Na imagens, caças multifuncionais pesados Sukhoi Su-35Ss recém-fabricados entregues às Forças Aeroespaciais da Rússia.

Este é o segundo lote de caças construídos em 2024.

Desenvolvido a partir do Su-27, um dos pilares da aviação militar russa, o Su-35S é classificado como um caça multifuncional de “geração 4++”.

É equipado com o radar Irbis-E de varredura eletrônica, capaz de detectar e rastrear até 30 alvos aéreos ao mesmo tempo e atacar até 8. No modo ar-superfície, o Irbis-E fornece mapeamento que permite atacar quatro alvos de superfície com armas guiadas com precisão enquanto examina o horizonte em busca de ameaças aéreas que podem ser combatidas usando mísseis guiados por radar semi-ativos. No modo ar-superfície, o radar tem uma resolução SAR limitada.

O radar pode detectar um alvo com seção transversal de radar (RCS) de 3m2 em até 350 km ao buscar em um campo de visão estreito e 200 km em busca ampla. No modo track-while-scan, o radar pode atingir dois alvos com mísseis guiados semi-ativos.

O Su-35S pode carregar uma ampla variedade de armamentos em seus 12 pontos de fixação externos, incluindo mísseis ar-ar de curto e longo alcance, mísseis ar-terra, bombas guiadas e não guiadas, além de um canhão interno de 30 mm. Essa versatilidade permite que ele execute missões de superioridade aérea, ataque ao solo e reconhecimento.

FOTOS: UAC – United Aircraft Corporation

Subscribe
Notify of
guest

103 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor

Eita bichão bonito!

Rafael Coimbra

Lindo e com sistema atualizado de guerra eletrônica na ponta das asas…

Tomcat4,5

Lindão, mas perde pro Su-57, e agora mais moderno e capaz !!!

SteelWing

Avião mais lindo já fabricado

Curiango

Pai a pai com mirage

José de Souza

“Pai a pai”? Ou seria “par a par”?

Marcos

Ou “pau a pau”?

Rafael Coimbra

Ou mãe e mãe

Tisso Pazei

O teclado dele talvez não tenha completo direito kkk talvez ele quis dizer Pau a Pau com mirage

Luís Henrique

kkkkk Este é um caça pesado de superioridade aérea. Possui capacidade para detectar caças inimigos a cerca de 350 km de distância e possui mísseis ar-ar BVR de longo alcance com capacidade para destruir aeronaves a cerca de 300 km de distância. Também possui supermanobrabilidade com TVC 3D e mísseis ar-ar de curto/médio alcance para combates próximos. Seu concorrente mais próximo seria o F-15EX americano que é apenas um pouco menor, um pouco menos potente, mas que não possui mísseis BVR com todo este alcance, nem a supermanobrabilidade. Já um Rafale é um caça multimissão de médio porte, não tendo… Read more »

Carlos Campos

O SU35 leva até 8t de armas, o rafale 9.5, o Rafale tem o Meteor que é o melhor míssil BVR atualmente

Luís Henrique

O Su-35 leva no máximo 8 toneladas de armas porque foi construído para levar 11,5 toneladas de combustível interno. O Rafale tem seus méritos, é provavelmente o caça que leva a maior carga em relação ao seu próprio peso, porém ele leva 9,5 toneladas de carga externa porque possui “apenas” 4,7 toneladas de combustível interno. Esta carga externa de 9,5T dificilmente será composta totalmente por armamentos, a metade ou mais da metade será utilizada para tanques de combustível externo. O Rafale é considerado um caça médio, ainda que transporte uma carga muito próxima à de caças pesados, porque o seu… Read more »

Carlos Campos

Com certeza é verdade que o SU35 tem mais empuxo que o rafale, no entanto pelo fato de o motor do Rafale ser melhor e mais economico, essa capacidade de combustível maior do SU35 não significa nada, tendo o Rafale o alcance máximo 3.700Km e o SU35 3.600Km. única vantagem aqui seria que em combate aproximado o SU35 ia ganhar energia rápido para escapar e revidar contra o Rafale. Radar Não entendi pq vc falou do tamanho dos radares, pq isso nem importa se tratando dos dois, o radar do Rafale é de GaAs e AESA outro nível em relação… Read more »

Luís Henrique

1) O alcance de 3.700 km do Rafale é com todos os tanques externos de combustível que ele pode carregar. Já o alcance de 3.600 km do Su-35 é apenas com combustível interno, com apenas 2 Tanques externos o Su-35 possui 4.500 km de alcance. Alcance de translado não é o mais importante, de nada adianta voar tão longe, porém totalmente desarmado e “entupido” de tanques externos, na verdade adianta para se chegar em uma base distante por conta própria, sem precisar de REVO, mas não adianta nada para combate. O mais importante é o raio de ação com uma… Read more »

Carlos Campos

Quanto a distância verifiquei e realmente o alcance do Rafale sem os tanques de combustíveis é inferior, quantos aos outros pontos discordo de vc e já disse os motivos

Luís Henrique

A Indonésia comprou 42 Rafale por U$ 8,1 bi recentemente e desde o ano passado estão anunciando um acordo para adquirir 24 ou talvez 36 F-15 por cerca de U$ 13,9 bi. O F-15 EX é uma modernização do F-15 que entrou em serviço na década de 70 e não é furtivo, nem LO. Já o Rafale é um caça que entrou em serviço nos anos 2000 e é LO. Porque vários países pagam mais caro em um F-15? Pense nisso e entenderá que o porte do caça representa alguma coisa, o tamanho do F-15, sua potência, seu raio de… Read more »

Tisso Pazei

Pau a Pau com mirage

LUIZ

Muito difícil a situação da Ucrânia. Ne fácil Competir com uma grande potência bélica e sua vasta indústria militar. O rompimento com a Ucrânia em 2014 e essa guerra só fez a Rússia fortalecer mais ainda sua industria civil e militar.

Fabricio Lustosa

Bem como as sanções do ocidente (países que representam 18% da população mundial), só fizeram a Rússia mais independente deles e com uma indústria civil e militar ainda mais forte. Aquela antiga frase que mares revoltos fazem bons marinheiros. E os russos tem no dna muita resiliência.

marcelo

antes a Russia tinha um vasto comércio, e agora somente concentrado na China, que da sinais de redução na sua ecônomia , a India, que reduziu compras , e algumas eis republicas sovieticas, e uma grande parte de compradores de matérial bélico, como medo de comprar, e depois não terem ajudar para consertar seu matérial.

Fabricio Lustosa

Meu caro, essa mesma “explicação” sua, que, com o devido respeito, é na verdade como se fosse um desejo feito ao gênio da lâmpada, é feita desde 2022. A realidade mostra que a China continua crescendo, que a Índia não reduziu o comércio com os russos, pelo contrário, aumentou e a Rússia passou de segundo para terceiro maior vendedor de material bélico no mundo: https://www.politico.eu/article/france-overtake-russia-world-weapons-exporter/ . Detalhe: isso sendo o país com o maior número de sanções da história.

BraZil

E tem mais: EEUU, Austrália, França, Alemanha etc etc, continuam parceiros da Rússia em muitos programas tecnológicos, espaciais e comerciais, mas deixa os carinhas torcerem por Hollywood…

Mauro Cambuquira

A Rússia é o país que mais cresce na Europa. Justamente porque aumentou o seu comércio exterior. Ela mudou a direção do esforço de venda e deu certo.
Não esperou pra ver o que acontece… E a Europa está comprando gás Russo do mesmo jeito que antes, só que mais caro, através de outros países. Tudo para inglês ver… Só a Ucrânia que não vê, ou não quer ver…

Felipe

O mundo inteiro segue realizando comércio com a Rússia, através de intermediários e laranjas. Até os EUA continuam comprando titânio da Rússia (mas não vai ver essa notícia na CNN)

Hcosta

Deve ser por isso que foi ultrapassada em PIB pelo Brasil, Itália, Canadá…
Sempre a crescer…

Fabricio Lustosa

Tenho absoluta certeza que vc era um dos que acreditava, bem como queria e quer, que a economia russa iria “colapsar”, “voltar à era feudal”, “implodir em poucos meses” e etc etc etc. Estamos em 2024 e todo tipo de relativismo, tergiversação e explicação esdrúxula continua a ser feita com, na verdade, um único sentimento legítimo de vcs que é raiva ao ver a economia russa ainda de pé e pasmem crescendo. De fato o tal ocidente, do qual eu e vc não fazemos parte, no final das contas não é o “mundo” como bem lembrou o Ministro Indiano Jairshankar… Read more »

Mauro Cambuquira

H Costa, você já está aqui na Trilogia faz tempo. Já deu tempo de tentar entender como as coisas funcionam no mundo geopolítico.
A Rússia vai crescer e muito, em todos os sentidos. Igualmente o Japão e Alemanha depois da Grande Guerra. Estão investindo absurdamente na indústria interna, inclusive na capacitação de fabrico de microprocessadores. Eles estão evoluindo, enquanto aqui estamos pensando em orçamento secreto e fundo partidário.

Alfredo Araujo

Militarmente ? Concordo !
O Putin está fazendo chover dinheiro nas contratadas das FAA russas… Dão a entender que estão produzindo como se fosse na época soviética…
.
Agora…
E a diversidade econômica do país ? Vão viver p sempre de hidrocarbonetos e minérios ? Será que a China vai “ser justa” com uma Rússia que só tem os chineses com fonte de tecnologia e manufaturados ? Ou vai arrancar o couro dos russos ?

Fabricio Lustosa

Vc deve estar acompanhando as demais notícias, coincidentemente a última do “Forte” (aq da trilogia) discorre sobre sanções dos EUA contra a Huawei chinesa, e outras tendo como alvo basicamente o crescimento econômico chinês. Vc deve saber que existem dezenas de bases americanas a cercar a China bem com os EUA tem costurado e aumentado alianças militares naquela região tendo a China como alvo. Não vou nem discorrer muito sobre Taiwan que é chover no molhado. Fora outras questões é mais do que claro que a China é tb um país atacado, por enquanto só não militarmente. A aproximação entre… Read more »

Marcos

Mas a economia russa é razoavelmente diversificada. Além de todas as atividades extrativistas como petróleo, mineração e madeireira possuem muitas outras. São grandes produtores mundiais de alimentos. Veículos automotores, barcos, aviões, satélites, veículos lançadores, estação espacial, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, roupas e calçados, instrumental e equipamentos médicos, indústria farmacêutica, têxtil, enfim fazem um pouco de tudo… Sem contar toda a indústria bélica que possui grande representação no PIB Os Russos possuem um sistema educacional muito bom e formam especialistas em todas as áreas. A grande defasagem está em circuitos, processadores.. Podem não serem os melhores do mundo em todas as areas..… Read more »

Mirade1969

Apesar de eles também produzem microprocessadores e circuitos porém de alguns nanômetros como também a China que também não tem acesso a esta tecnologia controlada por Taiwan, mesmo assim ainda se produz só que são maiores. A Rússia domina a indústria da Energia Nuclear no mundo tendo a maior empresa de energia nuclear do mundo.

Tisso Pazei

Caramba que comentário excelente Man 👏👏👏🏻👏🏻

Eltonl

Verdade..

Pieter

Taxa de falência de empresas na Russia é assustador…—— EDITADO ——

Guacamole

Ah, se o Brasil comprasse o material que precisa sem ver a ideologia….

Infelizmente, nunca teremos um avião de primeira linha desse.

Pieter

Ainda bem que não, avião só presta pra se exibir em shows…pra isso é bom mesmo.

Heinz

O gripen não perde em nada para o SU35 em termos tecnológicos.
Já essqueceu do que aconteceu com os Mi35?

Rodolfo

Aviao com radar PESA não é de primeira linha.

Lucio

Uma dúvida, que talvez alguém possa me esclarecer: pq na saida do canhão, sempre tem as placas de cor diferente? Os caças ocidentais, não me lembro de ter visto. Os caças russos sempre são assim, parce que vive remendado. Mas como sou leigo, fica o questionamento.

Last edited 11 dias atrás by Lucio
Roberto

Essa placa é feita de titânio para suportar o golpe causado pela força da explosão na boca do canhão. O titânio é um metal que dificilmente aceita pintura, é necessário antes um preparo da sua superfície e o uso de primers especiais e a tinta de ser de boa e especial qualidade, caso contrário ela se solta com facilidade. Um processo caro, portanto poucos fabricantes se ocupam com esse tipo de acabamento. No entanto, o titânio já é muito usado na industria aeronáutica, observe por exemplo, o Embraer KC-390 e outros, note que os pylons de seus motores são feitos… Read more »

Bispo

Lembrando que no fabrico de titânio para fins aeronáuticos a Rússia é líder … fornecia e fornece para N indústrias a nível global.

Rinaldo Nery

Os americanos compraram dos russos sob um falsa empresa, a fim de construir o SR-71.

Felipe

(compram até hoje por baixo dos panos)

Leandro Costa

Acho que os Russos não pintam aquela área porque no momento do disparo do canhão vão ter que simplesmente limpar aquilo, já que vai ter fuligem, e talvez até ‘queimadura’ leve na tinta.

Djalma

Noticia inveridica, a Russia não consegue entregar nenhum caça desses desde 2023, ja que os principais avionicos são fornecidos por paises europeus, que interromperam a entrega em 2022.

Jorge Oliveira

Assim como não era para ter chips norte americanos em mísseis da Coreia no Norte.

André Macedo

Daqui a pouco vão entregar o lote dos iranianos e tu vai ver o “inverídico”. Kkkkkkkkkkkkk

Leonardo

Boa… kkkkkkk

Rafael Aires

A Rússia não tem fabricantes, então? Rs

Marcos

Pronto…

Machado

E pensar que podíamos ter adquirido esse caça perfeito para nosso país continental. Infelizmente a ideologia falou mais alto.

Fernando "Nunão" De Martini

Se a oferta russa tivesse capacidade de chegar ao menos aos finalistas do F-X2 (como foi o caso do F-X, em que não houve descarte), poderia ter alguma chance.

Mas não chegou, assim como outras duas ofertas (F-16 e Eurofighter)

Luís Henrique

Se a FAB pudesse realizar a licitação estipulando um orçamento teto, solicitando um número de aeronaves mínimo e dando a liberdade para os concorrentes ofertarem um número maior de aeronaves, ai acho que o Su-35 tinha uma chance bem grande. Era só pegar o valor da oferta da Dassault, cerca de U$ 7,2 bi Pedir ao ministério da defesa ou ao governo para aprovar como orçamento teto da concorrência e pedir à todos para ofertarem o máximo de caças que podiam entregar dentro deste orçamento. 36 SU-35 na época acho que ficava em cerca de U$ 3 bi. Os russos… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Luís, não adianta querer mudar o passado.

Nas condições da disputa, que valiam para todos, a oferta do Su-35 não conseguiu nem chegar na short list, assim como de outros dois concorrentes.

Outras três ofertas conseguiram.

Não faz sentido levantar uma hipótese, contra-factual, de eventual benefício a apenas um dos concorrentes preteridos para analisar o passado, mesmo porque regras diferentes implicariam em mudanças nas ofertas dos demais concorrentes.

Luís Henrique

Sim Nunão, essa não é minha intenção. Já vimos este tipo de licitação em outros países, onde os concorrentes podem ofertar um número diferente de caças dentro de um orçamento estipulado. Eu acho a ideia muito boa e não penso no FX2, isso já é passado, penso em concorrências futuras. Veja, no caso das Fragatas Tamandare, caso este tipo de oferta fosse possível, talvez os turcos poderiam ter oferecido 6 ou 7 ADA e talvez, repito, talvez, a MB teria preferido 6 ou 7 Corvetas ADA em vez de 4 Fragatas Leves Tamandare. Da mesma maneira na concorrência do VBC… Read more »

Leandro Costa

E esse papo do ‘país continental’ também é uma balela incrível. O avião vai sair de Anápolis interceptar algum intruso no Pará?

Allan Lemos

Mas não é justamente essa a lógica da FAB? Concentrar todos os caças perto da capital porque supostamente conseguiria alcançar qualquer ponto do território em um período de tempo mais ou menos uniforme?

O que é uma estupidez, indepentemente da autonomia do caça, como eu sempre disse aqui.

Fernando "Nunão" De Martini

Essa é a lógica para início da implantação do novo caça.

O planejamento é para, posteriormente à introdução, equipar mais esquadrões em outras bases. Sempre foi.

Ainda assim, você está confundindo o que o Leandro comentou, que seria uma missão de interceptação na Amazônia a partir de Anápolis (míssão irrealista, usada no comentário propositadamente para relembrar argumento que se usava por propagandistas de caças russos, 15 anos atrás), com capacidade de desdobramento conforme necessidade, dada uma ameaça, o que é outra coisa, e que é o be-a-ba de forças aéreas há décadas.

Henrique de Freitas

Amigo, vc tem ideia da capacidade do Míssil Meteor que vai no nosso Gripen?

Carlos Campos

fora aviônica superior, motor confiável, e a Suécia também ser confiável

André Macedo

Lembrando que os russos também não foram muito legais com a gente sempre, nos negaram até o “test drive” do Ka-50 Alligator uns anos atrás, mas permitiram pro Egito.

Mas nada supera os americanos, que quando o Brasil pediu informações sobre o F-35, nos deram de volta uma proposta de um F-16 HAHAHAHA

Last edited 11 dias atrás by André Macedo
Leandro Costa

O que eu lembro é o contrário. O F-16 já estava concorrendo quando os Americanos nos ofereceram F-35 de pareteleira. Assim como os Russos. Ofereceram os Su-35 de prateleira.

André Macedo

Acho que foi nas etapas iniciais do FX-2, ainda não se sabia definitivamente quais caças iriam concorrer. O Brasil solicitou informações sobre o F-35 e Super Hornet, o Hornet foi aprovado, mas o F-35 foi “substituído” em sua proposta pelo tal F-16BR.

https://www.aereo.jor.br/2008/08/27/lockheed-oferece-f-16br-no-lugar-do-f-35/

Bispo

O pós venda russo só é bom para os russos , tipo conserta ou gulag..😆

Kommander

Kkkkk é bem isso. Problema dos russos é o pós venda horrível.

Carlos Campos

acorda pra vida, esse assunto já foi debatido aqui inúmeras vezes, o SH18, Rafale e o Gripen não tem grandes diferenças em raio de ação

Rinaldo Nery

Não houve nada de ideologia no FX-2. “Uma mentira contada mil vezes vira uma verdade”. Joseph Goebbells. A Globolixo segue esse mantra.

Marcelo

Lote de 01 unidade….

Bispo

Em terra de cego quem tem …

A Ucrânia que o diga. 🙃

Pieter

Bater em bêbado também é fácil neh

Bispo

Não tem mais geladeira a venda na Coreia do Norte 😆… ironic off.

Realmente o design russo para seus caças são uma obra de arte.

Vi que os F-16 ucranianos ficaram em bunkers subterrâneos…prevejo que muitos, eternamente 💀 🙃

Last edited 11 dias atrás by Bispo
José de Oliveira Motta

O su 35ss mais mais é sem comentários é uma aeronave muito boa e não tem inveja de f 35 e f22 a máquina é muito poderoso e violento.

Carlos Campos

kkkkk Motta, o SU35 ia levar AIM120 sem saber de onde veio se tratando de um F35

Hcosta

F-35 tem um rcs de 0,0015 metros^2 e o F-22 de 0,0001, segundo algumas estimativas…

SU-35 entre 1 e 3 metros^2…

Adriano RA

Os Ucranianos detectam um SU-35 assim que levanta vôo, em Vladivostok! O negócio tem um RCS monstro. Bom…em breve teremos as provas do ” pau a pau” contra os F-16 Ucranianos. Tudo o mais é Supertrunfo, e claramente não dá pra confiar em informações de origem russa.

José de Oliveira Motta

Brasil pra a Rússia é muito pobre mas muito pobre mesmo,A Rússia vende mais de 400 navios de petróleo e é o maior produtor junto com arábia saudita os maiores do mundo.

Hcosta

Não, a Rússia é o 2º maior depois dos EUA. Tanto em petróleo como em gás…

Adriano RA

Economia menor que a brasileira. Menor que a do estado do Texas, EUA. O que é grande na Rússia é a balela… A “grande” Rússia empacada em uma guerra de mais de 2 anos com a “super” Ucrânia…

Scarface One

Amigo, a guerra é sempre rápida e bela no papel.

Os Estados Unidos ficaram envolvidos no Oriente Médio por mais de duas décadas, lutando contra vários grupos e governos, resultando em dívida e objetivos não totalmente alcançados.

É importante analisar os fatos sem viés ideológico. Se os EUA estivessem lutando contra um país como a Ucrânia, bem motivado e capacitado, os desafios seriam significativos.

O Vietnã certamente oferece lições históricas importantes sobre os limites do poder militar e a complexidade da guerra.

José de Oliveira Motta

O Brasil tem um pouquinho de aeronaves, a Rússia tem 4.700 mil aeronaves de guerra é mole ou quer mais.

Adriano RA

Balela… só existem no papel. Como quase tudo na Rússia. Dúvido que entreguem SU-35 para o Irã nesse ano, e mesmo em 2025. Não conseguem produzir em quantidades mínimas para suprirem as suas próprias perdas na guerra. Esses aí da reportagem, se existirem mesmo, são provavelmente retrofit de aviões armazenados. Não dá pra confiar em informações vindo da Rússia. Ponto.

Felipe

Mesmo com a sova que a Otan está tomando já ucrania, não virou o disco?

Sergio Machado

Seria interessante o EUA dispor o F15 para a Ucrânia, em duelo com o SU35, SU30, SU27 e até mesmo o MIG31.
É dito que o Eagle nunca “perdeu” um duelo, entretanto seria a estreia contra aeronaves de 1ª divisão.
O F16 em breve estreia. Aguardemos.

Marco Aurélio

Não haverá duelo, a Rússia já disse que monitorará os céus da Ucrânia, assim que um F-16 decolar terá que vazar, pois já terá um míssil ar-ar indo ao encontro dele!

Carlos Campos

os Russos tem medo de colocar a força aerea lá, e vão mandar um míssil saindo da crimeia, ok

Hcosta

Certamente que, se for o f-16, nem descola. Mas se forem caças soviéticos podem descolar à vontade, aí não há problema.

É uma grande jogada de propaganda, por isso é que ainda não eliminaram a Força Aérea Ucraniana…

Sergio Machado

Sendo reabastecida por terceiros continuamente, a Força Aérea Ucraniana será ad aeternum, independente quantos aviões os russos ponham no chão.

Felipe

Exato, todos os caças de origem soviética que estavam em todos países europeus foram parar na Ucrânia e provavelmente não existam mais…

Felipe

Faz semanas que não há relatos de caças Ucrânianos voando ou atacando a Rússia…

Algol

Uma dúvida que tenho: por que o Su-35 ainda usa um radar do tipo PESA sendo que há radares com tecnologia AESA na Rússia (como o Zhuk-AM do MiG-35)? Existe alguma vantagem dos radares PESA sobre os AESA?

Carlos Campos

Nenhuma vantagem, o Zhuk era mais um protótipo para tentar vender o MIG29 como 35, mas como vc sabe eles tem um AESA talvez porquestão de custos, o mais interessante é que o SU35 vem com antenas nas asas de banda L, que é uma banda para longas distâncias, não sei se todos tem isso, mas talvez isso seja para complementar o defasagem do Irbis-E, os Russos estão muito atrasados em radares, o Japão na década de 80 já havia colocado um radar AESA no F2

Leonardo

Acho que talvez não seja atraso, mas a questão de custos de produção do AESA em massa. Eles já estão produzindo o AESA para o Su-57…

Algol

Realmente, só pode ser um atraso tecnológico em radares mesmo. Não vejo nenhum outro caça contemporâneo ao Su-35S sem utilizar um radar AESA.

Rodolfo

Os chineses atualizaram o J15 pra radar AESA já. É atraso tecnológico dos russos mesmo.

soldado imperial

A Russia tá gastando com se diz o sal da janta, torrando suas ultimas moedinhas construindo a conta gotas belas e relativamente combativas aeronaves. Porém isso não vai impedir sua decadência como potencia. No futuro a Russia vai ser lembrada como a Inglaterra que construiu o spitifire encouraçados modernos etc…. e hoje tem que ser amparada pelos EUA em praticamente tudo.
Triste fim da Russia, a China e EUA agradecem…

Nilton L junior

Estranho, para um pais sancionado e isolado lutando com pás e sem munição ainda a sua indústria aeronáutica entregue lotes de caças.

alexandre

Grande alvo….

Tisso Pazei

Tuda essa guerra aconteceu por causa das perseguições dos EUA e Otan para desestabilizar a Rússia financeiramente, militarmente e politicamente e se não tivesse acontecido essa guerra da Ucrânia certamente a Rússia estaria entre os países financeiramente gigante mundial.

Rodrigo Maçolla

É um “baita” avião em todos os sentidos ,.. Mais é interessante ver sempre noticias de que a Russia esta adquirindo novos Lotes de Su-35… ; Mais e o MIG-29/35 nada né?? parece que a Russia abandonou de vez esta fabricante e este caça …

Groosp

Vou comprar um chaveiro feito do alumínio da fuselagem depois que ele for abatido.

Donatello

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Donatello

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Profyler

De novo o famoso lote de 2 kkkk