Dilma deve anunciar compra do Rafale em quatro meses, dizem franceses

9

Ministério da Defesa da França diz que manteve conversas com Jobim e Patriota e está confiante na conclusão do negócio

A decisão brasileira sobre a compra eventual de aviões de combate franceses Rafale deverá ser anunciada “em três ou quatro meses” pelo governo da nova presidente, Dilma Roussef. O prazo foi divulgado pelo Ministério da Defesa da França nesta quarta-feira, em Paris. Cabe a Dilma, agora, tomar a decisão sobre a aquisição de 36 caças, destinados a modernizar a Força Aérea Brasileira.

As autoridades francesas acreditam que as mudanças políticas no Brasil e as prioridades de orçamento da presidente não devem causar prejuízos ao Rafale, em relação a seus concorrentes. E esperam “boas notícias para o ano que chega”.

O ministro da Defesa, Alain Juppé, conversou sobre o assunto no sábado, em Brasília, com os titulares da Defesa, Nelson Jobim, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. “Acho que podemos ficar confiantes”, declarou ele na terça-feira, recusando-se, no entanto, a fazer anúncios de fatos “antes que sejam decididos”.

O Rafale da Dassault disputa a compra com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e com o Gripen NG da sueca Saab, num negócio avaliado entre 4 e 7 bilhões de dólares.

Além disso, conversações sobre a venda do Rafale foram retomadas com Abu Dhabi, após o encontro de meados de dezembro, em Paris, entre o presidente Nicolas Sarkozy, o príncipe herdeiro, xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.

A França e os Emirados negociam desde 2008 a venda de 60 caças construídos pela Dassault.

FONTE: Veja (Com agência France-Presse)

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Primeiro, teve aquela nota publicada há 2 dias, que ALGUNS, USANDO UMA INTERPRETAÇÃO SELETIVA, afirmaram que o Rafale já estava escolhido. Não era isso que dizia o artigo do Les Echos. Agora, os franceses querem colocar a Dilma contra a parede com esse joguinho idiota. Até parece que, conhecendo a Dilma como conhecemos, ela irá se curvar a pressões. A notícia fala em decisão em 4 meses. Quero ver ! Quero ver se essa decisão sair…se ela será assim tão favorável aos franceses ! Só para analisar a seriedade da notícia: ela fala da volta das conversações e a POSSÍVEL… Read more »

Rogério

Crux credo, vade retro, rsss

Bom é isso ai, Ano Novo, nova temporada de datas para o anuncio do Rafale, mais a pergunta que ninguem responde é: Se está td certo desde 2009 pq já não anunciaram?

[]s

Junior (SC)

Puxa 1º Abril francês é hoje… kkkkkkkkkk
Mas digamos que seja verdade, pelo amor de Deus para a Terra que eu quero descer dela, um caça que ninguém quer e o Brasil compra. Paaaaaaara a Terra!

Rodrigo

Os franceses estão certos…

Eles cansaram de esperar as definições de datas pelo Brasil e agora criaram uma para eles.

alexandre.bagatini

Não somos um país rico, temos sérios problemas sociais, porque vamos comprar o mais caro de todos( aquisição e operação).
Na minha opinião, deveríamos ir de Gripen( custo e aceitável capacidade) e participar diretamente do PAK – FA ou qualquer outro posspível de 5° geração. Assim, estaríamos recebemdo o Gripen daqui a 3-5 anos e o de 5° geração há 10 e 15 anos. Teríamos desta forma uma verdadeira evolução.

Grifo

Interessante saber que agora é o Ministério da Defesa da França que decide as datas para o F-X2…

Grifo

Novidades da jaca… Depois de demorar uma eternidade para chegar no teatro de operações, os Rafale embarcados no CdG passaram um mês voando no Afeganistão sem lançar uma única bomba:

http://www.marianne2.fr/blogsecretdefense/Les-avions-du-Charles-de-Gaulle-ont-realise-180-missions-en-Afghanistan-mais-sans-larguer-de-bombes_a85.html

Depois desta impressionante demonstração do poderio bélico francês, o CdG agora já está navegando de volta para casa.

Como diz o folheto de propaganda da Dassault, o Rafale é “provado em combate”…

DrCockroach

Grifo disse:
6 de janeiro de 2011 às 11:34

Inacreditavel…

Na verdade uma “bomba” caiu… no fundo do mar.

[]s!

Rodrigo

Quando eu falo que francês faz de tudo menos combater, tem gente que critica.

Vejam os nros e motivos de baixas dos franceses no Afeganistão, que vocês entenderão o q eu digo.