A comemoração do meio século do Tornado está em destaque na Força Aérea Alemã, que optou por uma decoração diferenciada em uma de suas aeronaves. A Airbus Defence revelou um esquema de pintura comemorativo para um Tornado IDS da Força Aérea Alemã, em homenagem ao aniversário de 50 anos do primeiro voo do Tornado.

O Tornado IDS, operado pelo Esquadrão Aéreo Tático 33 da Força Aérea Alemã, foi adornado com um esquema de cores e gráficos especiais, celebrando meio século desde seu voo inaugural. O design escolhido serve como um tributo aos feitos marcantes do Tornado e à sua posição de destaque na cronologia aeronáutica. A decoração apresenta elementos visuais distintos que realçam sua aparência e reconhecem a herança da aeronave.

Desde 1980, o Tornado tem servido na Força Aérea Alemã como um jato de combate versátil, dotado de asas com geometria variável e impulsionado por dois motores. A pintura comemorativa da aeronave traz um projeto singular, destacando o número “50” em sua empenagem, bem como o emblema do consórcio Panavia, representando a colaboração entre Alemanha, Itália e Reino Unido.

A nova decoração não é apenas estética, mas também um tributo ao compromisso e dedicação dos pilotos e das equipes de apoio que contribuíram para a operação e manutenção do Tornado ao longo de cinco décadas, além de ser um reconhecimento à notável trajetória do Tornado no serviço ativo alemão.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sulamericano

Ficou muito bonito mesmo o esquema de pintura da aeronave.

Santamariense

Pintura muito bonita!!

Rinaldo Nery

Em 2007 conheci um TenCel da Luftwaffe, em Pretoria, durante um Simpósio Internacional de Defesa Aérea. Dei a ele um pin do E-99, e em retribuição ele me deu um prendedor de gravata do Tornado, o qual ainda possuo.

Bueno

Legal!!

Pedro

Estas pinturas são retiradas ou o avião escolhido fica voando com elas?

Rinaldo Nery

No Brasil permanece durante o ano comemorado.

Mario

São pinturas feitas com tintas temporárias para a comemoração. Podem durar dias mas se desgastam muito rápido, não são pinturas com as tintas padrão das Forças Armadas, que contém propriedades químicas até secretas, para as finalidades da guerra, como RAM, fotocromatismo, etc…

Fernando Vieira

Os alemães contrataram o Romero Britto pra fazer essa pintura?

Marcelo

particularmente não gostei…achei meio confusa. Só a cauda com as 3 bolachas ficou bacana.

Marcelo Baptista

Mas é ai que eu achei fantástica a pintura, levou a confusão visual. Este é o objetivo das pinturas pixeladas. Em uma primeira olhada, não consegui distinguir o que era o caça e o que era pista. Fantástico!

Dragonfly

O centro das 3 bolachas ficou o ícone do Google Chrome… rs

Mario

Sim, desde o princípio do consórcio Panavia Tornado o Cocar Trinacional foi e vem sendo usado. Se o Tornado for Alemão o Cocar Trinacional terá, no seu terço superior, as cores da Alemanha (preto, vermelho, amarelo). A matrícula na fuselage dianteira será da Luftwaffe. Se o Tornado for Italiano o Cocar Trinacional terá, no seu terço superior, as cores da Itália (vermelho, branco e verde) e a matrícula na fuselagem dianteira será da Aeronautica Militare. Se o Tornado for inglês o Cocar Trinacional terá, em seu terço superior, as cores da Real Força Aérea, azul, branco e vermelho. Me pareceu… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Mario
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A aeronave é belíssima, mas não gostei da pintura comemorativa…

João Fonseca

O Tornado Alpha IDS é meu caça preferido, depois do Mig-31 !

Paulo Sollo

O Tornado é um caça de visual imponente, mas com esta pintura multicolorida ele ficou parecendo com uma penteadeira de p#ta, rssss

Abimael

Hahahahaha muito bom

Jota Ká

Boa! 🙂

KKce

Parece um lego

Arthur

Sempre achei a variante ADV mais bonita!

Marcelo Veloso

Achei a pintura um tremendo mau gosto.

Afonso Bebiano

A pintura me deixou a impressão de que o avião havia sido destruído no solo. Muito feia.

Drakken

uma dúvida, por que as inscrições na aeronave estão em inglês e não em alemão?

Mario

Penso que por se tratar do Tornado, devido o fabricante ser um Consórcio Tri Nacional entre Alemanha, Inglaterra e Itália, o idioma Inglês tem a preferência internacional.

Carlos Crispim

Parece uma caixa de bombom garoto, que degradação fizeram com esse caça icônico.

Leandro Costa

Tô ficando velho, o Tonka já tem 50 anos.

A pintura é alusiva à pintura dos protótipos do Tornado IDS originais, lá de 50 anos atrás.

Mario José

Cara eles acertaram a mão com esse avião..Éle é bunito pra carai..Showw

Tomcat

Tornado fazendo 50 anos agora. Tomcat em 2020. Final da década de 60 e boa parte dos anos 70: auge do uso de asas de geometria variável 🙂