A-10 Thunderbolt II e A-29B Super Tucano voando juntos na mesma missão no Exercício Green Flag, em 2016

A-10 Thunderbolt II da USAF e A-29B Super Tucano colombiano voando juntos na mesma missão no Exercício Green Flag, em 2016

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 05/03/2024 | Edição: 44 | Seção: 1 | Página: 17

Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica/Gabinete do Comandante

PORTARIA GABAER Nº 243/GC4, DE 4 DE MARÇO DE 2024

O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 12 da Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, tendo em vista o disposto no §1º do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto nº 11.237, de 18 de outubro de 2022, e considerando o que consta do Processo nº 67050.002434/2024-13, resolve:

Delegar competência ao Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) para assinar o Acordo de Cooperação Técnica nº 002/COMAER/EMBRAER/2024, a ser celebrado entre a EMBRAER e o COMANDO DA AERONÁUTICA (COMAER), com o objetivo de possibilitar a participação do COMAER no Exercício Militar Conjunto Green Flag 2024, nos Estados Unidos da América (EUA), e em demonstrações nos EUA e no México.

TEN BRIG AR MARCELO KANITZ DAMASCENO

SAIBA MAIS:

FAB participa do exercício Green Flag West com a USAF

A-29 e A-10 no Green Flag East

A-29 Super Tucano e A-10 Thunderbolt II voam juntos no Green Flag East

 

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Será nossa segunda participação. Lá aprendemos muito sobre Força Tarefa SAR e CAS.

Guacamole

O que seria o exercício Green Flag?

Conheço o Red Flag que são exercícios de simulação de combate aéreo, mas esse aí não conheço.

Rinaldo Nery

O Red Flag não é somente “simulações de combate aéreo”. É um exercício tipo ação e reação em cima de um cenário fictício, onde o objetivo principal do exercício pode ser ataque ao solo, ou outro qualquer tipo de cenário (guerra eletrônica, assalto aeroterrestre, defesa aérea etc.) O Green Flag é voltado para conflitos assimétricos, privilegiando CAS e Combate SAR.

Joao

O PARA-SAR participa?

Paulo

Não culpo o Guacamole, mas a nossa sociedade mesmo, pois esta é uma questão que nos acomete no geral… a pergunta dele é: “O que seria o exercício Green Flag?”… Meu caro, a resposta está num dos links da matéria (Saiba mais), sendo assim, é só lê-la… isso remete aos conhecedores de plantão que leem a manchete da matéria e se julgam conhecedores do assunto… como disse, não julgo o rapaz, mas a sociedade no geral…Mas para não deixá-lo sem a resposta: Green Flag => troca de experiências com a Força Aérea dos Estados Unidos, para atualizar táticas, técnicas e… Read more »

Rinaldo Nery

É difícil também um civil imaginar como é planejado e executado um exercício desse porte.

Camargoer.

Caro, se as pessoas ficam envergonhadas ou temerosas para perguntar, então para que serve um blog aberto?

Há quem reclame que poucas pessoas se interessam por assuntos de defasa… parece um bom caminho quando aqueles que sabem mais ou experiência saibam acolher aqueles que estão se interessando em expor suas dúvidas, opiniões e interesses.

Jaguar

Acredito que perguntar e correr atrás de conhecimento nunca é demais. Se tenho dúvida e por mais que tenha links, talvez eles não sanam a minha dúvida. Por isto existe os comentários para debate geopolítico militar.

Camargoer.

Exato. A gente vai aprendendo e acumulando experiência. Já aprendi muito aqui, Alguns colegas fazem ótimas sugestões de livros, filmes, artigos e tudo mais.

De vez em quanto ainda recebo uns coices, riso.

É preciso acolher os colegas mais novos. Eles se tornarão tão bons ou melhores que os mais instruídos aqui.

JHF

Dia ruim? Amanhã melhora.

Lucas Emanuel

Aproveitando o posto de exercícios nos EUA.
O KC-390 FAB2858 está em Alexandria participando de algum exercício, pelo que consegui pesquisar é algum exercício de lançamento de carga, ou a escola da usaf de lançamento de carga

Matheus Lucas

Verdade o nome do exercício é storm flag 2024 e está sendo realizado na base aérea de Alexandria.

Franz A. Neeracher

Na realidade, Base Aérea de Alexandria não existe…..era a antiga England Air Force Base que virou o aeroporto civil da cidade de Alexandria.

Porém ainda é usada bastante pelos mitlitares, devido a presença na região do Fort Johnson (antigo Fort Polk) do US Army.

Tutor

Sempre tive uma dúvida: há algum tipo de constrangimento (vergonha) por parte dos nossos militares em chegar, por exemplo, com Super Tucano em um exercício com potências operando equipamentos muito superioes?

Rinaldo Nery

Nenhum. Na última só havia o A-10. E, inclusive, a USAF já cogitou em adquirir o A-29. Operei nas CRUZEX com E-99 e nunca tive vergonha dos franceses por possuírem o E-3F. O importante é saber operar no mesmo nível deles, ou acima.

Fabio Mayer

Não há vergonha, porque geralmente quem opera equipamentos inferiores sempre fica com aquele sentimento de proporcionar o seu melhor, não?

Rinaldo Nery

Proporcionar o seu melhor faz parte da profissão militar. Não tem nada a ver com equipamentos superiores ou inferiores.

Morais

Na “Green” a ênfase é o ataque ao solo? Agora vi que já foi respondida.

Last edited 1 mês atrás by Morais