EUA e Reino Unido examinaram destroços de um caça russo Su-35S abatido na Ucrânia

72

Cientistas britânicos e americanos estão analisando o mecanismo secreto de mira de longo alcance do caça mais avançado da Rússia

E suas descobertas podem fazer uma “enorme diferença” na forma como o Ocidente conduz o combate ar-ar com a Rússia e a China. Tropas ucranianas derrubaram o Sukhoi Su-35S usando mísseis de curto alcance no início de abril. Especialistas da Força Aérea Ucraniana conseguiram recuperar elementos vitais e até então secretos de seus restos queimados e informaram a inteligência britânica.

Os sistemas foram transportados para o Laboratório de Defesa, Ciência e Tecnologia do Governo (DSTL) em Porton Down, em Wiltshire, onde cientistas, acompanhados por dois especialistas da Força Aérea dos EUA, passaram dez dias examinando-os.

A avaliação inicial foi considerada tão promissora que os sistemas já foram enviados para Nevada, EUA, para mais exames forenses.

Sukhoi Su-35 e seu IRST

Apelidado de “Flanker” pela Otan, o caça estava realizando a chamada operação de Supressão de Defesas Aéreas Inimigas (SEAD) quando foi inesperadamente abatido perto de Izium, a cerca de 120 quilômetros de Kharkiv, no leste da Ucrânia, em 3 de abril.

Seu piloto foi capturado após ejetar com segurança.

O Flanker é o equivalente da Rússia ao caça multifuncional F-35 de quinta geração que atualmente é usado pela RAF e 14 outras nações da OTAN – embora não possua tecnologia furtiva.

E a perspectiva de as potências da Otan examinarem seu sofisticado funcionamento interno causará consternação entre os chefes da força aérea na Rússia, que opera 47 deles.

Também causou ondas de choque na China que, como maior parceiro de defesa da Rússia, agora possui a segunda maior frota do mundo, tendo assinado um acordo de US$ 2 bilhões para 24 dos caças em 2015.

Embora a aeronave tenha sido fortemente danificada, fontes dizem que restava o suficiente do sistema de mira para uma análise detalhada.

FONTE: Daily Express

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Leite

analisando somente essa foto, acho pura propaganda kkkk

Luppos Furius

FONTE: Daily Express lol

Bill27

Eu vi o video no Twitter na época do abate e realmente a parte do Irst estava intacta.

Heli

Infelizmente para os Russos não é pura propaganda ocidental, pois o pod de guerra eletrônica KNIRTI SAP-518 ECM na ponta da asa estava pouco destruído na queda. Até mesmo por isso me causou espanto o fato dos russos, em mais um show de incompetência, não terem bombardeado os destroços, como Israel fez quando seu F16I Sufa foi derrubado na Síria.

André Bueno

Entre F-35 e Su-35 a única equivalência está na designação numérica!

pangloss

Um empate, ao menos nisso: 35 a 35.
E, já que estamos falando em quantidades, eu acho que o Su-35 é operado em quantidades irrisórias, seja pela Rússia, seja pela China. Principalmente se levarmos em conta que o aspecto quantitativo sempre recebeu atenção das forças armadas desses países.

André Bueno

Concordo, Pangloss. Era uma das formas de se sobrepor ao Ocidente.

Silent Eagle

Acho que vai ter muitos brinquedos interessante pra analisar, mesmo que o eles já tenha obtido na síria se é o mais recente ou antigos em suas verões kkk a ucrânia tb agradece.

PACRF

Além de não ter obtido sucesso nos campos geopolítico, econômico, diplomático e da comunicação com essa invasão, a Rússia está amargando perdas no campo tecnológico com situações como a relatada na reportagem. De quebra, fragiliza a China e quem mais opera esse modelo de caça. A OTAN agradece.

Léo Neves

Pantsir que garrou na lama colocaram fogo nele

Eduardo Angelo Pasin

Mas eles capturam mais deles e até o tor-m2 foi capturado

rfeng

Entrem no you tube e vejam quem esta entregando tecnologia para quem, lotes inteiros de misseis stinger, nlaw, Javelin etc já na mão dos Russos.

Felipe Morais

uau, que tecnologia sensível.

Tão sensível como a embarcada no SU 35 né? Confia…

Silent Eagle

Já vi, e vc já viu misseis anti tanque russos e armas russas sendo capturadas além dos drones de vários modelos fora os veículos sensíveis ? não é só ocidente que despeja arma moderna a Rússia também está depositando material novo, ate o equipamento de guerra eletrônica russa foi capturado o krasukha-4, quem está sofrendo mais perda significativa de material sensível são eles. então amigo na guerra vale tudo quem consegue mais troféu do inimigo sai ganhando no caso a ucrânia e ocidente estão aproveitando, a Rússia único troféu por enquanto eles tem é o javalin msm o nlaw não… Read more »

Rogério Loureiro Dhiério

Põe o Link “pá nói” ae….

Fiquei curioso.

Heinz Guderian

Hoje vi um vídeo de um T90 russo da versão mais atualizada (creio que a pravy) foi nocauteado por um carl gustav ucraniano.
Relatos dizem que, para os ucranianos não terem acesso a tecnologia desse tanque, o mesmo foi totalmente destruído por outro blindado russo.
Em outro vídeo, um T90 dessa mesma versão foi abatido por fogo de artilharia ucraniana

Eromaster

Essas fotos são fake. A segunda foto está rolando nas redes sociais desde inícios das operações da Rússia na Ucrânia.
Um Su 35 cai e as peças ficam juntinhas e deitados no chão como na segunda foto?

É lamentável que aéreo esteja publicando propaganda da m16 aqui.

Henrique

claro que é fake russoboy. Rússia já anexou Ucrânia em 72horas… todo mundo ta vivendo uma esquizofrenia coletiva no mundo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Perceba a ginástica verbal dos fanzocas dos Russos para desqualificarem o abate/destroços… Sinistro chegarem à esse nível de negação.

Luiz

O ataque das forças ucranianas a ilha das Cobras custou muito caro pra eles. Várias aeronaves foram abatidas e 50 soldados mortos.

Victor Filipe

Fonte?

Leandro Costa

Faz parte. Guerra é assim mesmo, ainda mais quando se enfrenta forças superiores.

Silvano

Sabe o que me chamou atenção? o avião inteirinho foi destruído e consumido pelo fogo, 100% da estrutura, exceto, exatamente o cocar de identificação.

Me parece um incêndio inteligente. O fogaréu deu a volta exatamente no cocar e foi até a ponta da asa.

Guilherme S.

Sim, todas as fotos são fakes. O vídeo do Su-34 caindo enlouquecidamente em parafuso é fake, o rato queimado encontrado nos destroços da aviônica um KA-52 é fake, a foto do T-90M tostadinho é fake, é tudo fake mesmo. Esses ocidentais viu, estão criando montagens em uma velocidade assustadora…

Rafael Forgiarini

O parafuso é uma manobra defensiva utilizada pelos camaradas russos para checar constantemente se há alguém na traseira do avião e que só os fantásticos Sukhois conseguem realizar. A manobra se chama Crazy Bóris.

Last edited 1 ano atrás by Rafael Forgiarini
Guilherme S.

De fato, despencar uns 5 mil pés em direção ao chão parece bem defensivo.

Clésio Luiz

Nunca viu destroço de aeronave abatida não? Nem tudo vira cinzas tio:

comment image

Leandro Costa

Simplesmente não se dão ao trabalho de pesquisar. E mesmo se sobrasse apenas pedaços da algumas das estruturas, elas ainda seriam analisadas.

Silvano

Quem disse que os russos não perderam aviões?? alguém disse isso aqui?? Só acho curioso que este da foto tenha sido consumido por um incêndio inteligente. Ou eu tô errado? Vai ver foi a Ucrânia que dominou e ocupa toda a faixa de fronteira russa e não o contrário. Sabe aquele super sniper canadense Wali que já tinha matado centenas e centenas de russos incluindo dezenas de generais?? pois é, segundo ele mesmo em entrevista a um jornal francês, se arrependeu de ter ido pra lá, durante todo o tempo em que esteve lá, só viu lambança do exército ucraniano… Read more »

Flanker

Apesar de toso teu longo discurso, o Su-35 continua tendo sido abatido e queimado. Continua negando, se isso te faz bem….

Last edited 1 ano atrás by Flanker
Leandro Costa

Pra responder uma das perguntas em relação ao ‘incêndio inteligente’ para ficar mais breve: Sim, está errado.

Victor Filipe

Calma, calma, calma, calma…

Se não me falha a memoria tem um vídeo desse Su-35 caindo em Flat spin no Twitter ukraine weapons tracker mas não to afim de procurar pra você agora.

Dito isso, a queda em Flat Spin explica o porque os destroços não estão espalhados…

isso se você pelo menos saber oque é flat spin…

Bill27

Vdd eu tbm você deu pra ver que justamente o Irst estava intacto

Helcio Vasconcelos da Nóbrega

Acho esse canal muito sério e não acredito que seus produtores possam publicar uma notícia sem antes verificar e se certificar da sua veracidade não obstante erros podem acontecer.

Bill27

Tem vídeo … larga mão de levar desinformacao

George

Conheço o poder aéreo faz muito tempo. Continua com a mesma qualidade de sempre. O que mudou (para pior) foi a qualidade dos comentários de pessoas que passaram a frequentar recentemente (como você).

Flanker

Cara, não seja negacionista! Tu viu o vídeo dele caindo? Caiu na vertical, em um parafuso chato, em um ângulo de 90° com o solo. Mas, se não acreditar te deixa mais tranquilo, continua não acreditando…hehehehe

Last edited 1 ano atrás by Flanker
Angelo

Pois é, por essa o Putin não esperava; entregar tecnologia aos oponentes….deve doer em Putin…Sempre algum conhecimento se agrega aos estudar o armamento inimigo…

Oráculo

Isso está acontecendo e bastante.

Todas as armas de ponta russas que estão caindo em mãos ucranianas estão sendo repassadas para OTAN examinar. Vale pro SU35, pros mísses lançados pelos Iskander que não explodiram e até mesmo para os Kornet e novos RPG que foram capturados no front.

E o inverso é verdadeiro.
Javelins, Nlaws e drones de variados tipos já estão sendo “desossados” na Rússia e possivelmente até na China.

Ou vocês acham que o fato da OTAN só mandar armas antigas de seus “estoques” é coincidência?

Andre

Em qual mundo Javelins e Nlaws são armas antigas?

Sensato

Naquele em que já existem versões aprimoradas desses sistemas.

Andre

Versões??

Seu colega putinzete disse que o NLAW e o Javelin são armas antigas. Agora você inventa essa de “versões” para tentar dar suporte a essa fantasia dele. Tanto o NLAN quanto o Javelin ainda são usandos pela Otan e estão mostrando, no campo de batalhas, que são armas muito eficientes e capazes de atingir o objetivo para o qual foram construidas.

Está cada vez mais difícil defender seu amado Putin e esse lamaçal em que se enfiou. As fantasias estão cada vez mais rebuscadas.

Maurício.

Andre, o Oráculo não é “putinzete”, eu pelo menos nunca vi ele defendendo o Putin ou a Rússia.
Acho que ele quis dizer que as versões do Javelin que são doados não são as mais novas, o NLAW eu não sei dizer se são as versões mais novas.

Oráculo

Exatamente!

Os caras estão mandando armas de 15/20/25 anos atrás.

Alguns Stinger estavam a 20 anos nos estoques do Pentágono. Saiu até matéria sobre a redução dos estoques aqui.

As novas versões das armas da OTAN não foram pra Ucrânia.

E o problema pros russos é que mesmo elas já estão fazendo um estrago tremendo.

Creio que o único armamento moderno que a OTAN está enviando são as peças de artilharia. E os Ceasars franceses, esses a cereja do bolo.

Quanto ao “Putinzete” aqui se vc não toma partido já é inimigo. 😂😂😂

Andre

O NLAW começou a ser produzido em 2008.

A Ucrânia comprou Javellins em 2018. Além disso, onde foi divulgada as versões entregues neste ano dos Javellins?

Afirmar que a Otan está apenas entregando armas antigas mostra claramente para quem ele está torcendo, se não, não precisaria dessa gambiarra linguística.

Leandro Costa

Se bobear usam qualquer coisa capturada como barganha em troca de algumas concessões da China. A Rússia não tem exatamente como produzir muitas coisas diferentes baseadas no que quer que tenha sido aprendido sobre essas armas.

Envia-se em geral equipamento antigo por diversos motivos. O primeiro é que está disponível e não afeta qualquer tipo de prontidão operacional. O segundo é que, dependendo do equipamento, fica mais fácil para as forças ucranianas operarem. NLAWs, Javelins, Starstreaks não são antigos, mas são fáceis de se operar e se enquadram nas necessidades das forças que os recebem.

TJLopes

O Flanker é o equivalente da Rússia ao caça multifuncional F-35 de quinta geração que atualmente é usado pela RAF e 14 outras nações da OTAN”

KKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKK

(tomando folêgo)

KKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKK

Nei

su-35 é mais potente, mas bem menos avançado que a tecnologia de fusão de sensores do F-35.

eliton

Quando qualquer drone americano cai, eles passam o resto do dia bombardeando o local pra vaporizar ate os parafusos, estranho os russos não fazerem o mesmo com o seu avião mais moderno.

Maurício.

Analisando somente essas fotos, eu diria que a única coisa que ficou mais inteira foi a antena do radar, o sistema de guerra eletrônica da ponta das asas também ficou meio “inteiro”, o IRST ficou torrado, acho que não tem muito o que se examinar alí.

Varg

Periga repetir a mesma celeuma em torno do Mig 25. Era assombroso para o Ocidente, tanto que foi determinante para a existência do F 15, mas quando colocaram as mãos nele viram que não era tão avançado assim.

Jadson S. Cabral

Não duvido nada. Acho até bem provável e já até prevejo muitos aqui dizendo que os americanos estão mentindo, que o incrível Su-35 é isso ou aquilo pipipi popopo

leonidas

Entendo este esforço ocidental como quase protocolar.
A rigor não vejo superioridade tecnológica russa em relação ao ocidente.
Na verdade imagino que apesar de serem ótimas aeronaves estão sim atrás dos expoentes ocidentais como F 22/F 35 ou mesmo o Rafale.
De todo modo creio ser algo normal em um conflito obter o máximo de informações possíveis sobre o equipamento do adversário…

Wellington

O Su-35 está no mesmo patamar do Gripen NG.

Carlos Campos

com base no que?

Funcionário da Petrobras

Com base na cabeça dele.

Lothar

Britânicos e americanos ,correndo atrás de destroços para evoluir que falta de. Confiança em seus próprios estudos

Âncora

“Apelidado de “Flanker” pela Otan…”. Flanker-E. Flanker, apenas, é o SU-27, como se sabe.

glasquis7

Eu achei essas fotos estranhas. Principalmente a primeira. Se olhar do lado da cabine, o material não parece derretido, parece amassado, enrugado como um tecido vinilico e o radome, que seria a parte mais sensivel ao calor em toda a fuselagem, está quase intacta. Além disso, a que velocidade esse caça caiu pra ficar assim, tudo juntinho?

Sei não.

glasquis7

Parece que foi colocado aí, não que caiu.

glasquis7

Não estou falando que a Ucrânia não tem derrubado os SU, apenas que, esta foto em particular, me parece estranha.

Embora este esteja num campo arado, tal vez a terra fofa tenha ajudado.

Last edited 1 ano atrás by glasquis7
Maurício.

Glasquis7, a primeira vez que eu vi a foto desse Su-35 eu também fiquei na dúvida, na época eu tinha visto só uma imagem, essa última dessa matéria, mas aí depois eu vi as outras fotos aqui no aéreo, aí não tem como negar que de fato se trata de um Su-35, tem até um vídeo dele caindo, deve ter no YouTube ou twitter.

Flanker

Glasquis, não tem nada de estranho. É uma aeronave pesada, caiu em velocidade considerável, em angulo reto em relação ao solo. O impacto gera essas deformidades e o fogo associado às altas temperaturas enruga e deforma os materiais, quando não os derrete.

Nilton L Junior

Avisa os Ucranianos que estão precisando desse missil no Donbass, la aviação Russa esta fazendo um bom trabalho.

Carlos Campos

Acho o SU35 legal, mas dizer que ele é parecido com o F35 em questão de sensores é demais, pelo que eu leio, só o Rafale e o Gripen E são próximos do F35, que superior. a tudo atualmente.

Rinaldo Nery

Sistema secreto de mira. Deve ser a Espada de Thundera…

marcus mendes

Su-35 equivalente ao F35!!!

Ricardo

Comparar um SU35S com o F35 furtivo é ridículo. SU é poderoso mas de quarta geração, portanto, inferior ao moderno F35 !!!

Funcionário da Petrobras

Inferior só porque não é furtivo?

Álvaro Carmo

Infelizmente as poderosas nações, interessam-se mais por ter poder de destruição, do que resolver os graves problemas que afetam o planeta.

Ariel Blanco

Mesmo em tempos de paz ou melhor sem uma guerra ocorrendo, há ações para pesquisar a tecnologia militar do inimigo ou oposto. Me lembro quando um F-14 se acidentou com um dos novíssimos na época míssil AIM-54 Phoenix. E na época os soviéticos tinham um cruzador nas proximidades do Porta aviões e isso provocou uma “corrida ” alucinante para resgatar a aeronave e míssil antes da URSS.

Ariel Blanco

Soldados Russos capturam diversos mísseis anti blindados. Os badalados Javelin.

comment image.webp