O caça Gripen realizou uma série de testes que avaliou a performance de todos os sistemas do caça em condições extremamente quentes e úmidas, garantindo o resfriamento adequado dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave.

Os testes foram conduzidos por um time de profissionais da Saab Brasil em conjunto com engenheiros e técnicos da Embraer nas cidades de Belém e Salinópolis, no Pará, no segundo trimestre de 2024.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab Brasil / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Para tudo… devolve o aviação para a Suécia… agora vamos de F16 no padrão Argentino..

comment image

Saldanha da Gama

Quando a gente pensa que não pode piorar…….

Ahh devolvemos os caças e eles, o tot…

Abraços

Camargoer.

Riso… A gente devia seguir a recomendação budista… A felicidade é a ausência de expectativas

Saldanha da Gama

parece agenda 2030….

Gustavo

kkkkkkk…complicado hein

Camargoer.

Já pensou o trabalho para encontrar as peças dos F16 espalhadas lá no deserto?

GFC_RJ

Esses já foram exaustivamente testados em clima desértico!

Camargoer.

Riso…. Boa. Estão certificados para operar em pistas semi preparadas… E tinha gente que comentava que o F16 não podia operar onde tem terra e pedras..

Wellington R. Soares

Será que ao menos vão atualizar eles para block50 ? rsrr….
Aí fica complicado defender transferência de tecnologia, será que vamos ter a mesma decepção que foram as outras transferências ? (fragatas Niterói, Sub Tupi, AMX, etc..).

Camargoer.

Só espero que estes F16 nao sejam do padrão “block de construção”… Já pensou?

bruto

qual a diferença camagoer?

Douglas Rodrigues

E até há pouco líamos e fazíamos críticas a respeito da compra dos argies… Agora estamos nós, preocupados que toda a dita Transferência de Tecnologia será jogada num poço profundo… Como a FAB vai pensar em caça de próxima geração, se mal um novo de quarta ela consegue operar em todas as suas bases?

Camargoer.

Olá Douglas . Para mim foi uma grande decepção… Até porque a FAB nem fez um desmentido.. e tem gente que afirmava ser a FAB melhor administrada que a MB…

Eita nois…

Felipe

Ainda tenho esperança de chegarmos ao menos nos 50 Gripen E/F e que estes F-16 fiquem na região Sul rs

Camargoer.

Olha .. se ficarem ao sul do Uruguai seria perfeito ..

Bardini

Um comentário pífio e que não causa nenhuma surpresa, dentro desta constante e tosca necessidade de querer aparecer.
.
Tu sabe muito bem que os F-16 da Argentina, são dinamarqueses. Mas postar qualquer foto de caças bem mantidos e atualizados, não atende o desejo de fazer pirraça.
.
comment image

Douglas Rodrigues

Pois é, os argies então provavelmente irão estar melhor equipados de F16 que nós…

Bardini

A princípio, eles fizeram um bom negócio… . Nós não fizemos nenhum outro negócio, até o momento. E sendo assim, não há o que julgar ou comparar, quanto ao F-16. . O que temos até o momento (e agora voltando para a matéria), é a espera de uma década por um caça que sequer teve o IOC declarado; quem dirá o FOC. . Durante todo este tempo, a defesa do Brasil esteve (e ainda está) desamparada, dada a falta de um caça moderno no inventário. E na prática, a defesa do Brasil é o maior de todos os fatores no… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bardini
Santamariense

Perfeito, novamente. Mas, gostam de ver o Brasil de uma ótica que só existe na cabeça deles. O programa Gripen se arrasta, a aviação de combate da FAB míngua a cada dia, o cenário internacional é obscuro…mas, eles se apegam à uma capacidade futura, com Gripen, que nem no presente se sustenta…

Camargoer.

A FAB vai mandar pilotos serem treinados na Argentina… Efeito Orloff. Os mais velhos devem lembrar..

Santamariense

Perfeito, Bardini!! Ele é emburradinho…gosta de reclamar…

francisco

Ridiculo.
Esses caras brincam com o dinheiro do contribuinte e depois se queixam de falta de verbas. Se era para comprar um caça de prateleira, porque não ficaram com o Raffale ou o F-18, em vez de criarem esse teatrinho de transferência de tecnologia?

Bernardo Santos

Achei que o piloto de testes era Brasileiro

Camargoer.

Acho que faz um tempo que o piloto de testes do Gripen E é um sueco. Acho que os piltos brasileiros estão envolvidos na operacionalidade do novo avião na FAB

Fernando "Nunão" De Martini

Há pilotos de prova brasileiros também formados no Gripen.

Rinaldo Nery

Vários…

Marcos

Expectativa que você fosse chegar aqui e dizer que essa compra de F16 é fake…

Rinaldo Nery

Gostaria de ter essa confirmação.

Rinaldo Nery

Recebi a confirmação. Fake News

Bartolomeu

Ufa!!

Camargoer.

Né? Que barruga da revista.

Nei

Que bom saber disso!

Santamariense

Tá bom, então…aguardemos…

Marcos

Excelente.

EduardoSP

O Gripen já opera na Tailândia, que geograficamente está próxima ao equador e tem um clima tropical. Não deve ter problemas em relação à temperatura e umidade.

Alexandre Galante

O problema é que o Gripen E/F é outro avião (deveria se chamar Super Gripen), são novos sistemas, por isso os testes são necessários.

Nilo

A Colômbia 👀 está de olho no resultado deste teste realizado pela FAB.

Macgaren

Mandaram para o RJ?

Nilo

Nada de chopp ou caipirinha o negócio é leite de búfala, tomou cru e não deu desinteria.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Rinaldo Nery

Como FAB, tenho certeza que levaram os suecos pra testar a umidade e alta temperatura no Locomotivas (ex Lapinha) no período noturno…

Camargoer.

Olá RInado. Qual sua opinião sobre a historias dos F16 de segunda mão para a FAB? Será que você consegue averiguar com seus colegas da ativa?

Rinaldo Nery

Vou verificar. Não acredito nisso.

Camargoer.

Obrigado. Não sei se acredito, mas torço ser uma barriga da revista

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Rinaldo Nery

Recebi a confirmação. Fake news

Camargoer.

Excelente. Obrigado Rinaldo…

Santamariense

Então, tá …recebeu também a confirmação do aditivo do primeiro lote do Gripen? E a confirmação do segundo lote? E a previsão de baixa dos A-1? E dos F-5? Tem a informação do que a FAB vai fazer para ter um mínimo de capacidade com a fantástica quantidade de 36 Gripen, isso sabe-se lá quando se chegará a esse número ?

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Rinaldo Nery

Não perguntei isso. Só sobre segundo lote, que só ocorrerá se a FAB conseguir financiamento. Sinto muito que a resposta não lhe agradou.

Santamariense

Se isso é verdade, ou não, só vamos saber se a FAB vier à público e se posicionar oficialmente. Não hipótese de não virem os F-16, não agrada à mim e não deveria agradar à ninguém. Tu mesmo acabou de falar que a FAB precisa conseguir o financiamento para um segundo lote do avião sueco. Então, 36 Gripen para sabe-se lá quando estarão todos aqui, tu acha suficiente? Considera algo que atenda às necessidades da FAB? Somente quem pensa que isso é suficiente, pode considerar que a FAB buscar uma alternativa para tentar evitar o virtual desaparecimento de sua aviação… Read more »

Rinaldo Nery

Eu durmo com isso. Passei da época de me aborrecer com as decisões da FAB. E não fico criticando meus amigos de turma, que conheço há 44 anos. Estou na reserva, Coronel de pijama. O AltCom que dê seu jeito. Minha preocupação é pagar a universidade dos meus filhos. Coisa que a FAB não pagaria.

bruto

o que é barriga de revista.. me soa ser engraçado

Fernando "Nunão" De Martini

O jargão mais usado é barrigada.

Significa divulgar informação errada achando que está certa.

hitoera

Tendo morado na região conheço bem esse lugar! Kkkkkkkk

Rinaldo Nery

Ótimo lugar!

737-800RJ

Se tivesse dinheiro pra esta versão, então teria pro Gripen E e não estariam caçando aeronave velha pra tapar buraco…

Bueno
Last edited 1 mês atrás by Bueno