DESTAQUES

  • A Embraer entregou 75 jatos no 4T23, sendo 25 aeronaves comerciais, 49 jatos executivos (30 leves e 19 médios) e 1 C-390 militar. Em 2023, a empresa entregou um total de 181 jatos, dos quais 64 foram aeronaves comerciais, 115 jatos executivos (74 leves e 41 médios) e 2 C-390 militares. As entregas da Embraer aumentaram 13% na comparação com os 160 jatos em 2022. A companhia continua enfrentando desafios na cadeia de suprimentos, que impactaram negativamente os resultados de 2023.
  • A carteira de pedidos firmes (backlog) encerrou o 4T23 em US$18,7 bilhões, o maior volume registrado nos últimos 6 anos. A Aviação Executiva e a Aviação Comercial registraram book-to-bill superior a 1:1. O backlog da Embraer Serviços & Suporte atingiu o valor mais alto desde 2017, encerrando o ano em US$3,1 bilhões.
  • A receita totalizou R$9,7 bilhões no 4T23 e R$26,1 bilhões em 2023, em linha com as estimativas da empresa e 11% maior do que em 2022. Todas as unidades de negócios tiveram um crescimento nas receitas e volumes em relação ao ano anterior; a Embraer Defesa & Segurança foi o destaque, com crescimento de 21%, seguida pela Aviação Comercial, com 15%.
  • O EBIT ajustado atingiu R$889,6 milhões no 4T23, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 9,1% e 12,8%, respectivamente. Em 2023, a empresa reportou um EBIT ajustado de R$1,7 bilhão, com margens EBIT e EBITDA ajustadas de 6,5% e 10,6%. Os valores atenderam as estimativas para o ano da companhia, e foram impulsionados por volume e eficiências corporativas e tributárias.
  • O fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCL) no 4T23 foi de R$3,4 bilhões e elevou o FCL do ano para R$1,4 bilhão, superando as estimativas da companhia. O FCL foi impulsionado por robustos adiantamentos de vendas (PDPs).
  • A S&P Global Ratings elevou a classificação da Embraer para grau de investimento (IG), enquanto a Moody’s a elevou para Ba1 (um nível abaixo do IG). Enquanto isso, a Fitch, que classifica a empresa como BB+ (um nível abaixo do IG), revisou a perspectiva da empresa para positiva.
  • Estimativas para 2024: entregas de aeronaves da aviação comercial entre 72 e 80 e entregas de aeronaves da aviação executiva entre 125 e 135. Receita total da empresa entre US$6,0 e US$6,4 bilhões, margem EBIT ajustada entre 6,5% e 7,5% e fluxo de caixa livre ajustado de US$220 milhões ou maior para o ano.

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS

² Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

São Paulo, Brasil, 18 de março de 2024 – (B3: EMBR3, NYSE: ERJ). As informações operacionais e financeiras da empresa são apresentadas, exceto quando indicado de outra forma, em uma base consolidada em dólares dos Estados Unidos (US$), de acordo com o IFRS. Os dados financeiros apresentados neste documento para os trimestres encerrados em 31 de dezembro de 2023 (4T23), 30 de setembro de 2023 (3T23) e 31 de dezembro de 2022 (4T22) são derivados das demonstrações financeiras não auditadas, exceto os dados financeiros anuais e quando indicado de outra forma.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Frederick

Desde o anúncio do fim da “Joint Venture” – e põe aspas aí – entre a Embraer e Boeing, as minhas ações da empresa brasileira valorizaram mais de 350%.

E contando…

Last edited 1 mês atrás by Frederick
Jorgemateus77

Única coisa boa q a pandemia trouxe

Roberto da Silva Rocha

Se empatasse no balanço patrimonial já seria espetacular, mas fechar com algum lucro é extraordinário, pena não possuir um fundo de investimentos para alavancar e autofinanciar suas próprias vendas