Jatos de combate F-16 de fabricação americana que devem chegar à Ucrânia neste verão “não são mais relevantes”, disse um alto oficial militar ucraniano.

A força aérea da Ucrânia espera receber o primeiro lote de uma dúzia de aeronaves em julho, após o treinamento de pilotos ucranianos e a preparação dos aeródromos do país.

Antes de sua chegada, os caças ocidentais foram apontados por alguns como um possível fator decisivo na guerra que poderia virar o curso do conflito a favor de Kiev.

“Frequentemente, simplesmente não recebemos os sistemas de armas no momento em que precisamos deles – eles chegam quando já não são mais relevantes”, disse um oficial ucraniano de alta patente ao site de notícias Politico.

“Cada arma tem seu momento certo. F-16s eram necessários em 2023; eles não serão adequados para 2024.”

As forças ucranianas estão sendo recuadas pelo inimigo russo em quase toda a frente de 600 milhas – uma situação atribuída à piora na escassez de munição, parcialmente causada por um pacote de ajuda dos EUA de 60 bilhões de dólares bloqueado.

Isso aumentou os apelos de Kiev por armas mais tradicionais, como interceptadores de defesa aérea, obuses de artilharia e munições.

“Precisamos de obuses e munições, centenas de milhares de munições e foguetes”, disse o oficial, estimando que a Ucrânia precisava de quatro milhões de munições e dois milhões de drones.

Antes de sua chegada em Bruxelas para uma reunião que marca o 75º aniversário da Otan, Dmytro Kuleba, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, pediu que os aliados ocidentais de Kiev priorizassem o envio de mais baterias de defesa aérea Patriot fabricadas nos EUA.

“Sete sistemas Patriot seriam o ideal, mas deixem-me ser modesto”, disse ele. “Com cinco baterias Patriot, podemos defender as principais cidades industriais contra mísseis russos.”

Os EUA, a Holanda e a Alemanha até agora contribuíram com vários desses sistemas, que custam cerca de 1 bilhão de dólares cada.

“E uma vez que a ameaça seja eliminada, os Patriots voltam para onde estavam estacionados.”

Mas, após uma reunião com seu homólogo polonês, Radek Sikorski, o Sr. Kuleba aumentou sua demanda para “todas as baterias Patriot disponíveis ao redor do mundo que possam ser fornecidas à Ucrânia devem ser entregues à Ucrânia”.

“A Ucrânia é atualmente o único país do mundo que se defende contra ataques de mísseis balísticos quase todos os dias”, acrescentou o oficial ucraniano.

Em sua reunião em Bruxelas, os ministros das Relações Exteriores da Otan estão discutindo um pacote de ajuda militar de 100 bilhões de dólares para cinco anos para a Ucrânia.

O Telegraph relatou na terça-feira que o esquema, apelidado de Missão Otan Ucrânia, estava sendo elaborado para proteger Kiev dos “ventos da mudança política” nos Estados Unidos.

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da aliança, disse aos repórteres na quarta-feira: “O que é óbvio é que precisamos de mais dinheiro novo para a Ucrânia e precisamos disso por muitos anos.”

Ele continuou a alertar novamente que a disputa política no Congresso dos EUA estava ajudando as forças de Vladimir Putin a apreender território ucraniano.

“Essa é uma das razões pelas quais os ucranianos têm que racionar o número de munições de artilharia, por que eles têm problemas em se manter contra a força russa com poder militar esmagador porque eles são capazes de superá-los com mais munição e mais artilharia”, disse o Sr. Stoltenberg.

Enquanto isso, Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, alertou que a Rússia está se preparando para mobilizar 300.000 soldados até junho.

FONTE: The Telegraph

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael

O que Jens Stoltenberg não admite…
“O que é óbvio é que precisamos de mais soldados novos para a Ucrânia e precisamos disso por muitos anos”!

Last edited 24 dias atrás by Rafael
RPiletti

Tanto p/ a Ucrânia quanto para a Rússia novos soldados são necessários. Esta operação especial virou guerra de egos, os dois ex-países soviéticos precisam negociar um cessar-fogo antes de se exaurirem e terem de aceitar as condições que serão impostas pelo ocidente e China. Os russos possuem 3,5mi de pessoas trabalhando em função de armas, é dinheiro indo para o ralo todos os dias.

JGF

Você está errado, produção de bens mesmo sendo armas contribuem para o crescimento do PIB, a Rússia hoje está em economia de guerra, e pode sustentar essa economia por muitos anos! Diferente da Ucrânia que precisa comprar seus equipamentos do exterior pagando em dólares por eles!

RPiletti

Pouco muda. É dinheiro torrado. A diferença é que os russos usam com eles e os ucranianos com os americanos. Os ucranianos perdem, os russos perdem menos e apenas os americanos ganham.

Moacir Guitti

Perdoe-me mas acho que quem está errado é você. Neste caso o aumento de PIB é nominal. Aumento de PIB nominal até nós tivemos durante a Pandemia. A pergunta que deve ser feita é: saímos mais ricos da Pandemia? Agora, voltando ao conflito: Mesmo com este aumento de PIB nominal a Rússia sairá mais rica da guerra? Eu tenho minhas dúvidas. Talvez a anexação de grande parte da Ucrânia compense (do ponto de vista econômico). Mas ainda assim tenho minhas dúvidas. A única certeza é que o passivo em termos de perdar humanas, destruição de ativos e relações internacionais vai… Read more »

Horacio

Exatamente, aumento do PIB com gasto público.

Camargoer.

Gasto público também entra no PIB. Suponha que um governo compre carros para renovar a sua frota de carros de polícia. Este carros foram construídos por trabalhadores que ganharam salário, foram adquiridos peças para montar o carro, foi usadas energia para movimentar as máquinas. O pessoal da parte administrativa da empresa também recebeu salário…. Se o funcionário público recebe um salário, ele vai usar este dinheiro para pagar a padaria, o mercado, pagar as prestações da casa, pagar o jardineiro, pagar a gasolina do carro… então os gastos públicos entram no cálculo do PIB. Se uma empresa paga dinheiro emprestado… Read more »

Camargoer.

Caro. Existem várias formas de calculas o PIB. Por exemplo, é possível calcular pela demanda ou pela oferta. As duas metodologias são corretas e ambas resultam no mesmo valor. Outra coisa é usar uma moeda estrangeira como referência, por exemplo usando o dolar. Contudo, este valor também tem um erro, que seria a necessidade de corrigir pela paridade de poder de compra (PPC). O valor nominal do PIB tem influência da inflação. Por exemplo, a Argentina está em um processo de hiperinflação o que faria o valor do PIB nominal crescer exponencialmente, por isso a taxa de crescimento do PIB… Read more »

Camargoer.

Vocẽ tem razão. O PIB é a soma de toda produção de bens ou serviços, incluindo gastos públicos.

Tanto faz se os gastos são em pães ou bombas.

Leonardo Bastos

Zelensky é um kamikaze com o corpo alheio…

Rafael

A China agradece todo esse esforço dos europeus.
São vários concorrentes enfraquecendo sua economia propositalmente, e que parecem determinados a se sacrificar por vários anos ainda.

Mauro Cambuquira

E pior, deixando os EUA ainda mais ricos com tudo isso. Europeu não aprende com as próprias histórias. Vivem de forma arrogante e sem o menor poder…

AVISO DOS EDITORES: NÃO DESVIE O ASSUNTO PARA DISCUSSÕES QUE ACABAM EM PROVOCAÇÕES XENÓFOBAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rui Mendes

______
______

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE PESSOAL.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Akhinos

EDITADO

Renato B.

Todo dirigente envolvido com operações militares arrisca a vida alheia. Alguns fazem isso com números pequenos e outros com milhares.

Minuteman

Como disse outro comentarista, e agora Jozelensky?

Está na hora de os ocidentais e a Ucrânia reconhecerem, em uma guerra de atrito como a que está em curso, não há nem uma possibilidade de vencer a Rússia.

É melhor sentar e negociar, e poupar o que resta dos jovens daquele país desse moedor de carne sem sentido.

Last edited 24 dias atrás by Minuteman
RPiletti

Discordo. Fornecendo os equipamentos adequados os ucranianos teriam empurrado os russos de volta as fronteiras de 2014. Parece que não é isto que os ocidentais querem e sim que ambos os lados se destrocem o máximo possível.

LUIZ

Os ucranianos so conseguem alguma vitória com suporte ocidental e outra as vitórias ucranianas no início foram porquê o efetivo russo era pouco(170k soldados) pra defesa de território. Agora com uma força de mais de 500 mil homens e armas mais poderosas os ucranianos não tem a mínima chance. Os russos em breve tomam Chazov Yar.

Rui Mendes

E os Russos, recebem milhões de munições e drones da Coreia do Norte e Irão e ainda conta com o apoio á sua economia da China, Índia e por aqui me fico.

Maurício.

“os ucranianos teriam empurrado os russos de volta as fronteiras de 2014.”

Esse era o objetivo da tal contraofensiva, que claro, falhou.

Henrique

É melhor sentar e negociar, e poupar o que resta dos jovens daquele país desse moedor de carne sem sentido.

pode começar negociando a saída da Russia do território legitimo da Ucrânia que a Russia reconheceu em 1991

Caerthal

A guerra não é terreno propício para sonhadores.

Camargoer.

É o que tenho escrito há muto tempo. Imediato cessar fogo para interromper a escalada, interromper as baixas e interromper a destruição da infraestrutura civil

Feito isso, iniciar conversações de paz.

Willber Rodrigues

A melhor época pra negociações foi durante e logo após a 1° contra-ofensiva ucraniana. Eles tinham empurrado os russos pra trás, libertado várias cidades, e provavelmente alí era o ponto mais baixo das FA’s russas, e a ajuda e “boa-vontade” dos ocidentais era sólida. Os ucranianos, obviamente, teriam que abrir mão de alguns itens, mas eles estariam em boa posição na mesa de negociações. Mas não. O Zé resolver aumentar as apostas e jogar truco, e queimou quase tudo que tinha naquela segunda “contra-ofensiva milagrosa”. Agora Inês é morta. Boa sorte pro Zé em conseguir algo de bom pra Ucrânia… Read more »

Camargoer.

Vocẽ tem razão em vários pontos.

Eu apenas reforçaria que a melhor época para um cessar fogo e início das conversações é “hoje”. Ontem já foi.

Rodolfo

Isso nao tem embasamento na realidade desse conflito, insistir na guerra so vai piorar a situação demografica da Ucrania e aumentar os ganhos territoriais da Russia.

Rinaldo Nery

Não vai ocorrer. O comediante trucou sem o zap. Agora aceita a derrota e perda de território.

Marco Aurélio

Que tal se a Otan sair das fronteiras russas e voltar às suas bases de 1997 antes de cooptar e entrar e armar os 14 países que antes eram do Pacto de Varsóvia que fazem divisa terrestre com a Rússia????

Zorann

Território legitimo? Você me faz rir.

O vingador com cérebro

Assim que a Ucrânia espantar os Orcs do seu território a negociação se iniciará.

Mauro Cambuquira

O que os Russos te fizeram? Não desejo aos outros o que não quero pra mim. Assim dever ser a humanidade. Mais fraterna.

Moacir Guitti

O problema é que deixamos nos levar pelo lado que temos simpatia para entender e explicar a guerra. Mas existe uma verdade que é um pilar neste conflito: há um agressor! E há um esforço descomunal de criação de narrativa e contra narrativa para justificar e condenar a iniciativa Russa. Mas coloquemos em perspectiva: Nós Brasileiros fomos invadidos. O conflito é assimétrico e o inimigo é muito maior que nós. Quantos de nós e de nossos representantes teriam a coragem de sentar e negociar a secessão de territórios e rendição na posição de agredido pensando no próprio povo? Forçando a… Read more »

Willber Rodrigues

“Jatos de combate F-16 de fabricação americana que devem chegar à Ucrânia neste verão “não são mais relevantes”, disse um alto oficial militar ucraniano” EUA e OTAN: bem, eu não queria enviar esses caças mesmo… E sejamos sinceros: alguem aqui realmente acredita que os aliados REALMENTE queriam enviar esses caças pra Ucrânia? “Antes de sua chegada, os caças ocidentais foram apontados por alguns como um possível fator decisivo na guerra que poderia virar o curso do conflito a favor de Kiev.” Ano 2024 D.C., e ainda estão nessa conversa de “game-changer”? “(…) todas as baterias Patriot disponíveis ao redor do… Read more »

Henrique

“O contribuinte europeu e norte-americano vão adorar saber disso…”

vão adorar saber que empregos deles tão garantidos nos seus países… ou misteriosamente a Ucrânia passou a produzir F16 e todo o armento que ela precisa dentro da Ucrânia?

Willber Rodrigues

Se a questão fosse apenas geração de empregos, os republicanos ja teriam concordado em “abrir a carteira”, mesmo com a questão não resolvida da imigração. Além do mais, esse negócio de “geração de empregos” é bem relativo…. Digamos que as fábricas de armamentos fiquem apenas numa região dos EUA. Porque os outros Estados e regiões dos EUA, que apenas “pagam a conta”, iriam concordar com isso? No que elas se beneficiam nessa história? Será que o contribuinte norte-americano médio concorda com isso? E outra: época de eleições. A época em que o contribuinte norte-americano está mais “sensível” no que sua… Read more »

Comte. Nogueira

A Ucrânia realmente não produz F16 e o armamento que necessita. Tampouco tem recursos para adquirí-los. Não tem mais capacidade de produzir riquezas para sustentar os combates. Não tem mais eletricidade para abastecer sua indústria e esse ponto que está exaurindo a Ucrânia rapidamente.
E o ocidente percebeu que também não lucrará com a “reconstrução” do país… Enfim, parece que as promessas ocidentais se tornaram dúvidas.
O “ocidente” (seja lá o que isso signifique) está perdendo rapidamente sua zona de influência no OM e na África e parece que isso tem sido o motivo do arrefecimento do apoio à Ucrânia.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Imagina os 4 milhões de munições e 2 milhões de drones?
Isso porquê a Rússia é ultrapassada, incompetente, e está lutando com pás e sofrendo com sanções. Imagine se não fosse.

Fabio Araujo

Não é que não sejam importantes, só que o momento onde seriam mais importante passou e com a falta de outros equipamentos e munições a importância dos caças foi ultrapassada pela importância dos outros materiais. É claro que os F-16 sempre vão ser úteis, mas sem artilharia e munições e defesas aéreas vai ser difícil até mesmo para os F-16 operarem pous até a segurança das bases vão estar em risco.

Tutor

Talvez meia dúzia de F-16, como é o que se projeta enviar, não seja mesmo relevante, nem em 2023, nem em 2024.
Porém, se estivéssemos falando de um número considerável deles (na casa de centena), seria sim relevante.
Agora, sigo a máxima daquele velho ditado que diz “cavalo dado, não se olha os dentes”. Achei imprópria e ingrata a afirmação desse oficial ucraniano aí.

Willber Rodrigues

Esses F-16 teriam sido extremamente úteis no começo da 2° contra-ofensiva. Talvez ( ênfase no “talvez” ) esses caças teriam feito com que o ataque ucraniano teriam conseguido alcançar alguns dos objetivos que os ucranianos queriam, e não permitido que eles ficassem meses atolados pra tentar chegar na 2° linha de defesa russa.

Mas agora? Qual diferença esses caças farão?

Ah sim, eles vão destruir alguns centros de comunicação, algumas pontes, derrubado alguns caças russos e tal…mas no cômputo geral, no que isso muda na guerra?

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Uma coisa e espalhar e esconder uma dúzia de caças, outra e uma centena, vão proteger esses caças dos mísseis russos como?

Moacir Guitti

Tutor, mas considere a posição dele! Sua nação e população estão sendo dilasceradas pela segunda maior potência militar do mundo. Imagine os sentimentos que os Ucranianos tem pelos Russos neste momento! Ao mesmo tempo que devem viver uma insegurança tremenda…com perdão da palavra, fariam acordo com o Diabo! Quantas pessoas perderam bens e entes e estão nessa sem perspectiva, apenas por vingança! Agora imagine assimilar toda esta população à Rússia, o nível de controle que terão que manter sobre o povo?

Comte. Nogueira

Caças na casa das centenas, exigem também centenas de pilotos e milhares de mecânicos de solo dando apoio (abastecimento, armamento, etc) e manutenção. Se fosse assim, ficaria muito na cara que pilotos estrangeiros estariam no HOTAS.
O mesmo se aplica aos patriots… não é possível que nessa altura do campeonato a Ucrânia esteja formando cadetes do ar para operar F16…

Last edited 20 dias atrás by Comte. Nogueira
Emmanuel

Quem é que não sabia disso???? Era uma questão de tempo. A Rússia de 2022-24 adequou a sua economia da mesma forma como fez em 41-45. Entrou numa economia de guerra, colocou a sua indústria para produzir o que as forças armadas precisavam e deu início a produção em escala necessária para sustentar e suprimir toda a ajuda do Ocidente à Ucrânia. Se os ucranianos tivessem recebido toda essa ajuda de uma vez nada mudaria, a não ser o ritmo de produção russo. O resultado seria o mesmo: a futura destruição do exército ucraniano, a tomada de cidades importantes e… Read more »

José Roberto

A intenção dos Estados Unidos era fazer com que a Rússia ficasse mais fraca consumindo seu arsenal de armas nessa luta para depois asfixia a sua economia!
Os EUA fazem de tudo para se manter no poder!
O secretário dos Estados Unidos a essa altura da guerra dizer que a Ucrânia vai ser membro da OTAN” isso só pode acontecer após um acordo de cessar fogo entre a Rússia e Ucrânia”, se ele fizer isso durante a guerra, estará entrando na guerra e isso será o começo de mais uma guerra mundial!

Emmanuel

No final das contas a intenção foi um tiro pela culatra.

Horacio

Só que entre 41 e 45 recebeu uma gigantesca ajuda dos Ingleses e Americanos, como agora recebe dos Chineses .

Jorge Cardoso

Ou seja, a Ucrânia agora quer F-35.

Camargoer.

Acho que se 12*16 < 35

Leonardo Bastos

Kkkkkk….

André Luís

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

LUIZ

“não são mais relevantes”, disse um alto oficial militar ucraniano.”

Ta bom agente acredita.

Willber Rodrigues

Parece criança falando “tambem, não queria mesmo”, pra algo que ele queria muito…

Luís Henrique

Mas os Srs. discordam dele?
É claro que toda ajuda é bem vinda e algumas dezenas de F-16 vão ajudar, mas para segurar os russos os ucranianos precisam muito mais de artilharia, munições, foguetes, drones do que meia dúzia de caças.

10, 20, 30, 50 e mesmo 100 F-16 não vão fazer os russos recuarem, nem irão reverter a situação no terreno.
Mas milhões de drones, milhões de munições de artilharia, milhares de foguetes, dezenas de baterias antiaéreas e milhares de mísseis, essas coisas podem reverter a situação no terreno, claro, desde que cheguem rápido e em grande quantidade.

Last edited 24 dias atrás by Luís Henrique
Heitor

E por acaso os F16 não será abatidos.pelos sofisticados S400 e 500 ?

Nilo

Essa candidatura do Trump está deixando o “establishment” americano em pavorosa, rsrsr, o Biden chega às eleições com duas granadas sem pino nas mãos, Natanyaru e Zelensky. Em um determinado, momento, lá no início do conflito a Ucrânia tinha pessoal, uma infraestrutura e todo o equipamento tanto do ocidente como o do erdado da época soviética, hoje por confissão de vontade própria não tem pessoal, o que tem não tem tempo hábil para uma boa doutrina, problemas de logísticas de transporte e manutenção, uma base econômica e industrial destruída, desconfiança quanto a aplicação de recursos e capacidade de resistir, então… Read more »

alexandre

Trump esta prejudicando a Ucrania….

Rodolfo

???
O cara nem no poder está mais.
E se ele ganhar e colocar alguem no Dep de Estado que consiga costurar um acordo pra interromper esse conflito, te digo que ele vai fazer o oposto ao impedir mais jovens ucranianos morrerem nesse conflito.

Rinaldo Nery

Parece que muitos começaram a entender e aceitar a insanidade desse conflito. A Ucrânia perdeu, se deu mal, gostem ou não. Já passou da hora de encerrar essa matança. Gostei muito do comentário: “Zelensky é um kamikaze com carne alheia!”.

Camargoer.

Olá RInaldo, Neste ponto, concordo com vocẽ. Cessar fogo imediato

Nilo

Nas condições iniciais russas já apresentadas.

Rinaldo Nery

Estamos próximos duma desgraça nuclear. É insano isso. E gente preocupada se o F-16 vai resolver ou não… Óbvio que não! Nem a Enterprise!

Camargoer.

Exato.

A gente que é mais velho ainda lembra do pesadelo que foi o fim da Guerra Fria e o que era viver sob a ameaça de uma guerra nuclear.

O movimento anti-nuclear era forte. Depois do fim da guerra fria, achamos que o caminho era o da redução dos arsenais nucleares, seguindo os sucessivos tratados… o movimento anti-nuclear se tornou movimento ambiental…

agora, parece, a ficha ainda não caiu.

Santamariense

Engraçado, e tu, mesmo com todo esse medo que sentia por conta das armas nucleares, agora quer um cessar fogo por conta das ameaças do invasor em usar estas mesmas armas.

Santamariense

Se o Brasil fosse invadido por um país mais poderoso, você defende que deveríamos ter nos entregado de início, sem lutar, sem defender aquilo que se julga ser território soberano??

Nilo

Invadido por quem, quem invadiria o Brasil?
Quem na America do Sul invadiria o Brasil?
Quem no continente Americano invadiria o Brasil?
Quem no mundo, seja na Europa ou Asia invadiria o Brasil?
Hipotese, em tese,qual desses tem a maior possibilidade por termos recursos que lhes interesse ou se contrariamos seus interesses, qual desses tem porrete suficiente, para tal hipotese ficar próximo do verocimel? Rsrsrsrs.

Last edited 24 dias atrás by Nilo
Santamariense

Conhece raciocínio hipotético?? Desenvolver um caso hipotético para explanar um ponto de vista?? Conhece?
Se a realidade fosse como você colocou, fecha as 3 Forças e manda todo mundo pra casa, pois não teremos nossa integridade ameaçada por ninguém.
Ah, e não é “verocimel”…é verossímil!

Nilo

Não disse o país da sua hipotese, ou pode ser qualquer um? O que quero dizer, é que no mínimo tenha fatos possiveis, realistas que aproxime sua hipotese dos fatos reais. A começar algum pais invasor com a mesma lingua ( portuguesa)? ou com a mesma base histórica, ou cultural, ou etnico? Herança tecnologica e industrial similares? tem o pais da sua hipotese algo próximo. Veja o que vou lhe mostrar. A diferença entre Russos e Ucranianos, em pleno front, no meio do nada. Um líder de comando do batalhão de Azov e o Presidente da Ucrânia Zelensky em uma… Read more »

Last edited 24 dias atrás by Nilo
Santamariense

Você acredita e defende que a Ucrânia deve ser “fagocitada” pela rússia por motivos históricos de um passado que não existe mais. Além disso, tu acredita que o ditador russo invadiu a Ucrânia devido à “… mesma base histórica, ou cultural, ou etnico?”?? Ora, por favor! Sendo assim, não há argumentos. Não adianta querer discutir.

Nilo

Vc é inteligente sabe o que quis dizer.
Um exemplo que aproxime a realidade do conflito russo vs ucraniano.
Sabe bem das refencias singulares entre os ucranianos e russos tais como etnia, cultura, língua, história, herança tecnologica e industrial.
Coloquei um vídeo mas não vai passar, a discursão entre um líder do grupo de batalhão de Azov e o Presidente da Ucrânia Zelensky, em uma zona erma, rural, discutem amigávelmente (sendo ironico, a discursão de amigável nada tem), sabe a lingua que eles falam na discursão, adivinha.

Last edited 24 dias atrás by Nilo
Santamariense

Já te respondi acima.
E é discussão, não “discursão”. Discursão seria um discurso grande.

Nilo

Obrigado, + 1 vez, Santa

icaro

existem meios mais sutis de “invadir”, tipo uma pequena ocupação de terminada faixa de fronteiras riquíssima em minerais estratégicos, a titulo de “salvar” a existência de uma povo indígena. O que poderíamos fazer contra isto, sendo que o invasor provavelmente é quem nos fornece nossos meios de defesa? Alguem acredita que o brasileiro mediano vai sacrificar sua cerveja com churrasquinho de gato no fds para defender uma terra que nem sabe que existe?

Nilo

Vou mais longe acredito que tem quem queira o Brasil sendo um protetorado do EUA, como disse um determinado presidente sob o guarda chuva nuclear americano.

Rinaldo Nery

Se não temos poder militar pra vencer, aceitar a derrota é a melhor do que matar gente. Já postei isso noutra matéria. Se fomos invadidos houve um motivo…

Santamariense

Então, os superpotências militares estão perdendo tempo. Poderiam transformar o mundo e escrever um novo mapa global, com meia dúzia de gigantescos países. A maioria esmagadora dos países do mundo não tem condições de aguentar 1 semana contra qualquer uma dessas potências.

Rinaldo Nery

Espero que a “civilidade” e o bom senso dessas superpotencias mantenham o mundo com está.

Camargoer.

Nos meses que antecederam a eclosão da I Guerra, todos imaginavam que a Europa estava segura. Praticamente todos os monarquias europeias eram governadas por parentes descendentes da Rainha Vitória. Contudo, eram quase todas tomadas de um militarismo cego, nas quais os comandantes militares travavam guerras cujo objetivo era a hegemonia de seus respectivos países. Acreditava-se que a guerra duraria alguns meses em razão a interdependência econômica dos países e da condição de pleno emprego vigente. A aposta era que nenhum países conseguiria manter uma produção militar sem a importação de componentes e matéria prima e que a mobilização de exércitos… Read more »

BrDe

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Ivanmc

Os F-16 não iriam conseguir levantar do solo.

Nilo

O que seria bom para a Ucrânia que com dois recursos de alto valor estratégico, piloto+caça, existe a possibilidade da perda de apenas um, o caça, o mais relevante sobrevive.

Heinz

Por que? Os Mig29, SU27, SU24, conseguem.

bjj

OFF Topic: a Ucrânia realizou um grande ataque com mais de 40 drones à base aérea de Morozovsk. Supostamente, mais de uma dezena caças Su-34 e Su-35 teriam sido atingidos no solo.

737-800RJ

Li mais cedo que a princípio foram 6 aeronaves destruídas, 8 danificadas e 20 soldados russos mortos.
Se alguém souber de mais detalhes, compartilhe por favor!
Tenho foto da base aérea pouco antes do ataque mostrando 11 SU-34 disposto a céu aberto, mas não tem como postar.

bjj

Foi o que eu vi também. Se for confirmado, terá sido um dos ataques mais letais – ou o mais letal – já feito contra a força aérea russa desde o início do conflito.

Paulo Sollo

“E uma vez que a ameaça seja eliminada, os Patriots voltam para onde estavam estacionados.” porém após conversa com homologo, “todas as baterias Patriot disponíveis ao redor do mundo que possam ser fornecidas à Ucrânia devem ser entregues à Ucrânia”. Obviamente porque as baterias doadas não irão voltar. Elas estão sendo todas destruídas. Toda vez que os russos atacam com Iskander e Khinzal, tem bunkers e baterias de Patriot incluídas entre os alvos. Os patrocinadores já deram o que tinham que dar e agora só resta o próprio cobertor e ninguém vai abrir mão de suas defesas básicas. E quanto… Read more »

Mercenário

O que foi destruído ontem foi mais um Pantsir.

E Patriot é ruim, não é? 5 sistemas conseguem proteger as principais cidades da Ucrânia de um inimigo que mora ao lado e possui vários meios lançadores de mísseis.

Underground

Nada sobre o ataque massivo de drones contra bases aéreas russas?

Marcelo moscibrocki

Não sou a favor de nenhuma guerra ou “operação militar”,mas todo país tem o direito de se defender pena q chegou tarde a ajuda deste povo tão sofrido( ucranianos e poloneses o qual sou descedente .Agora que historia é esta de negociar paz c um tirano q ja rasgou todos os acordos ,inventou varias desculpas p invadir .Ta na hora do ocidente mostrar sua força contra o tirano e os outros paises q o apoiam.

Rinaldo Nery

E levar um míssil nuclear na cabeça? Você acha que o Putin vai perder? Acredita nisso?

Santamariense

Ah, então agora todos devem baixar a cabeça para o ditador russo só porque ele tem armas nucleares? Se for assim, entreguem as chaves do mundo para ele. Se cederem por conta dessas bravaras dele, ele vai se achar no direito de seguir invadindo e fazendo o que quiser. Tu acredita que ele usaria armas nucleares nessa guerra? Ele sabe, melhor que ninguém, que no momento que fizer isso vai assinar sua sentença de morte, pois será atacado também. Esse discurso dele é típico de covardes. Ele iniciou o conflito, então aguente. Se ele não usar armas nucleares, ninguém vai… Read more »

Nilo

Primeiro as armas nucleares não são para a Ucrânia, não para um conflito ucranianos vs russos(mesmos armados pela OTAN). A Rússia não precisa, nos termos citados, de armas nucleares para derrotar a Ucrânia. Então o Nery quando cita armas nucleares, não explicita a condição. E as condições são claras vc e Biden já sabem. Acho que para vc não precisa que Nery tão pouco eu lhe diga. Suas afirmações (vamos alterar a ordem): 1) …Ele sabe, melhor que ninguém, que no momento que fizer isso vai assinar sua sentença de morte… Quando Putin fizer isso a sentença de morte já… Read more »

Santamariense

Teu comentário é bem truncado, por vezes de difícil interpretação, mas vamos lá: – uso de armas nucleares táticas já foram aventadas, ao menos em matérias, aqui mesmo na Trilogia. Quanto ao uso contra terceiros, somente na hipótese deste atacar a rússia e, nesse caso, não acredito ser vontade ou pretensão de alguém, ao menos no momento. Teu número 1 eu não entendi. Mas, para encurtar a conversa, MAD…isso põe freio em qualquer um, pois mesmo sendo um ditadorzinho, putin tem amor à própria vida…e qualquer outro governante possuidor desse tipo de armas. No número 2, eu não acredito que… Read more »

Nilo

1) …Ele sabe, melhor que ninguém, que no momento que fizer isso vai assinar sua sentença de morte… Quando Putin fizer isso a sentença de morte já terá sido vaticinado. Vc diz que ele assina a sentença de morte da Rússia quando usa armas nucleares estou dizendo, quando ele usar as armas nucleares é que a sentença de morte da Rússia já foi decretada dada como certo pelos russos, fato induscutivel, sem dúvidas, sem reversão do objetivo dos EUA(OTAN). …No número 4, eu acho que tusso, assim como qualquer ser humano, tem instinto de sobrevivência…. Sim sem dúvida todo ser humano… Read more »

Santamariense

“ Vc diz que ele assina a sentença de morte da Rússia quando usa armas nucleares estou dizendo, quando ele usar as armas nucleares é que a sentença de morte da Rússia já foi decretada dada como certo pelos russos, fato induscutivel, sem dúvidas, sem reversão do objetivo dos EUA(OTAN).” Aqui é onde discordamos. Quem fala, hora sim, outra também, em usar armas nucleares, é putin. Tu viu algum líder da OTAN falando em atacar a rússia com armas nucleares? A premissa do seu comentário é de que putin usaria essas armas em resposta a um ataque da OTAN, mas… Read more »

Rinaldo Nery

Exato Flanker! Nesse caso é simples assim: baixem a cabeça porque o Putin é louco! Não paguem pra ver. Quer morrer de poeira radioativa em Santa Maria? Eu não quero. Não pense com cabeça de latino. Eles são eslavos. São capazes dessa loucura.

Last edited 24 dias atrás by Rinaldo Nery
Santamariense

Em outras palavras, eslavos são loucos. Por isso deveriam ser barrados e contidos.

AVISO DOS EDITORES A TODOS: NÃO INICIEM UMA LINHA DE DEBATE QUE PODE DESVIAR PARA UMA SÉRIE DE COMENTÁRIOS XENÓFOBOS.

ESTE É UM AVISO PARA QUE OUTROS COMENTARISTAS NÃO PROSSIGAM NESSA LINHA DE DISCUSSÃO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Pare com essa defesa apaixonada da Ucrânia. A Ucrânia perdeu. Não adianta culpar o invasor, que também está errado. Esse conflito tem que acabar. Espero que a OTAN não faça nenhuma loucura de intervir diretamente. Não quero viver a história do filme “Doutor Fantástico “.

Santamariense

Parei de discutir esse assunto nesses termos, conforme os editores pediram. Noutra oportunidade poderemos retomar. Abraço.

Renato

“Ta na hora do ocidente mostrar sua força contra o tirano e os outros paises q o apoiam.”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sérgio Luís

Tinham que ter negociado, mas a Otan não deixou.

Demolidor

A Ucrânia precisa aceitar um cessar fogo o país está ficando em ruínas porque o Zelensk não quer admitir que foi derrotado.

Sukhoi su-57

A Federação Russa gastando equipamentos enquanto a República Popular da China está a cada dia mais forte logo logo a República Popular da China infelizmente será a segunda potência militar

Last edited 24 dias atrás by Sukhoi su-57
Santamariense

Não simpatizo com nenhuma das duas, mas prefiro a china mais forte que a rússia. Os chineses são mais equilibrados e contidos. Não tem esses arroubos de loucura “a lá putin”.

Alex Prado

Ou seja não pode pagar por mais nada, quero vê o quando o boleto chegar pro contribuinte ucraniano.

Comte. Nogueira

Já chegou e foi direto para o cartório.

Elias

Senhores comentaristas, tomei a liberdade de ler seus entendimentos relacionado a invasão indiscriminada da Ucrânia e também venho acompanhando com muita preocupação a isso. No entanto, se existe um reconhecimento legal de legitimidade do país agredido, deveria ser discutido essa questão de forma séria e responsável entre as todas nações unidas a fim de fazer-se respeitar aquilo que foi combinado. Não precisa refletir muito se fôssemos rever desde o início do conflito para entender a onde o líder russo queria chegar quando disse que estavam cercando o vizinho mas que não tinha a intenção de invadir, isto é, mentiu ou… Read more »

Geraldo Guilherme de Assis

Quem falou que russo perde guerra

Gsa

Eu vi um oficial americano dizendo q esses caças realmente não vai ter serventia p Ucrânia. Serão todos destruídos antes de levantar voo.

cipinha

Os EUA sempre viram essa guerra como uma forma de desgastar a Rússia, já o resto da Europa podem ter desejado a mesma coisa, mas também devem temer as reações russas no caso de uma vitória militar ucraniana. Só isso explica o envio a conta gotas de armamentos para os ucranianos, eles sabem que poucos F-16 enviados não terão muito tempo de vida e o estrago não será tão grande, tinham condições de enviar centenas, mas não o fazem, o mesmo vale para outros armamentos

Marcelo Tatsch

Aquele cenário de guerra infestado de defesas antiaéreas das mais variadas (destacando as portáteis), não deve ser relevante para qualquer caça dos dois lados do conflito. Como dizem é o moedor de carne!!

Last edited 20 dias atrás by Marcelo Tatsch