Gripen decola para a Tailândia em abril de 2013 - foto FMV

Aeronaves são parte de uma encomenda de doze caças feita pelo país – ainda restam três para entregar à Força Aérea Real Tailandesa, o que deverá ocorrer em meados deste ano

Em nota divulgada na última sexta-feira, 5 de abril, a FMV sueca informou a entrega de mais três caças Gripen à Tailândia. A FMV é a agência de exportação de defesa da Suécia. Na imagem acima, um dos jatos decola da Suécia para o longo traslado para a Tailândia.

Os três caças entregues são o sétimo, oitavo e nono jatos JAS 39 Gripen encomendados pela Força Aérea Real Tailandesa. A encomenda completa consiste em doze aeronaves. O processo de entrega foi resumido por Gunnar Lindberg, gerente de projeto da área de testes e avaliações da FMV: “Há uma longa lista de medidas que precisam ser checadas. Entre elas, testes de voo, questões técnicas e contatos diplomáticos. Graças à equipe experiente e à boa cooperação com todos os envolvidos, fomos capazes de resolver todas as questões.”

O voo começou em 2 de abril, e Gunnar o acompanhou em um transporte Hercules, juntamente com técnicos e equipamentos aeronáuticos. O traslado foi planejado em oito etapas, que requereram permissão para voar e pousar temporariamente na Hungria, Grécia, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Índia e Tailândia.

A Tailândia realizou duas encomendas de sistemas integrados de defesa suecos, por meio da FMV. O primeiro contrato foi assinado em 2008, incluindo seis caças JAS 39 C/D , um Saab 340 AEW (alerta aéreo antecipado) e um  Saab 340 para transporte e treinamento, assim como apoio logístico, simuladores e treinamento de pilotos e técnicos. Os primeiors seis caças Gripen foram entregues em fevereiro de 2011.

Saab 340 AEW e Gripen D - foto 2 Saab

Já o segundo contrato foi assinado em novembro de 2010 e incluiu seis caças Gripen adicionais (todos do modelo  C, monoposto), assim como um  Saab 340 com radar Erieye e um sistema de mísseis RB 15F (esses dois últimos já entregues). Com a entrega de três dos seis caças deste último acordo, resta entregar os últimos três, o que está previsto para meados deste ano.

FONTE / FOTOS: FMV e Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
virgilio

E que venha o Gripen…..

Esse Caçar é lindo, bom e poderoso não vejo a hora de vê-los no Brasil.