O vídeo de um enfrentamento entre um caça F-16 Fighting Falcon e um avião de ataque ao solo ligeiro Rockwell OV-10 Bronco, ambos da Força Aérea da Venezuela, em 1992 veio à tona nas redes sociais.

Nessa época, os partidários de Hugo Chávez, que se encontrava na prisão, tentaram tomar o controle da base aérea El Libertador e liberar seu líder. Os militares rebeldes pilotaram os OV-10 Bronco e os aviões de treinamento AT-27, enquanto caças F-16 foram enviados para interceptá-los.

Armados com potentes canhões de 20 milímetros M61A1 Vulcan, os caças F-16 puderam cumprir sua missão facilmente sem necessidade de recorrer aos mísseis ar-ar, já que o desempenho dos aviões de ataque ao solo é inferior ao dos F-16.

Por este motivo, não importava quantas manobras fossem realizadas pelo Bronco: nenhuma delas teve qualquer efeito. Em meio a chamas a aeronave sofreu uma explosão.

No total, os caças F-16 derrubaram duas aeronaves OV-10 e um avião AT-27 durante a operação. Os dois outros aviões foram destruídos por sistemas de defesa antiaérea. Portanto, a tentativa de tomar a base aérea El Libertador fracassou.

Apesar das modernas aeronaves adquiridas da Rússia, a Força Aérea da Venezuela continua usando os modelos envolvidos no combate de 1992.

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MestreD'Avis

Para aqueles que estão sempre a torcer que cada intercepção aérea termine em combate. Pensem nos pilotos dos Broncos e nas suas famílias. Guerra não é playstation, vidas se perdem

José

Da pra ver no próximo vídeo nitidamente duas ejeçõens.
Não dá pra saber os prováveis ferimentos que com certeza tiveram ou infelizmente o obtido.
Procurando algo mais na net mas tá difícil, muito lento aqui

Talisson Goet

Pois é. Agora lembrei daquele venezuelano que ano passado dirigia um caminhão em fuga, quando foi parado e fuzilado pela turma do “piloto do Bronco” (me refiro as milicias do Maduro).

MestreD'Avis

Talisson não entendeu nada pois não? Eu defendi algum regime politico no meu comentário? Eu defendi a “turma do piloto do Bronco”? Então não insinua palavras na minha frase

Karl Bonfim

Realmente, foi triste ver que não houve nenhuma empatia de um piloto para com o outro, são irmãos de farda acima de tudo, sei que um deles estava errado, mais errado estava os seus superiores em uma guerra burra e fratricida, que seja quem for o vencedor, o povo, sempre o povo será o perdedor.

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Marcelo Andrade

Mas Mestre, pense bem, se você vai furtar um avião militar para tentar tomar uma Base Aérea, seja que lado você esteja, você deve ter pensado na sua família, certo, pois, a probabilidade de dar errado é muito grande! Entendí que chegar a torcer é uma idiotice, mas, morrer seja em guerra convencional ou assimétrica, faz parte da profissão.

Diogo de Araujo

Me parece que a única serventia que há em forças armadas de países pobres é atacar a própria população

Fabio Araujo

Não, isso só acontece quando não existe democracia, nas ditaduras ( sejam de esquerda ou de direita ), nas democracias as coisas funcionam como deveria e as forças armadas cumprem suas funções de defesa.

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Hélio

Muito pelo contrário, o que estamos vendo nas ditas “democracias” é o poder repressivo e militar do Estado sendo usado contra a população em nome da dita “democracia”, que nada mais é que a manutenção do status quo dos poderosos do momento. O conceito de democracia está atrelado a interesses, não a valores.

Luciano

Olá, Hélio. Exatamente! E, para quem nao conhece a história do Exército Brasileiro, foi isso mesmo, tanto no Império, vide as rebeliões do período regencial, quanto na República Velha, vide todas as manifestações populares contra o coronelismo e os desmandos das elites.

Fabio Araujo

O Bronco não teve nenhuma chance, deveria ter fugido enquanto teve tempo ou tentado se entregar.

Rene Dos Reis

Realmente ,acho eu que tentaram fugir sim fosse pelome nos um super tucano teria mais chance na fuga

MestreD'Avis

Pergunta sincera e sem qualquer segunda intenção. Você acredita mesmo que a diferença entre um ST e o Bronco faria diferença para o F-16? Com pilotos minimamente razoáveis em ambos.

Talisson Goet

Acho que as supostas manobras do F16 foi na verdade intimidação e creio que o Bronco foi advertido várias vezes pra se entregar. Se a ideia inicial fosse abater teria sido engajado de longe.

Ivanmc

Penso o mesmo, Talisson Goet, o piloto do Falcon parecia ter feito manobras de intimidação, avisos para o Bronco desistir da sua intenção, um tanto quanto suicida. Até achei que demorou muito o abate.

Peter nine nine

Fábio, em perfil de fuga, o bronco teria sido abatido muito mais facilmente. Está claro que o F16 só não o “trancou” no ângulo de dispersão dos canhões antes, porque o alvo voava baixo e em perfil de curvas fechadas, por assim dizer. Isto faz com que a aeronave mais pesada, a tais altitudes, seja forçada a quebrar a curva em ordem a não embater no chão por falta de instabilidade ou perda perigosa de altitude. O piloto do brono fez o que tinha de fazer… O que podia fazer, visto que a fuga, essa seria sempre impossível. A partir… Read more »

carlos mendes

O Bronco foi valente mas era Mike Tyson contra um anão

Kommander

Meu comentário não foi postado, mas não xinguei ninguém, não feri a honra de ninguém. Foi um simples comentário.

DOUGLAS TARGINO

Rapaz, o cara querer bater em um F-16 é muita coragem… Eu teria aterrissado o avião e fugido!

Tomcat4,2

O certo era nem ter entrado no avião pra cometer esta sandice . Que piloto em sâ consciência faz uma coisa desta, combater F-16 com T-27 ou Bronco.

Kommander

Quando a pessoa sofre lavagem cerebral é assim mesmo, capaz de dar a própria vida por alguém que não se importa com ele.

Nilton Reis Jr

1. Lavagem cerebral não existe 2.esse alguém foi o melhor presidente do país dele já teve, anos depois.

José Carlos David

Esse presidente a que você se refere (Hugo Chavez) foi quem implantou o socialismo e levou a Venezuela ao caos atual.

sub urbano

O povão saiu no lucro com o socialismo chavista. Somente em 2018 os níveis de pobreza retornaram a níveis anteriores ao do governo de Chavez.

Leandro Costa

Esse não é o problema. O problema são alguns anos de fartura enquanto se destrói o necessário para prover décadas de estabilidade, ou seja, semeando décadas de pobreza extrema para financiar alguns poucos anos de fartura.

Condenar o futuro me parece sempre uma proposta MUITO errada, e é exatamente o que Chávez fez.

Carlos Campos

dados do próprio governo, com os Venezuelanos que eu já falei e o que EU VI, quando estive lá são outras coisas

sub urbano

As urnas confirmam os dados. Nunca mais a Direita foi eleita. Precisamos filtrar o que é realidade e oq é ficção da Imprensa financiada pelos USA. Tem mais brasileiros se mudando para o Paraguai do que Venezuelanos para o Brasil.

Carlos Campos

Sim pq o Paraguai é uma economia mais aberta, se paga menos imposto, tudo que socialista odeia, até eu penso em ir para lá, e mais eu fui na Venezuela, eu VI, sim, sim, na Coreia do Norte,Cuba e na China nunca mais a direita venceu as eleições.

MCruel

Visite e fale com o povo de Boa Vista e cercanias, depois volte e apague seu comentário.

MCruel

.

Last edited 3 anos atrás by MCruel
Peter nine nine

Foi quem implantou socialismo? Não, aquilo ali nem exemplo de socialismo é. Na Europa existem muitos estados prosocialiastas em boas condições de desenvolvimento e estabilidade social e política.
Foi sim quem levou a Venezuela ao estado deplorável de hoje, mas em nada tem a ver com políticas socialistas (muitas delas adoptadas pelas direitas e eventualmente apelidadas de sociais).

Talisson Goet

No governo Chaves Caracas passou a ser a cidade mais violenta do mundo. Isso tudo depois de reformas sociais, educacionais e desarmamento. A Venezuela ainda esbanjava dinheiro mas a desgraça social já se abatia por lá.

Last edited 3 anos atrás by Talisson Goet
Rinaldo Nery

Você tá falando sério?

Carlos Campos

pô seus conceitos de de bom, são tão baixos que fico imaginando o lugar onde mora

Maurício Veiga

Conheço e estudei de forma superficial três processos de lavagem Cerebral que são: Subliminar, por indução e química…
O MST é um exemplo de lavagem Cerebral por indução, este método também pode ser utilizado em palestras motivacionais nas grandes empresas, estive presente em algumas palestras deste tipo e posso garantir que o efeito é extraordinário!!!

Lu Feliphe

Aeronaves de categorias diferentes.
É óbvio que o f 16 tinha muito mais vantagem nesse engajamento do que a outra plataforma.

Last edited 3 anos atrás by Lu Feliphe
Fred

Não sei quando a FAV recebeu os F-16. Mas desde então a FAB esteve em desvantagem tecnológica clara. Os F-5 E antes da modernização também seriam algo fácil dos F16. O estande de tiro teria um pato mais bicudo que o bronco ou o tucano, mas levaria chumbo também.

Talisson Goet

Nossos Mirage chegaram nos anos 70. Uns 10 anos depois os venezuelanos receberam os F16, talvez em reposta aos nossos Mirage. Há um intervalo de tempo parecido em relação aos SU30 e o nosso FX2. Parece haver uma lógica de aquisição de um vetor e resposta do país vizinho. No caso do FX2 exageramos no intervalo de resposta.

> Concordo na inferioridade do F5 para F16. Apenas não vejo em que circunstâncias os nossos iriam se expor aos F16.

Last edited 3 anos atrás by Talisson Goet
Lu Feliphe

Na realidade os Venezuelanos mostraram interrese na compra de amx e Super Tucano, só que essas duas aeronaves tem componentes Americanos, os Americanos negaram e o regime Bolivariano viu a necessidade de uma aquisição e em seguida comprou os caças SU 30 em sua versão de exportação mais básica.

RPiletti

Negativo. Os F-16 foram a resposta aos MiGs do Castro.

Amaury

A compra dos. F-16 pela Venezuela nada teve a ver com compras de equipamentos por parte do Brasil, Colômbia ou outro vizinho. O argumento usado pela Venezuela na época foi a adoção de caças MIG-23 por Cuba e esse argumento foi muito bem aceito pela Casa Branca . Estava muito mais encaixado nas sequelas da Guerra Fria do que em problemas no próprio continente.

Douglas Rodrigues

Na época também tínhamos os F-103… Não que eles fossem superiores, mas acho que teriam melhor sucesso que os F-5.

Lu Feliphe

Eles receberam o f 16 em 1983 através da boa política que o governo Venezuelano tinha com os Americanos antes do regime Bolivariano.
Nossa Força Aérea tem na região um dos mais avançados sistemas integrados de caças com awacs só o Chile na região também tem isso.

F16 nutela

Quando eles receberam os F16, a FAB já contava com mirages e com F 5 há pelo menos 10 anos, então é assim que caminha, numa hora algum vizinho faz uma compra que naquele momento é melhor e em outro momento damos a resposta. Isso fica bem claro quando comparamos os nossos F 5 modernizados desde o início dos anos 2000 com os F 16 Venezuelanos bk A, podemos dizer que eles não tem a mínima chance contra nossos F 5, seriam alvos apenas! Então eles compraram os SU 30, ficaram na frente novamente, então agora estamos para receber os… Read more »

Amaury

Desculpe mas você deveria se informar mais. Nada de correto nessas informações. A Venezuela operava Mirages na mesma época que a FAB. Seus simuladores para treinamento eram, inclusive, usados pela FAB. E modernizaram seus Mirages para padrões que os nossos nunca tiveram. E também utilizavam o F-5 na versão canadense. Os F-16 nada tiveram a ver com equilíbrio de poder com vizinhos de continente. Assim como o SU-30 tem muito mais a ver com a questão de litígios dos venezuelanos com os USA e a impossibilidade de comprar equipamentos ocidentais devido a vetos da Casa Branca. As relações entre Brasil… Read more »

F16 nutela

Desculpe, mas quem deveria se informar mais é VC, a Força aérea do Brasil comprou na época, caças mirage 3 e caças F 5 novos, não tinha nenhum outro desses caças que fossem mais modernos. E compramos em numero superior, evidentemente, é como eu disse , a Venezuela comprou, logo depois, caças F 16 e equilibrou as coisas. Então, no inicio dos anos 2000 compramos caças Mirage 2000-C , que eram os mais modernos da região naquele momento e ainda modernizamos os F 5 tornando-os caças de 4 geração . Somente em 2005 a Venezuela comprou seus caças SU 30… Read more »

Lu Feliphe

Imagino o que deve ter acontecido com os pilotos.

Last edited 3 anos atrás by Lu Feliphe
JuggerBR

Se ao invés de F-16 fosse um F-35, a única alternativa do piloto seria gastar um míssil pra abate.

Pedro Rocha

Mestre JuggerBR, saudações! As três versões do F-35 possuem canhões! A “A” interno e as “B” e “C” externo. Por sinal o canhão orgânico do F-35 é mais moderno e poderoso que o canhão do F-16 A e B que a Venezuela utiliza

JuggerBR
Jota Ká

Estes canhoes externos funcionam adequadamente … ou são apenas para “tranquilizar” os pilotos?

F16 nutela

E assim se fez as dezenas de abates do caça F16, tirando alguns poucos caças verdadeiros que ele derrubou, e ainda inferiores tecnologicamente e sem qualquer apoio. Os restantes foram helicópteros, bombardeiros, Vants turbo hélices e coisas assim!

Na hora que enfrentou um inimigo qualificado(mirage 2000-5), foi pro saco. .

RPiletti

Dizem que um MiG-21 também mandou um “pro saco”… 🙂

F16 nutela

Eu acredito nisso, porque a força aérea Paquistanesa afirmou que caíram dois caças naquele evento. Somente depois voltou atrás e mudou o discurso. Vai ser como o abate do F 16 turco, levará muito tempo para a história verdadeira vir a tona!

Welington S.

O problema não está no caça, caramba. O problema está no piloto, no tipo de manobra que ele vai fazer. Em dogfight, o que mais vale ali no momento é o piloto.

ZamZam_Pampa

Esse seria o fim do A-29 em idêntica situação!

JuggerBR

Fosse hoje e o piloto do Bronco poderia contar com a quase certa inoperância do F-16, em 1992 era muito mais arriscado.

Carlos Campos

Quando as FA da Venezuela não se venderam ao governo no poder…. o PT quando saiu se culpou por não interferir politicamente no EB, materia que foi até publicado no FORTE.

Renato B.

Isso é um belo achado. Me lembro da descrição dessa tentativa de golpe do Chavez no ACIG. Pelo que entendi os F-16 foram importantes na virada legalista.

Ricardo Bigliazzi

É triste a cena.

rodrigo V

Essas imagens são interessantes ainda. O piloto aparentemente ejetou e caiu no aeroporto.

https://www.wearethemighty.com/gear-tech/venezuelan-f16-shoots-ov10?rebelltitem=3#rebelltitem3

Luis

Aquele dia tres OV-10 rebeldes foram abatidos por os dois F-16 que conseguiram decolar da Base ‘El Libertador’ no estado Aragua (a principal base da Forca Aerea Venezuelana). Dois foram abatidos (um piloto ejetado, um morto) por um destes F-16 enquanto atacavam a base ‘Vicente Landaeta’ no estado Lara (a uns 300km dali) sob control das forcas leales a presidencia da Republica. Controlado o espaco aereo depois esse combate e apos voltar a Aragua, o abate do OV-10 que voces vem no video ocorreu sobre a Base Libertador, o piloto rebelde atacava-la com fogo e bombas burras. Ainda um EMB-312… Read more »

Fábio CDC

Belo tiro do piloto do F-16.

.

Observo, ainda, que se tivessem “abatido” o Chávez naquela época juntamente com todos os seus aliados, a Venezuela estaria infinitamente melhor do que está hoje. Não seria uma potência mundial mas sim, estariam melhores.