Sistema de defesa tailandês com Gripen e Saab 340 AEW é declarado operacional

1

A Saab publicou nota informando que, em uma cerimônia realizada na Base Aérea tailandesa de Surat Thani na última quinta-feira, 7 de julho, a Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) declarou oficialmente operacional o seu sistema de defesa aérea composto de aeronaves Gripen e Saab 340 Erieye AEW operational. A base abriga a Ala 7 da RTAF.

O acordo para entrega de seis caças Gripen C/D, e que incluiu o fornecimento de dois aviões Saab 340, um equipado com radar Erieye para AEW e outro para transporte, além de uma estação em terra para comando e controle, foi assinado entre a RTAF e a FMV (organização sueca para material de defesa) em 2008.

Os Gripens substituem caças F-5 operados pela Tailândia, e um segundo lote com mais seis caças Gripen e um segundo Saab 340 Erieye AEW foi encomendado em 2008, com previsão para entrega final em 2013. O treinamento dos pilotos tailandeses e pessoal de terra começou em 2009, na Suécia. Os aviões Saab 340 de AEW e transporte pousaram no país asiático em dezembro de 2010, e os seis Gripens do primeiro lote chegaram à Tailândia em fevereiro de 2011. Desde então, um segundo grupo de técnicos e pilotos tailandeses foi treinado na Suécia.

Pilotos e técnicos da Força Aérea da Suécia formam um grupo de apoio na base tailandesa de Surat Thani, nesta fase de introdução desse sistema de defesa aérea.

FONTE / FOTOS: Saab

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Belas imagens. Boa sorte para a RTAF.

Apesar da relativamente baixa autonomia do Gripen C, ainda acho que caberia bem na FAB, desde que em números consideráveis. Penso que se o Brasil tivesse sua defesa aérea estruturada em torno de 120 caças Gripen C/D poderíamos respirar aliviados por um bom tempo.

Sds.