O processo de implantação operacional do F-39 Gripen na FAB, a Força Aérea Brasileira, vai muito além dos pilotos.

O sexto episódio da 5ª temporada da web série “Colaboração Real – O Caça no Brasil” destaca a importância do trabalho realizado pelos especialistas de suporte à missão para o planejamento e execução de missões com os caças no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Que top! O piloto recebe um “drive externo” com os dados da missão. Parece ter 3 “drive” onde estava sendo carregado os dados.. e na mesa de briefing 4 cadernetas/documentos separados , (Especulação) indicando que 4 caças/pilotos estavam em preparação de missão de treino naquele momento… uma missão conjunta , pacote.   Nos vídeos de Colaboração Real desta 5º temporada podemos ver os Caças FAB4101/4102/4103/ 4104/4105 e 4106 em movimentação para voos , nas temporadas anteriores aparecia os Gripens C/D suecos e depois começou aparecer o FAB4100, esta 5º temporada esta evidenciando que todos os Caças recebidos pela FAB estão… Read more »

Rinaldo Nery

Quatro aviões não fazem um ¨pacote¨. É somente uma esquadrilha. Missão ¨conjunta¨ é quando você voa com/para outras Forças singulares. Se for com Forças de outro país, é missão ¨combinada¨. Um pacote, ou package mission, ou Composite Air Operation (COMAO) é um ataque ou lançamento aeromóvel, ou Força Tarefa SAR, com várias aeronaves (já voei em pacote de 42 aeronaves na CRUZEX; na Gulf War houve pacotes com até 100 aeronaves) de vários tipos (Caça, REVO, AWACS, Transporte etc.), com o objetivo de empregar o princípio da massa. Nessa missões há um Mission Commander (ataque) ou Airlift Package Commander (lançamento… Read more »

Bueno

Poxa, que que legal!
E eu pensava que pacote era qualquer missão acima de 2 aeronaves operando juntas…

Valeu por compartilhar.

Santamariense

“ Que top!
O piloto recebe um “drive externo” com os dados da missão.”

Bueno, os A-1 já operam assim. Parecem uns cartuchos de videogame antigos. Eles são carregados com todos os dados e parâmetros de voo da missão.

Rinaldo Nery

Olhando a Sargento no vídeo, lembrei da palestra que assisti, em 2003, do Ten Cel Dale Zelko (USAF), contando a sua história da misão de F-117 nos Balcãs, onde foi abatido. Ele mostrou um vídeo da sua chegada em Aviano, após o resgate, quando uma gata correu pra ele e o abraçou. Daí perguntamos quem era, e ele disse que era a sargento que tinha feito o planejamento da missão dele. Pelo ¨abraço efusivo¨, concluímos que ela fazia bem mais que ¨planejamentos¨. Ele ficou bem sem graça com as risadas gerais no auditório…

Bueno

ai complicou!

1º Sarg do video é gata …

Uma duvida o 2º Sarg. comanda a área do suporte e a 1º Sarg esta sobre sobre o comando dele?
pela cenas do video… deve ser so encenação , só algo figurativo

Last edited 25 dias atrás by Bueno
Leandro Costa

Bueno, acho que foi da edição mesmo que aparentemente não se importou com as patentes e que acabou dando essa impressão.

Bueno

entendi.
Como não sou da área, pensei que não tinha equivoco por alguma mudança neste sentido ou o 2º Sarg. comanda esta repartição e ela outra dentro de um seção milita, mas fiquei com esta duvida.
Pelo que acompanho parece que no meio militar eles prezam muito por demonstrar o nível hierárquico em seus eventos, mídias etc, isto é legal e cognitivo.

Last edited 25 dias atrás by Bueno
Renato

Graduações na verdade.

Leandro Costa

Correto.

Rinaldo Nery

2° Sargento é mais moderno que 1° Sargento. Um 1° não pode ser subordinado a um 2°.

Leandro Costa

Aconteceu algo semelhante no Vietnã. Um WSO abatido em ’72 acabou sendo resgatado depois de 23 dias se evadindo dos Vietnamitas no norte. A tenente da sessão de air intel estava bem feliz na chegada dos Jolly Greens hehehehe. Casaram no ano seguinte.

Rinaldo Nery

Teve gente presa no Hanoi Hilton por 9 anos… Na volta pros EUA a mulher tava casada com outro!

Last edited 25 dias atrás by Rinaldo Nery
Leandro Costa

Depois dá uma checada na história de Roger Locher. É interessante. O cara foi abatido no primeiro dia da Linebacker em um MigCAP. Naquele primeiro dia foram coisa de 101 aviões, com objetivo de atacar a ponte Paul Doumer em Hanoi. Quando foram resgatar o cara tiveram que usar coisa de 120 aviões e isso levando em conta que na missão original já haviam aeronaves SAR destacadas.

Ivan herrera

Pelo andar da carroagem os argentinos vão receber os 24 F16 até o final de 2026 , e a FAB quem sabe uns 16 gripens rssss.

Bernardo99

Gripen é novo, o f16 que a Argentina comprou tem mais de 40 anos então tem muita diferença. Espero que realmente o cronograma do gripen seja cumprido e até 2027 entregue todas as unidades.

Rinaldo Nery

E os 24 estão no pátio. Não estão na linha de produção.

GFC_RJ

Uuulha!!!
Os argies estão tirando onda, hein!!!

E Meteor, E-99M, KC-390… eles têm?

Santamariense

Off topic:

O EDA está em Santa Maria. Há pouquinho retornou de uma apresentação em Santiago, cidade perto daqui de SM. A partir da próxima quarta, 10/04, e até domingo, 14/04, estará na FIDAE, no Chile.

Marcelo Tatsch

Eles sempre param para o pernoite e preparativos para cruzar a cordilheira aí né? Eu me lembro, quando eu morava em Santa Maria, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, vi aeronaves KC-135 e Mirage 2000 da Armée de l’air chegando para escala antes de irem a Fidae. Os gripens suecos que passaram pelo Brasil, da versão antiga também pernoitaram aí na época. Um fato curioso é que dois A-1 da FAB decolaram da BASM e foram direto até Santiago. Dizem que muitos na feira se espantaram ao saber que foi voo direto, perguntaram aonde tinham parado… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Marcelo Tatsch