F-X2, o Dia do Aviador e a vitória que não foi anunciada

17

F-X2-vinheta7-poder_aereo

vinheta-opiniao-aereoHoje, dia 23 de outubro, é Dia do Aviador. Mas também era a data marcada para a visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff faria aos EUA. Além do encaminhamento (ao menos retórico) de algumas pendências entre os países, especulava-se que essa viagem poderia render uma boa notícia para a FAB (Força Aérea Brasileira). Parte da imprensa nacional e internacional acreditava que, durante a viagem, ou mesmo pouco antes ou depois da visita de Estado aos EUA, a presidente anunciaria o caça F/A-18 E/F Super Hornet da Boeing como o vencedor do programa F-X2, que visa a aquisição de 36 caças para renovar parte da frota de aviões de combate da FAB.

Porém, com o desgaste provocado pelas revelações dos documentos secretos, mostrando a espionagem da agência norte-americana em telefonemas e e-mails de autoridades do país, não só a viagem foi cancelada como o anúncio de um vencedor para o F-X2 foi adiado. Ao final do mês de setembro, a validade das propostas dos três concorrentes foi mais uma vez prorrogada por seis meses. Não é difícil imaginar que, tanto tempo depois da apresentação da melhor e última oferta (BAFO, em inglês) de cada consórcio, muitas das condições ali contidas terão que ser revistas quando da assinatura do contrato (se é que isso ocorrerá algum dia).

Super Hornet - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

As oportunidades perdidas

Isto é extremamente nefasto para o País. Primeiramente porque o Comando da Aeronáutica não consegue se programar no longo prazo (as autoridades civis respondem sempre que a decisão ocorrerá “em breve”), e necessita realizar verdadeiros malabarismos para manter uma força dissuasória mínima. Em segundo lugar, o País perde o melhor momento para negociar o financiamento, uma vez que o quadro econômico brasileiro se deteriorou, quando comparado com o poucos anos atrás. Por último, é importante citar as perdas em relação às oportunidades de desenvolvimento tecnológico e contrapartidas industriais.

Esta última questão merece alguns exemplos para cada uma das três propostas finalistas.

Quanto ao Super Hornet da Boeing, poderíamos estar participando das decisões, em conjunto com a Marinha dos EUA (que opera cerca de meio milhar de exemplares da aeronave), que envolvem a atualização do programa de desenvolvimento do caça, o que inclui melhorias nos motores, tanques conformais e casulos para armas externos de baixa observabilidade (o projeto do casulo poderia ser customizado para o lançamento de artefatos nacionais, por exemplo).

Gripen NG Demo decolando de Malmen - 6

No caso da proposta da sueca Saab, perdemos a oportunidade de entrar no início do programa de desenvolvimento do Gripen E/F (embora ainda haja algumas coisas a serem feitas). Quem soube negociar bem foram os suíços, que conseguiram entrar no programa num momento muito favorável, quando a Saab necessitava de um acordo internacional para viabilizar o projeto. Definitivamente, os suíços usaram sua condição de primeiro cliente internacional (o que ainda pode necessitar de ratificação por referendo popular) e conseguiram negociar importantes vantagens econômicas, financeiras e industriais.

Por fim, no caso do caça francês  Dassault Rafale, vale lembrar que em sete de setembro de 2009 o ex-presidente Lula chegou a anunciar o início de negociações para sua futura aquisição, porém antes que a análise dos três concorrentes fosse finalizada por comissão da FAB (COPAC – Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), num “atropelo” que acabou fazendo o Governo voltar atrás no anúncio. Porém, caso o Governo tivesse mantido sua decisão pelo Rafale, mesmo meses depois quando as análises ficaram prontas, o Brasil poderia ter negociado com os franceses diversos itens do padrão F4 do Rafale, como a customização do radar AESA (varredura eletrônica ativa) e novas gerações de outros sensores.

Rafale - foto A Galante - Poder Aéreo

Trégua no ‘front’ político para o F-X2: uma necessidade do País

Há quem diga que nada será decidido até o final desse ano. Muitos afirmam que, ao longo de um ano eleitoral como 2014, nada será anunciado a respeito de compra de caças. A não escolha de um vencedor tem se tornado frequente nos anos onde há eleição presidencial. Em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu não convocar o Conselho de Defesa Nacional (CDN) para escolher o vencedor do então chamado Programa F-X, temendo a contaminação da campanha daquele ano pelo tema (mesmo assim o CDN decidiu pela reforma dos aviões P-3 de vigilância marítima e a compra dos CN-295 de transporte). Na eleição passada (2010), quando o programa em questão já era o atual F-X2, o tema também foi deixado de lado para evitar qualquer desgaste que a candidata da situação viesse a sofrer com um eventual anúncio.

No entanto, está mais do que claro que esse processo já se arrastou muito além do que deveria, criando problemas para a Defesa Aérea nacional. É chegada a hora de se criar uma trégua política, abrindo assim espaço para uma decisão racional e necessária. Situação e oposição precisam buscar um entendimento para o bem do País. Isto já foi obtido em outras oportunidades, para outros temas nacionais. Por que não fazer o mesmo com o assunto F-X2, buscando um acordo em que uma decisão, por qualquer um dos concorrentes, não seja usada como munição eleitoreira? Uma trégua no front político beneficiaria a todos, e assim o Brasil deixaria de perder oportunidades econômicas, tecnológicas, industriais e de promover sua dissuasão, como vem perdendo há mais de uma década.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

O Comandante Saito já afirmou que a proposta do Gripen tem condições de ser absorvida pelo próprio orçamento da FAB. Está esperando o que? Pede uma audiência com o MD e a Dilmona, explica que não pode mais esperar, explica que a proposta do Gripen E/F tem carência e financiamento a perder de vista, e tem a melhor proposta de geração de ToT/empregos. E bola pra frente. Acerta 12 Gripen C em leasing por 5 anos enquanto aguarda a chegada dos E/F. O que não pode é aceitar passivamente mais este postergamento, “aguardando a decisão da presidência para breve”. E… Read more »

Edgar
Vader

Amigos, a única chance que tínhamos era de fechar o FX2 com a proposta americana, de longe a melhor para a FAB e para o país. Com a porcaria no ventilador que a Rede Globo jogou, e a onda de ufanismo-esquerdismo idiota que ela gerou, creio que essa chance se foi. A PeTralha-mor jamais decidirá pelos americanos agora. É como eu já disse amigos: não será decidido nada. Jamais houve uma real intenção de finalizar o FX2. O FX2 foi um engodo criado pelo ser mais maquiavélico da Terra, o Sr. Luís Inácio da Silva, e sua catrefa treinada em… Read more »

Guizmo

Até breve, Vader.
Abs

HMS TIRELESS

Que pena Vader! Seus comentários lúcidos irão fazer falta não apenas aqui como também no PB! Espero que em breve você possa retornar! Abs!

eduardo pereira

Falou Vader, tudo de bom pra vc irmao !!

Marcos

Vader, de fato, você irá fazer muita falta por aqui.
Um grande abraço e sucesso!

Rogério

Vader-Cps, boa sorte e abraço!

ivanildotavares

Prezado Vader,

Fico somente acompanhando os comentários (rarissimamente comento algo) mas os seus comentários eram referências para mim. Pronto, perdi. Além do mais os “esquerdistas” vão ficar mais a vontade.

Tenha muito sucesso nos seus novos compromissos!

Abraços
GUPPY

Klesson

Olá Vader,

Espero que você tenha sucesso e retorne logo aos seus comentários sempre corretos e diretos, para o bem maior da agonia dos esquerdopatas primitivos de plantão.

Boa sorte.

Abraços

RomauBR

É, agora as patas canhotas devem estar ovulando de alegria, o “cara do penico preto do mal” desceu do bonde… hauhauauha

Vader, tá saindo de férias com o Tigrinho? Hmmmm

joao.filho

Um grande abraco e tudo de bom, Lord Vader.

juarezmartinez

Vader! Bons voos cara, volte sempre que puder…

grande abraço

Guilherme Poggio
André Sávio Craveiro Bueno

Que a Força esteja com vc Vader!

F - 5

Nobre Lord Vader:

Mesmo discordando de vossa senhoria muitas vezes, aguardava seus comentários, pois sabia que eram sinceros.
Se por acaso algum “inimigo” aqui se criou, creia-me:
não conhece a democracia e a pluralidade de ideias.
Acredito que você tem mais amigos do que inimigos.
Nessa nova empreitada que você terá pela frente, sorte é pouco, desejo sucesso.
Volte sempre por essas bandas.
Abraços

rommelqe

Prezado Vader,
Diariamente acesso este blog.
Concordei com praticamente todos os seus comentários e faço deles uma referencia.
Grande abraço e um breve retorno.