A TAP Air Portugal celebra 50 anos de ligação entre a Cidade Maravilhosa e o Porto, em Portugal. O Rio de Janeiro sempre terá uma forte conexão com a TAP, pois foi o primeiro destino que a que a Companhia aérea voou para o Brasil, em 1960 com o “Voo da Amizade”.

Semanalmente, a TAP opera com dois voos saindo do RIOgaleão com conexão direta ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto e 11 voos para Lisboa com ligação ao norte de Portugal. São 20 voos diários disponíveis entre a capital e Porto (10 com partida de Lisboa e 10 do Porto).

Para Carlos Antunes, Diretor da TAP para as Américas, “hoje a “Invicta” e a “Cidade Maravilhosa” estão de parabéns, são 50 anos conectando estes dois destinos em um voo direto”. “Este voo, para além de ligar diretamente os “cariocas” à região Norte de Portugal, permite ainda um acesso a várias rotas europeias”.

“Esta data, é sem dúvida, um é motivo de orgulho para todos nós. Vamos continuar trabalhando em parceria com todas as entidades para mostrar os atrativos dos dois destinos, conclui Antunes.

A TAP é uma grande parceira do Rio de Janeiro. São cinco décadas conectando o nosso Estado com a cidade do Porto. Nos últimos anos estreitamos ainda mais esse laço. Já fizemos algumas ações conjuntas de promoção do turismo do nosso estado para o mercado europeu, o que mostra que somos um mercado importante para a companhia.

Em 2023 recebemos mais de 32 mil portugueses aqui e queremos, juntos com a TAP, aumentar ainda mais esse número – disse Gustavo Tutuca, Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes em celebrar a conexão entre dois destinos tão ricos culturalmente e que representam muito para o negócio do turismo. O RIOgaleão se orgulha de ter movimentado 54 mil viajantes nessa rota no último ano, um crescimento de 22% em relação a 2019, no período pré-pandemia. Esperamos comemorar mais muitas décadas desta longa parceria com a TAP”, afirma Patrick Fehring, Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.

A TAP investe fortemente em servir o mercado brasileiro. Atualmente, a TAP oferece mais de 80 voos semanais, com saídas de 11 capitais, e acaba de ser anunciado o reforço de voos em 2024, sendo atingido um novo um recorde – serão 96 voos por semana, uma média de 13 por dia, reafirmando a TAP como a mais importante Companhia Aérea internacional a ligar o Brasil à Europa, a Companhia Aérea europeia mais brasileira.

A TAP foi eleita, por 10 anos consecutivos, a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards em reconhecimento ao seu serviço de excelência. Além disso, recebeu o MICE Award como Melhor Companhia Europeia.

A Companhia voa diretamente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 11 cidades do Brasil (13 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP conecta diretamente à Europa.

Sobre o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim

O RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim é um aeroporto de padrão internacional no Rio de Janeiro, com infraestrutura pronta para receber 37 milhões de passageiros por ano e sempre aberto. A concessionária é uma das maiores empresas do Rio de Janeiro com relevância nacional e conexão global, sendo uma das principais portas de entrada do turismo no Brasil e um importante impulsionador da economia local.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim iniciou seu processo de transformação em agosto de 2014 com a chegada da Changi Airports International (CAI), acionista majoritária e investidora da concessionária. A empresa é responsável pela operação dos principais aeroportos do mundo, incluindo o Singapore Changi Airport, considerado um dos melhores terminais do mundo pela consultoria britânica Skytrax nos últimos 10 anos.

DIVULGAÇÃO: TAP Air Portugal

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LucianoSR71

Vai me desculpar, mas a TAP foi muito preguiçosa nesse release, sem informações históricas sobre esse 1º voo, nem sequer uma foto do DC-7, além de não explicar o que eram realmente esses Voos da Amizade, suas particularidades. Injustificável.

Leandro Costa

Na minha humilde opinião, qualquer matéria que poderia ter incluído uma foto de um DC-7 e não o fez, é criminosa. Aqueles prop hubs nos motores o tornam um avião ainda mais bonito.

LucianoSR71

Boa noite amigo Leandro, tudo bem? O DC-7 e o Super Constellation foram os que deram o último suspiro p/ o motor Wright R-3350, que foi usado no B-29 e foi sendo vitaminado e anabolizado além do limite da durabilidade e confiabilidade. Abraço.

LucianoSR71

Não sei se vai ficar retido, mas acho que vale a pena tentar:
http://culturaaeronautica.blogspot.com/2018/01/os-voos-da-amizade-brasil-portugal.html

Leandro Costa

Funcionou, Luciano. Obrigado pelo link!

LucianoSR71

Chegou a ficar retido por pouco tempo, mas os amigos editores liberam. Esse site tem muita coisa interessante e é uma pena que não é mais atualizado desde 2021. Não sei se já conhecia, mas na lateral direita tem uma relação em Marcadores c/ muita coisa que vale a pena olhar.

Abimael

Acho bem ruim esse logo da TAP. Pra quem enxerga mal, meu caso, essas letras embaralhadas são terríveis.
E a pintura antiga era show, especialmente nos Tristar.
Por coincidência, já teve um presidente brasileiro, aquele mesmo que fez aquela atrocidade com a pintura da Varig em 1996.