• O “cenário de crescimento” apresentado no relatório mostra que o programa tem uma contribuição de 90 bilhões de euros para o PIB
  • Programa sustenta mais de 98.000 empregos anualmente
  • São necessários mais investimentos para garantir a soberania nacional e alcançar benefícios econômicos

Um relatório independente publicado hoje pela Strategy&, que integra a rede PwC, revelou a impressionante escala da contribuição do programa Eurofighter Typhoon para as economias locais de países europeus.

O relatório detalhado examina todo o espectro de atividades de desenvolvimento, produção e suporte, que abrange as quatro nações parceiras do Eurofighter Typhoon: Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

Ele oferece uma visão abrangente do programa e fornece dados significativos sobre os benefícios econômicos atuais do programa, além de prever futuras contribuições financeiras, com foco especial nos próximos 10 anos.

O “cenário básico” leva em conta encomendas de novos Eurofighter Typhoons da Espanha (Halcon I e II) e da Alemanha (Quadriga). Esse cenário mostra que, na próxima década, o programa deverá contribuir com 58 bilhões de euros para o PIB das economias das quatro principais nações envolvidas; gerar receitas fiscais de 14 bilhões de euros para seus respectivos governos; e manter 62.700 empregos anualmente.

Esses números aumentam significativamente no “cenário de crescimento” do relatório, com oportunidades de vendas de aproximadamente 200 Eurofighter Typhoons no mercado doméstico e de exportação.

Esse cenário mostra, para a próxima década, uma contribuição potencial do programa de 90 bilhões de euros para o PIB; geração de receitas fiscais de 22 bilhões de euros; e mais de 98.000 empregos por ano. O benefício de futuras oportunidades de exportação significaria um retorno de cerca de 30% do investimento da nação principal na forma de receitas fiscais.

Giancarlo Mezzanatto, Diretor Executivo do Eurofighter Typhoon, disse: “O papel vital que o Typhoon desempenha para manter os céus da Europa seguros é amplamente conhecido por todos, mas as pessoas geralmente não estão cientes dos incríveis benefícios econômicos que o programa também proporciona.”

“O programa Eurofighter Typhoon impulsiona diretamente a economia europeia e sustenta dezenas de milhares de empregos cruciais no setor aeroespacial, beneficiando as comunidades onde vivemos e trabalhamos. Há também uma repercussão significativa nas regiões em que as linhas de produção do Eurofighter estão localizadas, e onde o programa frequentemente sustenta PMEs, start-ups e instituições educacionais.

“Portanto, os novos pedidos do Eurofighter Typhoon são essenciais para sustentar e manter os ativos de produção do setor de defesa na Europa. Esses fatores garantirão a independência tecnológica nacional e europeia e a resiliência do know-how industrial para as principais nações participantes por um longo período.”

Dados adicionais publicados no relatório da strategy& mostram que, durante toda a vida operacional de uma única aeronave Eurofighter Typhoon, a contribuição para as quatro nações principais é de 407 milhões de euros de PIB e 100 milhões de euros de impostos.

O Sr. Mezzanatto continuou: “O programa Eurofighter Typhoon conta com mais de 400 fornecedores e prestadores de serviços, que desempenham um papel fundamental no fornecimento de P&D, projeto, produção e suporte em serviço.

“O investimento contínuo no programa não só manterá a aeronave operacionalmente eficaz e construirá um setor de defesa aeroespacial mais forte nas próximas décadas, como também servirá como um facilitador essencial para o desenvolvimento do sistema aéreo de combate de última geração na Europa.”

Novo Large Area Display (LAD) do cockpit atualizado do Eurofighter, para ser instalado a partir de 2024

Os executivos seniores das empresas parceiras do Eurofighter (EPCs) – Airbus, BAE Systems e Leonardo – endossaram os benefícios trazidos pelo programa Eurofighter Typhoon e ilustrados no estudo da Strategy&.

Jean-Brice Dumont, Diretor de Aeronáutica da Airbus Defence and Space, disse: “O Eurofighter é, sem dúvida, o grande projeto industrial e militar europeu. É um programa vivo, tendo como exemplo os contratos assinados com a Alemanha para o programa Quadriga (38 novos Tranche 4) e com a Espanha para o programa Halcón (20 novos Eurofighters).

“A Airbus está preparada para manter a capacidade e as ferramentas necessárias e para produzir mais aeronaves na Alemanha e na Espanha, de acordo com as potenciais necessidades dos clientes.”

Eurofighter Typhoon na configuração de defesa aérea

Simon Barnes, Diretor Geral do Grupo BAE Systems Air, disse: “[O Eurofighter] Typhoon desempenha um papel significativo na proteção do setor de segurança e defesa na Europa e no Oriente Médio, dentro de um ambiente global cada vez mais complexo. O programa também faz uma enorme contribuição econômica e, devido às vendas de exportação, já garantiu mais do que o dobro do investimento inicial ao governo do Reino Unido. O investimento contínuo no Typhoon é crucial para a resiliência da defesa europeia e para garantir a proteção do ecossistema vital que sustenta nossa base industrial nacional.”

Lorenzo Mariani, Co-Gerente Geral da Leonardo, disse: “Desde seu início, o programa Eurofighter tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de tecnologias avançadas e no emprego de milhares de profissionais qualificados. Isso também gerou retornos econômicos significativos nos mercados domésticos envolvidos no projeto. O amplo espectro de atividades realizadas pela Leonardo nos campos de aeronaves, eletrônicos, sensores e sistemas exige uma participação altamente diversificada, o que se traduz em um resultado geral igualmente amplo e variado, com um importante impacto em nossos programas de negócios civis e de defesa. Na Leonardo, estamos extremamente orgulhosos de fazer parte do programa Eurofighter Typhoon, que tem sido a espinha dorsal da defesa aérea em muitos países e deve crescer e evoluir para continuar a ser usado nos próximos 30 anos ou mais, fazendo a ponte para os sistemas aéreos de combate da próxima geração.”

DIVULGAÇÃO: Comunicação do programa Eurofighter

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Se houvesse estadistas no Brasil, também poderíamos tirar muito proveito da produção do Gripen aqui, negociando com a SAAB uma maior nacionalização de itens, tirando a produção de países que não são clientes – vide pilones produzidos na Suíça, por exemplo – em troca de uma encomenda grande que poderia ser arrastada por longos anos, com escala reduzida de entrega anual, ao mesmo tempo em que Suécia e Brasil prospectariam outros países como clientes. Significaria geração de empregos altamente qualificados, enormes ganhos tributários e econômicos para o Brasil e desenvolvimento industrial, sobretudo do setor aeroespacial. Mas… os medíocres têm a… Read more »

Ivanmc

…identitárismo, offshore, gabinetes do ódio, próteses, fundos de reservas da Petrobrás, dividendos, loterias, tributações…

Um paraíso de velhacos, infelizmente, nobre Augusto.

Last edited 19 dias atrás by Ivanmc
PACRF

Não é necessário “estadistas” e sim políticas de Estado, que deveriam estar acima dos interesses dos governos de plantão. A UE já atua assim há muito tempo, ou seja, entra governo e sai governo, os interesses do bloco se sobrepõem aos interesses de seus estados integrantes em particular. Agora, com Rússia, decidida a “ressuscitar” o antigo “império” soviético, nada melhor que investir em políticas de Estado, que abranjam todos os seus integrantes.

Augusto

Você fez confusão de conceitos. Estadistas são justamente os que fazem políticas de Estado, em detrimento de políticas de ocasião. É justamente o teor do meu comentário acima.

Rodrigo

Mais interessante seria ter entrado no projeto f 35 e fabricado pecas aqui.