Para comemorar o meio século de existência do F-16 e seu sucesso monumental, o Viper Demonstration Team da Força Aérea dos Estados Unidos fez uma grande surpresa, pintando seu jato principal com o mesmo esquema de cores icônico vermelho, branco e azul do YF-16, a aeronave que iniciou tudo.

O caça de 4ª geração com quase 5.000 unidades produzidas acaba de completar 50 anos desde seu primeiro voo e continua em produção com novas encomendas.

O Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, muitas vezes chamado de “Viper”, é um dos caças mais famosos e bem-sucedidos da história da aviação militar. Desde seu primeiro voo em 1974, o F-16 tem sido uma peça central das forças aéreas de dezenas de países ao redor do mundo, destacando-se por sua versatilidade, desempenho e durabilidade.

O F-16 foi originalmente desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos como um caça de superioridade aérea leve, mas rapidamente evoluiu para um caça multifuncional. Sua concepção foi baseada no conceito de “Energy-Maneuverability” de John Boyd, que enfatiza a importância da manobrabilidade e eficiência energética no combate aéreo. Em 1993, a divisão de aeronaves militares da General Dynamics foi vendida para a Lockheed Corporation, que mais tarde se tornou a Lockheed Martin.

O F-16 foi um dos primeiros caças a incorporar controles de voo fly-by-wire e emprega a fusão asa-fuselagem de forma mais harmoniosa e contínua, ao contrário dos designs tradicionais onde as asas são claramente distintas e separadas da fuselagem. Esta abordagem melhorou a aerodinâmica, a eficiência estrutural e o volume interno disponível para combustível.

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Willber Rodrigues

É mais fácil aposentarem o F-35 e o F-16 continuar voando por mais 50 anos, do que o contrário.

Chris

Ate o F-22 ja esta na fila pra aposentadoria !

E qdo achamos que está ficando obsoleto… Aparece o F-16V… Incorporando muitas tecnologias do F-35.. Ate radar !

Mas convenhamos… É barato e eficiente !

BLACKRIVER

Só a título de curiosidade

O que estávamos fazendo no Brasil em termos aeronáuticos em 1974?

Leandro Costa

Implantando os Mirage III, CINDACTA, Implantação dos primeiros Bandeirante, produzindo Xavantes… deve ter mais. E já no ano seguinte a FAB receberia os primeiros F-5.

André Sávio Craveiro Bueno

Ótimo resumo.

André Sávio Craveiro Bueno

Lembrei dos Neiva T-25 e Aerotec T-23. Anos mais tarde ambos tiveram uma versão modernizada mas que não foram aceitas pela FAB. O T-25 passou a treinador primário e o T-27 Tucano a treinador avançado.

Rinaldo Nery

Minha turma foi a primeira a voar o T-25 na instrução primária, em 1984. Meu vôo solo foi no dia 16 de Outubro de 1984, dois dias antes do meu aniversário. E a segunda a voar o T-27, em 1986.

André Bueno

Baita mudança do Uirapuru para o Universal!

Rinaldo Nery

Foi. Mas sobrevivi.

BLACKRIVER

Estávamos bem para a época… Embora demorou mais trinta anos para cobrir todo o território nacional com radar acima do nível cem… Desde a chegada dos F5, praticamente não tivemos grandes novidade com exceção ao A29 ate a chegada do Gripen que a princípio é uma máquina melhor que que o F16, ainda mais se pensar para as nossas condições de operação. Ja em termos de transporte a frota melhorou muito, infelizmente com muito aviões executivos KC390 está se provando uma excelente máquina, infelizmente o calendário de entrega não está longe do ideal. Os A330 se provaram poucos eficientes mas… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Desde a chegada dos F5, praticamente não tivemos grandes novidade com exceção ao A29”

Acho que você se esqueceu do AMX / A-1, que entre 1989 e 2000 foi entregue para 3 esquadrões da FAB. Sem falar nos 12 Mirage 2000, ainda que de vida efêmera. Ambos tiveram grande impacto na força.

Leandro Costa

Ele também esqueceu dos T-27, inclusive sucesso de exportação, e do desenvolvimento e implantação dos E/R-99.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, bem lembrado.
Me ative apenas a aviões de caça e de ataque.

Madmax

Ótima ideia reviver essa pintura!
Belíssima homenagem.

Leandro Costa

Concordo.

Clésio Luiz

Ano que vem tem Le Bourget 2025. Poderia levar essa aeronave para lá e refazer a rotina que o YF-16 usou naquele ano.

https://www.youtube.com/watch?v=fFbYn4rOa1M

Leandro Costa

Ô produção! Só faltou incluírem uma foto dos antigos protótipos do F-16 para efeito de comparação. Até porque entre eles já tem diferenças.

kelson

A “pintura” que começou o meu fascínio pela Aviação

Padofull

50 anos e ainda com corpinho de 20. O F-16 vai ser sempre um dos aviões mais bonitos de todos os tempos.

Tomcat

Montei quando era moleque:

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Roberto

Tenho até hoje esse kit, só o que sobrou e resta no meu cemitério de kits do passado.

O avião voou em 1974, e as primeiras publicações que tinham aqui no Brasil eram revistas em preto e branco de baixa qualidade.
Acho que uma das melhores foi um desenho colorido da Abril no livro Caças a Jato publicado em 1976.

Roberto

Bonito vídeo com lindas cenas como em 02:28.

https://www.youtube.com/watch?v=FLoL9X72dB8