Uruguai negocia com Brasil a compra de 12 aeronaves A-29 Super Tucano

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A-29 Super Tucano da FAB

Segundo o site infodefensa.com, o Ministro da Defesa Nacional do Uruguai confirmou declarações à imprensa local que sua pasta continua com as negociações para a transferência de 12 aeronaves A-29 Super Tucano das reservas da FAB, para realizarem missões de patrulha do espaço aéreo.

As aeronaves estão avaliadas em 3,5 milhões de dólares a unidade, com células e motores zerados, incluindo apoio de manutenção e formação, chegando a um total de cerca de 40 milhões de dólares.

A compra das 12 unidades permitiria ao Uruguai recuperar e ampliar a capacidade perdida com a desativação dos FMA IA-58A Pucará em 2017 e consolidar o treinamento avançado e interdição de aeronaves leves em uma única aeronave desativando o Pilatus PC-7U Turbo Trainer.

Os Pucará do Uruguai foram desativados em 2017 – Foto: Alexandre Galante
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Clésio Luiz

Transferência significa repassar unidades da FAB? Então algum esquadrão aí vai ser desativado.

Tutu

Ou vão comprar unidades novas, ou continuará com outro vetor.

Notícias estranhas.

Alejandro Pérez

São unidades do inventário da FAB. ST usados.

Flanker

Mas, o problema é justamente este. Pela quantidade adquirida pela FAB e pelas perdas em acidentes até agora, não tem células sobrando. Só se diminuírem o inventário de cada um dos 3 esquadrões do 3° GAV.

Rafael Gustavo de Oliveira

Bem que podiam ser os supertucanos de Natal vendidos ao Uruguai, dai seria uma boa repor fazendo uma compra de M346 Master para fazer LIFT

Last edited 2 anos atrás by Rafael Gustavo de Oliveira

Acho que está havendo um problema em entender como se dá o treinamento de caçadores na FAB. Os aviões A-29 de Natal são o primeiro degrau do caçador (depois de saírem da Academia da Força Aérea onde voaram T-25 e T-27, assim como também fizeram os aspirantes às demais aviações- transporte, patrulha, asas rotativas). É nos A-29 que são formados os pilotos de caça, como alas operacionais, que depois vão para um dos três esquadrões do 3º GAV, equipados também com o A-29, onde se formam como líderes de esquadrilha e ganham experiência operacional por alguns anos. Só então passam… Read more »

Flanker

Perfeito!!!!

Elias E. Vargas

Os aviões A-29 de que forem vendidos para o Uruguai poderão ser repostos em tempo real, com versões novas e atualizadas pois jamais ícone mundial na sua categoria.

glasquis7

Não, seria uma compra de unidades “Zeras” “As aeronaves estão avaliadas em 3,5 milhões de dólares a unidade, com células e motores zerados, incluindo apoio de manutenção e formação, chegando a um total de cerca de 40 milhões de dólares.” A FAU teria 12 A 29 zeradinhos e para com esse sonho megalomaníaco de pular direto pra um vetor supersônico, mesmo por que os únicos F5 que a FAU pensou em comprar são os da FACh e nesse caso, não estão disponíveis e pelo andar da carruagem, vão pra mais um MLU para voar por mais 10 ou 15 anos.… Read more »

Utama

Um A29 zero por 3,5 milhões? Só se o cockpit for uma cadeira de praia?

Glasquis7

É uma questão de idioma. Agora entendo que “zerado” não é “zero”.

ROBERT SMITH

Creio que, quando o artigo fala em aeronave “zero” querem dizer “aeronave usada porém que passou passou ou que ira passar por total revisão” antes de ser entregue… papo de vendedor de carro usando :o)

glasquis7

Estou no Antispam.

Se alguém for pra lá, dá um oi pra mim que eu mostro o lugar… Conheço ele como ninguém.

KKK

Carlos

Falou vizinho 😂

Clésio Luiz

Li em outro lugar que essas unidades são de estoque da FAB e tinham sido oferecidas à outros países. Então não haverá desativação de esquadrão por enquanto.

Tutu

Dúvido muito que a FAB tenha 12 A-29 em estoque.

Naquela matéria sobre o acidente do Super Tucano da Fumaça o Flanker trouxe estimativas interessantes, se tiverem muitas serão um ou duas aeronaves.

Camargoer.

Caro Clésio. Pelo que lembro, o custo de um A29 novo é da ordem de US$ 6 milhões. O valor de US$ 3,5 milhões parece indicar que serão células excedentes das FAB revitalizadas com motores novos.

Alejandro Pérez

Foram oferecidas a Ucrania.

Flanker

Clésio, o problema é a FAB ter A-29 em estoque/reserva. Só se diminuírem o inventário de cada um dos 3 esquadrões do 3° GAV, de 16 células cada um, para 12.

Matheus

Literalmente escrito na matéria que serão 12 unidades “zero”.
Mas voces insistem em ser analfabetos funcionais.

Tutu

Trecho da matéria original da Infodefensa.

A pergunta é, a FAB tem uma reserva de 12 aeronaves “Zeras”?

glasquis7

Aí vc postou todas as informações.

Na forma em que a matéria foi aqui postada, pareciam ser unidades novas.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
Camargoer.

Olá Glasquis. Talvez sejam células do excedente da FAB revitalizadas com motores novos.

glasquis7

Boas Camargoer.

E a FAB tem células do excedentes?

Clésio Luiz

Isso aí significa que são unidades recondicionadas, prontas para uso. Diferente, por exemplo, dos nossos Mirage 2000 que foram vendidos precisando de revisão.

Jadson Cabral

Uma celula ou um motor recondicionados não podem ser considerados zerados. Seria a mesma lógica de zerar o odometro de um veículo só pq passou por revisão

Jefferson Ferreira

Quando retifica o motor zera o odômetro já que o motor estar “zerado” …

Flanker

Ah, tá…e todo o restante do carro, como suspensão, freio, carroceria, interior…fica tudo zerado só por que o motor foi retificado???

Jadson Cabral

Deve ter. Afinal, alguém aqui acredita que a FAB voava mais de 90 ST??? Provavelmente foi das últimas que receberam e estava na reserva. Aparentemente são as mesmas que foram oferecidas a Portugal e depois a Ucrânia

Flanker

A FAB não tem mais que 90 Super Tucanos há tempos.

RPiletti

com células e motores zerados”, nem novas e nem usadas.

Neto

Motores e células ZERADAS, pela rotina de info indicada aqui são células e motores usados que foram revisados e colocados na condição zerado para a quantidade de voo de aeronave nova.
.
Se um motor tem 8k horas e voou 6,5K ele é posto em condição de voar 8K horas novamente.

Clésio Luiz

Chamar os outros de analfabetos ao mesmo tempo cometendo erros de gramática foi lindo 🙂

Lucas Teixeira

Analfabetismo funcional não tem nada a ver com erros de gramática.
Ainda mais num ambiente onde o texto é escrito de uma forma coloquial, como aqui nos comentários.
Nosso amigo se referia ao analfabetismo funcional que atinge milhões de brasileiros adultos.
Analfabetismo funcional é a dificuldade de ler um texto, extrair informação e interpretá-lo.

Lucas Teixeira

Ou seja, vc realmente agiu como um analgabeto funcional.
Goste ou não disso. Não importa.

Flanker

Leia o texto, principalmente neste trecho:

“…negociações para a transferência de 12 aeronaves A-29 Super Tucano das reservas da FAB…”

Onde está escrito que são aeronaves novas? Assim sendo, onde está o analfabetismo funcional?

pampapoker

Flanker, eu li essa matéria meio dia, ainda tinha cinco comentários. Ela foi arrumada depois disso e a triologia não deu uma nota de rotape, infelizmente avisando que tinha corregido o texto como está agora. Ou seja ambos estão certos kkkj

Flanker

Ah, bom….se é assim, sim….kkkkk

Rafael Oliveira

De fato, o analfabetismo funcional é grave no Brasil.
Porém, nesse caso, a matéria era ambígua.
Tanto que alguns entenderam que as aeronaves eram novas, enquanto outros, acertadamente, entenderam que eram usadas e revisadas.
Então na cabia a crítica.

Alejandro Pérez

A nota original afirma em unidades usadas com revisao total.

Flanker

“…negociações para a transferência de 12 aeronaves A-29 Super Tucano das reservas da FAB…”

Está no texto deste tópico. Quem é analfabeto funcional?

Lucas Teixeira

No texto diz:
“(…) para a transferência de 12 aeronaves A-29 Super Tucano das reservas da FAB”
Ficou bem claro que são aeronaves da reserva.

Adriano Madureira

Não,pelo que ouvi, são unidades da FAB que estão estocadas…

glasquis7

De longe, o Melhor negocio que o Uruguai pode fazer nestes momentos.

Compra um vetor polivalente, de baixo custo de operação, com assistência Técnica do lado de casa e com um envelope que ainda poderá evoluir muito.

Cobre todas as suas lacunas e de quebra, serve pra preparar seus pilotos pra, num futuro, saltar pra um vetor supersônico.

E deixa as ceboshitas babando.

Last edited 2 anos atrás by glasquis7
André Bueno

Que raio de termo é esse, Glasquis7?! O que significa ceboshitas? 😀

glasquis7

Os Argentinos tinham uma novela infantil que tratava de um time de futebol de crianças que sempre perdia nas finais e se chamava “Cebollitas Futbol Clube”.

Depois de perder as finais pro Chile e pra Alemanha os chilenos os apelidaram de Ceboshitas… Esse “shi” se deve ao carregado sotaque argentino.

André Bueno

Valeu.

Alejandro Pérez

Cebolinhas.

Alejandro Pérez

E ainda depois vao por Hawk com radares israelenses.

Neto

Dentro da política de Estado o repasse de Aeronaves nacionais para países amigos é muito interessante.

  • amplia os laços com esses países;
  • amplia os usuário de um modelo nacional;
  • possibilita novos contratos de suporte e atualizações;
  • oportuniza a renovação de nossa frota gerando frutos em nossa indústria;

Bacana demais!

glasquis7

Mas, pelo que entendo, seria uma compra de aeronaves novas. Cada unidade custando U$D 3,5 Milhões.

Tutu

Um super tucano novo custa mais que isso.

Na matéria original da infodefensa diz que serão unidades usadas.

glasquis7

Entendo mas, na matéria aqui postada fala de unidades zeradas e motores zerados. Só podem ser aviões novos.

RPiletti

“zeradas”, revisão total feita…

Rinaldo Hora

Um novo está na casa dos 7 milhões de dólares. Nós pagamos 5,5 por cada um dos 99 adquiridos.

glasquis7

Concordo mas, a matéria diz:

As aeronaves estão avaliadas em 3,5 milhões de dólares a unidade, com células e motores zerados…”

O que seriam “células e motores zerados”. Seriam então, unidades recuperadas?

“Um novo está na casa dos 7 milhões de dólares…”

Mas isso é considerando uma única unidade a preço de mercado. Um contrato de um lote Subvencionado não poderia sair mais barato?

Camargoer.

Ola Rinaldo. De fato, eu lembro que o valor de um A29 novo e pelado seria da ordem de US$ 6 milhoes, chegando a US$ 10 milhões dependendo dos sensores e sistemas de armas incluídos. Por US$ 3,5 milhões, penso que serão unidades excedentes da FAB, revisadas e modernizadas. o que parece incluir novos motores.

Rafael Oliveira

Modernizada eu acho difícil.

Jadson Cabral

Cel. não existe a possibilidade da FAB estar fazendo um preço camarada, já que as aeronaves estariam há um tempo na reserva? Algumas fontes dizem que seriam células zeradas. Então não pode ser das últimas aeronaves que a FAB recebeu e teria estocado?

Rinaldo Nery

Desconheço. Quem sabe o que está estocado (se houver) é o Diretor do PAMALS.

Flanker

Ué, mudou de nome??

Rinaldo Nery

Estranho mesmo. Rinaldo Hora era meu nome na Azul. Mudou sozinho.

Rogério Loureiro Dhiério

Rinaldo com todo respeito da brincadeira.
kINGS É VC?

KKKKK

ABS

Rinaldo Nery

Deus me livre…

Flanker

Vc saiu da Azul?

Rinaldo Nery

Sim.

Camargoer.

Olá Tutu. Exato O preço de um A29 novo e pelado é da ordem de US$ 6 milhões, podendo chegar até a US$ 10 milhões dependendo dos sensores e sistemas de armas. Pelo preço, tenho a impressão que serão células excedentes da FAB que serão revitalizadas com motores novos.

Khan

Até que enfim,um comentário interessante….😎✌️

Fernando "Nunão" De Martini

Gente, “zerado” é bem diferente de “zero”. Se algo foi zerado é porque já não estava zero. Termo comum em aeronáutica, “zerar” a célula.

Jadson Cabral

Aaaaaah, bom. Isso explica muita coisa

marcus mendes

Então aquele pedido de 99 aeronaves A29, que foi amplamente divulgado em 2004, foi entregue para FAB?
Exageram no pedido, e agora estão vendendo barato?

Rinaldo Nery

Foram todos entregues, e ninguém exagerou nada. Eram pra ser mais de 100.

Flanker

Rinaldo, se analisarmos o quantitativo inicial de 99 células e fazendo contas de padaria, levando em conta informações, leituras, etc, e as perdas em acidentes, acredito que não existam 12 células de A-29 em estoque na FAB. Só se estou muito enganado quanto ao quantitativo do inventário de cada um dos esquadrões do 3° GAV e do Joker. O que tu tens à dizer?

Rinaldo Nery

Eu também acho que não existem. Mas só acho. Ano passado, quando fui ao PAMALS almoçar com o Sardinha não vi nenhum A-29 ¨estocado¨. Vi em manutenção.

Flanker

Valeu. Eu tb acho que não tem nenhum A-29 estocado.

Wellington Jr

Não exageraram, na verdade teriam de ter aumentado para uns 200 pelo preço de operação ser menor que de um caça super sônico. Assim se teria mais aeronaves baratas para fazer patrulhas deixando os caças para operação mais complexas. Precisamos de patrulhas aéreas constantes principalmente para localização de crimes ambientais e tráfico. Querendo ou não usar os equipamentos e vetores da FAB para localização de garimpeiros e desmatadores seria um bom treinamento constante para pilotos. Seria melhor ainda se eles pudessem treinar ataque ao solo, mas a lei do abate não se aplica a alvos no solo.

glasquis7

É, eu poderia me justificar na questão idiomática mas, não fui o único a interpretar como unidades Zero.

Agora fica esclarecido.

Tutu

Seria muito engraçado se os M-346FA chegarem para Natal, e os A-29 de lá foram parar no Uruguai.

Camargoer.

Olá Tutu. Creio que a FAB continuará usando o A29 para a preparação dos pilotos de caça, que irão direto para o F5M, A1M e agora o F39. Creio que é equivocado pensar em M349 na FAB.

glasquis7

No lado Hispano da América do Sul foi noticiado que o Brasil estaria a procura de um Lift.

Clésio Luiz

Aquilo foi viagem do Caiafa (jornalista brasileiro da Infodefensa). O comandante foi na Itália para comemorações da 2ª Guerra e aceitou convite dos pares italianos para voar em algumas aeronaves.

A não ser que ele apareça com declarações da boca do brigadeiro, ele está inventando coisas.

Camargoer.

Olá Glasquis. Dia sim e outro também alguém fala que a FAB vai comprar um jato de treinamento. Mais torcida do que verdade.

Flanker

O lado hispano da AL não é a FAB…

Glasquis7

Não, não é mesmo nem eu disse nem o sonhei que seria. Apenas informo o que se lê nas notícias veiculadas por lá.

glasquis7

Estou no Antispam então vou responder novamente:

O lado hispano da AL não é a FAB…”

Nem eu disso, apenas disse que, essa é a notícia que circula na América do Sul, seja ela verídica ou não, não entrei no mérito, apenas comentei.

Flanker

O 2⁰/5⁰ GAV, de Natal, tem bem mais do que 12 A-29. E colocar um LIFT em Natal, para depois os pilotos saírem dali e irem voar A-29, seria um contrassenso.

Alejandro Pérez

Mais a futura compra de avióes a jato.
Tomara fechem logo esse acordo.

Angelo

Sou leigo, mas pular do Pucará para o a-29 ST é um bom salto tecnológico…passo a passo…

glasquis7

Com os A 29, o Uruguai já estaria à frente em vários setores tecnológicos. Principalmente, na aviônica. Se considerar as capacidades de a6taque ao solo então, embora os “Puca” tenham sido ótimas aeronaves, os A 29 estão muito à frente, seja em tecnologia, seja em capacidades.

Aéreo

Redução de frota, “ok”
Redução de efetivo “nem pensar”

Last edited 2 anos atrás by Aéreo
Camargoer.

Olá Aéreo. Você tem razão. A FAB tem cerca de 75 mil efetivos, dos quais 25 mil no DECEA fazendo o controle/defesa aérea. Isso significa que na prática são 50 mil pessoas para uma força de ceca de trẽs esquadrões de A29, três esquadrões de F5M e um esquadrão de A1M. Mesmo considerando toda a aviação de asas rotativas, patrulha naval e transporte, manutenção, sistema de saude, educação e pesquisa, é uma força inchada.

Felipe M

São 4 esquadrões de AT29 afinal Natal também conta, e 2 de caças AMX pois uma parte dos não modernizados está ativa em Santa Maria.

Flanker

Não tem NENHUM A-1 não-modernizado em operação na FAB desde o final de 2019!! Existem 11 A-1M no inventário ativo da FAB e NENHUM não-modernizado! Portanto, a frota de A-1 na FAB é de 11 A-1M (9 monopostos e 2 bipostos).

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Thiago A.

Isso só terá alguma chance de mudar se houver um amplo debate sobre qual modelo de defesa queremos, sobre como otimizar recursos humanos e financeiros para maximizar os resultados. Não vi a CREDN, o ministério da defesa, autoridades do governo ou militares debatendo o assunto abertamente e infelizmente ainda não li sobre o assunto -abordado de maneira seria e metódica- nem pelos sites especializados … È um assunto confinado aos entusiastas (sem os meios e as noções ) e os torcedores políticos que instrumentalizam o tema reduzindo a questão a picanha e leite condensado ou ao general do pau mole.… Read more »

Allan Lemos

Isso só terá a chance de mudar quando o Legislativo e o Executivo tiverem bolas para impor a redução de efetivo.

Mas se for esperar que essa mudança ou debate venha da parte dos militares, então espere sentado. É mais fácil o MD anunciar a compra de um pacote com 50 F-35s, 200 Abrams e 15 FREMMs do que eles começarem um debate sobre a redução do efetivo.

Aliás, de vez em quando algum militar opina sobre o tema, fala que o efetivo precisa aumentar, não diminuir. São muito sem noção.

Thiago A.

“Isso só terá a chance de mudar quando o Legislativo e o Executivo tiverem bolas para impor a redução de efetivo.” Obviamente, mas é necessária a participação dos militares e do ministério da defesa nesse debate para formular coordenar uma proposta/projeto, caso contrário o risco é de piorar a situação criando um opróbrio cujo foco são as eleições e propaganda e não a defesa do país. Em outros caso, mundo a fora, eu observei que essas propostas de corte e reestruturação partiram justamente do ministro da defesa e foram amplamente debatidas na comissão de defesa nacional. Mas como você disse… Read more »

Rinaldo Nery

Thiago, a FAB tem uma coisa chamada Tabela de Lotação de Pessoal (TLP), pra todas as organizações e unidades. Ou seja, quantas seções/divisões/departamentos existem em cada lugar, e quem vai chefiar, posto e especialidade. E quantas pessoas (mínimo) pra funcionar. São centenas de organizações/unidades. Não é simples. E a reestruturação da FAB bagunçou muita coisa. Não é trabalho de um mês verificar se o efetivo é ou não adequado. Uma coisa tenho que admitir: na minha época, a FAB tinha mais de 700 aeronaves; hoje tem menos de 500. Quanto ao efetivo do DECEA, aproximadamente 25 mil homens, não tem… Read more »

MMerlin

“O que não pode é concentrar no Rio, fornecendo mão de obra pro narcotráfico.”

Concordo. E o mesmo deveria valer para o CFN. Esta sim é uma fonte de recursos para o narcotráfico.

Last edited 2 anos atrás by MMerlin
Eliakim

Mas MMerlin, se não me engano, o ingresso no CFN é via concurso, desde soldado.

Não acredito que tenha conscrito no CFN, ou tem?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Há algum tempo fiz uma estimativa de qual seria o efetivo da MB para operar todos os navios catalogados, manter uma divisão de FN e todos os serviços de saúde/educação/pesquisa. Cheguei a um valor de 50 mil pessoas (hoje a MB tem quase 80 mil). O EB tem cerca de 12 mil pessoas em cerca de 200 Tiros de Guerra espalhados em cidades, consumindo inclusive recursos escassos das prefeituras. Isso representa cerca de 5% do efetivo do EB. Um desperdício óbvio. O desatino no EB é tão grande que anos atrás ele cogitou adquirir aeronaves de transporte obsoletas… Read more »

Velame

Eu acho que em termos de desperdício de dinheiro público nada se compara as universidades publicas. Temos la um bando de faz nada, quê só sabem fazer greve e desvirtuar os jovens que lá frequentam. Chegamos ao absurdo de ainda termos universidades públicas em EAD por conta da covid. É surreal o que esses parasitas fazem! Mas o problema são os TGs… eu sei bem o porq… é porque lá os jovens aprendem valores quê nos são caros e que os afastam das idiotices canhotas.

Hank Voight

Para fechar o pacote e dar condições mínimas a FAU faltam apenas 12 LIFTS como o M-346 ou FA-50

Alejandro Pérez

Em breve se anunciam LIFT. Mas dificil que sejam esses dois.

Hank Voight

Ouvi algo a respeito do L-15, o M-346 de pobre..rs!

Rinaldo Nery

Ouviu aonde? Sua cabeça?

Alejandro Pérez

Sim…foram avaliados L159, L15, M346, FA 50 e Yak130. Porém há uma oferta de Hawks com radares israelenses ELTA que o Uruguai certamente vai rematar.

Rinaldo Nery

Obrigado.

RDX

Felizmente, a FAU foi picada pelo mosquito da sensatez. Em 2018 eles estavam sonhando como o tal L-15. Desde 2014 havia rumores sobre o interesse da FAU no Yak-130. Teve uma época que só se falava em caças supersônicos.

Juarez Martinez de Castro

O tempo RDX, o tempo, senhor das verdades. Viram o que está acontecendo do outro lado do Rio da Prata. As sauvas comendo tudo e os Chineses se deleitando.

RDX

Se eu sou o comandante da FAU tentaria costurar uma aliança com a FAB. Leia-se treinamento, aeronaves e logística. Fechava a compra de A-29 e negociava a transferência de um esquadrão de F-5EM para um futuro próximo.

Last edited 2 anos atrás by RDX
Alejandro Perez

O F5M está no fim da sua vida útil. A FAU está negociando outras aeronaves zero horas ou usadas em bom estado.
E quem faz isso é o Ministro da Defesa. O comandante da FAU nao tem autonomía pra isso.

Thiago A.

# Redação fiquei preso no antispam, tem como liberar ?#

Abs

Alejandro Perez

A notícia original em espanhol, e com muitos mais detalhes.

https://www.infodefensa.com/america-uruguay.php

Rafael Oliveira

O preço é US$ 3,5 milhões, mesmo para aeronave usada e revisada, é muito baixo.
Negócio de pai para filho. Nem quando o Brasil compra aeronaves do deserto americano o valor final fica tão baixo, eis que tem que pagar pela modernização que sai caríssima e demora anos.
Uruguai não achará negócio melhor em nenhum outro lugar do mundo.

ROBERT SMITH

Em fim uma Excelente Noticia! …. para os Uruguaios :o)

Thiago A.

E para nós também, mais a acima o colega Neto elencou uma série de benefícios ( e são só alguns) . Prefiro manter o Uruguai muito próximo do Brasil, não apenas como cliente/operador , manter uma relação de parceria e proximidade é totalmente nos nossos interesses. Todo vácuo é preenchido… Sabemos por quem.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Rinaldo Nery

Perfeito.

Juarez Martinez de Castro

Exato Silvano. E toda uma operação de “guerra” foi montada, inclusive com a ida do zero dois a Montevideo no último final de semana para costurar o negócio junto com o Tio Sam evitando que os Xings fizessem barba, cabelo e bigode no Uruguai vendendo Napaocs, Napas e aviões.
A questão naval ainda está pendente mas existe a possibilidade que alguns navios da esquadra de Tamandaré venham a ostentar o pavilhão azul com o sol brilhante.

Glasquis7

Vc está enganado, o orçamento d festa do uruguaia é muito limitado compra comprar uma fragata nova. E pior ainda, mais limitado pra operar fragatas como as Tamandaré.

Kornet

A armada uruguaia tá avaliando OPVs e havia rumores de que seriam as corvetas chinesas type 56 seriam escolhidas,mas não há nada decidido.

ROBERT SMITH

Thiago, concordo…. com certeza será um bom negocio para o Uruguai e pro Brasil também… porém, para a FAB, que já não tem tantas aeronaves assim…. não sei se é… só minha opinião …

Silvano

Poderíamos doar os F5M desativados se tiverem horas de voo, devem ter muitas ainda, voam pouco com a FAB, pagariam apenas a manutenção preventiva e as horas de voo de treinamento das tripulações.

Eles também querem os M-108 105 mm que o EB desativou. No limite, sou a favor de vender barato ou até doar um IKL-209 para esses caras. Acho que nunca voaram super sônico e nunca operaram arma submarina, seria uma novidade.

Juarez Martinez de Castro

Silvano, pelo menos uma duzia de células de F 5 M e FM podem ter outro destino na AS. Aguarde

Flanker

Juarez, bom te ver por aqui de novo! Células de F-5EM teremos disponíveis algumas em breve (5 já foram desativadas), mas FM só o 4806, que tb foi desativado precisando de reparos após “pouso” sozinho em 2016. Hoje temos 4 FM operacionais e 37 EM. Para abrirmos mão dev algum FM, só daqui alguns anos. Meu entendimento, claro.

Glasquis7

É, meu filho diz que é melhor ter que ler coisas assim do que ser cego.

Rommelqe

Poderiam eventualmente ser da quota da Sierra Nevada?

Rommelqe

Aventei essa hipótese porque creio que alguns exemplares destinados ao Afeganistão acabaram não sendo entregues.

Rommelqe

Outra hipótese: a FAB vai atualizar sua frota, recompletando o total de 99 unidades, com 25 novas (86 – 12 + 25).

Juarez Martinez de Castro

Não vai acontecer. Vão vender 12 que estão no saco, fazer caixa para priorizar outros programas

Camargoer.

Caro Juarez. Os recursos da venda destes A29 excedentes irá para a conta única do Tesouro. Os gastos da FAB são aprovados na lei orçamentária ou em lei complementar ao longo do ano. Achar que a FAB é capaz de fazer caixa é um equívoco e um desconhecimento de como são feitos os gastos públicos.

Marcelo Baptista

Então no mínimo a FAB se livra do custo fixo?

Camargoer.

Olá Marcelo. Talvez a economia na manutenção de uma frota menor de A29 seja marginal. O custo fixo está diretamente relacionado com o número de horas voada. Por outro lado, alguns colegas comentaram que estas aeronaves foram oferecidas antes para outros países, o que parece confirmar que existe um excedente de aeronaves no inventário da FAB. O Joker e os “terceiros” operam o A29 (além do EDA). Lembro também que a FAB reduziu o tamanho da frota de T27 na AFA.

Fernando "Nunão" De Martini

Oi Camargoer, Se a FAB reduziu a frota de T-27 na AFA foi pouca coisa. Foi a frota de T-27 como um todo que sofreu redução, tanto substituída pelo A-29 nos “terceiros”, no EDA e até no antigo CATRE, como também desativada por atingir o final da vida operativa. O que pode ter acontecido por certo período foi uma concentração de parte da frota na AFA durante esse processo, assim como no PAMA-LS. Isso pode acontecer quando há substituições de um tipo em várias unidades, e a que permanece empregando o modelo tem sua frota ampliada e vai voando aeronaves… Read more »

Flanker

Juarez, onde a FAB tem 12 A-29 estocados?

Rommelqe

Então não havendo previsão de unidades novas (seja para a FAB seja para a FAU), então se o negócio com o Uruguai for efetivado a FAB, logicamente, passaria a ter menos do que as atuais 86 unidades, algo em torno de 74 (porque é possível que outras tenham que dar baixa em breve…), correto Flanker? Entendo que o EDA não deixa, de certa forma, de ser uma “reserva” estratégica, servindo para eventual complementação, mesmo que temporária, dos Jokers. O que me parece mais sensato é admitir que há uma certa ociosidade nos esquadrões Jokers, justificando-se então a hipótese de reduzir… Read more »

Rinaldo Nery

O que são ” Esquadrões JOKER”? Conheço um só, o 2°/5° GAV, sediado em Natal.

Tutor

Ótimo, vamos vender.
Por outro lado não há como não pensar em qual a necessidade, relevância, etc de o Uruguay gastar dinheiro com uma força aérea composta de aeronaves turbohélices.
Os vizinhos (Brasil e Argentina) apesar de serem fracos a nível internacional, a são muito mais “fortes” que o Uruguay e eles nunca terão capacidade de acompanhar. Logo, para uma guerra, essas aeronaves aí nas mãos deles tem serventia nenhuma. E para combater narcos também não muito sentido; Uruguay não é rota, e tem mercado consumidor muito pequeno.

Alejandro Pérez
Marcelo

Por esse preço com certeza serão celulas usadas com muitas horas de vôo que será revisadas e repassadas aos uruguaios !!!!!

Mars

Não seria mais jogo para os uruguaios comprar alguns A1 de segunda mão nosso?
Com a chegada dos F39 alguns devem ser substituídos e para os uruguaios ainda é uma ótima aeronave. E querendo ou não, Super Tucano não dá conta de um Citation X transportando drogas a Mach 0.92. rs

Fernando "Nunão" De Martini

“ Não seria mais jogo para os uruguaios comprar alguns A1 de segunda mão nosso?”

Daqui a dez anos? Porque a princípio os A-1M de Santa Maria só serão substituídos por F-39 de um segundo lote. Acho que a Força Aérea Utuguaia está interessada em opções menos distantes. E certamente, se quiserem jatos, tem outras opções mais indicadas e de custo operacional mais baixo que o A-1M para as necessidades uruguaias.

Felipe M

Todo segundo lote irá para Santa Cruz RJ substituir os F-5M. Será necessário um terceiro lote a médio prazo (2030). 108 aeronaves é o mínimo que a FAB precisa e duvido que não vão buscar um terceiro no futuro.

Flanker

De onde tu tirou isso?!?! Se fala em um segundo lote de 30 F-39. Se isso se confirmar, dá para reequipar o Grupo se Caça e o Pampa, em Canoas.

Mars

Não considerei esperar 10 anos nem mesmo o primeiro lote inteiro ser entregue. Do meu ponto de vista é mais importante manter 12 Super Tucanos na força do que 12 A1. O primeiro está constantemente patrulhando o nosso espaço aéreo, e para o tamanho das nossas fronteiras custo a acreditar que o que temos atualmente é suficiente, e ainda vamos transferir 12. O segundo já não temos números suficientes mas em vista do processo de substituição que ocorrerá e do nível das nossas ameaças fronteiriças, ter 34 ou invés de 46, não é uma grande perda do meu ponte de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Do meu ponto de vista é mais importante manter 12 Super Tucanos na força do que 12 A1.” Mars, Hoje o A-1M é o único avião na FAB capaz de levar uma carga útil relativamente grande de bombas bem dentro de outro país. O F-5EM tem perna muito mais curta e capacidade de carga menor. Então, pelo menos até o Gripen receber seu certificado final de operação, FOC, tanto ar-ar quanto ar-superfície (o IOC, capacidade inicial, é ar-ar) e operar em pelo menos dois esquadrões, o A-1M é o único avião com essa capacidade na FAB. Considero uma versão mais… Read more »

Mars

Compreendo Nunão. Não levei em conta no meu raciocínio a perna curta do Tiger e a capacidade de carga. Valeu

Flanker

“ter 34 ou invés de 46, não é uma grande perda do meu ponte de vista.”

Tu tá falando do A-1? A FAB tem 11 no inventário, e 1 deles acho que não voltará à voar, depois de um incêndio em seu motor durante testes do mesmo. Na prática, a FAB possui 10 A-1 atualmente.

Juarez Martinez de Castro

Cara, se a FAB está se vendo aos trancos e barrancos para manter uma dezena de A1 voando após o fechamento da linhas de fornecimento de spares na Itália, imagina a FAU que mal e porcamente tentava operar com meia dúzia AT 37.
Eles vão de T45 Goshawk by US Navy.

Alejandro Perez

Nao…sao Hawks de uma empresa chamada USAir. Ex ROKAF.

Rinaldo Nery

Citation X voa a Mach .92? Mais que Mirage 2000 em cruzeiro?

Mars

Erro meu, é .935.

Rinaldo Nery

Amigo, acho q você não leu direito: Mach .935 é a VELOCIDADE MÁXIMA. A de cruzeiro é 528KTAS (True Air Speed), que não dá Mach .935.

Mars

Você interpretou errado ou posso ter me expressado mal. Em nenhum momento eu citei voo de cruzeiro, o meu comentário baseou-se em um cenário de interceptação com a aeronave indo a Mach .92 para fugir.

Fernando "Nunão" De Martini

Mars, me metendo na conversa, ainda assim acho difícil fugir nessa velocidade máxima se estiver com carga suficiente de drogas e combustível pra tornar rentável um voo desses. Ainda mais levando em conta perfis de voo a baixa altitude que visem escapar de radares.

Mas, de fato, nem em velocidade de cruzeiro um A-29 chega perto. Para essas situações (entre outras, pois interceptar voos de traficantes não são as únicas atividades) é que a FAU também pretende adquirir jatos.

Mars

Concordo, é mais um cenário hipotético. Mas se eu não estou enganado no México o cartel recorre a uma estratégia semelhante pela baixa disponibilidade dos Tiger mexicanos e pela falta de um outro vetor a jato.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, não faltam casos de jatos usados para esse fim. Mas a maioria dos voos tende a ser mais discreta, aviões de baixa performance e capazes de operar em pistas pequenas.

PauloOsk

Essa noticia logo apos a ida do comandante da FAB pra Italia e voar os m346…

Juarez Martinez de Castro

Sim Paulo, apesar do nosso querido amigo Cel Neri não concordar, mas a FAB em um raro momento de lucidez se deu por conta que não e possível pegar um tenente de um dos terceiros com 300 horas ST e colocar para solar um NG de 175 milhões de dólares .

MMerlin

Juarez. Se a FAB já tem a transição do ST para o F-5, é está satisfeita, porque não poderia manter do ST para o F-39 se, segundo entrevista do oficial que já esteve em todos, o terceiro é mais fácil de pilotar que o segundo.

Não duvido que a FAB tenha pensado nisso. Mas, se for adotar um LIFT será apenas na próxima década.

Clésio Luiz

Na Suíça o piloto sai do PC-21 (mesmo motor do ST) para o F-18. E agora? Vê se entende a parada: caça de 1980 pra cá não perde controle. O FBW impede qualquer comando do piloto que coloque a aeronave em perigo, com a exceção de deliberadamente apontar o nariz para o solo e segurar até se esborrachar. Quer que o aluno aprenda aviônica? Simulador dá conta disso melhor que qualquer LIFT, pois é o mesmo cockpit das aeronaves de série. Quer verificar a resistência a força G? Bota ele numa centrífuga (que inclusive a FAB tem mas não usa).… Read more »

Rinaldo Nery

Quem sabe o Juarez se convença… A centrífuga que a FAB comprou da França nos anos 90 foi pro lixo. Nunca nem foi montada!

Flanker

Sim. E na Franca, sai do PC-21 para o Mirage 2000 e Rafale.

Flanker

Juarez, concordo contigo em muitas coisas, Mas a FAB tem feito isso há mais de 10 anos, sem problemas. Solar um F-39 É muuuito mais fácil do que solar um A-1 ou F-5.
E, mesmo que a FAB adquirisse esse tão falado LIFT, em qual esquadrão ele iria operar? Criariam um novo esquadrão?
A França trocou um jato (Alpha-Jet) por um turboélice (PC-21). Vão sair deste último, direto para os Mirage 2000 e Rafale.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Fábio

Meu Deus, América do Sul é uma piada mesmo.

Oráculo

Notícia muito estranha. Posso até estar enganado, mas a FAB não tem ST “na reserva”. Nem vai comprar novos ST para enviar aviões que estão na linha de frente parar recompor a tal “reserva”, que do jeito que foi citado parece ser uma “reserva técnica” como se na estrutura da FAB existisse algo parecido com o que tem na USAF que possui o Air Force Reserve Command. Creio que o jornalista que escreveu a matéria se equivocou. Nós não temos a menor condição de manter tal luxo. Mesmo na Europa, são poucos os países que tem “bala” para manter uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Oráculo
Rinaldo Nery

Não existe reserva em lugar nenhum, muito menos no Esquadrão. Ou tá em manutenção ou tá na linha de vôo.

Sensato

Segundo quem deu a notícia em live assistida ontem por mim, a notícia foi confirmada por membros da FAU e da FAB por dois jornalistas de periódico especializado europeu. Um dos dois jornalistas fez a Live e afirmou que são 12 A29 pertencentes a FAB e que foram ofertados a Portugal e Ucrânia mas que agora já estão sendo negociados para ir pra FAU. Seriam 12 aeronaves usadas e revisadas, ao custo unitário de 3.5 mi USD e possivelmente material logístico e de apoio com custo ainda em negociação. A FAU também estaria negociando células de T45 da US Baby… Read more »

Clésio Luiz

Saiu outra notícia que os uruguaios estão também conversando com os checos sobre o L-39.

Sensato

Interessante mas vamos aguardar no que dá. os Checos não tem FMS…

Gabriel BR

Eu ficaria muito feliz em ver 12 A-29 no Uruguai e outros 12 no Paraguai.

CELSIUS

Com 12 supertucanos. Já podem até aposentar os A-37, também! E quem sabe no futuro comprar uns AMX/ A-1 modernizados.

Last edited 2 anos atrás by CELSIUS