Segundo lote de Gripen da Tailândia deverá custar 16 bilhões de Bath

53
 

Valor equivale a 850 milhões de reais, e é 3 bilhões de Bath (160 milhões de reais) mais baixo que o do primeiro lote, segundo jornal Tailandês.

 

Segundo o jornal tailandês The Nation (reportagem de 6 de abril, adiantada em um dia em relação ao Brasil devido ao fuso horário) que as Forças Armadas da Tailândia esperam, para o próximo mês, a aprovação de vários projetos de compras de armamentos, orçados em vários bilhões de Bath. Após esse prazo, o gabinete deverá ser dissolvido, em antecipação às próximas eleições.

Entre os projetos, o mais significativo é a compra de 200 novos tanques médios, para substituir antigos M41, de procedentes dos EUA.  Oitenta e duas viaturas blindadas sobre rodas BTR3E1, fabricadas na Ucrânia, deverão ser entregues ao Exército (14 viaturas já estão no país), e outros 121 modelos do mesmo tipo serão comprados numa outra fase. Três helicópteros russos Mi17V5 também deverão substituir os CH47 Chinook do país. Dos EUA, deverão vir três UH60M Black Hawk.

Sobre o segundo lote de seis caças Gripen, fabricados na Suécia e que custarão 16 bilhões de Bath (aproximadamente 850 milhões de reais), deverão ser entregues nos próximos dois anos juntando-se aos seis já recebidos em fevereiro (e que custaram 19 bilhões de Bath, ou 1,1 bilhão de reais). Sistemas de apoio e de radar, que atualmente são utilizados pelos caças F-16 provenientes dos EUA, deverão ser integrados aos novos sistemas que estão vindo com os caças Gripen, de modo que ambos possam operar em conjunto. Não foram divulgados prazos ou custos para essa integração.

A Marinha deverá modernizar duas de suas fragatas (Taksin e Naresuan) e adquirir seis submarinos usados (clique para ver matéria no Poder Naval), a um custo de aproximadamente 7,5 bilhões de Bath (400 milhões de reais), de um total de 16 bilhões de Bath a serem gastos pela Marinha.

FONTE: The Nation FOTOS: copywright Saab AB

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Vamos as contas de padaria que o pessoal anti-Rafale gosta de fazer:

850 milhões/ por 6= R$ 142 milhões por unidade bate?
R$ 142 milhões = 61.960.031,42 milhões de Euros correto?

E ainda dizem que o NG será com preço menor? alguma coisa na conta não bate, certo?

Abraços,

Vader

A Tailândia não comprou apenas os caças, comprou todo um sistema de Ataque, Defesa, Comando & Controle da SAAB, bem como integração entre a sua frota (inclusive os F-16), bancadas técnicas e de ensaio, além de treinamento para os pilotos e pessoal de terra, bem como manutenção parcial em seu território. Em suma, ingressou em toda a doutrina sueca, a começar pelas novíssimas aeronaves de vigilância e A&WC. A nossa conta no caso do Gripen NG seria completamente diferente. Mas sempre vale lembrar que a COPAC/FAB ainda assim escolheu o Gripen NG por conta de seu preço. E se o… Read more »

Vader

Ah sim, detalhe: essa hora-vôo inclui manutenção e SALÁRIOS. Na Suécia.

Vader

Ah sim (2): salvo engano a Tailândia também comprou da SAAB estações de monitoramento em terra.

edcreek

Olá,

Vader todo esse “pacote” foi pago na primeira compra, 90% do que vc disse não faz sentido releia seu post….É necessario maiores informações mas na melhor das hipoteses a manutenção que está inclusa o que mesmo assim é um valor alto do que vincula por ai…

Abraços,

Vader

edcreek disse:
5 de abril de 2011 às 17:02

Negativo prezado Ed, a Tailândia continua construindo sua defesa com equipamento sueco, e com certeza não parará em 12 caças nem em alguns radares. Ela confia plenamente nos suecos e no Gripen para isso.

E faz sentido sim, você é que não quer entender.

Sds.

ZE

Vader, segundo a FAB/COPAC, o Rafale custa 16.000 Euros por hora voada (21.000 Dólares). Fora o precinho exorbitante de fabricação: 101 Milhões de EUROS (144 Milhões de DÓLARES. Atente que esse é o valor de fabricação do vetor gaulês, segundo o Senado e o Tribunal de Contas da República Francesa. Colocando um lucrito em cima desse valor, vemos que o céu é o limite ! Os números do Gripen batem com o que foi vazado na época (6.000 Dólares). Pelo andar da carruagem, os números do Super Hornet também devem bater (11.000 Dólares). Em época de crise, ter o vetor… Read more »

Justin Case

ZE disse:
5 de abril de 2011 às 17:28

“Vader, segundo a FAB/COPAC, o Rafale custa 16.000 Euros por hora voada (21.000 Dólares).”…

ZE, boa noite.

Onde você conseguiu essa informação?
Esse “vazamento” eu perdi.
Abraço,

Justin

ZE

Justin Case disse: 5 de abril de 2011 às 18:10 Olá, Justin Case ! São os números apresentados naquela reunião que se estendeu madrugada adentro entre a FAB (Saito…), Serge Dassault, Almirante Guillaud, dentre outros. Dizem que foi uma reunião tensa. O Saito, calmo que é, chegou a perder a compostura. Os franceses NÃO concordaram com a avaliação da hora de voo feita pela COPAC. Na verdade, os gauleses se avocaram no direito de NÃO concordar com a metodologia usada. Diga-se de passagem, que ela foi a mesma para os 3 concorrentes. O Saito disse que sentia muito. Os franceses… Read more »

ZE

Ah, sim…

É difícil se manter atualizado e absorver todas as informações, pois são tantos desmentidos e informações contraditórias feitas pelo Jobim que, nem mesmo ele se leva mais a sério !

[ ]S

Justin Case

Grato, ZE.

Como não vi esse valor divulgado, devo ter “comido bola”.
É bem superior ao custo francês anunciado de 9.800 Euros.
Mas se você conseguiu de uma fonte direta da FAB ou do MD, tem o direito de preservar.
Abraço,

Justin.

edcreek

Ola

Esse valor de mais de 100 milhoes para o Rafale e uma piada mesmo, toda fez que eu vejo eu caio na gargalhada.

Esse valor e completamente fora da realidade, e um absurdo tentarem falar que esse sera o valor do Rafale para venda externa. Hahahahah cada um acredita no que quer…..
Abracos,

Rodrigo

Justin Case disse:
5 de abril de 2011 às 18:47

Justin,
os franceses não concordam com um monte de coisas que todo mundo que testa o Rafale conclui.

Elogiam o avião, dão um tapinha na costas do cara do comercial da Dassault e no fim dizem: Não obrigado 😉

Você e o Edson, podem ser fan boys a vontade, mas a verdade é esta.

ZE

Justin, esse papo de 9.800 Euros por hora voada começou com o Almirante Edouard Guillaud. O que a Dassault disse, e está no documento do Senado Francês, é que eles previam que a hora de voo chegasse a 12.000 Euros em 2012. Como toda previsão, ela pode se concretizar ou não. Não me parece razoável esse número de 9.800 Euros do Almirante Guillaud. Este NÃO é um número cheio, é um número SUBSIDIADO. Se você entender um pouco de gestão, irá ver que é POUQUÍSSIMO PROVÁVEL que o antes estimado para a data alvo de 2012 (12.000 Euros), consiga se… Read more »

ZE

101 milhões de Euros não é o valor de venda, mas sim o valor de produção do vetor.

É o valor que custa para PRODUZIR o RAFALE !

Esses números NÃO vieram de algum site obscuro, mas sim de DOCUMENTOS OFICIAIS, quais sejam, do SENADO e do TRIBUNAL de CONTAS da REPÚBLICA FRANCESA.

NÃO querer acreditar em algum site obscuro que pipoca na internet é RAZOÁVEL;

NÃO querer acreditar em DOCUMENTOS OFICIAIS…

OBS:

Para quem possa duvidar é simples: deem uma olhadela nos DOCUMENTOS OFICIAIS.

Façam como eu: vejam para crer !!!!!!

[ ]S

ZE

Justin, o jornal francês Le Parisien, publicou recentemente que a hora de voo do Rafale custa 13.000 Euros SEM COMBUSTÍVEL !

Agora, faça as contas COM COMBUSTÍVEL.

Parece que a FAB acertou na mosca, quando chegou ao valor de 16.000 Euros por hora voada !!!!!

http://www.leparisien.fr/intervention-libye/intervention-en-libye-l-addition-sera-lourde-pour-la-france-23-03-2011-1372685.php

[ ]S

Renato Oliveira

Caro edcreek, Mesmo que a jaca e o Gripen custassem o mesmo tanto – não é o caso, o Gripen é mais barato – ainda assim eu compraria o Gripen, que é monomotor e portanto de custo/hora de voo menor. Concordo com o Zé: vejam números e documentos oficiais. Bater, em mais de 18%, a meta do ano que vem, é inédito entre os militares, que sempre gastam a mais que o esperado por acharem problemas inesperados. Veja o caso do F-35. Pelos números que temos visto por aí, a jaca é mais cara de comprar e de manter que… Read more »

Grifo

Então, a discussão é para saber se o Rafale custa o dobro ou o triplo do preço do Gripen? 😉

Antonio M

E depois do que está acontecendo em relação ao EC725, ao Mirage 2000 e o que aconteceu ao Mirage III, foram os problemas do passado aqui no Brasil e em outros países, ainda restam dúvidas quanto a enrascada que a FAB vai entrar caso adquiram o Rafale?

Nó máximo vão desfilar um ou dois no 7 de setembro e olhe lá…

Antonio M

correção = fora os problemas

Vader

Ah sim, quanto ao Edcreek, deixa ele acreditar no que quiser. Como diz o Rodrigo, o caso dele é de fé, não de ciência… 🙂

Antonio M

“…Por mais que seja um bom avião – nunca vi ninguém dizendo que não é – não vale a fortuna que a Dassault está pedindo. Ele não faz o trabalho de 2 Gripen nem de 2 SH. …”

Posso assinar embaixo? rsrsr!

Em outros tempos, queriam justificar a compra do Rafale para fazer frente aos SU30 da Venezuela num hipotético conflito e eu mesmo argumentei que pelos custos do Rafale, ao invés de fazer “um contra um”, poderíamos ter uns três Gripens para cada SU30 e duvido que os venezuelanos menosprezariam uma briga dessas…..

edcreek

Olá, Mas uma vez os amantes do caças que não ecxiste e que seu antecessor nunca jogou uma unica bomba em 15 anos distorçe os fatos para confundir. É bem simples: O valor hilario que vcs insistem em dizer que o preço do Rafale é imbutido o custo do projeto que não vamos pagar, obvio, é hilario ver vcs insistindo nisso, e pior acreditando nisso, hauhauha. O Rafale down chegou a ser nos ofereçido por 55 milhões de euros a unidade, o que seria mais barato do que os JAS-39, não tem milagre…. O Rafale completo com manuteção(por dez anos),… Read more »

Rodrigo

A única coisa que vem da Tailândia que eu gosto é a massagem tailandesa e muay thai. Antes de qualquer coisa, não é só o valor do aparelho e sim o pacote que é caro e tras um monte de coisas estranhas ao mundo da internet com manuais atualizados( e são feitas atualizações com frequência) e as ferramentas específicas. Para quem pensa que basta comprar um kit da Tramontina na C&C, não poderia estar mais enganado. Ferramentas ESPECÍFICAS de aeronaves, custam na casa da 100mil dólares. Kits de teste na casa de um milhão de dólares e assim caminha. São… Read more »

Nick

Me lembro que o objetivo da Força Aérea Francesa era trazer o valor do custo/hora/voo do Rafale para a faixa dos 12.000 euros. Alguem tem a fonte??

[]’s

Rodrigo

Edson,
quer dizer que o Brasil que quer fabricar o Rafale ia pagar pelo avião e ganhar o projeto de brinde?

Foi isto que eu entendi?

Antonio M

Engraçado que com tudo o que dizem a favor do Rafale, ninguém o compra…..

Wagner

Até parece que vc usa a Ciênica, Vader. Como se vc fosse um Engenheiro Aeronáutico. parece até , as vezes, que vc trabalhou no projeto do F 35, no do Pak-FA, no J20, no Rafale… Vc usa a ideologia, o resto, é desculpa. O Edcreek está correto em sua análise, o que acontece é que a ideologia dominante prega que, como o PT queria, antes, o Rafale, o Rafale então deve ser odiado por todos aqui, que devem amar e idolatar os EUA. Se alguém sái dessa linha de pensamento, nossa… Criticar o rafale pode, mas nossa, se falar um… Read more »

Wagner

rss mas eu tinha um desses com a foto do Yeltsin … ah ah ah !!!

Vader

edcreek disse: 6 de abril de 2011 às 8:25 Caro Ed “I believe in miracles” Creek: Os 142,3 milhões de Euros a carcaça do Rafale estão em um relatório oficial do Tribunal de Contas da República da França. É o quanto custa cada JACA para o contribuinte. O detalhe é que esses custos já foram mais baixos, e nada indica que pararam de subir… Como costumo dizer, a França pode vender o Rafale até por R$ 1,99. Como não existe almoço grátis no mundo, alguém vai estar pagando por isso. No caso, metade o contribuinte francês e metade o Consórcio… Read more »

Vader

Wagner disse: 6 de abril de 2011 às 9:06 Se tem alguém que politiza a questão aqui é você cidadão. E eu jamais disse que sou técnico, cientista, filósofo, ou o raio que o parta. Apenas fiz a distinção entre “fide et scientia”, coisa que parece que não norteia o bestunto de alguns… Deixa eu ver se entendi sua “tese”: eu sou contra o Rafale porque ele é o “caça do PT”, correto? Mas então se a Dilma disser agora (como já disse) que prefere o SH eu deverei ser contra o SH também? Ou ela é menos PT que… Read more »

Antonio M

“…Tem gente que não consegue admitir que, de fato, o PT está no poder. Eles mandam. Pronto. É um fato. ..”

Mandam mas, não tem poderes absolutos como tanto querem; o problema é que eles não tem oposição e ainda são impunes. Aparelharam o Estado.

Esse é o grande problema da democracia no Brasil e AL, protoditadores que usam a legitmidade do voto para se tornarem “imperadores absolutistas” ……

cfsharm

Muito interessante este debate entre fé e ciência. Acho que os dois tem seu espaço na humanidade. Voltando ao assunto dos caças, é melhor estarmos voando com orçamento pé no chão, do que voar nas asas fervorosas do delírio! Além do mais, contra fato não há argumentos e neste quesito acho interessante que alguns dos nossos comentaristas sempre que expõem um ponto de vista mais “agudo” mostram de onde tiraram a informação. E no que baseiam seu ponto de vista. Podem ter lá suas preferências mas mostram claramente onde basearam informações. Resumindo, acho que seria interessante que TODOS fundamentassem estes… Read more »

Luiz Paulo

Edcreek, vc poderia postar um link ou documentos com as informações da hora de vôo do Rafale assim como o Vader fez, para fins de subsidio ao argumento. Seria interessante.

Antonio M disse:
6 de abril de 2011 às 10:03

Muito bem dito. Infelizmente vivmos numa era, onde o bem social, a coletividade, o povo (desde que esteja de acordo com as a moral do momento). O individuo? Que nada, viva o Estado!

Sds.

Luiz Paulo

…Muito bem dito. Infelizmente vivemos numa era, onde o bem social, a coletividade, o povo (desde que esteja de acordo com a moral do momento) é o que vale. O individuo? Que nada, viva o Estado! E só o Estado. Rsrsrs. Liberdade de expressão, só quando for pra opinar a favor, nunca contra, rs. E assim vamos.

ZE

edcreek disse:
6 de abril de 2011 às 8:25

“O valor hilario que vcs insistem em dizer que o preço do Rafale é imbutido o custo do projeto que não vamos pagar, obvio, é hilario ver vcs insistindo nisso, e pior acreditando nisso, hauhauha”.

edcreek, o valor hilário EMBUTIDO NO CUSTO DO PROJETO é de 142 milhões de EUROS.

O valor hilário de PRODUÇÃO do Rafale é de 101 milhões de Euros.

Como você pode ver, ambos os valores são HILÁRIOS !

[ ]S

edcreek

Olá, Camaradas agora está meio corrido e vou responder por partes; 1) Obrigado pelo apoio Wagner, o pessoal aqui quer culpar a corrupção Brasileira a empresas Francesas… 2) Luiz Paulo, segue abaixo alguns dados interessantes e oficiais originais em Frances: A) Documento da Assembleia nacional Francesa em 2007, fala em valores do Rafale entre: 53 milhões de Euros à 61 milhões de euros(custo de produção do avião) Como todos tem pouca fé vai o link: http://www.assemblee-nationale.fr/13/budget/plf2008/b0276-a9.asp B) Documento do Senado Francês estima o custo total de desenvolvimento do Rafale, em 2008, de €39,6 bilhões (R$ 99 bilhões). O custo unitário… Read more »

Rodrigo

Por que você acha o Rafale, que você afirma ser a última bolacha do pacote, tão impossível de custar 100 milhões de euros, se o F15 que vocês françaticos afirmam ser inferior ao Rafale, custa por volta de 100 milhões de dólares, com um custo operacional bem superior ao do SH e F16? Levando-se em conta que o equipamento francês é bem mais caro de comprar e operar que o americano, não vejo como tão impossível um Rafale por bem mais de 100 milhões de euros ainda mais com a embromação da TOT e um custo operacional acima de 30mil… Read more »

Vader

edcreek disse: 6 de abril de 2011 às 16:21 Prezado Edcreek, agradeço imensamente os links, pois são tremendamente esclarecedores. Vamos lá: “A) Documento da Assembleia nacional Francesa em 2007, fala em valores do Rafale entre: 53 milhões de Euros à 61 milhões de euros(custo de produção do avião)” Esse mesmo documento, diz, logo acima: “Au 1er janvier 2007, le coût global du programme Rafale, armée de l’air et marine, est estimé à 26,2 milliards d’euros. Le coût unitaire du Rafale marine est évalué à 60,8 millions d’euros, celui du Rafale air monoplace à 52,8 millions d’euros et celui du biplace… Read more »

Luiz Paulo

Pronto, acho que mesmo Edcreek coloque dados com valores menores (não tem como ser muito menor do que o Vader colocou), acho que agente pode passar a régua. É um valor absurdo mesmo.

Aliás, alguém pode por favor entregar o relatório do Vader pro ‘Joban’? Rs.

Quem sabe publicar na Folha? Veja?Época?Asas?Disney Brasil? Rsrsrs. Esses milagres são difíceis de acontecer.

Sds.

ZE

Permita-me fazer apenas algumas considerações: 1) No caso em tela, o Tribunal de Contas da República Francesa AUDITA os números apresentados. Se determinada Lei aloca recursos para a compra, digamos, de aviões de caça, e estes acabam custando mais caro (por diversas razões), esse número estará presente em seu relatório. O que mais acontece no planeta terra são derrapagens orçamentais. É para TENTAR impedir esse oba-oba é que existe o Tribunal de Contas. 2) O valor de 53 milhões de Euros para o Rafale, foi dado em 1º de Janeiro de 2007. Nesta época, o documento já estava preocupado com… Read more »

ZE

Por “CORRIGIR”, leia-se “ENFATIZAR”

[ ]s

ZE

Off Topic du jour:

Por falar em CUSTO, Portugal acabou de ir para a cucuia.

A fila é grande, o próximo será a Espanha, e depois a Bélgica e a Itália.

Esse ano promete !

OBS: vamos ver na reunião de sábado o tamanho da esmola.

[ ]s

Vader
Guilherme Poggio

Vader disse:

Virou post prezado Edcreek:

Caro Vader. Ficou ótimo. Posso reproduzir a qui no PA?

Vader

Claro Poggio, sinta-se à vontade.

Abraço.

ZE

Vader, parabéns ! Com a devida vênia, gostaria de sugerir ao Poggio colocar (com a sua anuência), isto é, se o texto for adaptado, que o Tribunal de Contas da República Francesa tem como escopo AUDITAR as contas da República Francesa (incluindo aí, a compra de material bélico). Faço essa ressalva, pois em algun(s) documento(s) apresentado(s) pelo edcreeck, havia o depoimento do Serge Dassault, e salvo engano, do Charles Eldestenne. Eles podem falar e apresentar os números que quiserem, mas no fritar dos ovos, o número OFICIAL será sempre do ÓRGÃO FISCALIZADOR, qual seja, o TRIBUNAL DE CONTAS. É para… Read more »

edcreek

Olá, Vader, bom apesar da manipulação de numeros os textos ficaram bons…. Se puder anexar minhar argumentação no seu texto seria interessante. Vale dizer que o custo calculado por aeronave do JAS-39 no caso Tailandes está na faixa de 65 milhoes de euros não dolares, está ai o valor no calculo do governos do pais. E o Rafale pelado para nós teria sido por 55 milhoes de euros coisa que Saito não aceitou. E o valor unitario de 85-90 milhoes de euros do Rafale inclui na proposta Brasileira manuteção por 10 anos e Armamentos(AASM+AM-39+Mica) além de treiamento como já havia… Read more »

Vader

edcreek disse: 8 de abril de 2011 às 8:17 Caro Ed, até onde me lembro sempre o respeitei, e de fato não tenho nada pessoal contra você. Gosto de debater contigo, até porque somos conterrâneos. Mas já escrevi o que tinha pra escrever, e o desafio está lá no Blog do Vader (http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/04/evolucao-dos-custos-do-rafale.html): “PS: desafio publicamente qualquer um, inclusive o próprio Consórcio Rafale, a vir aqui e PROVAR que estes números estão errados! A provar que a Assembléia Nacional Francesa, o Senado da República da França e o Tribunal de Contas da República da França estão mentindo ou estão equivocados!”… Read more »

Rodrigo

Santa inocência….. Dez anos, que ja serão absurdamente altos e nos outros 20 vão tirar o atraso. Até hoje aguardo você enviar a fonte OFICIAL que na proposta deles tem o Exocet, SCALP e etc.. Antes que você venha com mais argumentos da Carochinha eu pergunto…. Senão vendem para a MB o Exocet Block II, porque venderão para a FAB? Até os ensaios da possível versão do EC725, eles insistiram com o Block I….. Só tem o destruidor de Xavantões e o quase aposentado MICA… Com estes 90 milhões sem TOT ou vão dar o projeto de brinde porque somos… Read more »