Domingo Aéreo  09 PAMA-SP - F-5EM passagem - foto Nunão

vinheta-clippingO programa de modernização da frota de 46 aeronaves de combate F-5 da FAB será concluído até o fim de 2010. Segundo o Centro de Comunicação Social da aeronáutica (Cecomsaer), 72% da frota já foi modernizada e as aeronaves estão plenamente operacionais. A modernização de outras 12 aeronaves F-5 adicionais, que a FAB comprou da Jordânia, de acordo com o Cecomsaer, ainda está sendo avaliada pelo Comando da aeronáutica.

painel F5“A FAB fez um pedido de oferta à Embraer para posterior avaliação”, informou o Cecomsaer. A Embraer é a contratada principal da FAB no programa de modernização do F-5 e a Elbit foi subcontratada pela brasileira para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil. O valor total do programa de modernização do F-5 está avaliado em US$ 285 milhões.

A Elbit foi uma das pioneiras no Brasil no cumprimento de acordos de “offset” (contrapartida tecnológica) e seu primeiro compromisso com a FAB foi a compra da Aeroeletrônica, em 1996. Na época a empresa brasileira estava em dificuldades financeiras e corria o risco de fechar as portas. “A Aeroeletrônica é fruto do projeto F-5BR, sendo um dos maiores exemplos de como um contrato de “offset” bem gerenciado pode produzir resultados expressivos para todo o Brasil”, disse o Cecomsaer em resposta a uma das perguntas feitas pelo Valor.

Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir parapainel C95 o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves. Atualmente, segundo a aeronáutica, 85% do valor do “offset” acordado com a Elbit já foi cumprido. A tecnologia desenvolvida para o F-5, segundo a Elbit, também já está sendo aplicada na modernização 54 aviões Bandeirante da FAB, um projeto avaliado em US$ 35 milhões.

FONTE: Valor Econômico, via Notimp

FOTO MAIOR: Poder Aéreo      FOTOS MENORES: Aeroeletrônica

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco AMX

Pois é… acho que o Lula não vacilou aqui, não contingenciou verbas do programa… como muitos falaram… será que os Rafales vão ficar no chão mesmo? (caso vençam a concorrência).

flaviodepaula

Francisco AMX em 16 nov, 2009 às 11:37,

Concordo contigo.

Acho impressionante como muito por aqui falam que não melhorou em nada as FA´s desde que ele entrou, mas tudo bem, o tópico não é esse.

Que bom que as modernizações terminam ano que vem. Assim teremos mais caças operacionais para treinar e aumentar ainda mais o nível dos pilotos. Falta agora mais verba para que possam passar mais tempo nos ceús.

Brasil!!!

andrepoa

Seria muito interessante ler uma opinião de um piloto dos bicudos sobre o que achou da modernização.

Paulo Renato

Bom ainda bem que não m enquadro nos que criticam o Governo.
Sempre defendi que o atual Governo foi o que mas fez pelas FAs.
Legal essa modernização dos Bandeirantes, so acho que o processo está muito lento e está demorando muito para se concluir esses projetos.

Ainda tem os AMX e os A4 da MB.

Abs.

Felipe Cps

Ah, legal pra carajo, como o governo PeTralha é bonzinho em modernizar os F-5 recém-adquiridos neh? É uma pena que tah demorando tanto, mas deve ser porque o avião é um powta de um vetor, fudido pra carajo, o melhor do mundo, assim demora mais neh?

Nossa, acho que vou até votar na terrorista amante do Lamarca por causa disso… Vai que ela perde a eleição, aí fudeu, pára tudo, até a modernização de F-5…

E sorte que eu também não me enquadro nos que criticam o governo… assim posso falar bem 🙂

Hornet

“Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir para o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves.” E pensar que quando começou a conversa de FX2 aqui no Blog tinha “experts” de todos os tipos, inclusive com “fontes seguras”, que afirmavam que TT não existia de forma alguma, que isso era conversa fiada dos franceses. Eu até me lembro que o Galante colocou o comentário de um dos “Expert” como matéria do Blog, no qual se afirmava peremptoriamente que TT não existia (seria por que naquele momento a Dassault… Read more »

Hornet

É só pra concluir: Os Urubólogos são derrotados pelos fatos todos os dias. Mas eles insistem. São persistentes. São uns derrotados (em todos os sentidos), mas são convictos (ou seria: são cabeças dura?)…hehehe

andrepoa

Como são cansativos estes posts ideológicos, não que de vez enquanto não seja necessario mas praticamente todo tópico tem.
Ainda gostaria de saber a opinião de algum técnico ou piloto sobre estes novos aviônicos. No meu tempo era tudo ponteirinho, led e relê.

Bronco

Vida longa aos bicudos! Porque do jeito que vai o FX-2, sei não hein…

Edmar

Caros Amigos.:

Será que nossa “Força Aérea” vai operar mesmo os 46 caças “F-5M” e 36 caças “Rafale F-3”? Bem que eu saiba os “Mirage F-2000” serão os primeiros a serem substituidos.

Abraços.

Edmar

Caro Amigo Nunão.:

Eu ouvi falar que os “F-5M” iriam ficar até por volta de 2017, mas agora já não sei dizer.

Outra coisa, o primeiro pedido é de 36 caças certo, mas quando vão vir os outros 84 caças, já que esta é a previsão da FAB???

Abraços.

Wagner

Acho que o F5EM é uma grande jogada para um país f*dido em $$$$$$$ e já provou em exercícios ser um bom caça.
Agora dizer que ele não presta pq não faz frente a um raptor, poxa, daí é apelação…
Reclamam que o governo não faz nada mas quando faz tambem reclamam…

Edmar

Caros Amigos.:

Acho que os “F-5M” vão ficar por aqui até 2020 ou 2022!