Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira - Foto: Saab

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab

Mensagem do Presidente e CEO, Håkan Buskhe:

Forte volume de pedidos, crescimento orgânico e melhora contínua da margem

Nos primeiros nove meses de 2019, a Saab registrou forte volume de novos pedidos e crescimento orgânico de 11%. A evolução está em linha com os objetivos da Saab de crescimento continuado da receita e aumento da margem. A Saab manteve o foco na implementação dos seus principais programas. A sua execução dentro do planejado é a base do desenvolvimento da Saab, juntamente com novos investimentos em tecnologia e internacionalização.

Pedidos
Novos pedidos somaram SEK 19.093 milhões (17.183) nos primeiros nove meses do ano. Diversos pedidos contribuíram positivamente para o resultado do trimestre, com destaque para o pedido do Ministério de Defesa da Finlândia para o fornecimento e integração de sistemas de combate para as novas corvetas finlandesas, como parte do programa Squadron 2020. Este é um marco importante para a Saab, já que representa um cliente referência em sistemas de combate avançados, integração e sensores. Além disso, a busca de outros países pela aquisição desses sistemas avançados é estrategicamente importante para a Saab.

O número de pequenos pedidos continuou crescendo em relação ao terceiro trimestre de 2018. O aumento do número de pedidos pequenos e médios tem sido um dos objetivos da Saab. A demanda de mercado permanece forte e a Saab vislumbra boas oportunidades de negócios no futuro.

Receita e lucro operacional

A receita no acumulado do ano somou SEK 24.855 milhões (22.138), levando a um crescimento orgânico de 11%. O aumento é explicado principalmente pela área de negócios Dynamics, além do forte desempenho das demais áreas de negócio.

A receita operacional atingiu SEK 1.739 milhões (1.142), acompanhada de margem operacional de 7,0% (5,2%). A Saab manteve o seu foco principalmente na implementação e entrega de projetos importantes, enquanto buscou, ao mesmo tempo, desenvolver com eficiência negócios menores e recorrentes.

Os esforços para aumentar a eficiência e a produtividade são contínuos e as medidas adotadas se traduziram em aumento da margem operacional no período em relação ao terceiro trimestre de 2018. O trabalho de adaptação do portfólio de produtos também avançou. A Saab manteve seus esforços de digitalização e automação das operações e, no trimestre, avançou vários passos na gestão mais eficiente de mercados e vendas, como através da nomeação de um Chief Marketing Officer, que integrará a Administração do Grupo.

Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional totalizou SEK -4.356 milhões (-5.197), em linha com a previsão anunciada anteriormente para 2019. O fluxo de caixa negativo é atribuído principalmente ao alto volume de conclusão de grandes contratos da Saab, principalmente na divisão Aeronautics. A Saab mantém a sua visão de que o fluxo de caixa operacional atingirá níveis melhores no consolidado do ano de 2019 em relação a 2018, devido a importantes pagamentos esperados para o quarto trimestre.

Mudança de CEO

No terceiro trimestre, Håkan Buskhe anunciou que deixará o cargo de Presidente e CEO da Saab. Com isso, o Conselho nomeou como seu sucessor Micael Johansson, que assumirá o cargo em 23 de outubro.

Projeção para 2019

Esperamos que o crescimento da receita em 2019 fique em linha com o objetivo financeiro de longo prazo da Saab: crescimento orgânico da receita anual de 5%.

A margem operacional em 2019, excluindo itens não recorrentes relevantes, deve melhorar em relação a 2018, aproximando a Saab da sua meta financeira de longo prazo de registrar margem de 10% ao ano em um ciclo de negócio.

Destaques econômico-financeiros

2) O retorno sobre o patrimônio líquido é mensurado considerando os últimos 12 meses.

3) O EBITDA referente aos nove primeiros meses de 2019 é impactado pela adoção da prática contábil IFRS 16, pelo acréscimo de MSEK 293 na linha depreciação. Para mais informações, vide nota 16.

O relatório parcial, o material de apresentação e o webcast estarão disponíveis em www.saabgroup.com/investor-relations

DIVULGAÇÃO: MSLGROUP/Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MFB

Gripadinho tem que chegar logo. Está bem perigoso para os nossos pilotos continuar voando em relíquias.

Tadeu Mendes

Parece que a Saab, nao tem uma linha de montagem como a da LM.

Eu gostaria de saber quantos Gripens a Saab vai montar por ano?

Enquanto isso, os pilotos da FAB e da MB, seguem voando em museus com asas.

Antoniokings

Tadeu

Não há como comparar as duas empresas
A LM é quase que totalmente dependente do Governo americano, que faz sempre compras vultosas.
Se o Governo anunciar, hoje, que vai parar de encomendar produtos dela, a empresa vai à falência amanhã.
Em que pese o enorme endividamento estatal para fazer essas compras, é assim que eles vão levando a vida..

Antoniokings

Excelente notícia.
Mais um competidor de peso nesse mercado difícil.
Enquanto isso, saíram os resultados da Boeing (desastroso) e LM (muito bom).
Quase toso o resultado da LM está lastreada em encomendas do Governo americano.
Uma maravilha.

Wellington Rossi Kramer

E quem mais poderia comprar produtos da LM senão um governo?

Antoniokings

Acho que vc não entendeu.
A SAAB está garimpando clientes no Mundo inteiro e não ficou pendurada no Governo sueco.
Além disso, a Suécia não faz compras militares vultosas (que nem sabemos a real necessidade) para encher a pança de empresas privadas e seus acionistas em detrimento dos contribuintes.