Somadas as opções, valor se aproxima de 800 milhões de dólares, trazendo adições ao pacote de desenvolvimento do Gripen (MS20) além de estudos e atividades de definição para novos desenvolvimentos do caça sueco – novos acordos substituem outros anteriormente assinados

A Saab divulgou nota nesta sexta-feira, 29 de junho, informando que assinou quatro encomendas da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), relacionadas ao Gripen. Os pedidos para a empresa sueca incluem desenvolvimento, apoio e manutenção até 2016, sendo que a encomenda inicial tem valor de 3,6 bilhões de coroas suecas (aproximadamente 509 milhões de dólares ou pouco mais de 1 bilhão de reais), sendo que as opções para encomendas adicionais podem chegar a um máximo de 2 bilhões de coroas suecas (cerca de 280 milhões de dólares ou quase 600 milhões de reais), até dezembro de 2016.

O acordo inclui diversas partes: uma solução de apoio e manutenção baseada em performance, logística baseada em performance e recursos terrestres associados para manutenção. Também está incluída uma adição ao pacote de desenvolvimento do Gripen (MS20) assim como estudos e atividades de definição para novos desenvolvimentos do caça.

Segundo Lennart Sindahl, chefe da área de negócios de aeronáutica da Saab, “o Gripen já provou o seu potencial de crescimento realizando diferentes missões para as quais não havia sido inicialmente planejado, como a operação ‘Unified Protector’ na Líbia, no último verão. Assim, é importante para o futuro que nós possamos continuar a acrescentar novas capacidades por requerimento da FMV para um sistema que já se provou como de classe mundial hoje.”

A logística baseada em performance implica que a Saab entregue serviços com tempo garantido para sistemas e subsistemas incluídos no Gripen. As atividades que fazem parte do contrato são, por exemplo, o suprimento às Forças Armadas Suecas de partes sobressalentes, manutenção de sistemas da aeronave, apoio técnico de engenharia, publicações técnicas e soluções logísticas para operação do sistema Gripen na Suécia, República Tcheca, Hungria e Tailândia. A Saab já teve anteriormente diversos acordos de apoio para o Gripen, e todos agora estão substituídos por esse contrato de longo prazo.

Lars-Erik Wige, chefe da área de negócios de apoio e serviços da Saab acrescenta:  “Esse contrato de longo prazo permite que a Saab conduza operações de apoio de um modo mais efetivo, comparado aos acordos anteriores. Eficiência e disponibilidade são as palavras-chave.”

As encomendas que fazem parte das opções incluídas no acordo serão exercidas uma vez por ano. As opções abrangem operações de apoio e manutenção que são decisivas para a realização de operações de aviação com o Gripen, como publicações técnicas e reparos. Os trabalhos serão realizados principalmente nas instalações da Saab em Linköping, Arboga, Järfälla e Gothenburg, na Suécia.

FONTE / FOTOS: Saab

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Saab assina acordos de desenvolvimento e apoio do Gripen até 2016 […]