Colaboração Real 5 – Episódio 6: Planejamento de Missão Integrada no 1º GDA
O processo de implantação operacional do F-39 Gripen na FAB, a Força Aérea Brasileira, vai muito além dos pilotos.
O sexto episódio da 5ª temporada da web série “Colaboração Real – O Caça no Brasil” destaca a importância do trabalho realizado pelos especialistas de suporte à missão para o planejamento e execução de missões com os caças no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da FAB.
Que top! O piloto recebe um “drive externo” com os dados da missão. Parece ter 3 “drive” onde estava sendo carregado os dados.. e na mesa de briefing 4 cadernetas/documentos separados , (Especulação) indicando que 4 caças/pilotos estavam em preparação de missão de treino naquele momento… uma missão conjunta , pacote. Nos vídeos de Colaboração Real desta 5º temporada podemos ver os Caças FAB4101/4102/4103/ 4104/4105 e 4106 em movimentação para voos , nas temporadas anteriores aparecia os Gripens C/D suecos e depois começou aparecer o FAB4100, esta 5º temporada esta evidenciando que todos os Caças recebidos pela FAB estão… Read more »
Quatro aviões não fazem um ¨pacote¨. É somente uma esquadrilha. Missão ¨conjunta¨ é quando você voa com/para outras Forças singulares. Se for com Forças de outro país, é missão ¨combinada¨. Um pacote, ou package mission, ou Composite Air Operation (COMAO) é um ataque ou lançamento aeromóvel, ou Força Tarefa SAR, com várias aeronaves (já voei em pacote de 42 aeronaves na CRUZEX; na Gulf War houve pacotes com até 100 aeronaves) de vários tipos (Caça, REVO, AWACS, Transporte etc.), com o objetivo de empregar o princípio da massa. Nessa missões há um Mission Commander (ataque) ou Airlift Package Commander (lançamento… Read more »
Poxa, que que legal!
E eu pensava que pacote era qualquer missão acima de 2 aeronaves operando juntas…
Valeu por compartilhar.
“ Que top!
O piloto recebe um “drive externo” com os dados da missão.”
Bueno, os A-1 já operam assim. Parecem uns cartuchos de videogame antigos. Eles são carregados com todos os dados e parâmetros de voo da missão.
Olhando a Sargento no vídeo, lembrei da palestra que assisti, em 2003, do Ten Cel Dale Zelko (USAF), contando a sua história da misão de F-117 nos Balcãs, onde foi abatido. Ele mostrou um vídeo da sua chegada em Aviano, após o resgate, quando uma gata correu pra ele e o abraçou. Daí perguntamos quem era, e ele disse que era a sargento que tinha feito o planejamento da missão dele. Pelo ¨abraço efusivo¨, concluímos que ela fazia bem mais que ¨planejamentos¨. Ele ficou bem sem graça com as risadas gerais no auditório…
ai complicou!
1º Sarg do video é gata …
Uma duvida o 2º Sarg. comanda a área do suporte e a 1º Sarg esta sobre sobre o comando dele?
pela cenas do video… deve ser so encenação , só algo figurativo
Bueno, acho que foi da edição mesmo que aparentemente não se importou com as patentes e que acabou dando essa impressão.
entendi.
Como não sou da área, pensei que não tinha equivoco por alguma mudança neste sentido ou o 2º Sarg. comanda esta repartição e ela outra dentro de um seção milita, mas fiquei com esta duvida.
Pelo que acompanho parece que no meio militar eles prezam muito por demonstrar o nível hierárquico em seus eventos, mídias etc, isto é legal e cognitivo.
Graduações na verdade.
Correto.
2° Sargento é mais moderno que 1° Sargento. Um 1° não pode ser subordinado a um 2°.
Aconteceu algo semelhante no Vietnã. Um WSO abatido em ’72 acabou sendo resgatado depois de 23 dias se evadindo dos Vietnamitas no norte. A tenente da sessão de air intel estava bem feliz na chegada dos Jolly Greens hehehehe. Casaram no ano seguinte.
Teve gente presa no Hanoi Hilton por 9 anos… Na volta pros EUA a mulher tava casada com outro!
Depois dá uma checada na história de Roger Locher. É interessante. O cara foi abatido no primeiro dia da Linebacker em um MigCAP. Naquele primeiro dia foram coisa de 101 aviões, com objetivo de atacar a ponte Paul Doumer em Hanoi. Quando foram resgatar o cara tiveram que usar coisa de 120 aviões e isso levando em conta que na missão original já haviam aeronaves SAR destacadas.
Pelo andar da carroagem os argentinos vão receber os 24 F16 até o final de 2026 , e a FAB quem sabe uns 16 gripens rssss.
Gripen é novo, o f16 que a Argentina comprou tem mais de 40 anos então tem muita diferença. Espero que realmente o cronograma do gripen seja cumprido e até 2027 entregue todas as unidades.
E os 24 estão no pátio. Não estão na linha de produção.
Uuulha!!!
Os argies estão tirando onda, hein!!!
E Meteor, E-99M, KC-390… eles têm?
Off topic:
O EDA está em Santa Maria. Há pouquinho retornou de uma apresentação em Santiago, cidade perto daqui de SM. A partir da próxima quarta, 10/04, e até domingo, 14/04, estará na FIDAE, no Chile.
Eles sempre param para o pernoite e preparativos para cruzar a cordilheira aí né? Eu me lembro, quando eu morava em Santa Maria, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, vi aeronaves KC-135 e Mirage 2000 da Armée de l’air chegando para escala antes de irem a Fidae. Os gripens suecos que passaram pelo Brasil, da versão antiga também pernoitaram aí na época. Um fato curioso é que dois A-1 da FAB decolaram da BASM e foram direto até Santiago. Dizem que muitos na feira se espantaram ao saber que foi voo direto, perguntaram aonde tinham parado… Read more »