O Comando da Aeronáutica informa que foi realizada uma ejeção do assento traseiro de uma aeronave A-29, na tarde desta terça-feira (03/03), no Rio Grande do Norte, durante uma missão de treinamento. O militar envolvido na ejeção foi resgatado, passa bem e está sendo submetido à avaliação médica.

O procedimento ocorreu dentro dos padrões de segurança e o piloto da aeronave, que ocupava o assento dianteiro, retornou à Ala 10 – Base Aérea de Natal, realizando o pouso normalmente.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para a ocorrência.

DIVULGAÇÃO: CECOMSAER – Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

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Kommander

Como já disse no outro post, ao menos isso serviu para vermos que os assentos do ST funcionam! Hehe

Hélio

Na verdade, lá por 2010 o ST passou por problemas nos assentos, quando ejetavam sem acionamento. Um piloto chegou a morrer quando o assento se acionou no solo.

Rinaldo Nery

Desconheço esse fato. Aonde foi?

737-800RJ

Soldado ejetando porque pensou que a aeronave estivesse “caindo”…
Essa estória está muito mal contada ou essa é a maior trapalhada da história da aviação militar brasileira. Tô tentando ficar com a segunda opção, mas meu apreço por teorias conspiratórias me faz gostar da primeira.

Daniel

Resta saber se os custos deste suposto susto do camarada ficará por conta do Abreu, ou melhor, para nós contribuintes.

Humberto

Sua mae pagará, Daniel.

Edmar souza

Tá preocupado com o ptejuízo?
E a vida do piloto? Tem importancia não?
Brincadeira….

Lucas Skywalker

Na Matéria fala que é um soldado, não piloto, que voava de saco. Saco é o jargão usado para quem pega carona no assento traseiro. Eu mesmo já voei de saco no xavante. O piloto do xavante fez diversas manobras assustadoras porque era um treinamento de bombardeio. Antes da decolagem foi instruído para só acionar o assento no caso do piloto ordenar abandono da aeronave.

Clésio Luiz

Lembrei de um “causo” da época do T-27, quando a Embraer estava promovendo a aeronave e antes de ela se tornar um sucesso de vendas. Reza a lenda que um piloto da Embrear conduzia um militar do Oriente Médio no assento traseiro para um voo de familiarização, ainda no solo (eu acho), quando de repente o piloto da Embraer escuta um barulho ensurdecedor. O convidado havia se ejetado sem o menor aviso. Depois do ocorrido e questionado sobre o que tinha acontecido, o militar simplesmente respondeu “fui instruído para verificar se o assento ejetável realmente funcionava, antes da assinatura do… Read more »

Marcos10

Piloto iraniano em voo próximo a Pirassununga. Realmente aconteceu e ele foi instruído a ejetar para testar o assento.
Os iranianos ficaram alojados em Pirassununga por conta que os iraquianos também apareceram por aqui para também testar o Tucano, e estes ficaram em SJC.
Foram separados, pois os dois países tinham acabado de encerrar a guerra.

Rinaldo Nery

Foi em Lagoa Santa, não Pirassununga.

EVERTON SBRISSE

Que militar corajoso, eu no lugar não verificaria isso não.kkkk

Sergio

Nem eu….tá doido???

Guilherme Poggio

Clésio, tenho essa notícia de jornal em algum lugar. Vou procurar nos meus alfarrábios e se encontrar publicarei aqui.

Sagaz

Quando aconteceu em solo em outro país que não lembro qual não havia esse tipo de comentário, mas quando acontece no país da pessoa o dedo coça para ridílicularizar… a vitalatice é uma epidemia

Sergio

“num intendi” !!!!! ??????

MFB

Tinha que ter uma mula para fazer um test drive não programado no assento. O bom é que a tropa sabe que funciona realmente KKK

Emerson GS

Assento ejetor passando no teste da FAB.
Boa recuperação para o militar.

Mauro

Sobre o piloto estrangeiro que ejetou de um Tucano.Também li sobre isso, mas na época saiu em revista de grande circulação, que a ejeção foi acidental, e não “teste”.

Caiu assustado e foi socorrido inicialmente por um proprietário rural que falava inglês e o acalmou, foi dessa forma que chegou a imprensa que era um piloto de um país do Oriente Médio testando um T-27.

Wellington Rossi Kramer

Esclareçam por favor. No caso da ejeção no A-29, todo o canopy se desprende ou apenas aquela parte em que foi ejetado o assento, visto haver uma divisão no canopy?

Clésio Luiz

Isso varia de aeronave para aeronave. Alguns quebram o canopi, outros tem que ejetar o canopi antes, pois o mesmo é muito espesso para ser quebrado pelo assento, caso do F-16, por exemplo.

Entre os que quebram o canopi, alguns possuem no próprio canopi material explosivo para facilitar (em forma de uma fina corda, como a que vc vê no AV-8B Harrier), já outros usam “chifres” no assento para realizar a quebra, caso do A-29.

Vivaldo José Breternitz

É permitido transportar um soldado como passageiro?

Caloro

Apenas Ministros!

Sergio

…de preferência do Supremo….e de preferência que o comando da ejeção seja feita pelo piloto….e que de preferência o ejete a 300 milhas náuticas mar a dentro em região povoada por tubarões tigre…e que de preferência…..

Vivaldo José Breternitz

É isso!!!!! Abs

Victor Sardinha Bexiga

Sim, se for para testar o funcionamento do sistema de ejeção.

REGIEL CHARLES DA SILVEIRA

EXCELENTE.

Nicolas_RS

Traduzindo a nota da FAB: Bla Bla Bla

Podiam ser mais diretos, ‘Estamos investigando’.

Top Gun Sea

Nunca saberemos a verdade! Isso vai ficar como um procedimento ou teste de ejeção. O cenário, a altura da aernove, ejeção do segundo piloto, o pouso normal são detalhes que fortalecem a veracidade ou a operação. E si assim o é, o resultado foi o esperado.