Cenipa divulga relatório final sobre acidente que matou Eduardo Campos

36
Reprodução tela trajeto do aviao
Imagem mostra o trajeto feito pelo piloto antes da queda (linha vermelha) e a trajetória recomendada (linha preta) – Foto: Reprodução/Cenipa

Queda de avião vitimou ex-governador de Pernambuco e outras 6 pessoas. Relatório mostra que tripulação fez trajeto de pouso diferente do recomendado

Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgaram nesta terça-feira (18) o relatório final da investigação do acidente aéreo que vitimou sete pessoas, entre elas o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República Eduardo Campos, em agosto de 2014.

A queda da aeronave matou, além de Campos, os pilotos Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela, os fotógrafos Alexandre Severo e Macelo Lyra, o jornalista Carlos Percol e o assessor Pedro Valadares.

Logo no início da apresentação, o chefe do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, afirmou que a função dos técnicos que investigaram o acidente era identificar os fatores que contribuíram ou que podem ter contribuído para a queda do avião, e não atribuir culpa a ninguém.

“Não é finalidade nossa identificar aqui culpa ou responsabilidades de quaisquer pessoas ou instituições. Nosso trabalho é voltado para prevenção”, esclareceu.

A comissão de  investigação foi composta por 18 especialistas das áreas operacional (pilotos, meteorologista e especialista em tráfego aéreo, por exemplo), humana (médico e psicólogo) e material (engenheiros aeronáutico, mecânico e de materiais).

painelaviao620
Paineis do modelo para o qual o pilotos tinha habilitação (esq.) e do modelo que conduziam (dir.) – Foto: Reprodução / Cenipa

Entre os fatores que contribuíram para o acidente, o relatório destaca “a realização da aproximação num perfil de aproximação diferente do previsto demonstra uma falta de aderência aos procedimentos, o que possibilitou o início da sequência de eventos que culminaram com uma aproximação perdida”.

Outros fatores que também podem ter contribuído para o acidente foram o cansaço dos pilotos e a falta de treinamento específico no modelo Cessna C560 XLS+.

Leia a matéria completa no site do G1 clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frank Andrad

Nao creio na conclusão

Justin Case

Amigos,

Como previu o Justin, no mesmo dia do acidente (13 de agosto de 2014), em:
http://www.aereo.jor.br/2014/08/13/causas-do-acidente-com-citation-excel-que-levava-campos-ainda-sao-desconhecidas/#li-comment-286606

[i] “Amigos, boa noite.

Sem conhecer qualquer evidência além do que foi publicado na imprensa, eu creio que o fator inicial tenha sido uma desorientação espacial em situação de baixa visibilidade.
Essa desorientação pode então ter levado a uma das duas consequências abaixo:
– Nariz alto, baixa velocidade, perda de controle por estol e/ou parafuso;
– Curva descendente apertada, ainda sem visibilidade, resultando em CFIT – Controlled Flight into Terrain (colisão com o solo em voo controlado).”[/i]

Abraços,

Justin

Justin Case

Ou ainda, no mesmo post: “Amigos, A desorientação espacial mais comum é a que ocorre sem condições visuais, mas em que se mantém a carga de 1 G. Isso pode ocorrer em subidas suaves, que levam o avião a uma baixa velocidade, uma vez que não são acompanhadas de aumento de potência. De outra parte, uma inclinação de asas, com manutenção de carga G pode levar a uma espiral descendente. Em ambas as situações, seja a de estol ou à de espiral descendente, a recuperação da orientação espacial (obtenção de contato visual com o solo ou com o horizonte) talvez… Read more »

Justin Case

Amigos,

Este é o link para download do relatório completo (pdf), obtido do site da FAB:

http://www.potter.net.br:8080/Public/media/media/rf/pt/RF_A_134CENIPA2014_PR-AFA.pdf

Abraços,

Justin

Marcelo-SP

Não foi o Cenipa que disse que a caixa-preta estava destruída e não seria possível obter os dados do avião? Pois é… Se haveria algo incomum com a aeronave, a caixa-preta não pode contar, não é? Então, qualquer conclusão fica capenga…

Matheus

Discordo Marcelo-SP, o Cenipa teve acesso a outros tipos de dados como os disponíveis sobre o funcionamento dos motores, radar, conversas entre a aeronave e a torre… Junto a isso tinham os restos da aeronave que poderiam ser analisados para se observar possíveis falhas técnicas ou erro de configuração da aeronave. Como o acidente ocorreu, ninguém nunca saberá, mas que procedimentos não foram seguidos, que os pilotos não tinham o devido treinamento, que as condições climáticas eram péssimas, o co-piloto tinha algumas limitações psicológicas (inclusive o piloto já havia reclamado da demora de resposta a determinadas situação) e tudo isso… Read more »

hamadjrh

Então para que serve um carta de aproximação?

Hawk

Parece que o Cenipa está passando a impressão (pelo menos nessa reportagem) que a diferença entre um modelo e outro do mesmo avião é a mesma diferença entre F-22 e um 777! Parece que os pilotos só estavam preparados para um Cessna Skyline e não um Cessna 560! Quantas coisa mudam do XLS para o XLS+?Quantas horas esses pilotos já tinham nesse avião especificamente?Alguém sabe responder?

carlos alberto soares

Caro Jaguar Justin Case 19 de janeiro de 2016 at 18:08
Perfeito recolocar seus comentários da época.
Acrescento:
O Planejamento do voo na sua fase final não existiu.
As condições climáticas não eram péssimas como afirmaram ai em cima.
Havia restrições, porém a aeronave e o aeroporto/aeródromo operam por instrumentos.
O Jaguar “matou a pau”.
Lamento pela perda de vidas e pelos familiares.

carlos alberto soares

Tomo a liberdade, bateu com o CENIPA:
“Vader 13 de agosto de 2014 at 18:51
Lembrando que acidente aeronáutico raramente tem uma única causa.”

Celso

Exatamente isso o q diz o Cenipa, nao eh sua atribuicao apontar culpados, mas sim colocar a investigacao como analise apontando erros q levaram a tal situacao e com isso enfatizar solucoes para q nao ocorram mais. Outra coisa, estava claro desde o inicio q a partir dos procedimentos de aproximacao q isso poderia levar a uma tragedia. Realmente, qualquer transicao de uma aeronave para outra requer cumprimento de normas opeiracionais e Groud School q geralmente sao ditadas pela FAA e seguidas pelas demais agencias de aviacao no mundo (Brasil incluso via ANAC). Mas a pergunta q requeria maior enfase… Read more »

wwolf22

Esse Cenipa eh uma piada… e esses oficias que la estão são outra piada…

Vader

A culpa foi dos pilotos…

(segundo o CENIPA)

Arthur Duval

Caiu tudo nas costas da tripulação. Morto não está ai pra se defender.

Kolchak

o CENIPA faz igual bandido, bota a culpa em quem morreu pra encerrar caso.

Celso

wwolf22 , Arthur Duval e Kolchak Eu assisti integralmente a leitura do relatorio da Cenipa feita pelo ten coronel……estou certo q entendi e compreendi corretamente a forma e conteudo do q foi lido e relatado por este oficial. Em nenhum momento ele enfatizou a culpabilidade dos pilotos, somente registrou os dados a q chegaram os investigadores e q sao na verdade contribuintes do acidente…ou sera q voces entendem q nao haverao responsaveis. Os pilotos sao fatores contribuintes e final deste acidente, mas tudo teve um inicio para tal desfecho a comecar pela contratacao dos mesmos, eles nao estavam aptos a… Read more »

Júlio JCA

Antes da dar opiniões, leiam o relatório

Kolchak

a avaliacao do CENIPA é tendenciosa e forçada, ao colocar como um fator que contribuiu para o acidente, a falta de habiltacao dos pilotos, por uma questao burocratica, num modelo similar

carlos alberto soares

Com raras exceções, quanta besteira postada. Jesus !

Aéreo

Eu li o relatório (tenho por habito ler relatórios do CENIPA) como aprendizado continuado. Vou emitir algumas opiniões pessoais sobre ele. O CENIPA fez um relatório “caprichado” sobre o acidente, no mesmo molde dos do GOL 1907 e TAM 3054. Relatório que o CENIPA não costuma fazer em acidentes parecidos da aviação executiva e geral. Claro que a importância do passageiro mais famoso do avião justifica o detalhamento da investigação. Não é uma crítica o que direi e sim um elogio e uma reflexão. Por não ter gravador de dados, o detalhamento dos sistemas de comando da aeronave. Todos os… Read more »

carlos alberto soares

Isto são condições adversas, lembro que há piores:
https://www.youtube.com/watch?v=ee422jv3mcM#t=192.200226

carlos alberto soares

Caro Aéreo 20 de janeiro de 2016 at 23:42
Muito bom seus comentários.
Cel Rinaldo Nery também será bem vindo nos comentários.
Ressaltando, essa aproximação foi muito incomum e não segue os padrões e resultou em outros fatores no pouso (fracassado). Desorientação espacial, inépcia com o equipamento, visibilidade, fadiga humana, relacionamento ruim entre os comandantes e muito +++++.

Celso

Carlos Alberto Soares, sempre leio c interesse renovado a todos os comentarios. Por certo q os seus tbm. Eh obvio q temos aqui como e em outros locais, comentarios e opinioes das mais diversas matizes do conhecimento aeronautico. Aqui se misturam os conhecimentos e por certo sempre se aprende um pouco mais com aqueles mais bem capacitados e conhecedores. Seu comentario nem sempre corrobora, incentiva ou abre espaco para esta diversidade. Se tens tanto conhecimento e quer ser formador de opiniao, vc esta no lugar errado, aproveite este plus e comente em forma de exclarecimento q observo e parece q… Read more »

carlos alberto soares

Celso 21 de janeiro de 2016 at 9:31 Aceito a pequena parte do elogio. Quanto as críticas fique com elas, são sua propriedade. Não vou mudar simplesmente pelo que o senhor “acha”. /////////////////////////////////// ” Seu comentario nem sempre corrobora, incentiva ou abre espaco para esta diversidade.” Isso cabe a cada um, iniciativa é bem vinda sempre. Aqui não é uma escola infantil. /////////////////////////////////// “….quer ser formador de opiniao…..” Nunca me apresentei como tal, cite em que tópico e fato fiz pleito a isso. //////////////////////////////////////// “….vc esta no lugar errado…………” O senhor é quem vai me julgar ? Cresça ! ////////////////////////////////////////… Read more »

carlos alberto soares

Caro Aéreo 20 de janeiro de 2016 at 23:42
Laudo “paralelo” apresentado, creio que o Colega o tenha lido.
Vosso comentário e de outros foristas são muito bem vindos.

carlos alberto soares

Colegas, procurei o relatório paralelo e não está disponível ou não fui feliz, alguém tem o link ?

carlos alberto soares

De qualquer forma considero o relatório do CENIPA como o correto.
Acrescento os comentários dos Fabianos, são do metiê !

Celso

Prezado Carlos, sua resposta esta aquem de suas possibilidades….ademais sua memoria eh muito curta em certos aspectos…leia c atencao seu comentario do dia 20 as 22,46 entre outros q ja poderia ser comentado anteriormente………besteiras ou nao, as sua tbm tem sua cota……. aqui a maioria esta em constante curva de aprendizado , alias, eh exatamente por isso q o site existe, para motivar e nao desmerecer. ..Arrogancia…em q ponto vc leu ou entendeu isso…, acredito q vc extrapolou ao nao entender ou compreender o meu comentario. Por educacao e por me identificar , nao esperava tamanha resposta desproporcional…… Ao citar… Read more »

Rinaldo Nery

Aéreo, parabéns pelos comentários. Também concordo que o relatório foi bem feito (na minha opinião). Não entendi a crítica de alguns ao CENIPA. O que esperavam? Como piloto profissional acho que temos que parar com essa hipocrisia de querer livrar a cara dos tripulantes. Com todo respeito aos mortos, mas se fizeram m.. tem que ser dito. Parem com esse papo de que “não estão aqui pra se defender”. Os franceses do AF447 também não estão, e fizeram muita cagada. Os parentes, esposas, filhos, é óbvio que não querem ler que a culpa foi do marido, do papai etc. Na… Read more »

carlos alberto soares

Caro Cel Rinaldo Nery 21 de janeiro de 2016 at 22:53
Perfeito.
Não me lembro da lista de aeronaves (modelos, faabricantes etc ….) que o Senhor pilotou e é hábil para tal.
Mas como afirmei logo acima, considero neste episódio a opinião dos FABianos fundamental.
Detalhe:
Não consigo encontrar o tal relatório “paralelo”.
Contraditaram, a tréplica seria de grande valia de vocês:
Justin Case, Aéreo, Cel Ney e outros Caros Pilotos.
Abraços.

carlos alberto soares

Ceasar non supra grammaticos
Barba non facit philosophum
Veritatis simplex oratio
Malo tutus humi repere quam ruere.
Sempre goste do Latim, quando bem Jovem tive a oportunidade de estudar por três anos.
É incrível como expressa de forma simples e verdadeira.
Dementis convitia nihil facias.

Celso

Mais uma vez, parabens pelo seu latin, aprendi mais um pouco, mas sera q poderia traduzir, afinal nem todos tiveram a oportunidade de estudarem este idioma a muito extinto nas escolas catolicas……………

A colocacao do Rinaldo Nery expressa exatamente o q penso e coloquei acima. Este relatorio nao condena ninguem, mas aponta as possiveis falhas q levaram ao desastre e correcoes sugeridas. Por obvio q familiares nao querem esta a pecha do erro fique na memoria de seus entes queridos……….mas ai eh outra historia e nada vai mudar o fato desta tragedia. Sds

carlos alberto soares

É Troll, tá provado.
Todo mundo sabe que sou Judeu Sefardi ……. “escolas católicas” …. Kkkkk …..
“Na mitologia nórdica quando o Deus Odin encontrou-se com o rei dos trolls (criaturas mitológicas) perguntou o que era preciso para que a ordem vencesse o caos. O rei dos trolls disse: “me dê um olho seu que eu lhe digo”. Odin arrancou um olho e entregou ao rei dos Trolls, ele então respondeu : “o segredo é manter os dois olhos bem abertos”.”
Rsrsrsrs ….. Caiu !

Renan

Carlos Alberto Soares, sim, é troll, não vale atenção alguma.

carlos alberto soares

Caro Renan 22 de janeiro de 2016 at 23:40
Valeu, obrigado.
Sds

Celso

Carlos Alberto, nao me importo c sua origem (pura tolice), nao perguntei e nem te ofendi, nao estou nem ai qto a isso, saiba q eu tenho origem Arabe e nem por isso discrimino ou me sinto superior a ninguem, respeito e espero ser respeitado tbm, coisa q vc c sua origem parece q nao aprendeu ou entende……..no mais, baita bobagem de sua parte querer se colocar dessa forma……….nao basta ter os dois olhos, miopia se corrige c oculos ou cirurgia……….parabens mais uma vez por sua aula de historia ou mitologia, vivendo e aprendendo como digo. Infelizmente, vem voce aqui… Read more »