Oficial aviadora, em caça F-16, liderou ataques dos Emirados a alvos do EI

33

Major Mariam Al Mansouri - mulher piloto de F-16 que liderou ataque dos Emirados ao EI - foto via The National

Major é a primeira mulher piloto de caça dos Emirados Árabes Unidos

Na quinta-feira, 25 de setembro, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) nos Estados Unidos, Yousef Al Otaiba, confirmou que a primeira mulher piloto de caça dos EAU liderou a recente ação da Força Aérea dos Emirados contra alvos do Estado Islâmico (EI). A declaração, publicada pelo jornal The National dos EAU, foi dada ao vivo pelo embaixador em programa televisivo de entrevistas americano, quando este falava sobre o compromisso dos Emirados no combate ao EI.

“Eu posso confirmar, oficialmente, que a missão de ataque dos Emirados Árabes Unidos na noite de segunda-feira foi liderada por uma piloto de caça mulher, Mariam Al Mansouri”, disse o embaixador, que completou: “Ela é totalmente qualificada, altamente treinada, pronta para o combate e está numa missão.”

F-16 Desert Falcon dos Emirados em Nellis durante Red Flag - foto USAF

A major Mariam Al Mansoui é piloto de F-16 e tem 35 anos de idade. Tem formação em literatura inglesa e foi a primeira mulher a entrar no Khalifa bin Zayed Air College, onde se graduou em 2008. A participação dela na missão gerou um debate nas mídias sociais, com apoiadores publicando sua foto no Twitter, com elogios.

Os Emirados, juntamente com Arábia Saudita, Jordânia, Qatar, Bahrein e Estados Unidos se aliaram para lançar uma série de ataques aéreos contra membros do Estado Islâmico na Síria. A esse respeito, o embaixador Al Otaiba afirmou: “Faremos tudo que for preciso para derrotar o EI e outras formas de extremismo.” Ele reforçou a importância de nações Árabes e Muslim em se contrapor ao EI, vendo este como a ameaça que é: “Considero importante para nós, moderados Árabes e moderados Muslims, darmos esse passo acima e dizer que isso é uma ameaça contra nós. É uma ameaça para o nosso país, para o nosso modo de vida.”

Major Mariam Al Mansouri - mulher piloto de F-16 que liderou ataque dos Emirados ao EI - foto 2 via The National

FONTE / FOTOS DA MAJOR: The National (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DO MEIO: USAF (em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu embora eu ache que não tem nada que deixe um radical mais **to do que ver mulher por cima dele, acho que é um erro divulgar nomes e imagens dos pilotos envolvidos nos ataques.

Imagino que até hoje Israel evita dar nomes e imagens de seus tripulantes, temendo represálias contra eles e seus parentes por terroristas. Imagino que o EI tenha gente coletando essas informações para futuras represálias.

M@K

Oi Clésio…
Também concordo com a tua opinião…esse tipo de informação deveria ser restrita.

joao.filho

Em primeiro lugar, devo tirar o chapéu para essa oficial aviadora. Mas em segundo lugar, ter publicado a foto dela é como implorar aos fanáticos do ISIS, Al Qaeda, e etc para colocar a cabeça dela na ponta de uma lança o mais rápido possivel. Decisão deplorável e descabelada mesmo.

Vader

Eu já acho que o fato é um recado pros jihadistas, cercado de simbolismo. É como dar um tapa na cara dos vagabundos.

Brandenburg

Provavelmente é uma política de Estado para mostrar ao mundo que um país muçulmano dá às suas mulheres os mesmos direitos que aos homens(aparentemente).O problema é que a major, assim como os demais pilotos, quando saem da base aérea estão cada um por si, assim como seus familiares. Não têm todo um corpo de segurança à disposição 24 horas por dia..Esperemos que não tenhamos que ver algum deles sequestrado, vestido de laranja ou vítima de uma explosão em algum canto.Talvez então seus superiores aprendam que a vida deles é mais importante que a propaganda do Estado.

Guizmo

A mensagem aí é clara.

Para os extremistas: veja, uma mulher lidera o ataque contra vocês

Para o mundo: não coloquem todos os países árabes num mesmo saco.

Abs

Anderson

Guizmo

Acho que o recado é exatamente esse.

Abs

Blackhawk

Vader, no sentido amplo, realmente é carregado de simbolismo. Mas individualmente compromete ,ao meu ver, pelo menos, a tranquilidade dela e da família dela.

Franco Ferreira

Ué!? Não entendo mais nada! Não são estas Senhoras que não podem mostrar desde a face aos tornozelos em público? Não são elas, também, a quem os homens não se dirigem verbalmente?

Até, parece-me, não podem dirigir automóveis… Aviões podem?

Franco Ferreira

Franco Ferreira 26 de setembro de 2014 at 18:20 # Ué!? Não entendo mais nada! Não são estas Senhoras que não podem mostrar desde a face aos tornozelos em público? Não são elas, também, a quem os homens não se dirigem verbalmente? Até, parece-me, não podem dirigir automóveis… Aviões podem? Your comment is awaiting moderation. TODOS OS ASSUNTOS QUE COMENTO NO SITE OU REMETO À REVISTA PASSAM POR MEU CRIVO PESSOAL, ANTES DE FAZÊ-LO. QUANDO SÃO DUVIDOSOS, PARA MIM, REMETO-OS AOS EDITORES; AI SIM, PARA MODERAÇÃO PELOS VALORES QUE SÓ A ELES INTERESSAM. NÃO HAVENDO “LINK” NESTE COMENTÁRIO EM QUESTÃO,… Read more »

Alexandre Galante

Tem dia que o Askimet cisma com alguém.

Rinaldo Nery

Graduada em 2008, e já é Major depois de 6 anos? Que raio de interstício é esse? Caramba…
Demorei 14 anos pra ser promovido a Major.

Franco Ferreira

Não é “celeuma”, Amigo; é fato. Forte abraço.

Franco Ferreira

Não se preocupem, Amigos.Há dias que eu não consigo falar com ninguém! Forte abraço. Franco

Guizmo

Prezado Franco,
Os EAU não tem essa restrição às mulheres, como mencionou. Lá, assim como na Jordânia e Líbano, existe maior liberdade para as mulheres.

É bem verdade que existem muitas mulheres nesses 3 países que citei, que usam vestimentas que as cobrem, mas o fazem por vontade própria, não por obrigação.

Sobre outros países, não posso cometar, pois nunca estive.

Abs

weber_eng

Deveriam preservar a aviadora mas, como arma psicológica contra os fanáticos, é ótimo!
Segundo a crença deles, se forem mortos por uma mulher eles não vão para o Paraíso!

HMS TIRELESS

Esses jihadistas são a escória da humanidade, praticam uma forma absolutamente deturpada e mentirosa de islamismo. Assim é realmente confortante e animador saber que eles estão sendo bombardeados e mortos por uma mulher. A verdade senhores é que por mais que a Stella Wanda diga o contrário a verdade é que não há como dialogar com esse animais. Devem mais é levar bomba na cabeça para aprender a ser gente.

Iväny Junior

Pilotando o fogão de uma boca só (no caso, uma F110). Brincadeiras à parte, esta é uma guerra difícil de se travar. Muçulmanos assumindo parte das ações, pode intimidar os fanáticos e frear a adesão de outras pessoas aos grupos terroristas.

Carlos

“Franco Ferreira
26 de setembro de 2014 at 18:31 #

Até, parece-me, não podem dirigir automóveis… Aviões podem?”

Aviões não se dirigem, …… pilota-se.

Carlos

Cel Nery

tens informações sobre essas promoções de oficiais em outras FA’s ?

Talvez no Brazil as coisas são mais lentas ?

Carlos

Creio que cerca de 95% dos comentários acima tem suas razões e são defensáveis e adequados sobre todos os aspectos.

Mas minha opinião pessoal é:

EAU tem um controle/monitoramento muito forte sobre grupos opositores etc…, mas a prudência manda em outra direção.

Uma declaração dessa oficial “a la Israel” como demonstro abaixo, com ela no cockpit do F 16 teriam um efeito muito maior. O vídeo á apenas para demonstração,
cliquem iniciar em 2″41′ :

Carlos

Ops faltou o link, cliquem iniciar em 2″41′ :

https://www.youtube.com/watch?v=mBTVHeSyP_w

Carlos
Carlos
Alfredo Araujo

E será q o nome dela é realmente esse o divulgado ?
rsrs