Shows aéreos planejados para o Dia da Vitória foram cancelados em diversos locais na Rússia, incluindo Moscou, São Petersburgo e a cidade de Rostov-on-Don, no sul, informou a agência de notícias estatal russa TASS na segunda-feira.

A decisão chamou a atenção entre os analistas militares estrangeiros que assistiam ao desfile do Dia da Vitória em Moscou nesta segunda-feira (9/5). Esperava-se que o desfile apresentasse 77 aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha da capital, incluindo oito caças MiG-29 voando em formação “Z” para mostrar apoio às tropas russas que lutam na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o show aéreo de Moscou foi cancelado devido às condições climáticas, segundo a agência de notícias estatal RIA Novosti. Os shows de aviação também foram cancelados em Samara, Kaliningrado e Murmansk, escreveu a TASS.

“Parece inacreditável. Parecia ensolarado no que eu vi. A única desculpa seriam fortes ventos laterais nas bases aéreas de onde a aeronave estava vindo”, disse Peter Layton, membro do Griffith Asia Institute na Austrália e ex-oficial da força aérea australiana, à CNN.

Durante o desfile em Moscou, os ventos tinha cerca de 15 mph, com rajadas relatadas em torno de 30 mph às 11h, horário local. A cobertura de nuvens também aumentou ao longo da manhã, com céu nublado durante o desfile, de acordo com a meteorologista da CNN Monica Garrett.

Chuva leve foi relatada após 12h30 local.

O único desfile aéreo programado no sul da Rússia, que deveria ser realizado na cidade de Rostov-on-Don, não aconteceu, disse a TASS, citando o serviço de imprensa do Distrito Militar do Sul.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

O pais está em “guerra”. Vai saber se os serviços de informação não souberam de algo….. Basta alguém escondido com algum manpads para transformar o desfile em tragédia…… só pode ter sido medo disto.

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Frederickson Petersen

Não há “Guerra”. É uma operação militar especial.

Last edited 1 ano atrás by Frederickson Petersen
Zorann

Escrevi guerra entre aspas….

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Boitatá

Muito bem lembrado. Com os milhares de Stingers passeando pela Ucrânia, não seria muito difícil alguém levar alguns mísseis para fazer um ataque. O mais importante já se sabe: onde e quando estarão caças voando baixo.

Se for um Starstreak, nem flare vai adiantar.

gordo

Depois que essa guerra acabar, e só Deus sabe quando, essas armas vão ser um problema até para a Europa. Vários analistas tem alertado sobre o efeito colateral dessas doações a granel de mísseis portáteis além de outros equipamentos, em várias guerras ocorreram desvios e nessa não vai ser diferente.

Jacinto

O estranho é que ninguém se preocupou quando o Hezbollah apareceu com misseis 9M133 Kornet (ATGM) russos mesmo sem a Rússia ter vendido este equipamento ao Hezbollah…

Henrique

Meu caro, uma coisa é o Hezbollah aparecer com algo assim lá no Líbano fortemente vigiado por Israel e com um único vizinho terrestre sendo a Síria. Outra coisa é a Ucrânia com acesso à toda a Europa por via terrestre e marítimo podendo não só esse material ser contrabandeado como também ter vista grossa pelos próprios russos à grupos “anti-ocidente” como retaliação ao apoio da Otan/EUA à Ucrânia. Um dispositivo destes sendo usado para acertar um avião civil ou um aeroporto em plena Europa colocaria em cheque toda a ajuda/fornecimento destes meios à Ucrânia, deixando os europeus ainda mais… Read more »

Jacinto

Os russos derrubaram um aviao civil cheio de cientistas que iam a um congresso sobre AIDS… se algo acontecer esta bem claro quem fez.

Tutor

kkkkkk Não vai demorar muito para que grupos criminais Colombianos, Mexicanos, Brasileiros (latinos em geral) consigam trocar uns quilos de coca por alguns Javelins

Jacinto

Você se preocupava com isso quando, em 1 de maio de 2015, traficantes mexicanos usaram RPG 2 e 27 de fabricação russa para derrubar um EC725 (sim, o mesmo que usamos) da Força Aérea Mexicana?

gordo

O Sr mistura bem as coisas, suas paixões e preferências. Seus argumentos são bem básicos, justifica um erro pelo outro. O fato dos mexicanos terem perdido um helis por causa de uma arma russa apenas evidência o risco que citei, diga-se de passagem policiais e inocentes Mexicanos são mortos também por armas de origem da UE, Ásia e EUA. Os EUA forneceram muitos mísseis para o Afeganistão na década de 80 para se combater a URSS, deu resultado, mas em contra partida vimos o que sobrou dos mísseis até aqui na Colômbia. Não estou dizendo que é errado fornecer os… Read more »

Sérgio Luís

Certeza que foi!!

Andre

E era o F-35 que não podia voar em tempo ruim….

Alguém viu se o Armata participou e conseguiu terminar o desfile desta vez?

Luiz

Mais o cidadão é muito inocente. O Armata participa todo ano nos desfiles. E pra evitar imprevistos melhor deixar as aeronaves no solo.

Andre

E só de desfiles….pelo menos esse ano não quebrou. Já está avançando bem.

Quem sabe neste ano entra em produção:
https://tass.com/defense/1364475

Marcos10

Dos três enviados para desfile, um quebrou.

Flanker

Participa todos os anos nos desfiles. Concordo. Mas, só participa de desfiles.

glasquis7

Acho que é como videogame, a cada 500 desfiles ele ganha um bonus que equivale a uma participação em guerra.

Alexandre Cardoso

Só participa de desfile, qdo não quebra.

Joe

Armata é arma de propaganda.

Rodes

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos10

Vai ver que a acabou a força aérea russa!!

pangloss

Dimitri Peskov tem trabalhado duro para se manter no cargo.
Não podemos ignorar a criatividade do sujeito.
O show aéreo foi cancelado em razão das “condições climáticas”.
De fato, o clima não deve estar muito bom na Rússia.

Slow

Deve estar bem ruim o clima lá ..

Nick

Economizando combustível para as CAPs na Ucrania.

Joelson Almeida

Tão ficando sem aerronaves para o desfile.

Pablo Maroka

Por isso estão perdendo a guerra, equipamentos só funcionam nas condições climaticas favoraveis kkkkk

Slow

Confia 😂😂😂😂

Felipe

Ué, nenhuma lembrança do que o Ocidente estava noticiando todos esses dias, que “Putin iria declarar guerra total a Ucrânia no dia 09/05”? Mais uma fake news?

Palpiteiro

Os aliados russos já virar o que está acontecendo. Não estão a fim de entrar nessa furada

Welington S.

Claro… não tem mais caças… foram todos derrubados pelos ucranianos HAHAHAHAH.

(negativação a rodo nesse comentário em 3…2…1)

Luis

Para os fãs, teve voo rasante de dois:

Welington S.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rocha

Condições climáticas….. só rindo!

Jacinto

Parece que o clima lá está ruim demais para qualquer coisa voar… olha so a foto tirada no desfile

Jacinto

“Vai se criando um clima terrível”…

glasquis7

Dizer que a força aérea russa não voa por condições climáticas desfavoráveis é como dizer que esquimó não pesca por que está frio.

Isso por que segundo os “ishpertus” o “falido, fracassado e ruim mesmo” F35 era o que não podia voar por que ficava gripado.

Angelo

Pque? falta de gasosa? não pode ser..deve estar sobrando…ninguém mais importa….

GFC_RJ

Outro incêndio acidental???

Sérgio Luís

Stingers as centenas!
Fronteiras permeáveis!
Imagina se abatem uma aeronave dessa durante o vôo nessa formação!
Seria estupidez dar esse prato cheio pra Otan!

Jacinto

O bizarro é que os russos não conseguem voar em sua capital por medo de um ataque de manpads, isso significa que os russos não dominam nem o próprio espaço aéreo…

HLopes

Afinal a Ucrânia é que domina os céus da russia.

Antunes 1980

Tomara que a Rússia, o expoente da pior ideologia que já passou por este planeta continue perdendo militarmente e financeiramente.

Fico imaginando se fosse o Brasil na situação da Ucrânia, será que seríamos capaz de tanto patriotismo e mobilização da sociedade, ou certos partidos da foice e do martelo iriam sabotar nossas forças de defesa?

Bosco

Claro que esses partidos iriam apoiar a internacionalização da Amazônia e contra o interesses do Brasil. Eles usam o argumento de que apoiar o Putin é defender a soberania brasileira só como retórica mas sabemos que o amor desse povo pelo progressista Biden e seu partido “democrata” é enorme e entre ficar do lado do Brasil e dos globalistas eles ficam com o segundo. Do mesmo modo que eles veem o Putin como um contraponto ao Ocidente opressor eles veem os esquerdistas americanos e europeus também como um agente interno de desestabilização do Ocidente. O problema é que o queridinho… Read more »

Franco

Estão com aviões em falta! Kkkkk

Nonato

Estão faltando aeronaves.
Várias foram derrubadas na Ucrânia.
Não há 70 aeronaves disponíveis.
Todas que restaram estão sendo usadas na Ucrânia..