Grupo de Aviação nº 8 da FACh, que voa o caça F-16 MLU, completa 65 anos

8

65 anos do 8 Grupo de Aviação do Chile - F-16MLU ao fundo - foto FACh

Na última quinta-feira, 30 de maio, a Força Aérea do Chile (FACh) comemorou os 65 anos de existência do “Grupo de Aviación Nº 8”, em cerimônia militar realizada na V° Brigada Aérea. A unidade da FACh é conhecida hoje por voar os caças F-16 MLU adquiridos usados da Holanda a partir da Base Aérea Cerro Moreno, de Antofagasta, no Norte do País – um dos caças é visto sob um hangarete nas fotos, assim como um exemplar de Mirage M-5 “Elkan” que já equipou a unidade.

A celebração foi presidida pelo Comandante da Ala Base Nº 1 e Guarnição Aérea de Antofagasta, Coronel de Aviação (DA) Orlando Franchi, junto ao Comandante do Grupo de Aviação Nº 8, Comandante de Grupo (A) Francisco Pizarro – este destacou na ocasião o nível operacional da unidade. Houve também um desfile aéreo e terrestre.

65 anos do 8 Grupo de Aviação do Chile - F-16MLU atual e Mirage histórico ao fundo - foto FACh

História do Grupo de Aviação Nº 8

Em18 de maio de 1948, a FACh determinou a formação da unidade como um Grupo de Bombardeiro Pesado baseado em Quintero, dotando-a de aeronaves  B-25 “Mitchell”. Seis anos depois, o “Grupo de Aviación Nº 8” foi transferido para a Base Aérea Cerro Moreno, sendo reequipado com aviões B-26, tornando-se também a unidade de maior poder ofensivo da FACh.

Ao longo da história, o Grupo n° 8 operou também jatos DH- 115 “Vampire”, Hawker Hunter e Mirage M-5 “Elkan”. Este último foi substituído em dezembro de 2006 pelos atuais caças-bombardeiros F-16 MLU, adquiridos da Holanda.

Em 2000, o Grupo também incorporou aviões de transporte médio Casa 212 e helicópteors Bell-412, além de pessoal de Forças Especiais, num conjunto que também cumpre a função de satisfazer necessidades de transporte e resgate.

F-16 MLU Chile - foto FACh

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile – FACh (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

O Chile nos passa a perna de novo…

Mas acho que eles poderiam investir mais em indústrias, talvez expandindo a Enaer…

E um estaleiro local, para fazer ao menos naves patrulha, iria muito bem.

Colombelli

É impressão minha ou não se notam grandes exercícios militares no Chile, inclusiva da FACH?

thomas_dw

A Forca Aerea e a Marinha do Chile usam uniformes inspirados no padrao do Reino Unido, o seu Exercito, uniformes inspirados no Exercito Alemao, mais precisamente, no uniforme usado no periodo da Alemanha Nazista.

Vader

Caro Thomas, hoje em dia o Ejército de Chile se parece mesmo é com o US Army e com os demais exércitos modernos:

http://www.flickr.com/photos/ejercitodechile/sets/72157626066939334/

Colombelli

Thomas, certa feita, nos idos de 1995, tive a oportunidade de ver generais chilenos de perto e eles de fato tinham o uniforme muito semelhante ao alemão da segunda guerra, inclusive a cor (Uniforme de gala). O capacete do exercito deles era de mesma inspiração na época, mas a farda operacional era baseada no hoodland norte-americano. Hoje eles usam unformes de origem norte-americana, inclusive nos fuzileiros navais. Isso até tirou um pouco da identidade deles. Alguns uniformes da marinha ainda são inspirados nos britanicos ( exemplo, os marinheiros usam boinas e a cor da farda é a mesma do uniforme… Read more »

colombelli

errata: woodland ao inves de hoodland

[…] Grupo de Aviação nº 8 da FACh, que voa o caça F-16 MLU, completa 65 anos […]