… (complete a chamada com Argentina, Ucrânia ou até FAB, ao gosto e ao desejo de cada um!)

A imagem é reaproveitada de publicação de 2013. Na época da Páscoa daquele ano, o programa F-X2 ainda não tinha definição e havia a possibilidade de que caças F-16 usados fossem adquiridos como mais um “tampão”.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Boa páscoa.
Todo mundo merece um recomeço.

Bispo

Sim EUA/EU de um lado, BRICS do outro…chega de 01 xerife cowboy no mundo.

Junior Duraes

Os bots Russos adoram sonhar né ? A India se alinhando aos interesses chineses? O Brasil Comprando briga da Russia? A China se voltando contra aqueles que são os maiores importadores de seu produtos industrializado s de alto valor UE?
Acordaaaaaaa

rui mendes

Vira o disco, existe mais mundo além desses aí.

Maurício.

Com a demora do Gripen, se é que algum dia vai equipar a BACO, eu já estou na torcida pelo F-16, nem que seja do deserto, se nem isso, que venha algum LIFT, seja ele qual for.

Camargoer.

Reze para Santa Maria para a Canoa não virar.

Carlos Pietro

Rezo para que a base aérea de Santa Maria/RS,receba novos caças. É uma cidade militar por natureza e estratégica, situada no centro do RS.

Carlos Pietro

Boa, excelente.

Fabio Jeffer

Brasil não precisa de F-16

Matheus

Aumentar o pedido de F-39E/F e KC-390. Assinatura do contrato de conversão do KC-30. Retomada do programa STOUT e UCAV da Embraer. Só o básico já estava ótimo…

Funcionário da Petrobras

Encomenda do segundo e terceiro lotes de Gripen para a FAB, chegando a 108 aviões.
Nada de F-16, Rafale ou outro vetor.
Sonhar não custa nada.

Marcos Silva

“Sonhar não custa nada…”
Mas também não adiciona caças à frota. Está na hora de parar de sonhar e fazer planos mirabolantes que nunca serão realizados na sua plenitude e olhar para o problema enorme que está despontando:a falência da aviação de caça na fab
“Áh,mas vamos produzir o Grioen aqui,teremos três lotes pra substituir todos nossos caças!”
Esqueçam,não vai ser assim,de novo. Aposte aí nuns 50 Gripens e em um caça até mesmo usado. Tirem da cabeça que vai ser adquirido qualquer coisa nova.
Resumimdo,é mais do mesmo.

Last edited 28 dias atrás by Marcos Silva
Funcionário da Petrobras

Qual objetivo da matéria mesmo?
“Coelhinho da Páscoa, que trazes pra…… (complete a chamada com Argentina, Ucrânia ou até FAB, ao gosto e ao desejo de cada um!)”

Felipe Morais

Segundo lote do Gripen, de mais 36 caças, para entrega e pagamento nos próximos 10 anos. Com os pacotes de mísseis, cerca de R$ 1,5 Bi por orçamento anual. Nada impossível.

Nada de F16, SH, Lift etc. Foco total no Gripen. O resto é besteira, retrocesso e perda de foco no que importa.

Willber Rodrigues

Exato.
É Gripen, Gripen, e pronto.
Nada de F-16 recauchutado como “lift”, ou M-346, ou qualquer outro caça.
É Gripen, e quanto mais Gripen, melhor.

Maurício.

Eu sempre achei que a FAB não teria o Gripen em números suficientes, sempre achei que a FAB acabaria adquirindo um LIFT, mais barato de operar e manter, pelo menos para ficar no lugar dos AMX.
Mas se o Gripen ficar só nesse primeiro lote, algum outro caça tem que ser adquirido, nem que seja usado, é isso ou bases da FAB ficarão sem caças/aviões de ataque. Faz sentido a FAB adquirir outro caça? Não faz, e seria uma falta de planejamento enorme por parte da FAB, mas estamos falando do Brasil.

Marcos Silva

Exatamente Mauricio.

Agnaldo FSJ

Estamos com um super caça, novo em folha, com desenvolvimento conjunto real. Precisamos aumentar o número de caças ? Claro. Tudo ao seu tempo.

Willber Rodrigues

No atual momento, se a MB realmente ficar com 4 FCT’s e a FAB conseguir mais um lote de Gripen, ja é motivos pra dar tiro pro alto e comemorar. O que vier depois disso é lucro.

Boa páscoa a todos.

Elias E. Vargas

Para complementar os Gripens NG ao invés dos M-346 subsônicos italianos prefiro o “Hurjet”, mais novo avião de combate da Turkish Aerospace Industries (TAI) que tem participação brasileira da Akaer e será usado como jato de treinamento, caça e ataque leve é meu preferido já pelo envolvimento da nossa indústria aeroespacial que pode ser complementado e também porque é supersônico mach 1,4

felipe

4 não… 8 unidades é o minimo do mínimo

LucianoSR71

Vendo essa grande aproximação c/ a Índia, será que não pode pintar um azarão: o Tejas? Deixando claro que não estou defendendo isso, só levantando a possibilidade de que num grande pacote de sistemas antiaéreos p/ o EB e venda do KC-390, entre outros itens, o Tejas poderia entrar e ser um substituto do AMX, lembrando que no MK1 o motor é o GE F404, e no MK2 é o GE 414 igual ao do Gripen. A Índia ainda não conseguiu nenhum cliente de exportação, então poderia oferecer condições muito especiais p/ o Brasil. 

Renato de Mello Machado

Gripen. Só Gripen.

Nilo

Coelhinho da Páscoa, veio antecipado para a MB, uma parceria ampla França/Brasil que impulsionara colaboração para geração de energia nuclear. Com destaques para a exploração de reservas de urânio no Brasil, com uso de tecnologia francesa no beneficiamento com perda do Fornecedor Niger. Revitalização de Angra 1 e a construção de Angra 3 (previsão de entrar em operação em 2028) com participação francesa, com a cereja no bolo “assessoria na integração do reator nuclear”.

Argos

“Sai o petrolão, entra o atomicão”!
Só desvio de verba pública em uma obra q deve durar 50 anos ou mais. Nem as refinarias foram finalizada, imagina uma nova usina nuclear…

LucianoSR71

Caros editores boa tarde, estou c/ comentário retido, sem motivos, não tem referencia a ninguém, não tem links…realmente não entendi o motivo.
Abraço.

LucianoSR71

Obrigado por liberarem.

Ricardo Neto

Nada de Falcon, nem LIFT. A sequência deve ser: T-25, T-27, A-29, simulador, F-39F e E.

Fabio Jeffer

Impressionante, agora que vamos nos livrar dos F-5 aparece a turminha sem-noção dos amantes do Tio Sam sonhando com a FAB comprando outro caça usado de prateleira em detrimento da indústria nacional.

Marcos Silva

Se a faba comprar outro caça usado,e se for americano,sem noção seria a própria fab…

felipe

50 F-39E/F + 24 F-16AM/BM é uma possibilidade bem real.

Carlos Crispim

Que caça a “indústria nacional” pode fornecer? Daqui a 50 anos? Acorda, meu, sai da bolha, vc não está em Nárnia…

Last edited 26 dias atrás by Carlos Crispim
Rafael Oliveira

Poderia fechar uma delas e na outra implantar drones armados.
Seria uma opção honrosa, já que o número de caças a jato na FAB irá diminuir muito nos próximos anos.

Santamariense

E ainda tem os dois esquadrões de A-1M de Santa Maria, que devem parar de voar em fins de 2025.

FERNANDO

Bah Tche, sinuca de bico! seis por meia dúzia. Aiiii, aiiii, mais uma encrenca que sua majestade de plantão vai fazer. Se eu fosse ele, aumentava o pedido de GRIPENS. Mas, já que estamos na páscoa e o coelhinho ai está. Não custa nada sonhar. Bem, deixa eu ver. 4 destroiers classe Horizon novinho em folha. 2 Navios Multi propósito classe Mistral. 2 Navios de abastecimento Jacques Chevalier. Rafale, não, pelo amor de Deus, não. Participação no desenvolvimento do caça steath europeu franco-germany. Apoio francês para o Brasil produzir o combustível para seu submarino nuclear no Brasil. Apoio Francês para… Read more »

Paulo Sollo

Esta fixação apaixonada que alguns tem pelo F-16, na verdade por tudo o que é produzido pelos eua, a ponto de desejarem que a FAB faça o absurdo inimaginável de deixar de comprar mais Gripens novos e repletos de tecnologias no estado da arte para comprar velharias inferiores em todos os aspectos e com no máximo mais 10 anos de vida é o suprassumo do viralatismo irracional. Xô F-16! Vai pra Ucrânia servir de alvo aos sistemas AA russos e pra Argentina para milei inflar seu orgulho de ______ dos eua ostentando ridiculamente caças velhos e com mísseis obsoletos. EDITADO:… Read more »

Rus

A Fab vai comprar 18 caças F16 block 50. E assinar mais um lote do gripem. Me cobrem em Maio.

Fabio

Boa noite amigo Rus a informação que tenho é wue serão 36 F16.

Michel Lineker

Agora que fechou com o Gripen, tem que ser Gripen!
Se for pra ter outro caça junto ao Gripen, que seja um de 5a geração desenvolvido com a própria Suécia ou outro, um 6a geração UCAV.

Last edited 28 dias atrás by Michel Lineker
Marcos Silva

Se a fab não tem capacidade pra comprar um caça derivado de outro quase idêntico,vai poder financiar um de sexta geração????

Vilela

Rafale M para a MB, a princípio operando de bases terrestres e depois em novo Nae.

Funcionário da Petrobras

Se for para operar em terra, deixa a empreitada para a FAB.

adriano Madureira

Se o problema é pressa e precisa de caças, para quê procurar usadão do deserto?! poderíamos conversar com os coreanos, aqueles que recentemente assinaram acordo para adquirir o KC-390 e muito bem ir de KF-21 de USD65MI a unidade… Acho que no mundo nem só europeus e estado Unidenses são os únicos a poder oferecer aeronaves de suas BID para nós. Sei que alguns já estão impacientes com a defesa mas será culpa de quem?! Da Saab? Nossa? Os suecos e sua Flygvapnet já tem quantas unidades do Gripen-E?!  E nós temos oquê?! Cinco?! De acordo com que os… Read more »

Lucas F

Sobre a Flygvapnet, eu encontrei isso: “ According to the Försvarets materielverk (FMV, Swedish Defence Material Administration) the JAS39E will be put into operation under FMV’s auspices in the fall of 2023, which will increase flight testing capacity and lay the foundation for the Flygvapnets’ introduction of the fighter aircraft in the second half of the 2025. So far, only three prototypes (serials 39-8, 39-9 and 39-10) and five Limited Series Production (LSP) Gripen Next Generation (NG) have been built. The LSPs are on the same productionline as the ones destined for Brazil. The Swedish LSPs are 396002, 396003, 396004,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Os suecos e sua Flygvapnet já tem quantas unidades do Gripen-E?!”

Em esquadrão de caça eles não têm nenhum. Só no ano que vem.

Construtor

Acertou o país, só errou o avião. Pode cravar no fa-50. O tempo mostrará.

Last edited 26 dias atrás by Construtor
Lucas F

Mais um lote de 14 Gripen E/F e 18-22 F-16C Block 40 com o conjunto AGM-88 HARM/HTP e AGM-84 Harpoon (10 AGM-88C foram liberados para o SH no FX-2 pelo DSCA). Atualizar o radar MSA para o padrão (v9) do Block 50/52+ seria mais fácil por ser a mesma matriz (APG-68). Apesar do “ódio” infundado de alguns, o F-16 pode ser um sistemas de armas aeronáutico muito interessante para a FAB dentro de um pacote certo.

Last edited 28 dias atrás by Lucas F
Argos

E quanto vc acha q sairia cada unidade dessa modernizada? Não seria mais lógico outro lote de Gripen?

Lucas F

Por ser um vetor usado com componentes já estabelecidos/integrados dentro de uma boa economia de escala, sairiam bem mais em conta que um segundo lote “zero bala” do Gripen E/F. É uma oportunidade de não só ter mais números em termos de aeronaves de caça, como também capacidade SEAD e antinavio eficaz (por ser aerotransportado por um vetor supersônico).

Zen

Tempest com transferência de tecnologia! Até lá mais gripens, pelo menos mais uns 40!

FABiano

Não sei porque insistir em querer empurrar outros modelos de caças numa FAB que não vai ter verba para mantê-los, ao invés disso, já que estão sugerindo o aumento da quantidade de unidades porque não pensar em comprar GRIPEN usados da geração anterior dos países que usam o modelo C/D, como a África do Sul, a própria Suécia, etc., podem inclusive servir para a linha de combate em todo o país, como para treinamento/formação avançada em Natal.

Heinz

Precisamos de pelo menos mais uns 80 gripens, além de não ter cortes na aquisição do Kc390. Poderíamos comprar uns chinooks para operarem principalmente na Amazônia, é necessário tal vetor.

Alejandro Pérez

Aposentam a frota de F5?

Bruno Vinícius

.

Last edited 28 dias atrás by Bruno Vinícius
Eduardo Jardim

Boa tarde foristas.

Me converti ao F35.

É caro? Sim mas não é impossível operar 18/24 unidades.

1- Se levarmos em conta um “kill ratio” do F35 de 3 para 1, 18 F35 fazem o trabalho de 54 Gripens. O que é mais caro? Manter 18 F35 ou 54 Gripens?

2- Seria uma unidade para não ficar defasada pelos próximos 30 anos.

3- Como caça de 5° geração traria capacidades que o Gripen não possui.

Boa semana.

Lucas F

Sim, o F-35 faria muito sentido. Entretanto, a lista de operadores ainda continua bem “limitada”. Isso seria um pensamento mais certo na segunda metade/fim da próxima década, onde ambos os caças resultantes do NGAD (sim, a USAF e USN usam o mesmo nome designatório) vão estar em início de IOC. E em tese, um “contrapeso” mais eficiente contra vetores de 5ª geração. Só aí vendas seriam mais “banalizadas” no caso dos F-35. Um sinal disso, é a ida de F-35A para um show aéreo na Índia recentemente.

Last edited 25 dias atrás by Lucas F
Diego Tarses Cardoso

Esse é o preço que o Brasil paga por não levar sua defesa a sério: Fica dependendo da boa vontade dos outros.

737-800RJ

Espero que mais 36 Gripens.
Nada de F-16 velho. Já passamos dessa fase!