Tripulante de A-29 ejeta sobre o mar em Natal (RN)
Um dos tripulantes de uma aeronave A-29 “Super Tucano” da Força Aérea Brasileira (FAB) ejetou-se sobre o mar, no início da tarde desta terça-feira (3).
De acordo com uma fonte, o tripulante que ejetou era um soldado que estava voando de saco. Ele teria se assustado com uma manobra executada pelo piloto e acionado o assento ejetável pensando que o avião estava caindo. O piloto conseguiu retornar com a aeronave e pousar na Ala 10.
De acordo com informações preliminares, após a abertura do paraquedas, o tripulante que ejetou caiu no mar e foi resgatado por um caiaque.
O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) foi acionado e está no local. Não temos identificação dos envolvidos nem as condições de saúde. Aguardaremos uma posição da FAB.
Com informações do Portal Grande Ponto
Assustou numa manobra? Essa é nova…
Que vergonha pra esse soldado, pede pra sair .
Acho que não será preciso pedir…
Meu Deus!
Cara, o que ele tava fazendo lá?? se não tem coragem, não suba num ST!
Eu teria mais coragem do que esse soldado!
eu queria muito subir….minha esposa até ja pensou de me presentear com um destes pacotes que voce vai num avião de carona …mas enjoo facil pacas…não consigo brincar nem com criança naquelas Xicaras giratorias de parquinho…kkkkk
Carvalho. Somos dois.
Eu tenho labirintite. Portanto, sonho impossível.
Passei mal até na montanha russa do Harry Potter na Disney.
Duas crianças riram de mim no vagão de trás. Pense!!!
Caraca! Vish Mano doido da p.. kkkkk
Ia pega mal se dissessem que era um oficial trapalhão!
Deve ser um susto bem caro para a FAB. Outra vez um Super Tucano caiu bem no mercadinho ao lado do meu trabalho. Os tripulantes não sobreviveram. Parece ter sido erro do piloto.
Com certeza um grande prejuizo, isso se for possivel recolocar a aeronave em condicoes, senao, um prejuizo ainda maior! Isso me parece algo totalmente irregular, se for verdade.
Por que não seria possível manter a aeronave operacional?
Os equipamentos do cockpit podem ter sido comprometidos e poderia ser economicamente inviável, a estrutura precisa ser verificada, entre outras coisas…
A única coisa que foi danificada foi o canopi, a estrutura não tem como ser danificada, já que não atingiu nenhuma parte dela. Se o avião pousou em segurança basta trocar o canopi, fazer outras verificações já previstas em manual, instalar outro assento e colocar de novo em voo. Vai levar algum tempo dependendo da disponibilidade de estoque, mas é tranquilo.
Que Sd. maluco!!!
Só fico imaginando a cena, o pilota sacanea o amigo e puxa uma manobra radical qualquer e no meio da palavra começa a gritar e pleno pulmões: “fud…”fud…”.
O cabloco pensa em tudo, menos em ficar no avião.
Resultado do evento:
– Tem um piloto da FAB que deve dar muitas explicações
– Tem um soldado que foi ejetado de um avião e tem muita historia para contar para os netos.
E um assento ejetor servindo de coral
Foi recuperado.Há fotos.
http://www.viacertanatal.com.br/2020/03/aeronautica-emite-nota-sobre-acontecido.html
https://www.youtube.com/watch?v=7DTzKAQtukA
Famoso bisonho
Lamentável! Soldado assustado e piloto sem noção…
Para um soldado e para a primeira vez está de parabéns, cumpriu os procedimentos protocolares bem direitinho.Antes de tocar o mar, livrou-se do paraquedas bem direitinho.
Dá para ver bem claramente, em um dos vídeos, esse procedimento sendo executado com primor.
Anos atrás, próximo a barreira do inferno, perdemos um colega que, desorientado em uma ejeção de xavante, largou o paraquedas a 200 metros de altura.
O que me causa espanto é um soldado ter conseguido tanto.Até cadete penava para conseguir voar de PX nas férias!?
O lado bom disso tudo é saber que os assentos ejetáveis do ST funcionam perfeitamente.
A manobra deve ter sido para ver o nível de coragem do soldado, mas a brincadeira deve ter custado caro. Quanto será que vai custar recuperar o ST?
O preço de um novo canopi e de um novo assento. Normalmente dois assentos custam metade do preço de um avião desses.
Não de um super Tucano…. Pois dois assentos devem custar, juntos coisa de 2,5 milhões de reais, 3 milhões talvez (de reais)… Um super Tucano custa na faixa de 10 milhões de dólares… (Básico).
Put a keep are you!!
Incidentes parecidos também acontecem em outras forças aéreas:
https://www.aereo.jor.br/2019/03/21/passageiro-civil-e-ejetado-de-um-caca-rafale-frances-durante-a-decolagem/
Inclusive, teve um com um Rafale, recentemente,em que um civil que voava “de saco” inadvertidamente se ejetou!
Esse cara que ejetou por acidente deve estar cheio de problemas nas vértebras, pois ejetou em situação irregular… Foi resgatado na base do “morreu, mas passa bem”, todo imobilizado, em uma maca.
Mas…Não seria padrão esse procedimento? Vi fotos dele em pé aparentemente se dirigindo para o helicóptero por meios próprios!
Isso é procedimento padrão em resgate de ejetados. Não necessariamente quer dizer que o sujeito esteja lesionado ou machucado.
Quando você pensa que já viu de tudo, aparece um ¨saco¨medroso, que ainda vai complicar a vida do piloto!
Um soldado está preparado pra ejetar? A ejeção equivale a 9 G é uma pancada e tanto.
deve ser erro de procedimentos. Por sorte o piloto pousou e consegue salvar a aeronave. Um A 29 pra canibalizar, acho que não voa mais.
De onde você tirou essa ideia de que ejetou acabou com o avião???
Se fosse pela teoria dele, esse cara que foi parcialmente ejetado não teria sobrevivido…
Não é teoria Leandro. A ejeção de caças de alta performance, exige uma certa preparação. Imagina a que velocidade se executa uma ejeção pra evitar que a cauda atinja o piloto. Ou melhor, imagina vc a 800 kmh numa direção e ter que sair num ângulo de 90 graus de forma repentina. O corpo sofre as consequências
Bom, no meu comentário está escrito claramente “acho que não voa mais”
Esse “acho” faz uma diferença e tanto.
Alguns caças sofren dans estruturais severos durante a ejeção e não podem voltar a voar. Outros devem passar por um overhaul e reparos antes de voltar a voar.
Os ingleses, durante a o conflito pelas Falcklands, acionavam os ejetores dos pucara pra inutiilizá-los. Muitos deles não voltaram a voar.
Lembre que um caça não é uma aeronave comum, ela é sometida a manobras que forçam a sua estrutura ao limite.
Não voltaram a voar pra estavam sem o assento. E não por danos. Não é o primeiro ST a sofrer ejeção de um dos tripulantes, e a aeronave voltou a voar poucos dias depois.
Fernando, alguns foram danificados sim.
Não quer dizer que sempre é assim ou que todo caça se perde quando ejeta mas é um risco.
Gostaria de saber que danos foram estes…
As pessoas andam muito assustadas. Uma “manobrinha” de nada e o cara já ejeta.
Nunca tive a oportunidade de voar em aeronaves que permitem graus de manobra no nível do ST.
Não existem imagens do exercício. O tripulante era um soldado, não piloto, mas aparentemente com algum treinamento.
Já li em artigos que pessoas não treinadas se desorientam durante manobras sobre o mar. Talvez o soldado tenha se assustado acreditando em uma proximidade não existente.
Fico imaginando o tranco que o piloto sentiu quando o sd ejetou!!! Conseguiu estabilizar o ST e pousar em segurança na base.
uau!!! como são as regras para levar ‘passageiro’ e se evitar isso?
A cabeça de alguém vai rolar…
Achei que fosse outro piloto, um tenente jovem, aspirante, mas soldado? vai rolar cabeça.
Nunca imaginei que existia isso. Equipamento caríssimo e saem com essa irresponsabilidade.
Imagina o piloto: Mais que p…. é essa hahahahaha.
só achei engraçado mesmo, não precisa mandar ninguém pra sibéria…
Mão de alface… kkkkk
Ao menos serviu para provar que o assento funciona e é seguro!
Concordo.
Não posso culpa-lo. Sempre que entro em um ônibus fico namorando aquela alavanca vermelha que diz pra puxar em uma emergência… Meu Deus, que vontade que dá de puxar aquela coisa, rs…
Reginaldo, hoje um companheiro seu, encantado com a alavanca de emergência do metrô do Recife, puxou a mesma e parou o trem! Realizou um sonho e, creio eu, por muito pouco, não tomou umas porradas dos passageiros que tiveram suas viagens atrasadas…
.
Quem é da antiga sabe da historia do f5 que atropelou uma vaca na BACO
ano 1980/ 1
A vaca virou churrasco!
SDS
Li na RFA, numa das primeiras edições (salvo engano a #5), que um F-5 da FAB fez pouso forçado numa estrada e resvalou o trem de pouso num fusca.
Achei meio forçada a história. Não lembro o autor a matéria.
Alguém poderia confirma a veracidade disso?
Verídica.
Foi no interior de MG, salvo engano.
Obrigado Madmax.
Desculpe em não ter procurado antes no velho google, coisa que só fiz agora.
Interessante que, pela matéria, o caça decolou dali mesmo.
Acredito que tenha sido a única vez que a FAB pousou e decolou de uma estrada.
http://rdplanalto.com/noticias/31525/o-dia-em-que-um-jato-f-5-atropelou-um-fusca
Pelo google street e pelas fotos da matéria, acho que achei na estrada o local citado de onde ocorreu o pouso.
-21.5824159,-45.6597215
-21.5833883,-45.6482839
Caraca! Isto é o que eu chamo de encontro de extremos. Com certeza é um dos casos mais curiosos da aviação militar mundial. E parece também que os varginhenses já viram de tudo nesta vida.
Foram dois F-5E que pousaram com sucesso na rodovia entre Boa Esperança e Santana da Vargem em MG, sendo que um deles tocou com a roda do trem de pouso a parte de cima do fusca, deixando a marca certinha. Depois de uma operação bem-sucedida, os 2 decolaram (em direção à Base Aérea de Santa Cruz- Rio) daquela estrada.
Saudade desta água quente e limpa…
Entrou em uma lista pequena, meio sem querer de pessoas que tiveram uma ejeção na carreira.Agora deve ser curta carreira.
Alguém saberia explicar se o canopy do ST é ejetado inteiro ou apenas a parte sobre o assento que foi acionada a ejeção?
Nenhuma das 2. O assento atravessa a transparência, quebrando-a, usando uma espécie de “chifre” em sua parte superior.
Não tenho certeza mas mesmo que seja ejetado por inteiro o piloto não fica exposto a “brisa” devido ao projeto ao projeto do avião que previu “parabrisas” fixos tanto para o primeiro assento quanto para o segundo. No AT-6 embora tenha reforsos no canopi, todo o conjunto é fixo na bolha e pode ser perdido em voo, mais um fator que faz com que os pilotos elogiem o A-29.
Sorte do militar assustado que foi em Natal… Fosse aqui em Recife já teria caído direto na boca de um tubarão!
Seja como for, a bruxa tá solta!!E o muro tá baixo!
Corra a boca pequena que foi um SUB o ejetado!
Deveria rolar uma nota explicando o que este soldado estava fazendo em uma aeronave de alto desempenho.
Se estiver ok dentro dos padrões verificar se os procedimentos foram seguidos.
Se não foi nada oficial, devem pegar toda a cadeia de comando e por no olho da rua por incompetência.
No avião, como que fica a região do ocupante ejetado? Toda queimada?
É permitido levar alguém de saco? Se sim, a quem cabe autorizar? O comandante da Base Militar ou o próprio piloto pode oferecer passeios para outros militares ou mesmo para civis (parentes, amigos, namoradas, etc)?
Na AFA voava a vovó, o vovô, a titia no clube de ultraleves
E eu também! Heheheheh
Mas foi bancado pelo Min. da Defesa, então tudo bem 😛
Mas continua sim? O clube é mantido pela FAB? Se for é errado.
E nos esquadrões? Vai ter vovô e vovó voando de Gripen F?
Não vou perder a piada.
Agora sei porquê a FAB fez questão de desenvolver o Gripen F: era para levar os sacos passear hahaha.
Esse é o famoso RARO!
Dos males o menor: não houve feridos, e não se perdeu a aeronave.
Apenas um caso de amor pela aviação que terminou mal!
Acho que esse ST ficará no chão por um bom tempo até a FAB comprar outro assento ejetável e canopi para ele. E não vai custar barato.
Qual é o assento do A-29? É o Martin-Baker inglês?
Sim, Mk10
Deve custar uns bons milhares de Trumps
Este soldado precisa ler a história de um piloto chamado Neil Armstrong, que mantinha a calma e controlava a situação.
E bom para a FAB estudar o caso e por este soldado para expor aos outros pilotos a sensação de se ejetar, pois não é algo que todo piloto tem que fazer
Tive a oportunidade de voar no T.27,mas nao tinha o curso de abandona de aeronave.triste.
Bisonho.
Oportunidade rara.
Poderia ter sido pior: PODERIA TER SIDO COM UM GRIPEN-E !Já pensaram?
Prejuízo de R$ 500 mi.?
Rapaz…kkkkk, fico imaginando a cena. O sujeito se borra todo e ejeta! Imagina o piloto, “volta aqui p….!” Kkkkkkk
Não foi o primeiro no A29 onde um dos tripulantes ejeta, sendo que o outro traz a aeronave para a base…
Caro Fernando EMB
Na última postagem sobre a Sierra Nevada eu comparei a velocidade do ST com a do F-22. Estava apenas sendo irônico por causa do comentário daquele nosso amigo desafeto da Embraer.
Não fique bravo comigo.
Abraço
Mas é um idiota!!!!!!!
Patrick, Patríck, Patrick, haaaaaa, acorda Patrick….
Não consigo imaginar outra coisa.
Tudo indica que foi só um piloto gaiato e exibido tentando dar um susto num passageiro de primeira viagem. O garoto se assustou, pensando que ia morrer e resolveu abandonar o nav… digo, a aeronave.
Minha nossa. Nem Luciano Huck, Datena e muito menos Ana Maria Braga apelaram para o assento ejetável quando voaram em A-4 e AMX e o tal soldado conseguiu o feito?
Ou alguém mentiu nesta história ou o soldado está na profissão errada.
A última sendo verdade, na boa meu irmão, como falara acima.
Pede pra sair.
A Ana Maria conseguiu ser atropelada por um carro autônomo a 5 km/h.
Ana maria Braga voou de saco num Mirage IIiDBR pouco tempo antes dos Mirage serem desativados.
essa historinha está mal contada . Se foi falha de equipamento , precisa ser analisado . Se foi “susto” do “soldado”, esse deve ser transferido para limpar banheiro .