O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta sexta-feira de “intromissão”classificou nesta sexta-feira de “intromissão” o pedido de informações feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos à fabricante sueca de aeronaves Saab sobre a venda de caças Gripen ao Brasil, assinada em 2014.

“Eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão dos Estados Unidos em uma coisa de outro país. É descabida essa informação. Não sei qual é a informação que eles estão pedindo, também não quero fazer julgamento precipitado, mas não tem sentido pedir informação de um avião que o Brasil comprou”, respondeu Lula ao ser questionado sobre a intimação em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.

Lula disse ainda que os norte-americanos são “meio hegemonistas”, e que reclamaram após o Brasil decidir não comprar os seus F-18. Durante a escolha dos novos caças, o governo brasileiro considerou os F-18 americanos, os Gripen suecos, e os Rafales franceses. A compra foi realizada durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, mas era estudada desde o primeiro mandato do petista, no início dos anos 2000.

Na entrevista, o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros, após a aeronave presidencial que o traria de volta do México enfrentar problemas durante um voo.

Lula também assegurou que o ministro da Defesa, José Múcio, permanecerá no cargo, afirmando que ele não perdeu importância mesmo após críticas públicas que fez sobre a influência da diplomacia em decisões do governo.

AVISO DOS EDITORES: conforme as regras do blog, comentaristas que utilizarem o espaço de comentários para proselitismo político, independentemente da ideologia, terão os comentários apagados e, caso insistirem, serão banidos.

FONTE: Reuters / Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

337 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

juggerbr

Nem ofendi ninguém…. Pelo visto será o post com recorde de comentários apagados/bloqueados…

RESPOSTA DOS EDITORES: O MOTIVO DO SEU COMENTÁRIO SER APAGADO ESTÁ NO AVISO DOS EDITORES AO FINAL DA MATÉRIA E NAS REGRAS DO BLOG.

VOCÊ JÁ FOI CONVIDADO A LER AS REGRAS, APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Adriano RA

Nada de incomum nessa solicitação. Nos EUA as coisas funcionam assim. Todas as empresas passam por isso e provavelmente não tem nada a ver com o governo brasileiro. Agora é a vez da SAAB, mas tudo normal. Provavelmente foi pressão de lobistas de empresas locais, querendo prejudicar a SAAB.

Eduardo Neves

Aí meu deus do céu, como os EUA são corretos né!? 😂😂😂😂😂😂😂😂

Adriano RA

Quer que eu explique o post? Eu disse exatamente o contrario de sua interpretação. Só disse que o que está acontecendo com a SAAB neste caso é algo completamente natural nos EUA. Aliás, até no Brasil houve investigação. Isso nem deveria ser notícia, de tão comum que é. E o povo aqui entra em desespero e sai xingando meio mundo. É doentio…

Luiz

Cara, sério, você está de brincadeira. Acreditar no que EUA fala? Voce enlouqueceu?

Rafa

Não entendo qual é a real necessidade que se tem de comprar um avião presidencial novo. Quer dizer, eu sei sim. O que eu quero dizer é que se vc viaja 50x com o seu carro, há uma chance do seu carro dar alguma falha. Não é por isso que vc tem que trocar de carro. Realiza a manutenção adequada e volta a andar de carro. Tenho certeza que quase todos os brasileiros pensam assim… A crítica não é a uma pessoa, ou um partido, ou ainda a uma ideologia política. A crítica é a falta de senso no gasto… Read more »

Nicholas

Cara, esses aviões tem mais de 20 anos, e embora não sejam tão usados quanto um avião comercial, provavelmente já estão perto do limite na qual podetiam ser reaproveitados pra alguma outra coisa. Seja a venda pra quem quer que queira, seja pra qualquer outra função dentro da própria FAB, sendo mais provável a primeira do que a segunda. Uma coisa que realmente eu não vejo problema é nossas forças armadas sendo melhor equipadas. A PR recentemente fez o anúncio do aumento do número de Gripen a ser adquirido, subindo o número das 40 previamente anunciadas no grupo verno passado… Read more »

Rafa

Entendo seu ponto de vista, mas discordo (em relação ao avião presidencial). O que fiquei sabendo (por favor não apaguem o post, já estou avisando de antemão que há uma chance de ser verdade ou não), foi que o Sr Presidente estava alcoolizado e que deu um escândalo dentro do avião presidencial, esmurrando a porta do comandante e exigindo a descida da aeronave, o que o levou a realizar diversas “reflexões” “existenciais”, inclusive a troca da aeronave. Ora, com o governo anterior a troca não foi cogitada (e seria duramente criticada). E logo nos primeiros dias do governo atual, já… Read more »

Ricardo

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Underground

Não duvido que renovem toda a frota do GTE, afinal é necessário transportar as autoridades de um lado para outro.

José Gregório

Exatamente. E recentemente foram à Itália participar de evento privado, às nossa custas, pela FAB.

Saldanha da Gama

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 23 dias atrás by Fabio
Underground

E bom lembrar que a há outra investigação em andamento na França, também envolvendo venda de armas ao Brasil.

Jorge Cardoso

Bem lembrado.

Carlos Campos

é o ataque ao Brasil pelo posicionamento do governo atual

José de Souza

Que baboseira, hein? bela chance de ficar calado perdida…

Chris

Na CNN saiu que a desconfiança é sobre “tráfico de influência” por parte do barbudo.

Isto… 10 anos depois da assinatura do contrato !

Ou acharam alguma coisa… Ou…

Last edited 23 dias atrás by Chris
Camargoer.

O contrato foi assinado pela presidente DIlma. O ex-presidente estava tão envolvido nestes assuntos quanto a ex-embaixadora dos EUA contrata pela Boeing para fazer lobby.. ou Obama na presidência fazendo pressão pelo F18, o rei de Suécia fazendo lobby pelo Gripen e o presidente da França defendendo o Rafale…

no fim, o escolhido foi o Gripen, que era mais barato, com melhor pacote de offset e melhor ToT…

Então, chegamos ao ponto no qual a corrupção era a favor do menor preço…

eita nóis.

José Gregório

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eduardo Neves

Vc acha mesmo que a Boeing não ofereceu dinheiro por baixo dos panos???? Para com isso, os EUA são um dos países mais corruptos do planeta terra, o problema ( se foi corrupção) é que a corrupção não beneficiou eles, será que é tão difícil enxergar isso, galera faz malabarismos pra defender a raposa…

Santamariense

“Então, chegamos ao ponto no qual a corrupção era a favor do menor preço…

eita nóis.”

Ora, por favor, não subestime a inteligência alheia!!! Em corrupção, aquele percentual da “mordida” existe, mesmo no menor preço…

Eduardo Neves

Pois é meu amigo, loucura isso, acho que o Brasil deve fechar novos acordos militares com a China pra diversificar nossas apostas, países como os estados unidos querem alianças incondicionais, onde o Brasil deve sempre seguir os ditames de Washington e como patriota que sou acho que é muito pouco para um país como o nosso, temos que diversificar nossas parcerias pra não ficar refém dessa gente.

Argos

Bom dia, meu caro!
É possível ter corrupção, mesmo sendo sobre o item de menor valor. Ainda não se sabe se houve realmente corrupção nessa compra mas a Saab poderia ter subornado os “tomadores de decisão” para escolherem o seu caça ou superfaturado o valor dos mesmos, mesmo sendo o menos caro de todos.
Só espero que os EUA não embarguem itens do Gripen ou da Embraer…

Gavião

Se houve tráfico de influência, não sei, só sei que Lula preferia o Rafale e chegou a anunciar isso. No fim, deu o que a FAB queria.

Camargoer.

Pois é… de modo geral, cabe ao presidente decidir, contudo a FAB se colocou contra o Rafale.

Que seja….

O presidente voltou atrás, mas isso inviabilizou politicamente a decisão do Fx2 naquele momento, ficando para sua sucessora que escolheu o Gripen.

Faria mais sentido questionar a decisão do presidente pelo Rafale do que sua interferência na escolha do Gripen pela sucessora…

lógica aristotélica.

Qual o sentido de escolher o Rafale para fazer tráfico de influencia pelo Gripen depois? Talvez porque nunca importou qual foi o avião escolhido.

Rodolfo

Ele nem era mais presidente, a decisão foi da Dilma.
Aliás quando era tinha cantado que o Rafale seria o vencedor quando o Sarkozy esteve em Brasilia.
E dos contratos do FX2, o Gripen era o mais barato… seria estranho ter desvio de dinheiro assim.

Eduardo Neves

Teve desvio de escolha kkkkkk

Camargoer.

Foi o que eu escrevi …

J Moura

Suspeita de corrupção?

elias

está corretíssimo esta investigação,

Flávio

Imagina aí, um cara que não têm nada com tua vida, querer saber informações bancárias sua? É isso q esses caras estão querendo fazer!

Gavião

Boa, imagina que vc fez um empréstimo de casa própria no BB, e a CEF quer saber os “detalhes” desta operação. Pelo amor, desde quando os EUA tem procuração do planeta para agir como seu dono?

Nei

Desde quando a sua tecnologia está embarcada no Gripen! Diversos itens inclusive.

Desde quando a Suécia entrou para Otan, talvez.

Camargoer.

Foi o que eu escrevi… o objetivo é acessar as informações sigilosas da Saab para dar uma vantagem competitiva para a Lockheed em futuras licitações.

Eduardo Neves

EUA não tem que investigar nada aqui, eles tem que se preocupar é com proliferação de miséria lá no país deles, isso sim…

Nei

Eles solicitaram informações a SAAB e não aqui, não é?

Faver

E quando negaram a compra do F-4 Phantom ou da adoção do canhão vulcan no AMX? Qual era o posicionamento?

Carlos Campos

Posicionamento de que era Demais para o Brasil.

Chris

Na CNN saiu que a desconfiança é sobre “tráfico de influência” por parte do barbudo.

Mas ja se passaram 10 anos… A não ser que tenham achado alguma coisa… É estranho se “preocuparem” só agora !

Mas com esse tipo de resposta… Mais uma vez so entendo que deveriam mesmo começar a exigir curso superior para cargos políticos… Alguém avisa ele que os americanos podem detonar com os Gripens e ate com a Embraer, com uma canetada !

Last edited 23 dias atrás by Chris
Charle

No que diz respeito à isso (qualquer presidente ou senador ao assumir o cargo possuir uma graduação) eu concordo.

Pelo menos deveriam fazer o ENEM e a nota conseguida nas disciplinas, o desempenho geral, deveria ser tornado público.

Embora eu tenha um posiacionamento político mais à esquerda, não nego que o presidente está respondendo às inúmeras complexidades do mundo atual de forma de forma pouco hábil.

Embora, diga-se de passagem, um curso superior não garanta patrimónia, eloquência ou sabedoria à ninguém.

E quanto ao conhecimento em si, esse pode ser adquirido estudando por conta própria.

Last edited 23 dias atrás by Charle
Charle

Parcimônia…

Mig25

Vamos começar pela fonte da notícia. CNN? Kkkkkk Melhor perguntar direto pro departamento de “justiça” americano, talvez venha menos “pró USA”..?

Eduardo Neves

“Democracias ocidentais “

Gerson Carvalho

A solução é bem simples, uma visita a China e em poucos meses, navios de combate, caças e tanques já estariam aqui. Só precisa uma pitada de coragem do governo.

Gavião

Não acho muito inteligente (do ponto de vista geopolítico) ter parcerias com a China nesta área. Em breve China e EUA estarão se digladiando e eu realmente não queria ver o Brasil do lado errado. Volto a dizer, embora eu censure EUA e aliados por ações que eu não concorde, por outro lado, temos muito mais afinidades culturais e institucionais com as democracias ocidentais que o contrário.

Geraldo Cipotânea

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Sergio

Carlos, o governo atual está aí graças a Washington.

Porque o anterior aliou-se ao inimigo deles lá dentro.

O que só comprova o quanto a casa branca não é confiável.

LUIZ

Mesmo assim chega uma hora o Lula ia perder a paciência com o gv dos EUA.

Sergio

Ele não pode ” perder a paciência “, Luiz.

Ele deve a sobrevida ao partido democrata .

O diretor da CIA aqui esteve fazendo ameaças diretas ao ex-presidente!

Fato esse – inacreditável- celebrado pela mídia!

Biden o recebeu na Casa Branca com pompas.

O ex era o inimigo do sistema.

O que torna essa matéria do forte ainda mais aguda.

Ele, Lulla é aliadissimo da CASA BRANCA.

Não respeitam ninguém!

silvom

Quanta bobagem

Carlos Campos

Concordo, pra mim estão tentando colocar uma coleira no Lula, ele tem que pagar de alguma forma

Eduardo Neves

E tem bobo que enxerga ataque ao governo quando na verdade o ataque é contra o estado brasileiro e seus programas militares estratégicos.

Carlos Campos

É uma mistura dos 2, eles não iam reabrir esse caso, e forma de interferir eles já tem outra forma, querem dar um aviso ao PR

Fabio

Falando em França, se não me engano não foi a Odebrecht a escolhida para construir o complexo de submarinos nuclear e convencional?

Last edited 23 dias atrás by Fabio
Eduardo Neves

Claro, não temos o direito de investir em nossa defesa, não sei como tem gente que não se incomoda com essa intromissão, digamos que tenha corrupção, o que os EUA tem com isso???? Tá na cara que os _____
______
querem sabotar os programas militares brasileiros, não sei como o brasileiro baba tanto o ovo dessa gente…

EDITADO
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

brutus

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Matheus

EUA acusando Brasil de propina em contrato militar seria a piada do século.

Macgaren

Concordo, eu dou risada alta aqui só de pensar em corrupção no brasil, uma piada!

Adriano RA

Trata-se de pressão de algumas empresas que estão descontentes com a SAAB. Não tem necessariamente a ver com o governo brasileiro. Jogo normalissimo. O jogo nos EUA é esse mesmo.

Last edited 22 dias atrás by Adriano RA
Mirade1969

É que os EUA não quer que se use os mesmos métodos que eles usaram (sempre usaram) na venda do F-104 para os europeus que foi um escândalo de propina e corrupção.

Eduardo Neves

Exatamente o que eu pensei kkkkk

LUIZ

Tem que ter a benção do Tio Sam pra comprar uns aviões né?

João Moita Jr

Claro. Colônia é assim mesmo…

Nilo

Saab pretende cumprir o pedido de fornecimento de informações e cooperar com o Departamento de Justiça dos EUA neste assunto. As ações da Saab caíram quase 6,4 por cento após a notícia. Há confidencialidade no trato do assunto com EUA, mais há algum tipo confidencialidade do acordo Brasil Suécia, ou é um livro aberto? Rsrsr Os Suecos que escolheram fazer parte da OTAN, sabem agora como a França o que é ter os Préstimo do órgãos do Estado Americano. Isso é que é uma espionagem dentro da lei, respostas que determinada empresa americana quer ter, em que detalhe a sueca… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Nilo
RSmith

O pessoal esta pensando que a Saab é dona do caça F-39 e pode vender como quiser e pra quem quiser… não é bem o caso… o Gripen tem muita coisa do Tio Sam a começar pelo motor que é um produto americano produzido sob licença na Suécia… se eles querem saber como foi a venda do avião com o motor deles ou a Suécia se ajoelha e fornecer o pedido de pronto ou vai ficar sem motor, sem peças de reposição etc… Manda quem pode obedece quem tem juízo… agora fica uma pergunta na minha cabeça… será que nosso… Read more »

Rodolfo

A volvo produzia sob licença o F404 do Gripen C. O F414 vem direto da GE.

RSmith

obrigado pela correção… esse fato só piorar a equação.

Eduardo Neves

Isso é que dá não ter indústria militar no país, “ain, somos pacíficos”, agora chora, aproveita e vende a avibrás…

Acho que o Brasil deve repensar suas parcerias militares pra anteontem…

Nilo

A resposta a sua pergunta…..” nosso presidente entende isso?” Sim .
…”por a bota no pescoço da FAB?” Sim.
Tanto o presidente, a FAB, os suecos e SAAB.
O acordo é extremamente importante para o Brasil e Suécia, a transferência de tecnologia é de propriedade dos suecos, a valor intrínseco neste acordo de suma importância para ambos, econômico, industrial e tecnológico. Ou vc toma a sopa, ou morre de fome, mas não esqueça da mosca rsrsrs

Last edited 23 dias atrás by Nilo
J Moura

O que é mais importante para SAAB, um contrato de alguns caças para o Brasil, ou os contratos com governo americano

RSmith

Sábio Nilo, verdades verdadeiras… mais o que nosso pais vai fazer? já estão falando em ter mais dois modelos de caça “importado” enquanto isso Turquia e Koreia estão projetando seus próprios modelos…

Rafael Coimbra

E sempre será, enquanto comprarmos aviões com tecnologia americana, nada vai mudar…. Era bm mais fácil, barato e eficaz comprar logo o F-18E… Já que obviamente seríamos controlados pelos americanos, que nós comprássemos um avião mais capaz, provado em combate e que o incomodo fosse menor. Essa papo de o avião é sueco é balela… Quer um pouco mais de autonomia em relação aos americanos, compre armas russas ou chinesas, será que vale a pena?

felipe

Não, o melhor mesmo seria comprar avião com nenhuma ligação com EUA ou Otan, dado o histórico de intromissões…a casa caiu para o Brasil quando a Suécia aderiu a Otan. Essa compra dos Blackhawk também vai dar chabú, qualquer desagrado brasileiro aos EUA, EUA vão descontar nesta venda.

João Moita Jr

Não, melhor mesmo serial o Brasil tomar vergonha na cara e desenvolver uma capacidade para a produção de pelo menos um caça leve inicial, assim como a India fez com o Tejas por exemplo. Adoram malhar aqui no site e ficar debochando de paises como a India, o Irã, a Rússia e a China, paises que mesmo com o Oeste fazendo todo o possivel e o impossivel para os destruir, eles estufam o peito, e fazem e acontecem. Mas deixa pra lá. Aqui no deserto perto de casa existem vastos estoques de F-5, F-16 e F-18 para a FAB. No… Read more »

Santamariense

Eu juro que não te entendo…um brasileiro que serviu durante anos e anos no US Army, tendo lutado em intervenções militares dos EUA em outros países, como no Iraque, por exemplo, criticar o posicionamento dos EUA em sua política internacional. Tu serviu e lutou para fazer valer a vontade da política externa dos EUA! Tu falar contra os EUA é muito estranho, para não dizer hipocrisia.

Mig25

Meu caro, eu entendo ele perfeitamente. Tendo servido e visto tudo em primeira mão, “de dentro da máquina”, da a ele uma visão muito maior e crítica da situação. Garanto que ele não está sozinho nessas críticas, vários colegas dele, inclusive estadunidenses nativos, o acompanham. Eu, por exemplo, morei e estudei 2 anos lá. E sou um crítico da política externa americana em vários sentidos. Não sou obrigado a me alinhar a eles pq morei e estudei por lá. Isso me deu uma visão interna muito maior do que realmente se passa. Não tenho nada a reclamar do povo “comum”,… Read more »

Antonio Palhares

O João apenas disse o que é verdadeiro.

Santamariense

Para ti e para o Mig25 mais acima: Eu não critico o posicionamento dele em si. Democracia é isso, todos tem direito a ter e expor suas opiniões. Critico o cidadão ter uma opinião contrária ao que o Estado propõe e faz e, mesmo assim, continuar servindo a esse mesmo Estado, inclusive invadindo países em nome desse Esrado que ele tanto critica. É uma incongruência! Não concorda? Ótimo, tem todo direito. Mas, então sai do serviço militar e vai fazer outra coisa e combater o Estado naquilo em que você não concorda. Ele mesmo disse que o Brasil é uma… Read more »

Rodolfo

No caso do Tejas, os indianos vao produzir a F414 da GE sob licença… ou seja… dependem dos americanos também.

Mig25

Exatamente. Aí vão os iluminados despejar bilhões em Black Hawks. Não aprendem, ou existem outros interesses.

Santamariense

Calma, meu caro…muita calma. O Brasil já operou helicópteros russos…e não deu certo. Quer que compramos o que, no lugar dos Black Hawk? Helicoptero chinês? Indiano?

Francisco

O Equador comprou um lote de HAL Dhruv da Índia e os desativou em 2015, após alguns acidentes.

Santamariense

Exatamente!

Eduardo Neves

Principalmente Chinesa, vale muito a pena, nosso maior parceiro comercial, tem tecnologia e não tem interesse ( pelo menos por enquanto) em podar o Brasil.

Chris

E a da China… Pra comprar aviões deles !

AIRBUS prejudica (pra la de) feio as vendas do nosso E2, com lobby pra vender o concorrente A220…

Ate nós ja tentamos fazer usando o KC390 !

Essas coisas são normais… Quem pode mais chora menos ! Azar é que de quem não fez a lição de casa e depende dos outros… Heheh

Camargoer.

Creio que a preocupação dos EUA são as vendas do F35 e do F16 daqui para frente… o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes.. O F35 pode ter atingido o seu teto de vendas…. a Tailândia escolheu o Gripen E ai invés dos F16 da Lockheed. Esta notícia tem cheiro de Lockheed. Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB…até o financiamento foi feito com um banco sueco… Fazendo uma conta aproximada, acredito que o mercado de caças da classe do F16/Gripen nos… Read more »

No One

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 23 dias atrás by No One
MMerlin

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

MMerlin

De acordo.

MMerlin

“o Gripen é a opção mais barata para a modernização das frotas de países em todos os continentes” Concordo. É uma aeronave de projetos e equipamentos modernos. Tem integração com vários armamentos europeus de ponta. Não possui intenção suporte a artefatos nucleares como alguns apontam, mas ainda assim é bem capacitada. E tem custos de aquisição e compra muito bons. É o maior concorrente das aeronaves de geração < 5 americanas. “Os EUA não tem condições de anular o contrato dos 36 Gripen da FAB” O contrato não tem, mas de barrar o envio de componentes específicos eles tem. Daí… Read more »

Camargoer.

Outra alternativa, mas não acredito, seria problemas de contrato entre a Saab e seus fornecedores… mas acho mais provável mesmo que os EUA estejam buscando uma estratégia de projudicar as futuras vendas de Gripen em concorrências que possam disputar com o F16

mais do mesmo

MMerlin

Mais provável.
Se a intenção fosse prejudicar especificamente o Brasil, esperariam mais um pouco a assinatura do segundo lote e soltariam a bomba de barrar, prejudicando, atrasando ou até inviabilizando todo o programa.
É questão comercial mesmo.

Camargoer.

Ou teriam interferido quando o MP brasileiro estivesse investigando a denúncia de favorecimento da Saab.

Estas interferências do DoJ dos EUA reforçam a tendência das empresas de ser afastarem do dolar.

Gustavo Leite

Tanque de tubarões… O KC390 pode sair chamuscado dessa?

Camargoer.

Acho que não.

Para isso, o DoJ abriria diretamente uma investigação sobre a venda de exportação dos Kc390.

mas… suponho que a Boeing já tenha levantado as informações sensíveis da Embraer durante aquele processo de compra.

RSmith

“mas acho mais provável mesmo que os EUA estejam buscando uma estratégia de prejudicar as futuras vendas de Gripen em concorrências que possam disputar com o F16” NA MOSCA!

Camargoer.

Obrigado. O DoJ vem atuando há décadas no interesse das empresas dos EUA no mercado global. Escrevi que o F35 está atingindo o teto de vendas… o custo de aquisição é muito alto. Por isso a Lockheed ainda mantém a linha do F16. O Gripen E se tornou uma alternativa superior ao F16, por isso foi escolhido pela Tailândia.. Os tailandeses possuem uns 30~35 F16 antigos e mais um esquadrão de F5, além de um esquadrão de Gripen C/D. Eles escolheram o Gripen E para substituir os velhos F16A/B. Este é o mesmo cenário de inúmeros países. Aqueles que puderam,… Read more »

Felipe

Seria uma nacionalização forçada de componentes do Gripen, o que atrasaria ainda mais o cronograma e azedaria as relações entre Brasil e EUA, pegaria muito mal no comércio de armas global pois todos veem o Brasil como um país importante e pacífico. Não creio que os EUA entrariam nessa.

Nei

Um país pacífico concordo, mas importante, infelizmente não é.

Iran

Isso acho que não vai ocorrer, os EUA bloquear a venda de seus próprios motores pra um país amigável é um tiro no pé

Rafael Coimbra

Barata p quem? Olha o quanto o Brasil teoricamente vai gastar…

Camargoer.

Para a Tailândia, por exemplo, que escolheu o Gripen na disputa contra o F16… bem, o Brasil também escolheu o Gripen e descartou o F16

Rodolfo

O F16 nao tinha como ganhar na Tailandia. Os tailandeses fazem exercícios conjuntos com a FA chinesa e por contrato isso seria proibido se o Block 70 tivesse ganho lá.

Santamariense

Não vejo lógica na tua colocação. Se fosse assim, o F-16V nem teria participado da disputa.

Rodolfo

Foi ofertado pra FA Tailandesa, mas por decisão geopolítica os americanos nao permitiram por contrato que o F16 Block 70, caça que vai fazer parte da espinha dorsal de defesa ainda por muito tempo dos EUA e de varios países da OTAN, tivesse sua suite de guerra eletronica e radar AESA testada em combates simulados com seu maior rival. Nao teria logica nenhuma ensinar a FA chinesa como superar em combate a aeronave.

Santamariense

Continua não tendo lógica.

Camargoer.

Então… se os EUA iriam vetar o F16 por que a Lockheed ofertou o F16 B70/72? Não faz sentido… Os EUA vetaram o F35 para a Turquia e autorizaram a venda do F16… se o F16 tivesse sido escolhido, os EUA iriam vetar a venda e oferecer o quê? F16 de segunda mão estocados no deserto? Ora, a Lockheed fez a oferta do F16 já com a carta de aprovação do Congresso. Sem este documento, a força aérea tailandesa nem cogitaria avaliar a proposta da Lochheed lógica aristótélica.. ou a LM ofereceu o F16 em condições de entregar o pacote… Read more »

Charle

Mas a pergunta que fica, Carmagoer é esta. Eles (EUA) se assim quiserem têm as condições de embargar essa venda? Pergunto isso por que fiquei sabendo, aqui mesmo na Trilogia, que esses aviões têm tecnologia norte-americana em sua composição. Outra coisa. Caso façam esse tipo de movimentação – estranhamente hostil, por sinal, visto que meia dúzia de aviões nada significam para eles -, como o Estado brasileiro poderia proceder? Em toda a minha ignorância eu faria o seguinte. Já que querem arruma problema, vão ficar latindo para a parede. Devolveria tudo, e com o dinheiro do ressarcimento iria até uma… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Charle
Camargoer.

Os EUA não tem condições de cancelar o contrato da Saab com o Brasil nem cancelar os contratos entre a Saab e fornecedores dos EUA,,,, mas tem condições de criar problemas para a Saab nas futuras concorrẽncia que disputar com o F16… Os contratos entre o Brasil e a Saab foram auditados aqui e na Suécia… lembre que havia uma animosidade entre os procurados e o juíz de Curitiba contra o ex-presidente… se tivesse algum problema, teriam usado.. não usaram porque não tem problemas… o objetivo dos EUA nada tem a ver com o Brasil mas com os contratos com… Read more »

Faver

Concordo. Cancelar ou embargar também acho que não. Mas se pintar uns F-16 no meio as portas se abrem.

Camargoer.

Creio que o objetivo dos EUA é buscar informações privilegiadas que favoreçam a Lockheed em futuras disputas entro o F16 e o Gripen.

Este tem sido o padrão do DoJ em vários setores. Em alguns casos, chegam a inviabilizar todo um setor de um país concorrente.

mais do mesmo

carvalho2008

Sim, EUA tem total condição de embargar o Gripen ao Brasil…o motor é deles e outras peças tambem…se eles definirem que não quer…ponto….eles so vendem para quem eles quiserem….embargo é isto e eles podem fazer isto….qualquer país pode fazer isto com seus produtos….

O Brasil por exemlo, embargou venda de munição a Alemanha…bem como vendas da Avibras a Ucrania….qualquer país delibera sobre o que é seu…

Antonio Palhares

Não é apenas os Estados Unidos que tem avião bom para vender.

carvalho2008

sim, é o que disse no meu texto completo, mas infelizmente saiu apenas um paragrafo truncado que a moderação por algum motivo retirou. Não tem viés…

Um dos trechos a que o colega tambem se refere é que o Brasil deveria flertar fortemente material chines e ate Russo…se o assunto é Poker…joguemos poker…a India jogou e ganhou…tem material de todos inviabilizando embargos….perde quem encher mais o saco…

EduardoSP

Acredito que não há intenção ou interesse em anular contrato nenhum. Os EUA fizeram um esforço para colocar a Suécia na OTAN, e não tem sentido cativar um aliado para depois prejudicá-lo. O peso político/econômico/estratégico deles é ínfimo perto dos EUA. A Suécia não tem como concorrer significativamente com os EUA no mercado internacional. Por isso o Gripen tem um mercado reduzido. E mesmo que a Suécia venda alguns Gripens por aí, a aeronave tem um conteúdo americano importante, de forma que a indústria americana também ganha alguma coisa com essas vendas. Para mim a investigação é para levantar a… Read more »

Allan Lemos

Lógico que tem, de onde vem a maioria das peças? É só parar de dar suporte que os caças ficam no chāo.

Quanto ao banco sueco, certamente tem negócios nos EUA, entāo se for ameaçado fará o que os americanos mandarem.

Camargoer.

Então.. existe um contrato assinado entre as empresas dos EUA e a Suécia… se estes contratos estão certos, as empresas sediadas nos EUA que fornecem para a Suécia seriam prejudicadas e teriam acesso á justiça nos EUA contra o próprio governo…

O que está em jogo é a concorrẽncia na Tailândias e as futuras disputas entre o Gripen E e o F16

Allan Lemos

Um pedaço de papel é um pedaço de papel.

Nāo pense que a justiça americana nāo seria casuística se isso envolver uma questāo de segurança nacional.

Sem falar que bastaria uma ameaça de proibir, tácita ou expressamente, a tal empresa litigante de ter contratos com o governo se ela nāo desistisse do processo para fazê-la recuar.

Entāo certamente nāo será um pedaço de papel que salvaria o Gripen se os EUA quisessem prejudicá-lo.

Camargoer.

Explico de novo. Empresas dos EUA fornecem equipamentos para a Saab usar em diversos produtos. O governo dos EUA atuarão para proteger os interesses de todas as suas empresas, até porque, insisto, a questão nada tem a ver com o contrato entre a Saab e o Brasil, mas criar uma situação que possa dar uma vantagem ai F16 nas futuras concorrências….

Um pedaço de papel é um pedaço de papel, mas o tribunais dos EUA levam em conta.

DInheiro também é um pedaço de papel

Chris

Nunca vi um tribunal americano conseguir alguma coisa em decisões militares…

Chris

Amigo… É evidente que colocaram cláusulas no contrato prevendo esse tipo de situação, ja que é uma realidade no mundo militar.

Europa vende Rafale… Eurofigher… Airbus… E não houve nada disso..

A questão é que nós não somos aliados americanos (E estamos pendendo pra um regime autoritário contrário ao ocidente)…

Last edited 23 dias atrás by Chris
Camargoer.

Acredito que isso nada tem a ver com o contrato da FAB, mas com a perspectiva de outros países fazerem como a Tailândia, escolhendo o Gripen ao invés do F16.

Rafale e Typhoon não competem com o F16. Estão uma categoria de preço e desempenho acima do F16 e do Gripen.

Por outro lado, o avião sueco compete diretamente com o F16.

André Macedo

“Pendendo pra um regime autoritário”.
Kkkkkkkkkkkkk que piada, não é como se o Ocidente tivesse patrocinado ou criado regimes autoritários também né

Faver

Acho que você matou a charada, são os F-16 e também enquadrar a Suécia/Saab.

Camargoer.

Creio que sim… a cronologia ajuda a entender… a não ser que seja mera coincidência que o Gripen tenha vencido na Tailândia recentemente.

Felipe

Talvez eles queiram marcar a presença deles, a SAAB tá sim compartilhando muita conhecimento com a FAB , EMBRAER , etc, mas não pode obviamente transferir tecnologia americana. Talvez seja este o ponto que eles pedem informações.

Enfim os EUA tão longe de serem santos e se colocam como xerife no mundo, mas achar que Rússia, China, são santos e podemos se jogar no.colo deles é muita burrice.

Mig25

Logo eles abrem uma investigação sobre as vendas do Gripen pra Tailândia também…os caras simplesmente não aceitam perder. Tem que ser tudo deles, para eles. E o pior, ainda sim eles ganham, levando-se em conta que há vários equipamentos estadunidenses no Gripen.
Podem aguardar que, com o sucesso de vendas do KC 390 no mundo, vai vir “investigação” pra cima dele também.

Camargoer.

Olá MIg.

Caso o DoJ abra investigações sobre a venda de Gripen para a Tailância ou sobre a venda dos Kc390, realmente estaria mostrando que minha avaliação éstá certa.

Alex Costa

E por que não os caças chineses? pois dai se livraria das mãos sujas dos EUA

Nei

Concordo!

Alex Costa

O ideal seria investir em P&D, mas como o Brasil tem espiríto de vira lata, então deveria fazer como a Venezuela, comprar da Rússia ou da China.

MMerlin

“o presidente também afirmou que pretende comprar novos aviões para serem usados pela Presidência da República e por ministros” Essa compra apenas se justificaria por alguns motivos: 1. Necessidade de uma aeronave maior. 2. Troca devido a algo que não possa mais ser ajustado. 3. Idade da aeronave. Acredito que a situação e estado da aeronave não se encaixa em nenhum desses fatores. A VC-1 é relativamente nova, com menos horas voo de uma aeronave comercial. Quase off-topic: Lembro que ainda este ano a Embraer já tinha divulgado a intenção de desenvolver uma aeronave para 200 passageiros com alcance entre… Read more »

Saldanha da Gama

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

ESTA JÁ FOI A SUA SEGUNDA ADVERTÊNCIA

Plinio Jr

Sim em tempos de problemas orçamentários o mais viável é buscar soluções mais econômicas , por exemplo, resolver o problema de motorização e atualizar o VC-1 que é uma aeronave relativamente pouco utilizada.

Se precisa levar mais gente, freta com alguma companhia aérea…enfim… o povo gosta de fazer farra com dinheiro publico ….

Cerberosph

Vc-1 foi comprado usado e pode ser dizer qua apartir daí pouco usado mas relativamente nova não, já vai fazer 20 anos.

Fernando "Nunão" De Martini

O VC-1 foi comprado novo.

Atirador 33

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

737-800RJ

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Fabio

É só cortar o bolsa, 500 bi da saúde, mais uns bi da educação e aumentar 90% de imposto que está resolvido.

F-5

Acha certo tirar verbas da educação e da saude????

Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM PARA NÃO USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

NÃO INSISTA.

LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Last edited 23 dias atrás by Fabio
Fabio

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

F-5

Se fez o comentário, acha certo. Ainda bem que vc está errado.

Saldanha da Gama

Já cortaram…. No caso, iriam cortar mais….

Last edited 23 dias atrás by Saldanha da Gama
F-5

E isso é um erro enorme. Mas não irei prolongar para não ver um bocado de resposta bloqueada!!!

Leonardo Bastos

Coisas do Tio Sam, meus caros…

Saldanha da Gama

Gostaria de saber, se realmente o problema apresentado, o estado da aeronave, horas de voo, requerem uma nova…

José001

Como disse na outra matéria.

Hora de criar vergonha na cara e começar negociações para aquisição do J-31.

Ou vamos acabar com F-39 armados com AIM-7.

Saldanha da Gama

E o avião presidencial, seria de qual fabricante?

José001

Por mim vai de avião fretado.

Ou tem necessidade de um avião com as mesmas especificações dos aviões dos EUA, Rússia, França e China?

Fernando Vieira

Na época que o VC-1 foi comprado, a hora de voo dele saía mais barata que a hora de voo dos A330-200 fretados que o governo usava (fretavam os A330 da TAM) que ainda era mais barata que a hora de voo do antecessor na frota presidencial, o 707 “Sucatão”. Portanto era o melhor negócio. A crítica que se fez na época era que o VC-1 tinha perna curta e não permitiria ao presidente fazer voos diretos para a maior parte das capitais do mundo o que seria péssimo para um avião presidencial. Naquela época já deveriam ter optado por… Read more »

J Moura

Vamos fazer um bolão, meu voto e no A 350

Filipe Prestes

Duvido. A-330-900 até pra manter comunalidade de peças com os A-330-200 que virão – espero – a ser convertidos em MRTT.

Leandro Costa

Que bom que já temos Meteors, então.

José001

Temos quantos entregues?

Santamariense

Todos os 100 comprados.

José001

Até receber um não para novos.

Last edited 23 dias atrás by José001
Leandro Costa

Futurologia aplicada à achismo não é a minha praia.

Santamariense

Hehehehe….boa! Quando o sujeito inventa argumentos futurológicos para tentar ganhar o debate, aí não tem como discutir com seriedade…

Santamariense

Então, reclama com os teus, que compraram Gripen e Scorpene dos europeus.

José001

____
____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTROS COMENTARISTAS. ESTA NÃO É SUA PRIMEIRA ADVERTÊNCIA.

PASSOU DA HORA DE VOCÊ LER E SEGUIR AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Será que os chinas não passariam uns J-20? Rsrsrs

felipe

Concordo, devemos buscar fornecedores neutros fora da esfera politica de EUA ou Otan. (Suecia até era antes de entrar na Otan). India, China, Africa do sul estão aí para isso.

DanielJr

Não existe fornecedor neutro, existe fornecedor que fornece até você fazer algo que o desagrade.

Compre J-20 ou MiG e depois mude de alinhamento e verá a neutralidade deles.

Santamariense

Exato.

Emmanuel

Beleza fera, agora veja isso como algo perigoso e assina a compra do 2º lote.

André Sávio Craveiro Bueno

Concordo, é o momento de dar um jeito e encomendar mais Gripen, começando com o aditivo para chegar a 50.

O Comentador

Depois dessa, deveríamos é encomendar 2 dezenas de Sukois, J10, depender desses Suecos pau mandados é fogo.

MMerlin

Um contrato não muda nem garante nada.

Eles podem barrar o uso dos componentes mesmo a SAAB tendo em estoque.
Duvido que o governo desse país é os executivos da empresa resolver enfrentar uma possível determinação da justiça americana que seria claramente aplicada devido a uma determinação política.

Já pensaram também que uma das intenções dos EUA é prejudicar a comercialização do caça sueco com outros países?

Last edited 23 dias atrás by MMerlin
Renato

Fera.. Isso foi uma ironia né?

Antonio Palhares

Não vai adiantar assinar o segundo lote nestas condições.

Rodolfo

Rafale F4

Emmanuel

Que seja.
Até apoio essa ideia.
Mas o iluminado achar, como ele acha, que se o país tiver algum problema externo a ONU vai resolver…pelo graça.

BLACKRIVER

Alem do motor que é fabricado sob licença pela SAA.
Alguém já viu a porcentagem de componentes do Gripen que são da fabricação norte americana?

Caso alguém tenha essa informação em relação ao Gripen BR agradeço se puder compartilhar

DanielJr

Não são somente os componentes, mas tecnologias e materiais também podem ser restritos.

Se o governo brigar pra valer com Israel, o gripen fica sem o WAD, por exemplo.

Antonio Palhares

É realmente muito triste isso. São contra o submarino nuclear. São contra o programa aeroespacial brasileiro. Está na hora do Brasil acordar. Desenvolver com seriedade sua indústria de defesa. E começar comprar aviões da Russia ou da China. Tem que ficar independente dos Estados Unidos tal como o Irã ficou e desenvolveu sua industria de defesa .

Renato

São e sempre foram contra o desenvolvimento Brasil, simples assim.
Só a ________
_______

_____

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES INÚTEIS PARA O DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cadu

O ideal seria nos tornarmos independentes em tudo…. mas a realidade esta muito longe.. Nosso povo não tem estudo e cultura para desenvolver quase nada (salvo alguns casos especiais). Somos um país atrasado devido a uma eterna cultura de ToT e de busca por soluções prontas de prateleira, no qual não precisamos investir esforço algum. Para sermos realmente independentes, precisamos desconstruir toda nossa cultura. Se quiséssemos, poderíamos ter desenvolvido um avião nacional, mas para isso, jamais deveríamos ter abandonado o AMX. Poderíamos, lá no passado, ter mantido sua produção e constante evolução…. incentivando cada vez mais a nacionalização de seus… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Cadu
Carlos Campos

E quem é favor desses projetos? Ninguém!!! Nem a França, temos que parar de fazer de coitados e investir dinheiro nisso, e ganhar dinheiro depois com esses projetos, nem China nem Rússia tem interesse em ver o Brasil independente em nada, pq é ruim pra eles

Felipe

A China e a Rússia poderiam ajudar o Brasil militarmente, mas só pensam em dinheiro e pronto. Não são santos. Olha o pos venda dos MI35 , foi muito ruim.

Augusto

_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM. LEIA AS REGRAS DO BlOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios

Renato

Isso.. Me bate mais tio Sam eu mereço… Me perdoe.. Agora eu vou te obedecer..

É cada uma..

Antunes 1980

Veja o que se opor à Rússia, “exemplo de democracia” fez com a Ucrânia.

Logo será Taiwan com a China e por fim, a Coreia do Sul será ainda mais ameaçada.

Essa turma do lado de lá é super pacífica. ________

EDITADO. COMENTE SEM ATACAR OS OUTROS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JCGomes

A hipocrisia americana e sua maldita mania de se intrometerem em assuntos de outros países.

MMerlin

Hipocrisia? Nos contratos que fecho da minha empresa, está especificado que é proibida a revenda de um produto (seja hardware ou seja software) sem aprovação prévia. Incluiu desde multas até cancelamento unilateral de contrato. Investi no desenvolvimento deste produto, que vão desde construção de código até compra de componentes (hardware) de terceiros para montar outro produto. Preciso ser obrigado a aceitar a revenda? Claro que não. Essa prática, dependendo da área, é comum no mercado. Imagine então no setor de Defesa? Vai tentar revender uma Ferrari sem a aprovação da fabricante. Romário hoje não pode mais ter uma exatamente porque… Read more »

Last edited 23 dias atrás by MMerlin
Allan Lemos

Mencione uma superpotência que nāo tenha se intrometido nos assuntos dos outros, em toda a história da humanidade.

Por isso sāo superpotência, nāo adianta ter influência e nāo exercê-la, como eu em uma alcateia de lobos, você só é respeitado como alfa enquanto agir como o alfa.

Se estiver achando ruim, faça como a China, Índia ou Israel, que construíram armas para nāo terem que ficar levando desaforo, do contrário, tem que abaixar a cabeça.

Antonio Palhares

Exatamente. Tem que ser independente e desenvolver sua industria de defesa.

Rinaldo Nery

O blog coloca uma matéria com motivação eminentemente política, e não quer que ninguém fale de política…

Nota da moderação:
Não confundam “falar de política” com proselitismo político!

Camargoer.

Suponho que o foco da discussão poilítica sejam os EUA com a Suécia.. não tem nada a ver com o governo brasileiro

Carlos Campos

Não tem nada a ver o Brasil, quem comprou os Gripens foram os marcianos

Santamariense

Pois é! Como vai se falar sobre o assunto sem envolver o Brasil?

Camargoer.

Então.. a discussão è sobre como o DoJ dos EUA solicitou a uma empresa sediada nos EUA cuja matriz é a Suécia…

Não tem nada a ver com marcianos.

Carlos Campos

______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO SE QUISER SER RESPEITADO.

CRESÇA E APRENDA A DEBATER SEM ATAQUES PESSOAIS INFANTIS AOS OUTROS COMENTARISTAS.

VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS. PASSOU DA HORA DE LER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jorge Cardoso

🤣🤣

Camargoer.

Crer é um ato de fé.
Nem todo mundo tem.

Continue tentando, pequeno gafanhoto, continue tentando.
Um dia pode ser que consiga.

Carlos Campos

Investigação sobre caças comprados no Brasil, me explique Professor, como o Brasil não tem a ver com isso

Camargoer.

Já comentei aqui algumas vezes. O DoJ está foca na futuras licitação nos quais o F16 (novo) irá disputar com o Gripen. Acho um equívoco considerar que o DoJ está preocupado com a licitação da FAB. Suponha que tenha existido algum tráfico de influência envolvendo o atual presidente ou figuras do partido. Inclusive, esta hipótese foi levantada e investigada no auge da Lavajato, mas a investigação foi arquivada. 1) nada havia 2) envolvia figuras poderosas que foram preservadas 3) a FAB foi lá mandou arquivada porque ela precisava dos caças. O mais provável é a hipótese 1. Então, qual seria… Read more »

Carlos Campos

DoJ age dessa forma, quando uma empresa dos EUA perde e por meio de corrupção, é normal aplicar Lawfare desse jeito, então creio que eles sabem que houve corrupção ou teve indícios muito fortes de corrupção, o Lewandowsk, não é na minha opinião nenhum pouco confiável visto as atitudes dele, no mensalão e no Petrolão, ele arquivou o caso para ajudar um amigo, a vitória do Gripen não havia incomodado os EUA pq eles ganham muito dinheiro com o Gripen, vide o motor ser americano por exemplo, quanto a acessar informações sensíveis da SAAB, eles fazem isso sem pedir, vide… Read more »

Santamariense

Se tu leu o título da matéria deve ter percebido que não tem como comentar o assunto sem citar o governo brasileiro, até porque envolve uma compra do Brasil. O que tu não quer é que _________
_______

COMENTÁRIO EDITADO POR PROVOCAÇÃO INÚTIL AO DEBATE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

MMerlin

“Não confundam “falar de política” com proselitismo político”

Dizem que uma das maiores vantagens e diferenciais do brasileiro é ser mais emotivo.
Eu discordo totalmente, no quesito de ser uma vantagem.
O ponto negativo, referente à questão mencionada, é tentar discutir política (que no fim das contas é uma ciência) sem misturar questões ideológicas e partidárias, sem que alguns levem pro lado emocional.
Daí sai argumentações sem sentido, fake news à revelia e ataques pessoais.

Last edited 23 dias atrás by MMerlin
Ivanmc

Eu já percebi isso a mais de 10 anos, Coronel Nery.
Nem me canso.

RESPOSTA DOS EDITORES: AS REGRAS SÃO CLARAS E SERVEM PARA TODOS. LEIA.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

Concordo com vc, é sem sentido

Matheus

Seu único comentário que eu curti.

O blog errou feio nessa.

Kornet

Cel. Sei que é meio controverso,mas deveriam acabar com a aviação de caça,pois dinheiro para comprar o Gripen não há nesse governo;mas para comprar avião para voar pelo mundo e aviões para ministros tem, e tudo isso com o aval e complacência do comandante da FAB,que será que está fazendo mesmo pelos Gripens?
Transformem a FAB numa TAB e pronto,não precisaremos nos preocupar com caças .

João Moita Jr

É. Meu comentário também desapareceu. Esse blog de tempos para cá caiu muito na qualidade. Raramente venho aqui, e quando venho é só apurrinhação. Perda de tempo.

Abs

RESPOSTA DOS EDITORES: A QUANTIDADE DE COMENTÁRIOS QUE VOCÊ JÁ POSTOU E CONTINUA A POSTAR DESMENTE A SUA AFIRMAÇÃO SOBRE “RARAMENTE” VIR AQUI.

A PORTA DA RUA É A SERVENTIA DA CASA PARA QUEM NÃO CONCORDA COM AS REGRAS DO BLOG.

QUALQUER DÚVIDA LEIA AS REGRAS DO BLOG, QUE JÁ EXISTEM HÁ MAIS DE UMA DÉCADA E SÃO PARA TODOS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 22 dias atrás by João Moita Jr
George

O que caiu foi a qualidade dos comentários. Infelizmente você não vem aqui “raramente”

Last edited 22 dias atrás by George
Sergio

Pois é, coronel. Também questionei isso.

E não se trata de proselitismo mas de 2+2=4.

Estão hostiliza do um governo que ajudaram a colocar no poder.

Como não comentar com este viés?

Fabio

Caramba, quando não é a federal se intrometendo a investigar são órgãos fiscalizadores de outros países. Que mundo intrometido esse.

Gabriel

Imagina se tivessemos optado pelo f-18… ia chegar pelado e com motor 1.0

Last edited 23 dias atrás by Gabriel
Alexandre

Se estivessem escolhido o F18SH sem tranf de Tecn, com kit espionagem,fusão Embraer/Boeing..aí tava tudo de boa..esperaram 10 anos pra questionar..

Macgaren

Se escolheram o Gripen tai as consequencias.

Se não queriam esse tipo de problemas ia na solução francesa, chinesa ou russa.

carvalho2008

______

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Carvalho, bom comentário, só discordo nesse ponto “Não é nada contra o Brasil”
Errado, eles são e sempre foram contra o Brasil, eles perdem o sono só de imaginar um concorrente à altura com o peso do Brasil.
Essa é a politica deles desde o tal “destino manifesto”.

carvalho2008

Ahhhh…sim, eles não querem nem nunca quiseram uma China no mesmo contnente….mas querer e poder não significa ser a mesma coisa….quando a coisa ficar aguda mesmo, e ficará….o papel do Brasil será cobrado a peso de ouro….pois a europa já etá caido e os EUA não perceberam que ja perderm o bonde e feio….não adianta mais sequer avançar na europa…precisam se entrincheirar nas americas….e para tanto, o Brasil precisa estar com eles nesta trincheira…e forte….quanto mais demorarem a digerir isto, mais terreno eles perderão…A Europa já foi…a Asia já foi….

carvalho2008

É so não bloquear…tive de postar 4 vezes…e olha…ele já estava no ar e depois retirado e não tinha qualquer vies…então colaborem tambem…ali não foi programa…

RESPOSTA DOS EDITORES:

8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 23 dias atrás by carvalho2008
carvalho2008

não foi automatico, pois ele já estava num topico e sumiu….

abriu-se novo topico sobre o mesmo tema e postei aqui de novo….ai ficou preso…

parcelei os paragrafos para permitir sair…e não tinha nada…

Agora veja, como o amigo pretende ajustar isto?

O texto sem fratura, não está em lugar nenhum…

cadê a mensagem…? Complicado não?

RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO FOI O MAIS RECENTE NA CRONOLOGIA. REPETIÇÃO DE COMENTÁRIOS POLUI O BLOG.

carvalho2008

Isto é sinal que a temperatura vai aumentar muito no nivel global (Ucrania, Taiwan, Irã) EUA ainda tem visão antiga, o ponto de atrito e corte de pressão já passou uns 20 anos atras, pressionar demais o Brasil a tomar uma posição, pode impulsiona-lo justamente ao outro lado;É uma briga entre os Falcões e os Democratas EUA, esqueceram e erraram feio permitindo que sua politica interna suplantasse a Política de Estado, era óbvio que ia dar “M” apoiar em outros países lideres que poderiam e era a grossas vistas, com algum alinhamento a Irã, China e Russia….deu no que dá….não… Read more »

carvalho2008

Agora é a hora da verdade, EUA precisara conscientizar que não tem grana para pagar ou compensar o Brasil por uma perda dos lugares ocupados com China e Russia. Brasil tem de bater o pé e jogar forte, mantendo sua neutralidade e cobrara caro, carissimo, os olhos da cara e da alma, qualquer mudança pendular…..quando voce pensar caro, multiplique por 10 e depois por mais dez….Brasil deve realmente prospectar material Chines como forma de contra pressão…se encher mais, ameaçar comprar Russo….temos a faca e o queijo na mão, pois todas as FAs brasileiras estão necessitando revitalizar e sair do zero,… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Também acho estranho que os EUA investiguem uma operação como esta. Não se justifica sequer pelo uso de equipamentos made in USA no Gripen, o Brasil sempre foi considerado uma nação amiga,com relações normais em área de defesa, sem contar que a Suécia é OTAN.

Allan Lemos

“Amiga” até certo ponto, nāo confunda amigo íntimo, que é aquela pessoa que cresceu com você e a qual você pode confiar alguns segredos(UK, Canada, Austrália) com aquele vizinho com quem você só troca bom dia, boa tarde e boa noite.

O Brasil sempre foi visto com desconfiança, é só ver o caso que levou a escolha do próprio Gripen ao invés do F-18.

carvalho2008

Brasil deve seguir o caminho Indiano….fincar o pé….inclusive India, pode ser um razoavel fornecedor….Aos EUA, melhor uma Embraer no Brasil que uma Embraer na China….vide Avibrás….A coisa vai piorar no mundo….e a pergunta está sendo feita…Você está comigo ou está com eles?

carvalho2008

Nosso maior ponto fraco, é que somos uma país desestabilizado e polarizado, tal como vemos aqui no forum, divididos, um prato cheio a desestabilização, o que consta na pagina nr. 01 do manual de influencia internacional nos governos internos de países não alinhados…..é o nosso ponto fraco e desastroso…

Esteves

A quem interessa manter essa polarização? Quem lucra com um Brasil polarizado?

carvalho2008

a qualquer concorrente

Camargoer.

Então… a polarização é parte do processo político. Apenas em ditaduras existe apenas um lado (o outro está exilado, presou ou morto).

A pergunta é outra. Quem seria beneficiado em um processo político sem polarização, no qual todos defendem o mesmo ponto de vista?

Jorge Cardoso

A polarização é o que de pior existe no processo político.

É o “eu estou certo e tu estás errado”.

O que, convenhamos, impede qualquer possibilidade de um diálogo saudável em prol do bem de nossa pobre nação.

Com relação ao tópico, nosso PR levou um desaforo da Nicarágua e não falou nada.

Agora quer ladrar para os EUA. Seria cômico, não fosse triste…

Camargoer.

Jorge. Todo processo político é polarizado. A escolha entre “renovação ou continuidade”, ou entre “oposição ou governo”, ou ainda entre “direita ou esquerda” é a base do processo político. Não existe diálogo ou debate político em torno de uma única proposta.. momentos de consenso geral são raras e geralmente envolvem grandes catástrofes, como um desastre natural, uma agressão externa, um momento de comoção nacional pela morte de um líder… vencer uma copa do mundo ou uma derrota assombrosa na copa do mundo A qualidade do discurso político é outra discussão. A coerência do sistema partidário também é outra discussão Também… Read more »

carvalho2008

Discordo veementemente, mestre Camargoer.

Decisões democraticas baseaiam-se em um desejo de maioria clar e transparente, uma conjunção de intresses diante de opções a se tomar.

Polarização é justamente o contrário, a maioria não é clara nem absoluta, torna-se por vezes apenas um detalhe, as vezes tão pequeno a ponto de ser questionado…polarização nesta situação torna-se uma divisão, e não uma aglutinação de interesse.

Camargoer.

Olá Carvalho… correndo o risco de ser advertido por estar saindo do tema…. democracia é mais que o desejo da maioria. Também é a garantia dos direitos e segurança das minorias. Suponha um regime na qual a maioria decida pela exclusão ou eliminação dos direitos de algumas minorias. Intuitivamente fica claro que seria uma violação democrática. Ditaduras agem assim. Uma das principais características da democracia é o embate e ideia buscando convergir para uma solução negociada. Este embate ocorre entre campos opostos. A polarização é a expressão da existência de campos opostos. Existem inúmeros exemplos históricos de contextos autoritários ou… Read more »

Antonio Palhares

Qual a parte que cabe à Nicarágua neste latifúndio ?