Dilma pisa no freio

O ministro Nelson Jobim (Defesa) levou à presidenta Dilma o pacote fechado, para a compra dos aviões-caça, tentando estabelecer o fato consumado que favorece os franceses Rafale, mas ela surpreendeu. Chamou o comandante da Aeronáutica, pediu relatórios, para estudá-los detidamente, e decidiu mandar cópia de tudo ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial), a quem pediu um parecer.

Preferências

Alain Juppé contou que o chanceler Antonio Patriota e Nelson Jobim garantiram preferir os Rafale. Faltaram combinar com a presidenta.

FONTE: Coluna Claudio Humberto

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alexandre.bagatini

Espero que ela não entre na onda do Jobim.

Grifo

Estranho toda esta vontade do Jobim em comprar o Rafale, não? Se ele empenhasse metade deste esforço em melhorar os aeroportos brasileiros não estaríamos vivendo este caos.

Cesar

Vamos ver se o lado técnico da D. Vilma vai falar mais alto que o político, gostei da notícia desta análise exigida por ela. Só não pode demorar 2 anos para se tirar uma conclusão.

Realmente o NJ é patético.

Rodrigo

Cada dia mais impressiona estas forçadas de barra que o Jobim dá em favor dos franceses. No mínimo são suspeitas. Há meses que eu afirmo que o FX2, está morto e enterrado. Continuo sem apostar um tostão em um final “feliz” para ele, que para mim não ocorrerá qualquer que seja o vencedor, dado o formato e quantidades desejadas… Industrialmente as três propostas se equivalem, por mais que SAAB e Dassault se esforcem em se mostrar com diferenciais, na hora do vamos ver vão transferir parte das estruturas dos aviões, sem grandes componentes e eletrônicos. Motor então nem se falam… Read more »

Junior (SC)

Ela quem decide…. Chamou o Saito, nossa o Nerso deve ter ficado roxo e pediu relatórios ao comandante da aeronautica, boa essa, então esta na hora de colocar água no leite da mamadeira do NJ. Esse empenho todo do Nersão em emplacar a jaca é mais que suspeita, sempre disse que isso cheirava a uma CPI pizza.
Vamos aguardar cenas dos próximos capitulos.

ZE

A diferença dela para o Lula é simples:

Ela ENTENDE o que lê;

Ela é técnica (até hoje ocupou diversos cargos técnicos);

Ela conhece muito de gestão pública;

Ela é centrada;

Ela é autoritária, centralizadora, e dá sempre a última palavra;

Ela não é amiguinha do Jobim (seu cargo foi mantido pelo pedido do Lula);

Ela tem ótimos conhecimentos de política macro econômica;

Ela sabe que a Lei 8666/93 EXISTE.

OBS: eu NÃO votei nela, mas verdade seja dita !

[ ]s

DrCockroach

Aqui descordo um pouquinho do otimismo do nosso prezado ZE. Tb nao votei nela (nao votei em ninguem) e tb acho que ela iniciou o governo de forma positiva, tenho gostado das declaracoes e algumas atitudes dela, mas… – se nao me engano sempre ocupou cargos tecnicos por nomeacao politica; – as declaracoes de economia que fazia antes de ser presidente eram tipo decada de 60; – nunca completou o mestrado e doutorado dela em economia na Unicamp (que nao eh grande coisa) embora tenha falsificado o CV dela escrevendo que tinha os titulos; – Nao sei ateh onde nao… Read more »

Rodrigo

DrCockroach disse: 8 de janeiro de 2011 às 1:59 Vai ver o potencial de risco desta proposta da SAAB que ela dança rapidinho. Comparar a capacidade de off-set da Suécia, com França e principalmente com os gringos é piada. A SAAB ao não acelerar de forma independente o NG vai condenando o projeto a morrer como projeto. Há quanto tempo não surgem notícias, que eram praticamente semanais, por mais insignificantes que fossem, sobre o desenvolvimento do NG ? Poderiam pelo menos fotografar um protótipo final em linha de produção e nem isto fazem. Vão soltando a mão da SAAB para… Read more »

Mauricio R.

Se a variável “prateleira” se tornar importante em um provável FX-3, aí é que o Rafale ara terra de vez.
Tanto o Typhoon qnto os Flankers tem mto mais a oferecer, nessa condição.

Grifo

Comparar a capacidade de off-set da Suécia, com França e principalmente com os gringos é piada.

Caro Rodrigo, capacidade é uma coisa, o que cada concorrente realmente ofereceu é outra.

Você acha que a Boeing (ou melhor, a US Navy) por exemplo ofereceu co-propriedade intelectual do projeto? Capacidade teria, mas…

O envio do estudo para avaliação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indica claramente que a presidente procura um programa de desenvolvimento, a oferta que melhor oferece benefícios à indústria nacional. Nada de “prateleira”.