Terceiro abate na região pela Força Aérea Turca em três dias

O Ministério da Defesa turco e a Agência de Notícias Síria SANA confirmaram que um jato L-39 Albatros sírio foi abatido na região de Idlib, por volta de 12h03LT em 3 de março de 2020.

A derrubada do treinador a jato avançado (que a Força Aérea Árabe Síria costuma usar em combate com um casulo sob a fuselagem e cargas externas desde 2012, quando as primeiras imagens dos L-39 da SyAAF atacando posições rebeldes começaram a aparecer on-line) ocorre apenas dois dias depois que dois Su-24 Fencers do regime foram abatidos pelos Vipers turcos (como os F-16 são apelidados na comunidade de pilotos de caça) na mesma área, como parte da operação militar transfronteiriça de Ancara, apelidada de “Escudo da Primavera” (Spring Shield).

Segundo reportagens que circulam nos canais do Telegram e no Twitter, o L-39 foi abatido pelos F-16 que voavam dentro do espaço aéreo turco a uma distância de cerca de 45 km.

Sabe-se que os F-16 turcos carregam mísseis AIM-120C-5/C-7 AMRAAM (míssil ar-ar avançado de médio alcance), para todas as condições meteorológicas, capacidade BVR (além do alcance visual) e alcance máximo que pode ultrapassar os 100 km, dependendo da situação.

Os caças turcos na PAC (Patrulha Aérea de Combate) ao longo da fronteira provavelmente foram apoiados por uma aeronave Boeing 737 AEW&C “Peace Eagle”, cuja presença foi frequentemente relatada na região ao norte da fronteira com a Síria.

FONTE: The Aviationist

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcos poorman

Tem um vídeo circulando de um piloto do regime tendo a orelha e nariz cortado sendo exibido como troféu por forças rebeldes apoiadas pela Turquia.
A guerra é uma me$#@.

MMerlin

A humanidade tem o dom, tanto de criar maravilhas como das maiores atrocidades.
Estes dias vi no jornal um homem que amarrou o próprio cachorro no para-choque do carro e arrastou seu amigo durante 3 km.
Hoje de manhã vi cenas de um outro homem que estava jogando o carro em cima de crianças que estavam em uma rua andando de bicicleta.
Ambos no Brasil.
São dois tipos de seres que nossa justiça não está preparada para lidar.
Um pena que ambos tiveram a sorte de não serem parados por uma multidão, para nosso azar.

Cristiano GR

O pior são as mães e pais irresponsáveis, de qualquer faixa de renda, que abandonam, matam, abusam e maltratam as crianças inocentes, esses merecem enforcamento, linxamento, fuzilamento, afogamento, ou qualquer outra pena de morte que não seja indolor. Quantas histórias já vimos de bebês que foram achados ainda vivos em sacolas? Uma cadela que faz isso merece ser espancada até a morte. Não existe desculpa de depressão pós parto, isso é maldade e desprezo pelo ser humano e pela vida.

horatio nelson

me lembro do piloto jordaniano kassasbeh q foi abatido em seu f16 sob raqqa,foi enjaulado derramaram querosene sobre ele e foi queimado vivo…creio q os pilotos sirios estão voando sem armamento de defesa pessoal pois sempre q capturados isso acontece.

Kemen

Tipo video das execuções postadas por fanáticos muçulmanos tempos atras?
O problema não é a guerra em si, acho que isso é crime militar. Mas ali não vale convenção de Genebra sobre prisioneiros nem nada, e a justiça civil ou militar ali não tem alcance.

Cristiano GR

A maioria dos muçulmanos não respeita o que dizem os textos sagrados deles, ou nem praticam a religião, apenas se dizem da religião, apenas porque nasceram em um lugar de predomínio da religião. São bandidos contra sua própria gente, contra seus próprios familiares o que dirá contra inimigos?

Fabio Araujo

Os turcos se mostrando bem eficientes nos ataques BVR, já os sírios vão precisar se adaptar rápido a esse tipo de combate se quiserem continuar a voar nessa região ou deixar que os russos atuem sozinhos na região.

Gustavo

Só se ficar no chão. Eles tem apenas 20 aeronaves (mig 29) que tem alguma capacidade BVR, são antigos da versão A “modernizados”. o restante não tem. E pra piorar, não tem uma doutrina solida neste teatro moderno.

Gustavo

Ah, e a Turquia treina constantemente esse tipo de combate, pois sempre houveram alguns enroscos com a Grécia.

Kemen

A Turquia faz parte da OTAN.

Vinicius Momesso

Sem mísseis para BVR e alerta antecipado, sem chance!

Fabio Araujo

Se equipar os caças sírios com pod’s de guerra eletrônica vão ter uma chance de não serem abatidos, não terão armas para revidar, mas pelo menos poderão sobreviver!

Bosco

Fabio,
Infelizmente a maioria dos pod de autodefesa eletrônica não são plug and play. É preciso haver compatibilidade da aeronave com ele.

Fabio Araujo

Concordo, mas a grande maioria das aeronaves sírias são de origem russa e os russos devem ter algo que possa ser usados nessas aeronaves, pode ser complexo, mas como provavelmente são feitos para essas aeronaves os russos podem instalar em algumas delas e dar uma maior chance de sobrevida.

Bosco

Sem falar que sistemas de ECM menos “inteligentes” viram alvos dos amraams no modo “home-on-jam”

Bosco

Pelo jeito não tem nem RWR e nem lançadores de chaffs.

Leo Neves

Gustavo
Realmente os mig-29 da síria estão um caco mas tem videos deles usando o R-77 , e na distância que os F-16 estão lançando seus misseis , cerca de 50km de distância fica dentro do alcance de radar e dos R-77 do MiG 29.
Mas acho difícil o MiG 29 dar as caras por lá.

kaleu

Nas buenas ? … os russos também não mais voarão nesse região, lembrando que foram ataques russos que mataram 33 combatentes turcos e se (reforço “se”) mais aviões russos forem abatidos por F-16s, será muito ruim para as exportações de armas russas e vai expôr uma possível “fraqueza” … assim de duas uma opção, ou os russos entram com tudo no conflito (pouco provável) ou ficam distantes dos turcos …

Do jeito que a banda anda, vão acabar ressuscitando as fábricas de F-16s

Vinicius Momesso

Kaleu, eles voam, todos dias! A Turquia sabe quando são caças sírios ou da VKS. Os russos depois do caso Su24 em 2014, nunca mais voaram sobre a Síria sem escolta.

Ricardo Bigliazzi

Os Russos vão se meter nesse lodaçal com a Turquia?? Nunca, essa Síria é uma versão remixada do Afeganistão da década de 80. Um buraco sem saída honrosa, mesmo porque honra é uma coisa que o Assad não sabe mais o significado a alguns anos. A cada dia que passa a Russia passa uma vergonha no Oriente Médio. Quem não sabe brincar não deve descer para o play. Acho que Ela não viu os noticiários dos últimos 20 anos em que poderia ter observado os Americanos e Ingleses a combater sem dó por essas paragens.

Antunes 1980

Kremlin, Hezbollah e Teerã em silêncio total !
comment image

Vinicius Momesso

Quem convocou uma reunião de emergência para a situação na Síria foi Erdogan e não Putin. Quando você ataca e logo depois pede uma reunião para explicar o motivo, mostra-se temor por uma possível retaliação.

Nilton Reis Jr.

@Vinicius Momesso como eu já falei, a Síria retomou o avanço pelo Leste e Sul de Idlib, mas entendo que em uma página sobre aviões militares a queda de um avião de combate tenha seus efeitos absurdamente exagerados.

Rodrigo Martins Ferreira

entendi…. pq pelo ar é só fumo

Ricardo Bigliazzi

Ontem pensei nisso também, cade o Irã? Na Região a Turquia desequilibra o balanço das forças como a China desequilibra quando de trata das tensões junto a Coreia do Norte. Ficar botando “pinta de galo” na Síria é uma coisa, se fazer de durão perante a Turquia “são outros quinhentos”. Além dos Turcos serem um osso duro de roer ainda se corre o risco de uma NATO se mexer em favor dos Turcos (militarmente e economicamente), digo mais é capaz de fazer com que a Turquia se case novamente com os EUA deixando a região em polvorosa (os caras da… Read more »

Vinicius Momesso

Os turcos criaram sua própria “no fly zone” com parte dentro do próprio território sírio . Qualquer aeronave síria que passar por ela é abatida. Sem AWA&Cs e mísseis ar-ar de longo alcance vão ser abatidos a rodo. Onde está o A100 russo para dar apoio e os R73 para equipar os caças sírios ? Usar jatos de treinamento para combates reais, mostra a precariedade de uma força aérea

Fabio Araujo

Os russos e turcos estão evitando se atacarem, mas a paciência do Putin logo logo vai acabar!

Vinicius Momesso

Se realmente se enfrentarem, vai ser o primeiro embate entre “cachorros grandes” desde de a guerra Iran x Iraque. Resta saber se a Turquia lutará sozinha como fez Israel ou pedir reforço.

Hélio

Se isso acontecer, teremos a primeiras missa na basílica de Santa Sofia desde o fim do império bizantino.
Quero ver de que lado os dutos “defensores dos cristãos” vão tomar.

nonato

Não entendi.

MGNVS

Nonato
A basilica de Santa Sófia (Hagya Sóphia) em Istambul era uma igreja ortodoxa na epoca do Imperio Bizantino e dps de tomada pelo Imperio Otomano ela foi transformada em Mesquita. Por isso Helio falou sobre missa cristã, pq se o Erdogan continuar com essas loucuras entao tanto o Ocidente qnto a Russia vao se voltar contra ele. E Ocidente e Russia sao cristaos.

Galeão

Não é mais mesquita, agora é um museu .

Hélio

Só uma correção, o dito “ocidente” de cristão não tem nada. Só se lembrar da guerra da Criméia, onde a Rússia interviu contra a repressão do império otomano contra os cristãos. O “ocidente” fez o quê? Apoiou os muçulmanos contra os cristãos.

Ricardo Bigliazzi

Vinicius, a NATO ficará do lado da Turquia. Principalmente os EUA, é tudo o que o Ocidente quer, uma Turquia enrolada e ansiosa por ter amigos para brigar ao lado dela. Trump deve estar dando risada e o Putin deve estar puto da vida com os idiotas que complicaram a situação na Síria nesses últimos dias.

Rodrigo Martins Ferreira

Ele deve ser Zen Budista… ou é Zen Poder de Fogo ?

Há anos todo mundo entra e sai do espaço aéreo sírio e faz o que quiser..

Defensor da liberdade

Muito fácil falar isso para um país trucidado numa guerra civil, onde o inimigo está ao teu lado e tu não sabe. Por que ninguém se atreve a ir passear no Irã ou na Coréia do Norte?

Chris

Putin não é louco de atacar a Turquia…

Pois sabe que ai, a OTAN será obrigada a intervir.

Sérgio Luís

Uai cadê os S-300 ou S-400?!?! Esse Putin tá é com medo da OTAN!!!

ghutoz

como que a Rússia vai derrubar um avião Turco em território Turco? ai é declarar guerra…

ADRIANO MADUREIRA

Alguns não entendem isso…

Eles fizeram como os cretinos dos israelenses,que atacam de dentro de seu território ou se escondem atrás de aeronaves…

Bosco

Os iranianos vivem se escondendo atrás dos palestinos para atacar Israel e nunca vi você chamar eles de cretinos.

horatio nelson

israel não ataca de dentro de israel e sim sobre a siria principalmente damasco…

Salim

Adriano, desculpe os termos, só se fossem idiotas para se exporem se podem fazer serviço a salvo dentro de suas fronteiras. Recomendo pensar um pouco antes escrever, náo DOI nem gasta cérebro, ate exercita um pouco.

MGNVS

ghutoz
Perfeito seu comentario.
Parece q alguns comentaristas aqui pensam q o Putin é burro o suficiente para cair na armadilha do Erdogan. No momento a Turkya é a agressora e nao tem apoio da Otan. A Russia sabe q o Ocidente esta de olho nela. Ate parece q o Putin vai atacar os turcos so para dar motivo para o Erdogan acionar os protocolos de defesa para membros da Otan. Ou entao alguns aqui fazem este tipo de comentario so para criar polemicas em discussoes ideologicas inuteis.

Luiz

O comandante Farinazzo odeia esses comentaristas sem nenhum conhecimento de estratégias militares.

Brunow

90% de chances que o ataque que matou 33 Soldados Turcos (65 no total segundo o OSDH) partiu do Su-34 , hoje morreu mais soldados turcos, e hoje Su-34 +Su-24 tornaram a atacar..
Tolo e achar que a OTAN vai começar uma guerra nuclear com a Rússia por que esta atacou a Turquia, que tem como líder Edorgan, o qual o ocidente já está farto..

Para a Rússia, o ocidente ou OTAN, só tem sanções e mimi, Geórgia, Ucrânia, Venezuela, Síria, Líbia , Eleições americanas etc , é um bom exemplo de como a “otan” ameaça a Rússia…

Vinicius Momesso

Se a situação continuar assim, a intervenção será inevitável! Resta saber até que ponto a Rússia deixará a situação chegar.

José Machado

cada uma…

Jadson Cabral

Se não for pelos russos, a Síria perderá toda a sua força aérea. Parecem ter bons equipamentos, mas não têm doutrina, é tudo uma bagunça…

Andre

A bons equipamentos você se refere a que? Mig 21? Su 24? Mig29? L39?

Vinicius Momesso

Ou seja, dois interceptores, um bombardeiro e um de treinamento adaptado. Contra a força aérea da Somália da “um caldo”.

Andre

Sei não Vinicius. Não é a somalia que tem su27?

Entusiasta Militar

Mig 21 abatendo F-16 … Dificil, mas Já vimos isso antes

Andre

Bota dificil nisso….tão difícil quanto um sam abater um f117. Mais fácil achar um Peixe cor-de-rosa-de-mãos, que acredita-se restarem apenas 4 exemplares. Mig21 abatendo f16 até agora foi só um na história.

rui duque

ainda nao vi nenhum mig 21 abatendo um f 16 mais ao contrario ja.

Cristiano de Aquino Campos

Esse avião não e de instrução?

Andre

Como visto, o Putin precisa garantir a segurança das aeronaves sírias, não turcas….

Cade os su57 ou mesmo o su35 ou su30? Põe essas belas peças de propaganda para cobrir os aviões sírios. Deve é estar come de perder um su para um vetuso f16 e não conseguir mais vender…

nonato

O que um SU 35 vai fazer contra um F 16 a 100 km, dentro de território turco?
O que uma escolta pode fazer a não ser atirar?
Ou pode cegar o míssil?

Andre

Essa pergunta é séria?

Ué, o mínimo que uma escolta poderia fazer é atirar de volta…

Depois falam dos seguidores do astrólogo….

Antoniokings

Segundo a Agência Al Masdar, hoje, dois drones turcos foram abatidos no intervalo de duas horas.
Relataram também que um F-16 foi alvejado por um Sistema S-200, mas não informaram o resultado, considerando mais provável que o jato turco conseguiu escapar.
De qualquer modo, os russos estão bombardeando diversos alvos ao redor da capital de Idlib e as forças sírias continuam avançando nessa região e no sul da província.

Rodrigo

Adoro teus relatórios, tudo fonte times New Roman.

Antoniokings

É só acompanhar que vc ficará bem informado.

Rafael Coimbra

Russo só bate em Drone… Onde está a parceria, mais uma vez falo, e Toninho achando que os Russos iriam da proteção para Venezuela… Israel e Turquia passeiam na Síria… fato!

Fernando OP

Aquele punhado de aviões velhos que a Síria chama de força aérea não tem a menor condição contra os turcos.

Antoniokings

As preocupações dos russos são com os drones turcos.
E agora, foi anunciado que um terceiro drone turco foi abatido.

https://www.almasdarnews.com/article/russia-uses-electronic-warfare-against-turkish-drones-in-syria-media/

Andre

3 drones para 3 jatos de combate….acho que não está ruim para os super ultra aliados da russia que o trump estava entregando de bandeja para o putin.

Está mais ou menos como um altíssimo general morto para 100 soldados com dor de cabeça precisando de duas aspirinas…

Antoniokings

Três drones só hoje.

Ricardo Bigliazzi

Kings, acho que Você é um pouco mais novo do que Eu e não deve lembrar de quantos “drones” Israel perdeu no Libano, Siria e por todos quanto é canto naquela região, drones são feitos para isso mesmo. Para atacar refinarias, para fotografar, para espionar, para gravar frequencias de radares, para testar qualquer defesa existente, são nesses momentos que podemos constatar que os Turcos não estão brincando, e o pior para o resto dos atores desse teatro de operações é que os “Amigos dos Turcos” (entenda-se NATO e EUA) desequilibram qualquer conflito que se possa imaginar. Se o Putim for… Read more »

Antoniokings

Ricardo Bigliazzi

A perda de três aviões, meia de dúzia de tanques e algumas dezenas de soldados não quer dizer nada.
São ossos do ofício.
O que importa é o resultado final.
Os sírios, com apoio aéreo dos russos estão avançando bastante e se a Rússia continuar nessa escalada teremos grandes problemas para a Turquia. Com ou sem OTAN.

Plinio Jr

Brilhante analogia, 3 aviões com tripulação e tudo para 3 drones de fabricação mais barata….quem manda nos céus são os turcos…os sírios vão enfiar a viola no saco e os russos não sabem o que fazer….

Defensor da liberdade

Acho que os russos estão evitando o confronto a todo custo com os turcos, afinal atacar aviões turcos é atacar a OTAN, sabe Deus quais seriam as consequências.

Bosco

Toinho,
Sem querer se chato mas já o sendo, não raro drones são usados como “iscas” , portanto, são “sacrificáveis”.
*Não sei se é o caso mas tal possibilidade deve ser levada em consideração.

leonidas

A Rússia não pode se negar a impedir a audácia Turca. Ele terá que pagar para ver se a Otan de fato vai comprar essa briga, lembrando que a Turquia neste caso é a agressora. Ela esta atacando e invadindo território de uma nação soberana! Não é questão de gostar ou não de Assad e sim questão de precedente gravíssimo. Se a Rússia se intimidar e permitir o passeio Turco com aval (ilegal da OTAN) ela logo logo terá forças da aliança em território Ucraniano. A OTAN se comprar o barulho turco mais uma vez estará envolvida em uma crime… Read more »

Marcelo Danton

Russia vai ceder. Não tem cacife econômico para entrar e se manter numa guerra. Preço do petróleo desabando.

Ricardo Bigliazzi

A Russia não fará nada, os Turcos são bem armados e treinados. A Turquia não é um Iraque com um “exercito de papel” e a Russia não é uma “coalizão de forças” capazes de transpor dezenas de divisões por oceanos para praticar uma guerra de verdade. A economia Russa não aguenta esse custo de desdobramento. Não menospreze a inteligencia da Russia, querem tudo, menos voar contra os Turcos e muito menos combater as dezenas de divisões Turcas que podem ser facilmente desdobradas. A Turquia é uma força muito mais feroz do que todo o resto da Região. E os Turcos… Read more »

Fabio Mayer

Vão encontrar um meio termo nessa questão. Nem a Rússia quer guerra com uma nação que compra seus S-300 e S-400, nem a Turquia é louca de querer medir forças com a Rússia. O que está acontecendo é apenas aquele movimento de esticar a corda, para ver até onde vai…

Renato B.

Pelo visto os Turcos realmente conseguiram criar uma zona de exclusão aérea eficaz. E fizeram isso de forma esperta, sem colocar seus caças invadindo território alheio e apenas acertando aviões sírios e não russos.

Imagino que os Sírios vão tentar compensar isso com artilharia e armas aéreas de longo alcance, mas o principal é saber se conseguem fazer os turcos recuarem.

Antoniokings

Não existe zona de exclusão, apenas ataques localizados a aviões sírios que prestam apoio a tropas em terra.
Os russos estão bombardeando maciçamente a região de Idlib no que parece ser uma ofensiva do Exército sírio.
Hoje, inclusive, o centro da cidade de Idlib foi bombardeada pelos russos.

XFF

Exatamente, Antonio!

José Machado

Turquia brincando com fogo. Apesar do discurso do Secretário Geral, membros da OTAN já avisaram que não vão entrar nessa roubada. Mesmo brincando de tiro ao alvo com combalida SAAF, uma hora vão alvejar alguma aeronave russa, ainda que por equívoco. Tudo pra que essa o Putin não deixe passar em branco…

Rodrigo Martins Ferreira

Já fizeram isto e n aconteceu nada.. pelo contrário o Putin foi lá todo mansinho, abanando o rabinho e de língua de fora oferecer S400 e Su57

Ypojucan

Pela quantidade de asneiras que você escreve acho que não deve ler nenhum jornal. A Turquia derrubou um Su- 24 e logo depois a Rússia suspendeu uma série de acordos comerciais além de desencorajar visitas de negócio e turismo, restringir a entrada de carga turca em trânsito para outros países, etc. Dessa firma em poucos meses e tendo prejuízos na casa de biliões de dólares a Turquia aceitou até mesmo pagar indenização para a família do piloto russo abatido, depois acordou outros biliões de dólares com a Rússia na construção de gasoduto e usina nuclear além de ter comprado o… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Fatos são asneiras na mente de quem distorce tempo e realidade para adequar a suas narrativas.

MGNVS

Rodrigo Martins Sinto muito te desapontar mas tudo o que o Ypojucan escreveu sao fatos. Voce atualmente esta parecendo o Antoniokings ao contrario, onde ele defende a Russia cegamente e vc sendo oposto dele entao defende os EUA cegamente. Ou isso, ou vc faz certos tipos de comentarios so para criar polemicas desnecessarias igual o Antonio faz. Uma coisa é vc ter sua opiniao pessoal, ela vai ser respeitada, outra coisa sao comentarios sem argumentacao alguma e debochados q nada agregam ao blog. E mais, os “russofilos ou esquerdistas” jogam a “isca” e vcs da “direita pró-EUA” caem como patos.… Read more »

MGNVS

Ypojucan
O que vc expos na sua analise foram fatos concretos, e contra isso nao ha argumentacao. O problema aqui no blog é essa briga de torcidas que transforma qualquer tema numa “questao de honra” do “eu estou certo e outro esta errado”. Infelizmente.

Dod

Caramba pra abater um caça a 50 km de distância é por que o treinamento é eficiente

Carlos Gallani

Sim e não, eles acertaram então claro que há um treinamento mas isso é o que se espera do combate aéreo moderno inclusive distâncias maiores não seriam uma surpresa dependendo do tipo de míssil!

Defensor da liberdade

Pera, um lado tem AEW&C e outro tem somente a cara e a coragem. O último confronto Paquistão e Índia, ambos com AEW&C foi um pesadelo para os mísseis BVR de tanta sabotagem eletrônica, tiveram que confrontar tão próximo que acho que dava para ver os pêlos do nariz do piloto inimigo. Tudo noticiado aqui neste blog.

Nilton Reis Jr.

Buenas, Saraqib foi retomada pelos sírios, e a frente sul de Idlib se estabilizou em favor da Síria, então esses abates tem mais efeito político para Erdogan do que efeito tático. Ademais, o pensamento russo e sírio nesta guerra inclui a capacidade de engolir algumas dezenas de sapos para manter a OTAN em uma distância segura do conflito. A Turquia sabe disso, e de tempos em tempos vai abater um e outro cachorro voador morto para jogar pra plateia.

MGNVS

Nilton Reis
Exatamente isso.
Erdogan esta provocando.
Putin nao é burro para cair nessa armadilha.
A Turkya é uma força invasora e nao pode acionar os protocolos de defesa da Otan.
Mas isso pode mudar se a Russia se envolver diretamente no conflito e o Putin nao vai dar essa brecha para o Ocidente.
Erdogan esta fazendo um jogo perigoso ao pressionar a Russia e ao atacar a Siria e tambem ao pressionar a Europa liberando as fronteiras para refugiados.

José Machado

Colocações perfeitas. Bobear, Putin depois ainda vai forrar o bolso vendendo mais armamento ao Erdogan. Geopolítica é dinâmica movida por interesses que até ontem eram desinteressantes.

Pedro Bó

A Turquia está se comportando como um Estado terrorista. Acabará tornando-se um pária internacional como Irã ou Cuba.

Jagderband#44

Desperdício de AIM 120 AMRAAM.

smichtt

Se o Sr. Putin quiser escalar, seria uma boa oportunidade para testar o Su-57 contra o E-7A turco.

Andre

Ele jamais mandaria seus protótipos para combate. Mas poderia testar os su27 e seus parentes para ver se são bons mesmo.

MGNVS

De um lado temos um caça dedicado com misseis BVR e com apoio de AWACS e atacando de dentro do proprio territorio contra um treinador adaptado sem apoio algum e sem armamento ideal para o T.O. Isso é igual a furtar a carteira de um bêbado desacordado no meio da calçada.

Bosco

MGNVS,
A disparidade entre um F-16 armado com Amraams e apoiado por um AWACS e um L-39 é igual a do L-39 com os “combatentes” em terra.
“Se não sabe brincar não desce pro playground”.

MGNVS

Bosco
Igual eu disse, no caso do F-16 foi como furtar a carteira de um bêbado desacordado no meio da calçada. Duro seria se um F-16 turco fosse abatido por um L-39 sirio ou se um L-39 sirio fosse abatido por um tiro de fuzil de um “combatente”. Na guerra atual o mais preparado vence. Agora qndo um F-16 turco abater um SU-35 russo de ultima geracao totalmente equipado e com apoio ae sim será um grande mérito.

Marcelo Danton

Corre russos, correeee!

Matheus

Sírios retomaram a ofensiva no Oeste e Saraqib esta sob controle dos Sírios.
Turquia já está cantando vitória?

Antoniokings

E parece que uma base turca foi bombardeada com foguetes com munição cluster.
Sírios e russos estão bombardeando intensamente posições inimigas em diversas localidades ao redor da capital Idlib.

Rodrigo Martins Ferreira

Eles tem que ir pelo chão, raspando a barriga no solo…

Porque no ar quem manda são os turcos.

Rodrigo

A experiência de combate que a turquia ganhou nesses últimos 4 anos são significativos.

XFF

Não tem nada de excepcional nisso. Fica na sua fronteira e alvejar a aeronave do vizinho que você pode enxergar de vista a distância é fácil. Além disso são aeronaves de bombardeio e lentos. Quero ver a Turquia entrar no espaço aéreo da Síria com F-16 para atacar os militares Sírios…..aí o risco de dos F-16 serem abatidos é grande.

André Luís

Excelente oportunidade para os Russos testarem seus Su-57 e seus mísseis BVR voando sobre o território Sírio! Vai lá, titio Putin! A prática é a melhor propaganda!! Aliás, nem muito: podem usar os MiG-31 via território Sírio! Vamos lá!

Rodrigo Martins Ferreira

Pois é né…. masssssss

FURACÃO

Os Russos nada fizeram quando seu próprio caça foi abatido. Quando não se trata de terroristas maltrapilhos e sim um pais com forças armadas bem equipadas, a conversa muda.

jusé

Cada “comentário”….putz…. Não torço pra ninguem mas mantenho o bom senso pra saber quem está ilegal naquela confusão toda. As aeronaves sírias abatidas pelos turcos eram bombardeiros e fica claro que voavam sem escolta….sem chance contra um f16. Mesmo caso do abate da terceira aeronave…também não era um “caça”…e provavelmente estava sem escolta. Outra coisa: Os turcos estão de tocaia e “atirando” de DENTRO do território …turco. Como reagir? Muito simples de se entender que esses f…p ….estão querendo que os sírios ou russos “atirem” e abatam alguma aeronave deles “DENTRO” de território….turco…e, caso isso aconteça (o plano dos turcos… Read more »

MGNVS

Jusé
Perfeito.
Parece que alguns aqui nao conseguem entender que a Turkya é a agressora e q Erdogan esta provocando os russos. Mas como Putin é um excelente estrategista entao ele nao cai nessa armadilha e enqusnto isso Erdigan vai se desgastando frente ao Ocidente e tbm vai desgastando suas forças armadas numa guerra onde todo mundo perde.

José Machado

Alguém sabe se o SU35 intercambia pacote de dados radar com o S400?

MGNVS

Jose Machado
Essa informacao eu nao tenho.
Aqui no blog quem poderia melhor lhe responder essa questao seria o ScudB pois ele e é mister em conhecimentos sobre armamentos russos, igual o Bosco é em armamentos americanos e o Dalton sobre a Marinha.

Marcelo Danton

Baboseira! Os russos SEMPRE foram e sempre serão os maiores provocadores…acharam um melhor, mas NUNCA iguais a eles. Esqueceram dos Jatos sobre Suécia, Noruega, navios com manobras irresponsáveis, bloqueio eletrônica numa fragata Classe Burke. etc..etc.. até aqui no Brail tivemos recentemente um desligamento de transponder para sabotar/mapear cabos submarinos… Santo Deus. Amadores isso sim.

Rodrigo Martins Ferreira

O choro é livre e o espaço aéreo sírio mais ainda…

A MB deveria mandar uma Task Force para o Mediterãneo e tirar uma casquinha..

Solta dois caramurus dentro do espaço aéreo Sírio e ainda traz um avião russo/sírio pintado no navio.

wilhelm

Como comentarista de assuntos militares, você é um ótimo comediante.

Rodrigo Martins Ferreira

Você pode rir ou chorar.. para mim tanto faz..

O que eu não vou deixar nunca é de tirar sarro daqueles que transformam derrotas em vitórias, distorcendo tempo e espaço para adequar a uma narrativa.

Principalmente a baboseira mor difundida na internet brasileira que o Putin é um gênio, quando na verdade só é mais um ditador.

Marcelo

Não é possivel vc ser militar no maximo é só um fanboy .

Ypojucan

Militar? Desse nível? Deve ser um moleque de calças curtas a tumultuar a o blog. Nada de útil e já faz um bom tempo que comenta aqui. Lastimável!

Rodrigo Martins Ferreira

Volta pro grêmio e fica lá idolatrando a fogo do Stalin e do Che Guevara..

Só assim vocês terá alguma glória imaginária na sua vida.

Rodrigo Martins Ferreira

Quem disse que eu sou militar ?

carvalho2008

Qual é o sentido da manutenção da guerra dita “politicamente correta” contra Assad, se os americanos acabam de fazer um acordo de paz com o Governo Taliban no Afeganistão??

SixteenthCipher

Isso agora tem mais haver com a Turquia e seus interesses amigo

Bosco

Carvalho, O Taliban não é um grupo terrorista e o que se fez foi um acordo. Acordo sugere que houve concessões de lado a lado. Não há como extirpar o Talibã do Afeganistão porque está incrustado na cultura local há muito tempo. Em vista disso os EUA prefere fazer um acordo e se retirar já que não é viável jogar meia dúzia de nukes no país que já vive na idade média desde antes do 11/09. O objetivo da ação punitiva dos EUA em relação ao Talibã que deu guarida à Al Qaeda já foi alcançado após 18 anos de… Read more »

MGNVS

Bosco O Taleban não é terrorista????????????????? Vc so pode estar brincando. De acordo com o que vc escreveu se for assim entao o Iran tbm nao é terrorista, a Arabya Saudita da total liberdade as mulheres, Bin Laden foi morto por engano pq na verdade era um santo e foi perseguido injustamente pelos EUA e o Dalai Lama sim que é um perigoso terrorista perseguido pela democracia chinesa, a Al Qaeda é uma organizacao humanitaria de ajuda internacional, o Boko Haram nao mutila meninas na Africa e os piratas da Somalia praticam a divisao de bens entre o povo. Ah…… Read more »

Bosco

MGNVS,
Calma!!!
Não sabia que o Talibã era classificado como grupo terrorista pela comunidade internacional e do jeito que vocês são contra a presença americana eu achava que consideravam o Talibã como os legítimos governantes do país, apesar de eu saber de todas as atrocidades cometidas por eles.
Aliás, atrocidades iguais às cometidas pelo Saddan, Gaddafi , Assad, etc. Que vocês também defendem insistentemente e acusam os EUA.
*Eu realmente tenho dificuldades em entender a posição de alguns aqui na Trilogia. Ora batem… ora assopram.

MGNVS

Caro Bosco Nós dois realmente temos alguns pontos de vista divergentes, mas vc nunca me viu defendendo terroristas aqui, entao me tire dessa lista ae. Pelo contrario, eu sou um dos maiores criticos dos Regimes do Iran e Arabya Saudita. Outrossim, nao concordo com muitas açoes americanas e nem israelenses simplesmente pq eles passam por cima da ONU. Nao defendo os governos da Russia e muito menos ainda da China, mas os povos de lá sao diferentes dos governos. Putin estando no poder na Russia ainda é melhor do que comunistas fanaticos que tem la e querem a todo custo… Read more »

carvalho2008

Bosco, Antes de mais nada…sou pro americanos….mas… Governo USA e Midia, sempre trataram como Governo Terrorista Taliban. Nunca vi qualquer motivo para achar que o Taliban era melhor que o Assad….pelo amor de Deus…!!! Não dá nem para comparar o governo e cultura dos dois países….. lá na Siria, ninguem tenta queimar meninas por querer estudar….. Minha intervenção foi provocativa mesmo e direta ao ponto. Se os EUA fizeram algum acordo para eles não queimarem mais as menininhas….ou não serem mais guarida ou terroristas…eu não sei se foi este o entendimento, mas basta levar estes mesmos termos ao Ditador Assad… Read more »

Carlos Alberto Soares

Perfeito.

Sérgio Luís

Agora só falta os turcos ficarem “atirando por cima do muro” !
Quero ver eles voando lá dentro da Síria!

ZamZam Pampa

Assisti alguns vídeos do suposto L-39 abatido.Não é um L-39, mas um Su-25. A silhueta é bem clara!

XFF

Putin é jogador de xadrez, é frio e calculista. Sabem exatamente a hora de agir. Alguns anos atrás muita gente estava dizendo que os terroristas derrotariam a Síria em 6 meses e que os Russos iriam correr fora da Síria e deixar os Sírios na mão, mas aconteceu o contrário. Erdogan está se fazendo de um cachorro doido e atirando por todos os lados pra conseguir atenção de Putin e da Europa, não vai conseguir nada além de cair em desgraça internacionalmente. Putin não cedeu pressão para Europa e para os EUA quando foi muito pressionado em 2014 até 2019,… Read more »