atrás de extra e auxílio num sei o q pra qualquer membro que viagem ao exterior ou que está fazendo curso e blabla que sobra recursos…… Read more »

marujo
Visitante
marujo

Também prefiro o Rafale, que foi projetado para combater F-16 e F-18,mas temo que a hora de vôo e a manutenção mais caras deixem uma eventual frota da FAB do modelo no chão. O Rafale,bem comos outros equipamentos de origem európeia, são a resposta política e operacional perfeitas às bases norte-americanas na Colômbia.

marujo
Visitante
marujo

Também prefiro o Rafale, que foi projetado para combater F-16 e F-18,mas temo que a hora de vôo e a manutenção mais caras deixem uma eventual frota da FAB do modelo no chão. O Rafale,bem comos outros equipamentos de origem európeia, são a resposta política e operacional perfeitas às bases norte-americanas na Colômbia.

Capitão
Visitante
Capitão

O Nelson Jobim não tentará aprovar um projeto de lei na qual o orçamento não pode ser contigenciado?
Não é só o que está escrito no texto, sobre recursos e END. Há outros projetos para deixar as forças armadas com recursos necessários porque isso é básico. Se não houvesse intenção de melhorar estes recursos não haveria vontade de se comprar meios novos…pois pra quê queremos meios novos sem poder operar? Melhor não ter…
Mas isso se resolve. Com o PIB crescendo a uns 4,5..5,5% aa ninguem vai reclamar e contigenciar recursos.
Abs

Capitão
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Capitão

O Nelson Jobim não tentará aprovar um projeto de lei na qual o orçamento não pode ser contigenciado?
Não é só o que está escrito no texto, sobre recursos e END. Há outros projetos para deixar as forças armadas com recursos necessários porque isso é básico. Se não houvesse intenção de melhorar estes recursos não haveria vontade de se comprar meios novos…pois pra quê queremos meios novos sem poder operar? Melhor não ter…
Mas isso se resolve. Com o PIB crescendo a uns 4,5..5,5% aa ninguem vai reclamar e contigenciar recursos.
Abs

marujo
Visitante
marujo

Assim seja, Capitão.

marujo
Visitante
marujo

Assim seja, Capitão.

Capitão
Visitante
Capitão

Acredito ser indispensável a colocação da fonte do artigo. Se é da autoria do blog ou extraído de algum outro lugar. Isso deve ter sempre.
Abs

Poggio
Visitante
Member
Poggio

Capitão,

Veja no final no artigo. Ele está classificado com “Editorial”

Poggio
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Poggio

Capitão,

Veja no final no artigo. Ele está classificado com “Editorial”

Capitão
Visitante
Capitão

Acredito ser indispensável a colocação da fonte do artigo. Se é da autoria do blog ou extraído de algum outro lugar. Isso deve ter sempre.
Abs

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“O Rafale…” “…são a resposta política e operacional perfeitas às bases norte-americanas na Colômbia.”

Pq resposta aos “Flanker” do Chavito, eles não são de jeito e maneira.

Mauricio R.
Visitante
Mauricio R.

“O Rafale…” “…são a resposta política e operacional perfeitas às bases norte-americanas na Colômbia.”

Pq resposta aos “Flanker” do Chavito, eles não são de jeito e maneira.

Patriota
Visitante
Patriota

O Gripen Ng nem sequer está em produção e nem a Suecia o adquiriu,
o custo de aquisição assim como o custo operacional está fortemente ligado a escala de produção , sendo assim o Gripen NG
poderá ser o caça mais caro da história da FAB .

Patriota
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Patriota

O Gripen Ng nem sequer está em produção e nem a Suecia o adquiriu,
o custo de aquisição assim como o custo operacional está fortemente ligado a escala de produção , sendo assim o Gripen NG
poderá ser o caça mais caro da história da FAB .

Douglas
Visitante
Douglas

Por isso o Gripen está fortíssimo.

esse papo de transf de tec, ainda que por milagre ocorra demandará uma miríade de investimentos que não está na agenda do congresso de hoje nem do proximo.

ou seja, não haverá massa de capital nem massa intelectual pra absorver tudo. Ficamos sonhando com uma proxima geraçaõ de jatos brazucas sem pensar muito nas dezenas de bilhoes que isso custa.

vejam os subs, por 4 convencionais e a promessa de um “casco” maior a conta já chegou em 17 bi….

Por isso o gripen e seu custo operacional baixo é opção viável.

Douglas
Visitante
Douglas

Por isso o Gripen está fortíssimo.

esse papo de transf de tec, ainda que por milagre ocorra demandará uma miríade de investimentos que não está na agenda do congresso de hoje nem do proximo.

ou seja, não haverá massa de capital nem massa intelectual pra absorver tudo. Ficamos sonhando com uma proxima geraçaõ de jatos brazucas sem pensar muito nas dezenas de bilhoes que isso custa.

vejam os subs, por 4 convencionais e a promessa de um “casco” maior a conta já chegou em 17 bi….

Por isso o gripen e seu custo operacional baixo é opção viável.

CADU
Visitante
CADU

Boa noite a todos.
Acho que deveríamos pegar os dois vetores, o RAFALE para HI ( 36 )e o GRIPEN-NG para LOW ( 36 ), e ficar com as duas tecnologias para no futuro fazer o caça BR, voaríamos mais com os GRIPEN-NG que são econômicos, e se por acaso precisássemos interceptar alguém, usaríamos o RAFALE ( maior autonomia ), se precisássemos dos outros 48, eles seriam GRIPEN-NG.
Saudações.

CADU
Visitante
CADU

Boa noite a todos.
Acho que deveríamos pegar os dois vetores, o RAFALE para HI ( 36 )e o GRIPEN-NG para LOW ( 36 ), e ficar com as duas tecnologias para no futuro fazer o caça BR, voaríamos mais com os GRIPEN-NG que são econômicos, e se por acaso precisássemos interceptar alguém, usaríamos o RAFALE ( maior autonomia ), se precisássemos dos outros 48, eles seriam GRIPEN-NG.
Saudações.

Paulo Subtil
Visitante
Paulo Subtil

Não dá pra ter dois, manutenção fica inviável.

Infelizmente.

Esta opção Hi- Low é um sonho , nada mais.

Paulo Subtil
Visitante
Paulo Subtil

Não dá pra ter dois, manutenção fica inviável.

Infelizmente.

Esta opção Hi- Low é um sonho , nada mais.

André
Visitante

Com toda razão! A compra é a parte menos complicada. Após isso há a manutenção, que para o primeiro lote será de cerca de 30 anos. Mas há também a operação e operar não significa apenas voar para lá e para cá. Significa, sim, aprender a operar a aeronave com toda a parafernália eletrônica e de armamento. Para isso, além de treinos e mais treinos, é necessário promover programas de aperfeiçoamento da aeronave, seja com relação a incorporação de novos equipamentos (eletrônica, armamento, enfim, novas tecnologias que surgem ao longo do tempo), seja para sanar ou reduzir problemas decorrentes de… Read more »

André
Visitante

Com toda razão! A compra é a parte menos complicada. Após isso há a manutenção, que para o primeiro lote será de cerca de 30 anos. Mas há também a operação e operar não significa apenas voar para lá e para cá. Significa, sim, aprender a operar a aeronave com toda a parafernália eletrônica e de armamento. Para isso, além de treinos e mais treinos, é necessário promover programas de aperfeiçoamento da aeronave, seja com relação a incorporação de novos equipamentos (eletrônica, armamento, enfim, novas tecnologias que surgem ao longo do tempo), seja para sanar ou reduzir problemas decorrentes de… Read more »

Thiago
Visitante
Thiago

Achei tendencioso o tópico
pois embora o Gripen esteja nascendo agora ele ja nasce defasado se comparado com o Rafale ou F-18.
É claro que ele é muito bom, mas vamos olhar nossa geografia e imaginar potenciais cenários. A autonomia do Gripen NG deixa muito a desejar, sem falar que o lance de desenvolve-lo seria “quase” um mito por ele utilizar tecnologia americana a qual não sera repassada.

Thiago
Visitante
Thiago

Achei tendencioso o tópico
pois embora o Gripen esteja nascendo agora ele ja nasce defasado se comparado com o Rafale ou F-18.
É claro que ele é muito bom, mas vamos olhar nossa geografia e imaginar potenciais cenários. A autonomia do Gripen NG deixa muito a desejar, sem falar que o lance de desenvolve-lo seria “quase” um mito por ele utilizar tecnologia americana a qual não sera repassada.

Hornet
Visitante
Hornet

Sobre a pergunta do blog: acho que depende muito do crescimento econômico do país nos próximos 10 ou 20 anos. Ter ou não ter dinheiro para manter os equipamentos militares e manter o adestramento dos militares em alta capacitação, depende exclusivamente do crescimento econômico do Brasil no médio e longo prazo. E as projeções econômicas, tanto as nacionais como as internacionais, são as melhores possíveis para o Brasil dos próximos anos. Neste sentido, acredito que teremos condições plenas de manter não apenas os caças do FX2 como também os demais equipamentos que estão sendo comprados/construídos agora. Sem falar que toda… Read more »

Hornet
Visitante
Hornet

Sobre a pergunta do blog: acho que depende muito do crescimento econômico do país nos próximos 10 ou 20 anos. Ter ou não ter dinheiro para manter os equipamentos militares e manter o adestramento dos militares em alta capacitação, depende exclusivamente do crescimento econômico do Brasil no médio e longo prazo. E as projeções econômicas, tanto as nacionais como as internacionais, são as melhores possíveis para o Brasil dos próximos anos. Neste sentido, acredito que teremos condições plenas de manter não apenas os caças do FX2 como também os demais equipamentos que estão sendo comprados/construídos agora. Sem falar que toda… Read more »

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Thiago em 11 ago, 2009 às 18:27

Gripen NG nasce defasado? O único a ter supercruise, também com radar AESA, o melhor datalink do mundo, extremamente manobrável, construído em módulos substituíveis, pode integrar mísseis suecos, russos, europeus, franceses, israelenses, americanos, sul-africanos, brasileiros…

DEFASADO? Porque? Porque não é americano? Porque não é francês?

Sobre a questão de autonomia não vou nem falar mais… Isso é uma balela de marca maior…

Sds.

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Thiago em 11 ago, 2009 às 18:27

Gripen NG nasce defasado? O único a ter supercruise, também com radar AESA, o melhor datalink do mundo, extremamente manobrável, construído em módulos substituíveis, pode integrar mísseis suecos, russos, europeus, franceses, israelenses, americanos, sul-africanos, brasileiros…

DEFASADO? Porque? Porque não é americano? Porque não é francês?

Sobre a questão de autonomia não vou nem falar mais… Isso é uma balela de marca maior…

Sds.

Carlos Augusto
Visitante
Carlos Augusto

Concordo plenamente com você Patriota, o Gripen Ng nem sequer está em produção e nem a Suécia o adquiriu,o custo de aquisição assim como o custo operacional está fortemente ligado a escala de produção , sendo assim o Gripen NG poderá ser o caça mais caro do FX-2. E com mais uma agravante já que a turbina e os avionicos deste caça são americanos, e podem sofrer embargo do congresso americano a qualquer momento.

Carlos Augusto
Visitante
Carlos Augusto

Concordo plenamente com você Patriota, o Gripen Ng nem sequer está em produção e nem a Suécia o adquiriu,o custo de aquisição assim como o custo operacional está fortemente ligado a escala de produção , sendo assim o Gripen NG poderá ser o caça mais caro do FX-2. E com mais uma agravante já que a turbina e os avionicos deste caça são americanos, e podem sofrer embargo do congresso americano a qualquer momento.

Abrivio
Visitante
Abrivio

1) Reduzir o número de tipos operados, operar aeronaves mais novas com contratos de manutenção com o fabricante (em certa medida, tem sido feito).

2) Reduzir o número de aeronaves VIP (a tendência tem sido inversa, transformando a FAB em operadora de jatinhos para políticos e familiares).

3) Reduzir a estrutura burocrática priorizando a atividade-fim.

Abrivio
Visitante
Abrivio

1) Reduzir o número de tipos operados, operar aeronaves mais novas com contratos de manutenção com o fabricante (em certa medida, tem sido feito).

2) Reduzir o número de aeronaves VIP (a tendência tem sido inversa, transformando a FAB em operadora de jatinhos para políticos e familiares).

3) Reduzir a estrutura burocrática priorizando a atividade-fim.

Carlos Augusto
Visitante
Carlos Augusto

Poderia se tornar um espinho para a FAB.

Carlos Augusto
Visitante
Carlos Augusto

Poderia se tornar um espinho para a FAB.

Iuri Korolev
Visitante

Concordo Hornet
Infelizmente minha falta de tempo não tem permitido que eu acesse, quanto mais escreva neste blog.
Douglas
No dia em que o Brasil decidir sair da condição de país usuário de tecnologia para desenvolvedor teremos a massa intelectual necessária.
O problema é que aqui não vale a pena seguir carreira nessa área.
Pague bem e terá os melhores cérebros, que é o que ocorre no hemisfério norte.
Abraços

Iuri Korolev
Visitante

Concordo Hornet
Infelizmente minha falta de tempo não tem permitido que eu acesse, quanto mais escreva neste blog.
Douglas
No dia em que o Brasil decidir sair da condição de país usuário de tecnologia para desenvolvedor teremos a massa intelectual necessária.
O problema é que aqui não vale a pena seguir carreira nessa área.
Pague bem e terá os melhores cérebros, que é o que ocorre no hemisfério norte.
Abraços

evandro
Visitante
evandro

Não vejo os Bases Americanas na Colombia como uma preucupação para o Brasil e sim para o Sr Ditador Hugo Chaves e seus patetas Evo Morales e Rafael Correa. Hoje a melhor proposta para o FX2 é o da Boeing com o F18 E/F Super Hornet.

evandro
Visitante
evandro

Não vejo os Bases Americanas na Colombia como uma preucupação para o Brasil e sim para o Sr Ditador Hugo Chaves e seus patetas Evo Morales e Rafael Correa. Hoje a melhor proposta para o FX2 é o da Boeing com o F18 E/F Super Hornet.

latino
Visitante

por essas e outras estou na torcida do gripen ng ,,que adianta ter caças e não ter dinheiro pra mante los em pleno funcionamento

sds

latino
Visitante

por essas e outras estou na torcida do gripen ng ,,que adianta ter caças e não ter dinheiro pra mante los em pleno funcionamento

sds

Leandro_O.
Visitante
Leandro_O.

Eu acredito que o Brasil esteja mudando no quesito DEFESA!
Não so na FAB, mas sim nas tres forças!
Acho que dinheiro não vai faltar.(tomara)

Gosto muito do projeto Gripen ng!Seria uma otima aerona para a FAB devido ao seu custo beneficio.
Pena que so vai ter um motor e com isso o risco de ejeção sobre grandes areas (mar, Amazonia) e maior do que dos outros comcorrentes do FX-2! Sem falar que ainda so e um projeto, e a FAB esta precisando de uma aeronave de combate multitarefa pra ontem!!!

Flwww Abraço!!!

Leandro_O.
Visitante
Leandro_O.

Eu acredito que o Brasil esteja mudando no quesito DEFESA!
Não so na FAB, mas sim nas tres forças!
Acho que dinheiro não vai faltar.(tomara)

Gosto muito do projeto Gripen ng!Seria uma otima aerona para a FAB devido ao seu custo beneficio.
Pena que so vai ter um motor e com isso o risco de ejeção sobre grandes areas (mar, Amazonia) e maior do que dos outros comcorrentes do FX-2! Sem falar que ainda so e um projeto, e a FAB esta precisando de uma aeronave de combate multitarefa pra ontem!!!

Flwww Abraço!!!