O caça F-35A Joint Strike Fighter foi oficialmente certificado para transportar a bomba termonuclear de gravidade B61-12, tornando-se o primeiro caça stealth a ser equipado com uma arma nuclear. Essa certificação, alcançada em outubro, veio meses antes do prazo prometido aos aliados da OTAN, marcando o F-35A como uma aeronave de capacidade dupla, capaz de transportar armamentos convencionais e nucleares. Esse desenvolvimento é significativo, pois é a primeira vez desde o início dos anos 1990 que uma nova plataforma, seja caça ou bombardeiro, atinge essa capacidade nuclear.

O esforço de certificação do F-35A para armas nucleares conclui mais de uma década de trabalho intensivo, envolvendo 16 diferentes partes interessadas do governo e da indústria. A capacidade nuclear adicionada ao F-35A visa reforçar os compromissos de dissuasão estendida dos EUA com seus aliados da OTAN, proporcionando uma capacidade crítica mais cedo do que o esperado. A certificação também destaca o papel do F-35A na modernização do arsenal nuclear americano, substituindo variantes mais antigas da bomba B61 com a nova B61-12.

A política de divulgação dos EUA limita o compartilhamento de informações sobre aeronaves de capacidade dupla entre os parceiros da OTAN. Contudo, sabe-se que aproximadamente 100 bombas B61 de variantes mais antigas estão armazenadas em países aliados da OTAN, com a Alemanha, Bélgica, Itália, Países Baixos e Turquia compartilhando a missão de ataque nuclear da aliança. Estes países, todos operadores planejados do F-35, veem a necessidade de uma aeronave capaz de transportar armas nucleares como um fator chave para sua segurança e dissuasão.

O programa B61-12 é uma parte da modernização nuclear contínua dos EUA, originado na administração Obama, com o objetivo de substituir as variantes mais antigas do B61. A primeira unidade de produção do B61-12 foi lançada em novembro de 2021, com a produção prevista para continuar até o final do ano fiscal de 2025. O custo total do programa é estimado em $9,6 bilhões em dólares de FY22, com a maioria dos custos já incorridos.

A adição de capacidade nuclear ao F-35A surge em um momento crítico para a OTAN, em meio à guerra na Ucrânia e às ameaças nucleares da Rússia. O F-35A e a bomba B61-12 representam elementos chave na estratégia de dissuasão nuclear da aliança, oferecendo uma resposta moderna e flexível à agressão potencial e reforçando a segurança coletiva dos membros da OTAN. A integração da capacidade nuclear no F-35A destaca a contínua evolução da dissuasão nuclear como uma componente vital da segurança nacional e internacional.

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
G. Jaguar

Alguém tem a informação da capacidade de destruição dela ?

Alexandre Galante

A capacidade máxima é de 50 quilotons. Você pode testar no simulador de explosão nuclear no link abaixo:

https://nuclearsecrecy.com/nukemap/

Nelson

Ao abrir o link, a cidade-alvo definida é Brasília. O programa escolhe a capital do país de onde se está acessando o simulador? Ou foi só um acaso? Kkk…

José de Souza

Ele segue o seu IP

Bernardo

Lembrando que a capacidade “de destruição” desse tipo de bomba tem muito a ver com a precisão dela. Quanto mais precisa, menor vai ser a potência(pra esse propósito específico).
Ela no modo mínimo tem menos de 1kt de potência, inclusive (0.3 segundo a wiki nessa atual configuração). Os engenheiros determinam qual vai ser a potencia antes dela ser embarcada no avião dentro de uns presets (a maioria hj em dia é assim).

O “aviso” dos franceses é bem menos discreto (uns 100kt no mínimo no ASMP-A)

Hiroshima teve 15-20kt, Nagasaki uns 20kt.

Bosco

Bernardo, Eu tenho a impressão que nas bombas da série B61 (3, 4 , 7, 11 e 12) o rendimento pode ser ajustado em voo pelo piloto. Vou me certificar. Só de curiosidade e pegando o gancho do que disse, a B61-12 foi desenvolvida só com opção de lançamento a partir de grande altura e portanto, não conta com paraquedas. Além disso ela tem 3 opções de espoleta (retardo, contato e aérea, sendo que essa última pode ser ajustada para diversas altitudes). As outras bombas americanas contam com paraquedas e podem ser lançadas tanto de grande altitude quanto de baixa… Read more »

Guizmo

Sempre tive a curiosidade de entender como funciona tecnicamente, essa capacidade do piloto conseguir ajustar o poder da bomba. Sei que desde os anos 50 é possível.

Bosco

Guismo, Nas bombas de fusão é possível desabilitar o segundo estágio (de fusão) e aí só o primeiro estágio (de fissão) é que detona. Esse é o nível mais baixo de rendimento. Em relação ao segundo estágio (de fusão) pode ser aumentada ou diminuída a massa de deutério/trítio de modo a regular o rendimento desse estágio, que é o verdadeiro responsável pelo aumento do rendimento. E algumas armas nucleares podem ter seu rendimento aumentado na fábrica apenas aumentado a quantidade de deutério/trítio do secundário. . Por exemplo, a ogiva W78 de 300 Kt do Minuteman terá uma versão W78/1 com… Read more »

Rodolfo

E custa 28 milhões de dolares cada.

Rodrigo

F22 modernizado B21, F35 com arma nuclear. OTAN cada vez mais forte…tempos sombrios para aventuras russas

Makarov

Vamos fingir que parte da tríade nuclear americana não está obsoleta em comparação à Russa, que a Rússia não deixou a OTAN comendo poira na área dos mísseis Hipersonicos e sistemas anti-aéreos…. o mundo perfeito dos torcedores Ocidentais….

Bosco

“parte da tríade nuclear americana não está obsoleta em comparação à Russa, que a Rússia não deixou a OTAN comendo poira na área dos mísseis Hipersonicos e sistemas anti-aéreos” Fala isso não , Makarovisk. Fala não… Depois como é que você vai defender a narrativa de que a OTAN estava sufocando a pobre e inocente Rússia do amoroso Putin? Se ficar falando que os europeus são eurobambis, que as armas deles e dos atlanticistas americanistas não prestam, que é tudo “game changer” , isso aí não bate com a narrativa preferida de vocês pra justificar a invasão da Ucrânia pelo… Read more »

Bosco

Os pacíficos russos desenvolveram o torpedo tsunâmico de 20 Mt e o Sarmat que unzinho só vaporiza a França enquanto isso os malvados americanos fazem uma bombinha de 50 Kt para ser levada pelo raquítico F-35.
Mas a OTAN estava sufocando a pacífica Rússia.
Os Trident britânicos sequer funcionam enquanto a pacífica Rússia desenvolveu pelo menos 5 ICBMs desde o fim da CW.
Mas a OTAN estava sufocando a pacífica Rússia.
—-
E por aí vai!
rsss

Marcelo

em uma guerra nuclear todos perdem…

Marcelo

Se algum país europeu usar essa bomba contra a russia voce pode ter certeza que o primeiro país a ser atacado será os americanos e em seguida o país europeu que atacou .

Makarov

E se depender da Inglaterra, a retaliação contra a Rússia será menor do que pensamos kkk

Bosco

Nossa, Marcelo! Será?

Marcelo

Pedi sua opinião?

Bosco

Snif…não… snif…

Makarov

A OTAN supera amplamente em números a Rússia, claro, são mais de 30 países… Nunca disse que a Rússia seria superior em tudo, o Putin mesmo disse que estão à frente do Ocidente apenas em algumas áreas, como as que eu citei…. um esforço, diante da ameaça cada vez maior nas suas fronteiras…. A OTAN cresce de forma desenfreada e irresponsável desde 1991, a guerra da Ucrânia é uma consequência disso, e não faltou aviso, mas o Ocidente cada dia mais dobra a aposta…certamente não foi a Rússia que começou tudo isso, e você sabe. A Rússia sofreu duas das… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Makarov
Augusto

é a primeira vez desde o início dos anos 1990 que uma nova plataforma, seja caça ou bombardeiro, atinge essa capacidade nuclear”

Me parece que isso se refere exclusivamente ao inventário estadunidense porque, em termos mundiais, por exemplo, o ASMP-A foi integrado ao Rafale em 2010.

Giora Epstein

E os críticos do F-35 cada mais sem munição……

Enquanto isso o Su-57 segue a sua saga de ser um eterno protótipo “tipo 5G”

Makarov

O maior fracasso da indústria aeronáutica americana…. Vão empurrar com a barriga até chegar a 6gen… F-22 com aposentadoria adiada…. Marea-35 entrou para a história.

Maurício.

Só um detalhe, o F-35 continua dando problema no trem de pouso frontal…

https://theaviationist.com/2024/02/13/f-35c-nose-landing-gear-collapse-while-parked/

Giora Epstein

Mas está em serviço e, principalmente, sendo usado em combate. E o Su-57?

Maurício.

“principalmente, sendo usado em combate.”

O F-35 está combatendo quem? Só se for os eternos barbudinhos de sandálias e ak…

No One

https://defencesecurityasia.com/en/singapores-defense-minister-reveals-sensitive-mission-of-u-s-f-35s-in-ukraine/

“Ministro da Defesa de Singapura revela “missão sensível” dos F-35 dos EUA na Ucrânia
O Ministro da Defesa de Singapura, Dr. Eng Ng Hean, detalhou como os EUA têm usado os seus F-35 para identificar a localização dos sistemas de defesa aérea russos na Ucrânia, enfatizando que a inteligência recolhida por estas aeronaves está a ser partilhada com outros estados membros da NATO”

No One

“F-35 dos EUA coletam informações sobre SAMs russos na Ucrânia 01/03/2024 | MASSA TOMMASO O ministro da Defesa de Singapura, Ng Eng Hen, disse que os Estados Unidos estavam usando F-35 para localizar e identificar baterias SAM russas na Ucrânia, com a informação então compartilhada com os aliados da OTAN. O anúncio foi feito durante audiência na Comissão Parlamentar de Abastecimento, em 28 de fevereiro de 2024. Esta é uma hipótese que já surgiu anteriormente, mas que pela primeira vez encontra confirmação direta nas palavras de um Ministro da Defesa. Lembremos que os F-35 são verdadeiros “aspiradores” electrónicos, graças aos… Read more »

No One

Russos de havaianas e barba rsrs

Paulo Sollo

HMS Tireless, o único combate que o f-35 enfrenta é contra seus 800 problemas insolúveis. Inclusive publiquei mais um novo logo abaixo.
É algo tão corriqueiro que a LM tem uma linha de 0800 exclusiva para receber as queixas semanais da Usaf sobre a fat seal.

deadeye

Sim, e quantos SU-57 estão em serviço mesmo?

Maurício.

E o que o número de Su-57 tem a ver com o trem de pouso frontal problemático do F-35?

Jefferson B

Trem de pouso a gente arruma, agora arrumar um caça de 5 geração não dá…a Rússia tem um falso caça de 5 geração que serve para enganar a cabeça do povo russo.

Bosco

rsss

Maurício.

“Trem de pouso a gente arruma.”

Mais um brasileiro que se acha americano…Rsrsrs.

Jefferson B

Olha a frase no seu devido contexto, o seu português precisa melhorar.

Mig25

“Trem de pouso a gente arruma”
Só pq seu nome é Jefferson, isso não te qualifica como estadunidense não rs

Bruno Vinícius

OFF-TOPIC

Por falar em F-35, a Singapura aumentou em 8 aeronaves o pedido de F-35 deles (para um total de 20). Dessa vez adquiriram a versão A.

Marcelo

Foi por esse motivo que a Alemanha comprou o F-35.

Giora Epstein

Sim! A opção inicial era o F/A-18E/F Super Hornet mas com a subida de Scholz ao poder mudaram para o F-35

Marcelo

com o F/A-18E/F teriam o custo e o prazo de integração da B-61 e além disso não é stealth, não fazia o menor sentido. Seria melhor integrar a bomba ao Eurofighter, mas o mais simples foi comprar uma pequena quantidade de F-35s.

Bosco

Uma bomba tática pode ser levada também sem maiores problemas por caças não steaths por isso o F-15E e F-16 são certificados para levar as bombas táticas B61-3 e 4. Em tese uma arma nuclear tática é para ser utilizada numa distância de não mais que 100 km da linha de frente. O F-15E também é certificado para levar as B61-7 (estratégica) e a B61-12 (tática e estratégica) e o F-35A só irá levar a B61-12. O fato do F-35A pode lançar uma bomba nuclear sinaliza que ele tem uma capacidade estratégica em mente, podendo penetrar fundo no território inimigo.… Read more »

Makarov

O F-35 é para lançar as nukes que o Tio Sam guarda naquela colônia, né?

Bosco

Essas mesmos.. Para impedir que a “colônia americana” vire colônia russa.
Bem diferente, portanto, do caso da Bielorrússia que tem armas nucleares russas mas que os EUA tem ZERO vontade de anexar e só estão lá mesmo para atrair fogo da OTAN. Mui amigo o gnomo.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Allan Lemos

Como se fossem permitir que ela tenha uma bomba nuclear.

EduardoSP

Creio que no contexto da OTAN aeronaves de outros países podem utilizar armamento nuclear americano.

Bosco

A Alemanha já hospeda bombas nucleares B61 desde o fim da CW e seus Tornados são certificados a lançá-las. Estes passarão o bastão para o F-35A

Kkce

O que tem exatamente que ser feito para uma aeronave se tornar apta a transportar bombas nucleares? Qual a diferença entre levar uma bomba convencional e uma nuclear?

Jefferson B

Eu fiquei pensando nisso também.
Não é só lançar e bummmm?

Jefferson B

Galante, meu rei! ajuda aqui….

Last edited 1 mês atrás by Jefferson B
Bosco

Também tenho curiosidade mas o que mais me chamou a atenção foi o tempo necessário para implementar essa adaptação: 10 anos. Tudo hoje leva tempo e dinheiro demais. Eu sou o maior fã do capitalismo. Adoro ver as ruas movimentados, todo mundo trabalhando, supermercados apinhados de mercadorias, milionários comprando Ferraris, o Neymar comprando tênis por 50 mil dólares, vinho por 10 mil dólares a garrafa, helicóptero e por aí vai. Eles que vivam felizes com as quinquilharias que adquirem. Agora , levar 10 anos e gastar rios de dinheiro para uma simples adaptação num caça a uma bomba aí já… Read more »

Dod

depois vão no Nuclearmap , pra ver o estrago que uma ”bombinha” dessas faz

Paulo Sollo

E como é corriqueiro, afinal o f-35 foi criado para dar lucro infinito à L. Martin, semana passada foi divulgado mais um novo problema na fat seal.
Já são mais de 1.300 desde o inicio. 800 fis, quais ainda permanecem sem solução.

Desta vez divulgaram que o sistema de resfriamento que sangra ar do motor não dará conta de resfriar os sistemas eletrônicos da versão block 4, que está apresentando superaquecimento nos testes. E ainda não sabem como resolver.

Pau que nasce torto nunca se endireita…

Makarov

O pessoal que crítica o Su-57, que é apenas a 1° experiência da Rússia, são os mesmos que idolatram esse Marea da Lockheed Martin… Enfim, a hipocrisia….

Jefferson B

É tão ruim que não conseguem produzir o tanto que vende.
O caça deve ser muito bom, o problema dele é o preço, principalmente o custeio para manter esse caças funcionando.

Giora Epstein

Enquanto isso o Su-57 sequer é um caça 5G né?

Bosco

Não é bem assim!. Tem pau que nasce torto (na verdade é forçado a se entortar quando é só um pauzinho) e quando tem uma certa idade e toma juízo se “endireita”.

Bruno Vinícius

O desenvolvimento de uma nova unidade de refrigeração (e atualização da atual) está bem avançado, uma vez que já se sabia – há muito – que os sistemas do block 4 aumentariam o consumo de energia e produção de calor. Quero acreditar que você não está sob a ilusão de que F-16, F-15 e outros caças de 4ª geração tiveram sua aviônica atualizada sem um correspondente aumento no pack de refrigeração (porque sim, também precisaram).

Rodolfo

A lockheed queria a turbina xa100 de ciclo adaptativo da GE que em teoria teria melhor eficiencia termal, mas a PW venceu a batalha pra manter a sua turbina no Block4. Difícil dizer se isso não é pressão da LM pra mudar a turbina.

Rodolfo
Rodolfo
BraZil

kkk do jeito que cai, já podem batizar os esquadrões de “Kamikase”

Bosco

Tanto que cai?
Até hoje “caíram” 3 F-35A após mais de 800 terem sido construídos e estarem voando há 17 anos.
Só como comparação dos 32 Su-57 construídos 2 já caíram e ninguém diz que eles são kamikazes.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Bruno Vinícius

Mais F-16 caíram no primeiro ano de operação do que F-35 em toda a história do projeto. De fato, o F-35 é o caça com menos perdas/hora de voo da história da USAF.

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius