E190F

São José dos Campos, 05 de abril de 2024 – O primeiro E190F, avião convertido de transporte de passageiros para cargueiro (E-Freighter), completou com sucesso seu voo inaugural hoje, em São José dos Campos. A equipe da Embraer voou o jato E-Freighter por aproximadamente duas horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que seguirá em testes antes de entrar em operação. A aeronave pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos.

“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para nossos clientes atuarem de forma mais ágil e descentralizada”.

O primeiro voo faz parte de uma série de avaliações que a Embraer está realizando para a entrada em operação dos jatos E-Freighter. A aeronave já realizou de forma bem-sucedida os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas.

Os E-Jets convertidos para cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.

Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de uma rede global superior a 40 fornecedores e mais de 600 funcionários da empresa, que dedicaram mais de 500 mil horas ao E-Freighter.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Samuel Asafe

“Ele fez de novo, mais uma vez, ele é incansável!”
Embraer simplesmente o CR7 da indústria brasileira. Não tem como.

Underground

Embora a Embraer desempenhe papel importante, ela é bastante visível aos olhos, entretanto outras empresas brasileiras desempenham com relevância o mesmo papel, a exemplo a WEG, que tem um segmento significativo de produtos e serviços, demandando pessoal altamente qualificado, gerando quantidade significativa de empregos, receita, lucro e exportações, bem maiores que a Embraer.

Juca

Bingo. Na mosca cara.. muito muito e bem lembrado.

Ferreras

Isso é muito importante para ter mercado para a venda das aeronaves usadas dando espaço e recursos financeiros para a aquisição de novas.

Fabio Araujo

Esse avião tem um bom mercado principalmente na Europa com muitos voos curtos de carga.

Gilson

Será que não deveria também para transporte de carga para a FAB, em uma configuração moderada?

Fabio Araujo

Já temos o KC-390!

Juca

Gente, perdão pela ignorância,mas , kc 390 não temos, mas C390. É um cargueiro e não, reabastecedor

Nemo

Um E195 custaria por volta da metade do KC-390, assim a FAB poderia operar os dois para otimizar as operações. Não creio que haja espaço orçamentário para isto.

Fabio Araujo

Já temos o C-295, o KC-390 e o VC-30. Dependendo da missão temos um cargueiro otimizado para a missão.

mattos

Estão entre as poucas coisas que ainda dão orgulho

mattos

Esses aviões precisam de mais suporte em terra para operarem do que o KC-390, Exemplo precisam de Loader e Dolly o KC-390 não.

DanielJr

KC é uma aeronave militar, essa é exclusivamente civil. Poderá operar para militares, mas somente em aeroportos estruturados, não fará missões “táticas” de transporte.

Para viagens a curtas/médias distâncias deve ser excelente, muitas cidades medianas Mundo afora possuem um aeroporto que possa receber essas aeronaves cargueiras.

Carlos Campos

Mais vendas, parabéns aos olhos de águia da Embraer, ainda sonho com C390 F,

Juca

Não existe no mundo FÁBRICA de aviões e, sim, MONTADORAS…