HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense celebram o primeiro voo bem-sucedido da aeronave PEGASUS

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  • A aeronave Global da Bombardier, modificada para o programa de Sistema de Vigilância Aérea Persistente da Alemanha (PEGASUS), decola no Centro de Testes de Voo da Bombardier em Wichita
  • Com este novo marco, a primeira de três aeronaves a integrar o sistema de inteligência de sinais (SIGINT) “Kalætron Integral” da HENSOLDT para missões de vigilância aérea está mais próxima de entrar em serviço
  • A aeronave permanecerá na instalação da Bombardier em Wichita para mais testes de voo antes da integração dos sistemas e certificação da aeronave, que será realizada pela Lufthansa Technik Defense em Hamburgo, Alemanha
  • Uma celebração oficial do primeiro voo do PEGASUS foi realizada hoje em Wichita, reunindo representantes da HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense. Este evento marcou o início das fases de testes de voo para o programa alemão de próxima geração.

Wichita, 23 de outubro de 2024 – HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense anunciaram hoje que a aeronave PEGASUS completou seu primeiro voo a partir das instalações da Bombardier em Wichita, Kansas. Liderado pela HENSOLDT, o PEGASUS é uma plataforma aérea que integrará o sistema SIGINT Kalætron Integral para realizar missões críticas de vigilância de sinais para as forças armadas alemãs. Com o início da próxima fase do projeto, uma celebração foi realizada para marcar o primeiro voo da aeronave PEGASUS. Representantes da HENSOLDT, Lufthansa Technik, Bombardier Defense e das Forças Armadas Alemãs viajaram da Alemanha, Canadá e de várias partes dos EUA para participar do evento em Wichita e celebrar esse importante marco do programa.

Esta fase de testes de voo está sendo conduzida pela equipe do Centro de Testes de Voo da Bombardier (BFTC), localizado em Wichita, onde os pilotos altamente qualificados da Bombardier validam aspectos-chave do programa. Esses testes bem-sucedidos demonstram a alta capacidade da aeronave Global da Bombardier de cumprir as missões críticas da força aérea alemã. Este é um marco significativo para a primeira de três aeronaves Global 6000 modificadas que serão entregues à Bundeswehr alemã.

“A nova geração de aeronaves de inteligência de sinais da Alemanha está decolando”, disse Steve Patrick, Vice-Presidente da Bombardier Defense. “Este primeiro voo bem-sucedido é o resultado de uma forte colaboração e conhecimento compartilhado entre HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense, Bombardier Defense e nossos fornecedores para colocar no ar a aeronave Global 6000 modificada e de alto desempenho para o programa PEGASUS. Com os testes de voo em andamento regularmente a partir da base da Bombardier em Wichita, a aeronave continua a coletar dados essenciais de certificação para aprimorar e aperfeiçoar a plataforma antes de avançar para a próxima fase.”

“Hoje marca um marco importante para o programa PEGASUS”, disse Dietmar Thelen, Chefe da Divisão de Domínio do Espectro da HENSOLDT. “Com a integração do nosso sistema Kalætron-Integral, estamos entregando componentes essenciais para a ‘reconhecimento do futuro’. Esta conquista destaca a excelente cooperação entre HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier Defense.”

“Ver a primeira aeronave PEGASUS decolando com o logotipo da Lufthansa Technik Defense me enche de orgulho e também de antecipação alegre, pois nos aproxima de dar as boas-vindas a esta aeronave de volta às nossas instalações”, disse Michael von Puttkamer, Vice-Presidente de Serviços Especiais de Aeronaves da Lufthansa Technik. “Gostaria de parabenizar e agradecer à excelente equipe da Bombardier Defense por seu ótimo desempenho ao alcançar este importante marco do projeto, e aguardo com expectativa as próximas atividades de teste de voo, bem como a cooperação contínua com a HENSOLDT na subsequente integração e certificação de seu sofisticado sistema de inteligência de sinais.”

Em junho de 2021, a HENSOLDT foi contratada para fornecer um sistema aéreo de inteligência de sinais eletrônicos a bordo de três jatos Global da Bombardier, baseado em seu sistema Kalætron Integral. Desde então, HENSOLDT, Lufthansa Technik Defense e Bombardier colaboraram estreitamente em uma atividade conjunta de design. Extensas modificações estruturais foram realizadas para preparar a primeira aeronave na base da Bombardier Defense em Wichita, Kansas, onde está localizado um contingente importante da experiente força de trabalho de defesa da empresa. Este é o local das atividades iniciais de testes em solo e em voo.

Após a conclusão dos testes iniciais, cada aeronave será transferida para as instalações da Lufthansa Technik Defense em Hamburgo para mais trabalhos de integração. A empresa também é responsável pela certificação regulatória do PEGASUS no nível geral da aeronave. Até agora, a Lufthansa Technik concluiu suas atividades de design para a integração do sistema de missão, dos sistemas adicionais de aviônicos civis e militares, bem como da cabine da aeronave. O processo de produção das partes internas também já foi iniciado para garantir a prontidão dos componentes para instalação imediata quando a aeronave chegar a Hamburgo. Enquanto isso, a HENSOLDT adaptou a arquitetura dos sistemas às necessidades operacionais da Bundeswehr alemã. Os desenvolvimentos correspondentes de hardware e software estão em andamento, e várias demonstrações mostraram o imenso potencial e as capacidades da solução que está por vir.

A HENSOLDT atua como contratada geral e é responsável pela execução global do projeto. A Lufthansa Technik Defense atuará como subcontratada, adquirindo a aeronave modificada da Bombardier e instalando e integrando o sistema de reconhecimento desenvolvido pela HENSOLDT na plataforma. Muitas pequenas e médias empresas de toda a Alemanha, Canadá e EUA estão envolvidas no projeto como parte da cadeia de suprimentos para todas as empresas que estão conduzindo o PEGASUS até sua conclusão.

Sobre a Bombardier

Na Bombardier (BBD-B.TO), projetamos, construímos, modificamos e mantemos as aeronaves de melhor desempenho do mundo para as pessoas e empresas, governos e militares mais exigentes. Isso significa não apenas superar os padrões, mas entender os clientes o suficiente para antecipar suas necessidades não expressas.

Para eles, estamos comprometidos em liderar o futuro da aviação — inovando para tornar o voo mais confiável, eficiente e sustentável. E somos apaixonados por entregar um artesanato e cuidado incomparáveis, oferecendo aos nossos clientes maior confiança e a experiência elevada que eles merecem e esperam. Porque as pessoas que moldam o mundo sempre precisarão das maneiras mais produtivas e responsáveis de se mover nele.

Os clientes da Bombardier operam uma frota de aproximadamente 5.000 aeronaves, apoiada por uma vasta rede de colaboradores da Bombardier em todo o mundo e 10 instalações de serviço em seis países. Os jatos de desempenho superior da Bombardier são orgulhosamente fabricados em instalações de aerostruturas, montagem e acabamento no Canadá, Estados Unidos e México.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa europeia com alcance global. Sediada em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções completas de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como integradora de sistemas, a HENSOLDT oferece soluções em rede, independentes de plataforma. Sendo uma líder em tecnologia, a empresa também está impulsionando o desenvolvimento da eletrônica de defesa e optrônica, expandindo continuamente seu portfólio com base em abordagens inovadoras de fusão de dados, inteligência artificial e cibersegurança. Em 2023, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 1,85 bilhões de euros. Após a aquisição da ESG GmbH, a empresa emprega cerca de 8.000 pessoas. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt no MDAX. – www.hensoldt.net

Sobre a Lufthansa Technik Defense

Desde 2023, a Lufthansa Technik AG reforçou sua decisão estratégica de participar mais ativamente no mercado de manutenção de aeronaves militares com a marca Lufthansa Technik Defense, sob a qual todas as atividades no setor de defesa para as Forças Armadas Alemãs e seus parceiros da OTAN estão concentradas. Além do projeto PEGASUS, a Lufthansa Technik também faz parte das equipes industriais em vários outros programas atuais de modernização e aquisição para as forças aéreas e navais alemãs, como a aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon e o helicóptero de transporte pesado CH-47 Chinook. Além disso, a Lufthansa Technik Defense assinou um Memorando de Entendimento com Lockheed Martin, Rheinmetall e ESG para o suporte técnico da futura frota alemã de caças F-35.

DIVULGAÇÃO: HENSOLDT

 

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Matheus

O E195-E2 seria a plataforma perfeita para um avião desse na FAB. carecemos de aviões especializados.

Rinaldo Nery

É um avião SIGINT, não um AWACS. Creio que o amigo fez confusão.

Matheus

Ora, vai me dizer que a FAB não precisa de aviões SIGINT/COMINT? Deveríamos ter E190-E2 AWACS. e um E195-E2 de EW e ISR.

Rinaldo Nery

Aviões SIGINT não precisam ser do tamanho dum E-195E2. Como ex cmt do 2°/6° creio que entendo um pouco desse tema. Um AWACS já é um avião ISR. Já leu a Doutrina Básica da FAB?

Last edited 8 dias atrás by Rinaldo Nery
Matheus

Não é um avião dedicado. Tanto que a USAF possui além do E-3 versões dedicadas como RC-135, E-8 Joint STARS. Do tamanho do “bandeco” já é suficiente? Hahah

Leandro Costa

No entanto, o E-3 será substituído pelo Wedgetail, menor. A miniaturização de componentes que demandam menos energia faz com que tenhamos aeronaves menores porém mais eficientes para qualquer determinada tarefa que ainda contam com softwares melhores para coleta e interpretação de dados ELINT/SIGINT.

Rinaldo Nery

Impressionante que as pessoas não aceitam comentários de quem tem um mínimo conhecimento sobre o assunto. Creio que ele cursou o PPGAO no ITA, com um mestrado em Guerra Eletrônica.

Rinaldo Nery

Hahaha. Não, mas não precisa ser um Boeing 707. Um avião SIGINT pode ser dedicado, como o RC-135 mencionado por você mesmo. Os equipamentos SIGINT estão miniaturizados, cabendo em aviões médios. Os norte mericanos mencionados são dos anos 70/80.

Jadson S. Cabral

Melhor seria utilizar o Millennium, pois seria um motivo a mais para países o escolherem, Imagina criar uma família, baseada na mesma aeronave… a economia que seria com a comunidade de peças, os motores… Teríamos o KC-390, uma aeronave MPA para substituir os P-3 e um AWACS. Pensa você tendo o poder de decisão em uma força aérea que está avaliando um cargueiro médio, opera velhos P-3 ou nem isso e desejaria ter aeronaves AWACS, mas não precisa e nem pode pagar por um E-7 Wedgetail… não seria mais inteligente escolher o KC-390, sabendo que podendo comprar um MPA e… Read more »

Matheus

Amigo o KC-390 foi feito acima de qualquer coisa para transportar cargas. Eu acho péssima essa ideia de avião cargueiro para caçar submarinos ou alerta aéreo. Honestamente, eu prefiro que versões dedicadas sejam baseadas em aviões civis.

BLACKRIVER

Um dos pontos mais interessantes nessa notícia, é o avião, ou seja o modelo Global da fabricante Bombardier chama atenção pela quantidade de aviões vendidos para conversões militares.