A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) prestou homenagem aos seus caças F-4E Phantom restantes na Base Aérea de Suwon, em 8 de março de 2024.

Em março de 2024, restam apenas 10 F-4E Phantoms, tendo sido em sua maioria substituídos por F-35A. As aeronaves restantes estão programadas para serem totalmente aposentadas em junho de 2024.

A cerimônia foi acompanhada por 25 aeronaves compostas por F-15K, KF-16, F-16, FA-50, F-5 e F-35A.

A certa altura, a ROKAF operou cerca de 220 variantes do F-4 Phantom. Os caças guardam o céu da Coreia do Sul há 55 anos.

FONTE: @Korea_Defense, no X

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Leandro Costa

Beleza, espero que o adido militar na Coréia do Sul já esteja acertando com a ROKAF a doação de uma dessas belezinhas para o MUSAL.

Sonho de uma noite de verão, eu sei, mas seria bem legal.

Luis Henrique Folli

Leandro, não acho difícil realizar esse sonho, basta procurar o consulado geral da Korea e fazer uma proposta… Quem não chora não mama.

Leandro Costa

Quem dera fosse fácil. Teria que coordenar isso com a FAB (MUSAL) e com os Sul-Coreanos. E alguém teria que pagar o custo da preparação da aeronave e, finalmente, do envio até o MUSAL.

Muito além da minha lábia hehehehe

Magalhaes

Uma bela idéia hein ! De acordo.

Fabio Araujo

O fim de uma era, ainda vai ter algum F-4 em operação em algum país? Um caça que teve um erro de concepção que foi corrigido graças a Guerra do Vietnã, acharam que não seria necessário canhão interno e que os mísseis seriam o suficiente, mas a realidade da Guerra do Vietnã mostrou que ainda era necessário os canhões e resolveram emergencialmente com um pod de canhão e as versões posteriores já vieram equipadas com canhão. Mas o F-4 mesmo sem canhão no começo tinha abatia mais caças do que era abatido, foi um grande caça com um bom escore… Read more »

Santamariense

Além da Coréia do Sul, operam o F-4 a Grécia Turquia e Irã.

Rinaldo Nery

A biografia do Gen Robin Olds, “Fighter Pilot”, conta bem a história do avião. Sugiro a leitura.

Leandro Costa

É importante lembrar que os pods SUU-16 e SUU-23 que os F-4C/D usavam, podiam ser instalados nos F-4B/J da USN/USMC, porém só as unidades baseadas em terra do USMC usavam esses pods, geralmente para apoio aéreo aproximado, porque esses pods não resistiam muito bem à pousos em Porta-Aviões.

Mas sim, muitos F-4C/D conseguiram vitórias usando esses pods. Infelizmente não haviam muitos, então geralmente apenas as aeronaves líderes de elemento que os portava.

Bruno Vinícius

O avanço nos mísseis AA dos Phantoms e – principalmente – o desenvolvimento de novas táticas e treinamentos para tripulações e equipes de solo foram as principais responsáveis pela melhora do desempenho na guerra do Vietnã. O papel do canhão nessa história é extremamente superestimado. Inclusive, vale salientar que os F-4 da USN (que nunca receberam um canhão interno) tinham uma relação entre abates/perdas melhor do que os da USAF (que adotou o canhão interno no F-4E).

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
Leandro Costa

E todas essas tripulações de F-4 que abateram MiGs no Vietnã ainda desejariam ter um canhão. Não foi superestimado não, era necessário mesmo. As tripulações da USAF é que realmente eram mal treinadas.

Fabio Araujo

Posso estar enganado, mas os israelenses desde o começo pediram a colocação de canhão nos seus F-4!

Fabio Araujo

Os pilotos navais estavam passando pelo recém criado programa Top Gun que melhorou muito o treinamento e refletiu na quantidade de abates maior.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

É uma bela aeronave, não? Quase 60 anos se passaram, mas suas linhas ainda chamam a atenção.

Tutor

O vovô fica bonito demais nessa cor!

Last edited 1 mês atrás by Tutor
carlos alberto soares

Argentina ?

Paulo Sollo

A Argentina não tem grana para abastecer seus fuscas e você quer dar a ela uma frota de Opala 4.1 carburado?

Jaguar

No hay Plata 😅

Alecs

Se bobear, a Coreia do Sul tem mais F-4E operacionais que a Rússia Su-57 kkkkkk

Marcos Silva

Mais que a fab tem de Gripens,certza!

Paulo Sollo

Qual a necessidade de ficar o tempo todo fazendo comparações depreciativas skbre a Rússia?
Você é obcecado pela Rússia.

Cara, procura um tratamento…

Peter

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Paulo Sollo

220 variantes? Ô lôko.

Como foi isso?

Claudio Moreno

Erro de texto. Possivelmente mais de 220 aparelhos de diversas versões, seria o correto. Mas deu pra entender, quem conhece de avião e o McD Phanton II.

Sgt Moreno

Last edited 1 mês atrás by Claudio Moreno
Claudio Moreno

Boa noite Senhores camaradas do Aereo.

Aos poucos o “Fantasma” está indo recolher-se aos grande ícones da aviação de combate.

Bravo Zulu!

Sgt Moreno

Geyzon

Analisando o texto a Coreia do Sul, tem uma gama enorme de caças, pense numa baita logística que eles tem.

Pablo

“Os caças guardam o céu da Coreia do Sul há 55 anos.”

Há se fosse no Brasil.

Vinicius Soares

Tem diferença. O F4 sempre foi bem superior ao F5, fora a frota enorme de vetores modernos que eles tem.

Jadson S. Cabral

Se o Brasil tivesse 220 F-5 que fossem e tbm outras aeronaves como F-16, F-15 estaríamos muito bem até

Jagder#44

O F4, de frente, me lembra alguma nave de combate de guerra nas estrelas/galática etc.

Carlos Crispim

Sensacional, sou fã desse avião!

Leandro

Mito, a Lenda!

Bruno Vinícius

Uma pena que nunca tenha operado na FAB (não por falta de tentativa, se bem me lembro). Teria ficado…interessante (bonito seria uma palavra um pouco forte para o F-4) nas cores da força.

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius