Super Hornets da RAAF decolam de Amberley no Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto MD Australia

Desde 15 de julho até 5 de agosto, ocorre no norte da Austrália um grande exercício bilateral entre forças militares da Austrália e dos Estados Unidos, o Talisman Saber 2013. O exercício bienal tem a particularidade de envolver, no ar, o mesmo modelo de avião de caça operando na RAAF (Força Aérea Real da Austrália) e USN (Marinha dos EUA), o F/A-18 E/F Super Hornet (operado apenas na versão F na RAAF).

As fotos mostram preparações e decolagens de caças F/A-18 F australianos a partir da Base Aérea de Amberley, no norte da Austrália, e de F/A-18 E norte-americanos a partir do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington (CVN 73), da Marinha dos EUA, posicionado no Mar de Coral.

Super Hornet da RAAF prepara-se para decolar de Amberley no Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto MD Australia

Super Hornet da USN do Diamondbacks - VFA 102 - no CVN 73 sendo lavado para o Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto USN

Super Hornet da USN decola do CVN 73 no Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto USN

Segundo o Ministério da Defesa da Austrália, cerca de 28.000 militares australianos e norte-americanos estão tomando parte no exercício de 21 dias, no momento sendo realizado no Mar de Coral e áreas de treinamento militar na parte central e norte de Queensland. Atividades de apoio também ocorrem nas águas do Mar de Timor e de Arafura, assim como em Queensland e no Território Norte do País.

A Marinha dos EUA destacou que o Talisman Saber 2013 visa aprimorar a prontidão e a interoperabilidade da Força de Defesa Australiana  (Australian Defense Force – ADF) e as Forças Armadas dos EUA, formando uma Força-Tarefa Combinada e Conjunta.

Super Hornet da RAAF em Amberley preparando-se para decolagem no Talisman Saber 2013 - foto MD Australia

Super Hornet da USN decola do CVN 73 no Talisman Saber 2013 no Mar de Coral - foto 2 USN

FONTES / FOTOS: Marinha dos EUA e Ministério da Defesa da Austrália (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

NOTA DO EDITOR: o exercício Talisman Saber 2013, como diz o texto, envolve cerca de 28.000 militares, e as imagens dos caças Super Hornet australianos e norte-americanos ilustram apenas uma pequena parte do que é esse grande exercício, que também envolve missões em terra com carros de combate M1 Abrams, blindados M113AS4, helicópteros de ataque ARH Tiger e de transporte MRH-90, meios navais como o HMAS Choules Boatswain, USS Blue Ridge (navio de comando, operando helicópteros Seahawk) entre outros, operações de desembarque anfíbio, além de diversas outras aeronaves como P-3C e C-17A. O Ministério da Defesa da Austrália disponibilizou página com vídeos, informações (em inglês) e fotos do exercício. Clique aqui para acessar mais de 650 imagens, que podem ser baixadas em alta resolução, de diversos meios operando no Talisman Saber 2013.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments