China tem liderança ‘preocupante’ sobre os EUA em tecnologia, diz oficial do Departamento de Defesa

53

LAGUNA BEACH, Califórnia – Os EUA estão atrás da China em inúmeras tecnologias críticas, tornando o papel do setor de tecnologia privada mais importante do que nunca para a segurança nacional e econômica americana, disse na quarta-feira uma autoridade do Departamento de Defesa.

Michael Brown, diretor da Unidade de Inovação em Defesa, uma filial do Pentágono, disse que, embora os EUA tenham liderança em determinadas tecnologias, a lista de tecnologias em que a China tem vantagem é extensa, incluindo: redes celulares 5G, drones, baterias, sistemas hipersônicos, energia eólica e solar, bem como criptomoeda.

O governo dos EUA e os militares, por exemplo, costumam usar drones da empresa chinesa DJI Technology Co.

“Várias delas são preocupantes do ponto de vista da segurança nacional”, disse Brown.

E mesmo com as tecnologias em que os EUA estão à frente, a liderança não é “intransponível”, disse Brown durante a conferência WSJ Tech Live.

Brown disse que a falta de investimento do governo dos EUA faz parte do problema. Sessenta anos atrás, a maior parte da inovação tecnológica do país era apoiada pelos militares, disse ele. Mas o investimento do governo está em constante declínio desde a década de 1960.

Isso deixa a tecnologia para sistemas de defesa e armas e ajuda humanitária e de desastres para o Vale do Silício, disse Brown.

As tensões entre Washington e o Vale do Silício podem dificultar esse casamento. Funcionários de grandes empresas como o Google, da Alphabet Inc., se opuseram a trabalhar em tecnologia que poderia ser usada em combate, e as startups se preocupam com a burocracia de fazer negócios com o Pentágono e perder negócios comerciais mais lucrativos. No ano passado, o Google retirou-se de um projeto para ajudar as forças armadas dos EUA a melhorar as imagens dos drones aéreos após um protesto dos funcionários.

FONTE: Wall Street Journal

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Uai… não é “xingling-solta-pecinha”?

Heitor

Mas não é o americano que fala isso, é o brasileiro que, aliás, não fabrica m**** nenhuma

Space Jockey

Não lança satélite, não fabrica canhão, não fabrica drone etc etc.

Antoniokings

Mas, tem quase 1,5 bilhão de pessoas prontas para tratorar quem lhe causar qualquer preocupação

Chris

Eqto isso os EUA praticamente já desenvolveram a maior revolução em termos de tecnologia que poderia existir.

O computador quântico… Capaz de fazer em horas o que o melhor computador do mundo faria em anos.

Com direito a uma corrida entre Google e IBM.

E em breve… Terão armas a laser em seus aviões.

Antoniokings

A China tem computadores quânticos já há algum tempo.
Na verdade, a competição é para saber quem lança o mais potente.
E isso muda todos os anos.

Heinz Guderian

jaja aparecem os “especialistas” que sabem mais que o pessoal do pentágono, dizendo que é xingling kkkk

Gustavo

Exato! hahaha já já vem a turminha do solta pecinha que esquece que quem não funciona é o F-35.
E pra piorar, são brasileiros baba ovos. (sejam inclusive de Chineses, Americanos ou Russos)

Nilton L Junior

Solta peça mas não quebra o trem de pouso, agora deixando de ser irônico, qualquer aeronave que não tenha manutenção adequada vai soltar peça, derramar óleo e por ai vai.

Francisco Herês

Gosto daqui porque alguns caras fazem piada, provocam chamando pra briga, os amigos respondem ironizando mais ainda, mas ninguém aparece para debater com metecaptos, ao final eles riem sozinhos dos próprios comentários, e ninguém dá a menor pelota para as bobagens que dizem!!!!! kkkkkkkkkkkkkk…

Fabiano Martins

?

Munhoz

Na época da 2º guerra acho que pensavam o mesmo dos EUA .

Chris

Só mais um cara tentando conseguir mais verbas.

Na prática… A Huawei quase ficou sem sistema operacional e até sem patente pra usar um mero cartão de celular. Só no processador, não dependem mais da tecnologia americana.

Antoniokings

E, certamente, aumentará mais.
Os gastos chineses nesse setor são massivos.

Gordo

Olha não sei se gastos massivos resolvem, mesmo porque Israel sempre nos prova o contrário obtendo bons resultados com frações dos orçamentos que EUA colocam em seus projetos. Poderiamos citar também a Arabia Saudita que tem dinheiro e dizem investir muito em tecnologia e parcerias, mas assim mesmo não vemos grande coisa sair de lá. A inventividade e inovação humana dependem de uma serie de motivações que vão muito além do dinheiro. Obvio que o que você fala é correto, mas para mim é parte de uma equação com mais variáveis.

Francisco

Eu vejo os gastos chineses com um propósito diferente, são puramente com intenções imperialistas. O que acredito não ser o caso de Israel e AS.

Wagner

Em valores absolutos claro que a China coloca muito mais dinheiro! Olha o tamanho da China e o de Israel!! Mas proporcionalmente, o que Israel investe nao é pouco não… Investimentos elevados são condição sine qua non para um país atingir relevância em qualquer área.

Jorge Marques

Arabia compra tecnologia…por isso não anda…como aqui

Alison Lene

bancado pelos EUA… va pesquisar…

Mário SAE

Antoniokings, os gastos americanos ainda são bem maiores, no entanto parece que os investimentos chineses são mais acertivos.
Não adianta o pessoal ficar zoando, dizendo que os chiglings são apenas cópias, pois já foi o tempo. Estive lá pessoalmente algumas vezes, em uma dessas visitas fui convidado a conhecer a fragata Tipe 54A, passei a tê-la como favorita na disputa das CCT’s. Infelizmente nosso governo jamais deu a devida atenção ao produto deles.
Penso que o Planalto e o MD deveriam estreitar mais os laços militares com eles, pois até o governo americano compra certos componentes por lá.

Antoniokings

Mário SAE
Concordo contigo.
Os gastos militares americanos estão distribuídos em milhares de instalações, guerras que não acabam nunca, programas militares caríssimos e que nem sempre têm bom aproveitamento.
Já os chineses, apesar de investirem menos como vc disse, são assertivos.
Sabem o querem e fazem bem feito.

DanielE

Mas cabe aqui ser dito que o custo com mão de obra na china, será sempre mais barato do que em qualquer outro pais no mundo!

Clésio Luiz

Não só funcionários do Google, mas da Microsoft também. Mas esta já falou que não soltará do osso dos contratos governamentais.

Até onde pude notar, o típico engenheiro americano não tem muita birra com projetos militares/governamentais, mas na área de informática existe muita politização.

Gordo

Talvez isso explique em partes pelo próprio mercado ja que para bons programadores existe muito bons salarios e carreiras em empresas com projetos civis, que vão desde aplicativos a games. Isso permite ao individuo escolher onde vai vender suas habilidades e competências, podendo evitar os estresses que deve existir em se trabalhar em um projeto que num futuro pode estar jogando bomba em algum lugar no 3° mundo. ACHO que para a engenharia o mercado está mais concorrido, mesmo porque nos últimos 30 anos vemos uma combinação de hardware & software cada vez mais poderosa que vem diminuindo muito a… Read more »

Matheus Santiago

A Oracle é um dos maiores parceiros em projetos militares estratégicos, a empresa mesmo só ganhou o status atual por conta do envolvimento em contratos de governo e seu fundador Larry Ellison é um dos maiores entusiastas militares do Vale do Silício, ele mesmo é um piloto que comprou um MiG-29 na qual o governo americano vetou a importação, e também comprou uma aeronave de treinamento SIAI-Marchetti S.211, onde ele voa regularmente. Assim como a Oracle, a Dell é também um dos maiores parceiros do governo em projetos militares. Apenas para ter uma ideia, o Pentágono planeja conceder um contrato… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Não se fazem mais caras como Larry Ellison…

Agora é do Zuckerberg pra baixo..

Defensor da liberdade

“Zuckerberg para baixo”

Eu tinha uma amiga consultora de negócios que chamava Instagram e Facebook de baboseira. Isso foi em 2012 por ai. Hoje as duas redes sociais estão entre as maiores plataformas de marketing digital do mundo, e essa minha amiga hoje é consultora de… Marketing digital no Instagram!

Cuidado para não comer no prato que cuspiu Rodrigo, o mundo dá voltas…

Rodrigo Martins Ferreira

Infelizmente tem sim…

Até por uma questão de geração. Normalmente o pessoal de TI é mais novo e lá o mundo de fantasia da is quier da faz muito sucesso, até eles ficarem milionários… Depois cresce e vira adulto.

Silva

Está ai um parceiro que vejo muito mais interessante que os EUA, a China. EUA não ajudam ninguém, dão migalhas e cobram MUITO para isso. Não que deve ser escanteado, podemos nos aproveitar de algo. Todavia, acredito que a China seria um parceiro muito mais disposto em nos “ajudar” com projetos militares. E antes que cheguem os discípulos da moralidade, não vamos debater sobre comunismo, esquerda, direita…..

Carlos Campos

mostra aí qual país aliado da China que saiu d pobreza e se tornou uma potência economica ou militar mundial? a china virou potência mundial um dia desses, (se comparado com a história mundial, os EUA se tornaram depois da 1°GM, depois de 98 anos está enfrentando alguém que ameaça de verdade, o Japão tentou e todo mundo dizia que ia conseguir) acredito que parcerias com a China são boas vide os satélites que fizemos, mas trocar um pelo outro nem pensar

Nilton Reis Jr

Não existe essa escolha. Quem disse que temos a possibilidade de “trocar”? Parceria séria em tecnologia/defesa temos com os suecos e com o pessoal da prosub (franceses?). O que temos hoje é uma torcida pueril e institucional para os USA, somente.

Francisco

Qual país aliado dos EUA virou potência mundial? Que já não era antes?

Carlos Campos

Israel, CS, AS…..

Defensor da liberdade

Israel potência? Recebendo ajuda financeira estrangeira? Kkkkkkkkk

Naamã

Silva,aprenda sobre os “parceiros” da China antes de vir aqui falar besteira.Se tivermos ajuda chinesa vamos acabar como Sri Lanka,Djbouti or Venezuela.

Émerson Gabriel

A Sugestão dele foi para projetos militares, não projeto ideológico; só lembrando que a China já é nosso maior parceiro comercial e exportamos o dobro para China em relação aos EUA. Eu acho que quem tem que aprender é você. “Países não tem amigos, tem interesses.”

Silva

Exato, Émerson. Pessoal não consegue entender que questões militares/comerciais, vão muito além da questão ideológica. Nem perco meu tempo para debater com quem entra na questão de ideologia, não vale o esforço. Abraços.

Kemen

Já faz alguns anos que a China mostrou que esta aí para competir, e é verdade, numa das poucas áreas que conheço, eles ultrapassaram os norte americanos, esses usando tecnologia ATM e os chineses apresentando tecnologia comutada por IP, dai muitas empresas no mundo compraram equipamentos deles. Não é a toa que o crescimento econômico chines aconteceu, mais barato e em alguns casos com tecnologia de ponta. É claro que nem toda a tecnologia norte americana foi superada, eles ainda mantém a dianteira em muitas áreas, e principalmente na militar, mas seus equipamentos costuman ser carissimos, assim como os europeus… Read more »

Luiz Trindade

De novo os analistas militares norte-americanos alertando sobre o avanço da China… E de novo as autoridades ignorando os alertas…

Munhoz

E o Xing já passou a lábia no Bolso !

Bardini

O grande problema é que a indústria de UAVs dos americanos tem uma legislação que os limita muito no tocante a exportações, ao passo que os chineses… bem, eles não dão a mínima pra essas coisas e te roubam na cara dura.
.
Já faz tempo que se toca nesse assunto. Nada novo. Segue o jogo, sem mudar muita coisa.
.
https://www.state.gov/u-s-policy-on-the-export-of-unmanned-aerial-systems/

Defensor da liberdade

Como sempre leis imbecis.

Tadeu Mendes

Interessante matéria sensacionalista do WSJ.

Semana passada foi condenado um chinês aqui nos EUA , por sêr pêgo em uma operação do FBI, tentando exportar tecnologia militar para a China.

Francisco

Não quer dizer nada isso
Isso pode apenas evidenciar que a tecnologia de espionagem dos EUA está a frente, né hehehe

Antunes 1980

Nada como uma opinião chocante de alguém do pentágono para que a máquina de guerra receba mais alguns bilhões em verbas.
Detalhe, o poderio chinês continua sendo super dimensionado. Tão cedo, não creio em uma equalização chinesa com os Estados Unidos.

https://3.bp.blogspot.com/-JB-yJKOXBgY/T9YV4cXHH6I/AAAAAAAAAyM/6GRxiGJ61Eo/s1600/Funny_Chinese_Army_Sleep.jpeg

Carlos Campos

Eu concordo no 5G, nas Criptomoedas, nos Hipersônicos, na energia eólica? isso daí pode deixar ele ficarem para frente, não é nada de tão vantajoso assim e nem algo difícil de se fazer…. Bom no 5G eles estão na frente e empatados com um Suécia e Finlândia, um pinto crítico para os EUA que poderão até ficar atrás do Japão na corrida pela internet das Coisas…… nas criptomoedas estão na frente pq os ricos querem sonegar e isso impulsionou as criptos por lá, mas não é nada que vai impactar seriamente…. agora vem onde eles tem mais problemas a NASA… Read more »

Marcos10

A China avança rapidamente, inclusive quanto a qualidade de seus produtos. Essa qualidade não chega por essas bandas, pois compramos o mais barato que der. E sem qualidade. A China pode vencer os EUA nessa corrida? Pergunta difícil de responder. De um lado o sistema educacional chinês abandonou de uma vez a doutrinação ideológica para investir em aprendizado, com a contra partida da esquerda americana que avança, avança inclusive contra aquilo de mais puro que há, a matemática. De outro lado a China ainda pagará caro o excesso de poluição na sua caminhada de crescimento. Já o Brasil vai continuar… Read more »

Filipe

Se calhar estamos a entrar numa nova guerra fria? Usa vs china !!!!!

Mauro Oliveira

Na história e na geografia chamamos de guerra fria 2.0

jerominho do alemão

esses chineses são persistentes. sem alarde, comendo o mingau na beirada do prato, sem queimar a língua, ocupam seu espaço sem mimimi. enquanto isso, trumpinho faz beicinho e briga com o mundo inteiro.

e vão vendendo armamento mundo afora…..

Sincero Brasileiro da Silva

Sendo assim esse oficial do Departamento de Defesa e o Wall Street Journal são comunistas, portanto não tem credibilidade… Certo?

Sincero Brasileiro da Silva

Grande China! Pobre Brasil!

andrepoa2002

Conversa do gringo, escondendo o jogo. Normal.