WASHINGTON — Muita atenção tem sido dada aos planos da Força Aérea dos EUA de descartar um grupo mais antigo de jatos F-22 Raptor, mas as versões mais novas e com maior capacidade de combate do caça stealth são a “maior prioridade” do serviço para um combate em curto prazo, segundo um oficial sênior.

Falando na conferência de Programas de Defesa McAleese hoje, o chefe de aquisições da Força Aérea, Andrew Hunter, chamou o F-22 de “fundação” do poder aéreo do serviço em meio a um esforço maior para “reotimizar” a competição com a China, observando que o jato desempenhará um papel vital até que seu sucessor, a plataforma de Dominância Aérea de Próxima Geração (NGAD), seja implementada.

“F-22 é uma capacidade crítica,” disse Hunter. “Então, qual é a minha maior prioridade no curto prazo para essa grande competição de poder? Eu provavelmente colocaria o F-22 no topo.”

Em seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2024, a Força Aérea planejou descartar 32 F-22s mais antigos em uma configuração conhecida como Bloco 20, argumentando que o dinheiro para modernizar esses jatos seria melhor investido no NGAD. No entanto, o Congresso bloqueou essa ação, forçando o serviço a continuar com a manutenção. Os comentários de Hunter hoje provavelmente são uma prévia do que o serviço solicitará para o Raptor em seu próximo pedido de orçamento do FY25.

VÍDEO: F-22 Raptor – @markfingar

Hunter disse que os oficiais da Força Aérea vão envolver o Congresso em relação a “alguns” F-22s que não estão preparados para o combate e pareceu sugerir que o financiamento poderia ser usado em vez disso para modernizar outros Raptors na frota. Oficiais da Força Aérea anteriormente disseram que os fundos liberados pelo desinvestimento dos caças Bloco 20 seriam gastos diretamente no NGAD.

Falando mais tarde no mesmo dia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Gen. David Allvin, explicou que o serviço está atualmente focado em manter certos F-22s “viáveis e relevantes contra a ameaça até que a Dominância Aérea de Próxima Geração” chegue. Ecoando Hunter, ele então disse que “estamos procurando ser capazes de pegar aqueles que são mais capazes de combate, mantê-los na luta e, então, aproveitar alguns dos recursos para aqueles que serão proibitivos em termos de custo e tempo” para atualizar.

Em 2021, a Força Aérea concedeu à Lockheed um contrato de quase US$11 bilhões, com duração de uma década, para modernizar o caça.

FONTE: Breaking Defesa

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Cardeal

Que aeronave bela

Samuel Asafe

Toda vez que vejo um vídeo dele voando, imediatamente me vejo pensando naquelas conspirações, de que quem desenhou essa aeronave foi um alienígena dentro da área 51, e que só conseguiriam repetir o feito humanamente falando, 40 anos depois, com o F35.

F-5

E não foram os alienígenas???*

RSmith

Que tal Comprar uma Dúzia junto com o HMS Prince of Wales? :º)

Emmanuel

Humildade meu rapaz.

Rodolfo

Isso nem Israel ou Japao tem acesso. Foi isso que levou o Japao a decidir participar do programa de 6a anglo italiano, ter acesso a um caça de superioridade aerea capaz de fazer frente ao J20’chines.

RRN

Nem em sonho nosso país seria capaz de manter meia dúzia de F-22 ativos.
Além de ser o jato de combate mais caro da história os EUA nunca permitiram sua venda a outros países.

Elintoor-_

Não! “Isso é demais para nós! Não é Saito?”

Rafael Silva

F-16 modernizado da conta dos xing ling, F-22 sobra, nenhuma nação está nem próximo de ter algo combatível.. Vemos a Russia sofrendo enormes perdas na Ucrania, mostrando seus S400 e Força Aérea desprovidos de qualidade. O que tinham era a propaganda de medo, agora vivendo a realidade vemos que não passa de falácia

Maurício.

“F-16 modernizado da conta dos xing ling.”

Os F-16 dão conta também dos JL-2 e DF-41?

Augusto

Parece comprador de carro elétrico chinês sabe que é uma bosta e não acredita que é bom mais quer fazer os outros acreditarem

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM O RESPEITO, MODEREM O LINGUAJAR E MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Vinicius Soares

Aprende a escrever… Chamar os elétricos chineses de bosta é só uma forma de vc mostrar que é limitado intelectualmente. Os europeus e americanos ficaram surpresos com a qualidade e tecnologia dos carros da BYD. A China é um dos países que mais registram patentes no mundo. A trilogia é um espaço de debate e se vc não tá preparado pra argumentar sem ofensas e sem embasamento é melhor vc sair dos blogs.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM O RESPEITO, MODEREM O LINGUAJAR E MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

BraZil

Pois é. Ciência de boteco. A mesma coisa se dizia dos T72 x Leopard/Abrahams e olha na prática…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Olha, não dão não… e tanto não dão que a USAF está dando prioridade para a modernização do F-22.

Rodolfo

O grande problema é que com baixa produção, perdas por acidente, 30 block 20 que so servem pra treinamento, disponibilidade, imagino que na melhor das hipóteses a USAF tem 100 F22 em condições de combate a qualquer momento o que é muito pouco. Com o gap de capacidade ate o NGAD entrar em combate, manter todas unidades possíveis em capacidade de combate é importante.
Estima-se que a China já construiu 200-250 J20.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu acho improvável que não se possa produzir mais F-22, não acredito naquela história de que a linha de produção foi desmantelada. Num aperto, provavelmente voltarão a produzi-lo. Mas como é muito caro, certamente se esperaria uma situação mais aguda de ameaça.

Augusto

Tudo que a china faz é descartável enquanto alguns produtos como carros celulares e alguns outros produtos tiverem DNA europeus americanos e japoneses o negócio vai para frente agora quando só tiver chineses no negócio vai para o buraco que digam a Internet 5 G made in china no BRASIL é pior que a 4G tudo enganação até prendedor de roupas chinês é uma porcaria

Felipe

F-16 não deu conta nem de MiG-21 Bison indiano…

RRN

A Rússia está literalmente na merda, mas a China está colocando as asas pra fora.
Falta muito ainda,as os EUA já deveriam estar se mexendo.

Adriano RA

Perfeito. Falácia inclusive quanto à quantidade. Não possuem nem 30% da quantidade que dizem ter.

Fabio Araujo

Um belo e mortal caça que não deveriam ter parado a construção, pararam para dar prioridade ao F-35 mas mesmo sendo mais antigo não tem caça stealth que seja melhor que o F-22, já que tem várias encomendas do F-35 mundo a fora será que mesmo sendo caro não seria interessante reativar a linha do F-22? Sei que estão atualizando os caças mas as células envelhecem, já houve perdas por acidentes e a reativação da linha garantiria esses caças em operação por mais tempo com os mais antigos podendo ser guardados na reserva no deserto.

RSmith

Isso já foi cogitado porem o Pentágono prefere investir mais no NGAD [plataforma de Dominância Aérea de Próxima Geração]… Deus queira que a atual conjuntura não evolua para algo que os faça se arrependerem dessa decisão…

Leonardo Bastos

O F-22 ser revelou um brinquedo caro e inatualizável…

Rodolfo

Ganhou link 16 só em 2022… desempenho muito superior a qualquer caça mas em eletronica e sensores o F35 ta em outro patamar.

Rodolfo

O Block 20 só foi usado pra treinamento, converter nesse momento com o NGAD ja voando parece ser tarde demais.

Zorann

Eu só não entendo o porquê de não modernizar os block 20. São aeronaves que não se fabricam mais, que não tem comparável no mundo. A aeronave de próxima gereção não está pronta, para apostarem tudo nela

Vanguard

Muito simples: custo exorbitante para modernizar poucas dezenas de células obsoletas.

O F-22 é um caça monofuncional e de custo absurdo (aquisição e operação).

Mas o mito (criado por muita propaganda no ocidente) se mantém.

rui mendes

Propaganda é na Rüssia, China e Irão, não confundas.
No ocidente, todos os dias, os meios de comunicação social, dizem mal e investigam, possíveis escândalos dos governantes dos próprios países, de possiveis escandalos de empresas , etc.
Muitas das vezes afirmam coisas, que depois se provam, não ser verdadeiras e não lhes acontece nada, no máximo, um processo em tribunal, mas não caem de janelas, não são envenenados, não têm o azar de viajar em aviões, que nesse dia caiem do céu, muito menos levam tiros na cabeça de “desconhecidos”.

Leonardo Bastos

Você vive no Planeta Terra mesmo…???

Paulo Sollo

“Propaganda é na Rüssia, China e Irão, não confundas.

Amigo, os eua dominaram o mundo através de sua propaganda. Basta olhar a quantidade de vira latas brazucas que idolatram eles.

Então o que garante que eles também não mintam em relação às capacidades de alguns de. seus equipamentos?

Capacidades só são críveis depois de provas em combate.

Ps. Abater balão meteorológico não vale…

Jagder#44

Tem caramelos chinófilos/russófilos por aqui (no brasil) também.

Felipe

Realmente, não vimos nenhuma propaganda de armas ocidentais na guerra da Ucrânia…

RRN

Acredito que a modernização dos F-22 realmente não se justifique.
Os caças atuais podem até receber alguns upgrades, mas uma atualização completa e realmente no estado da arte custaria mais do que desenvolver um caça de sexta geração.

Rodolfo

O Block 20 só foi usado pra treinamento, converter nesse momento com o NGAD ja voando parece ser tarde demais.

Paulo Sollo

NGAD já voando?
Nem no desenho da prancheta…

Segundo divulgado pela Usaf, os 32 F-22 que querem aposentar custam 500 milhões de dólares por ano para manter e sua modernização custaria 3 bilhões.
Querem se livrar deles mas congresso está obrigando a Usaf a mantê-los, assim como os A-10.

Rodolfo

Ja ta voando, a Northrop ja ficou ora tras e ta focando no FAXX. Nao tem imagem publica, mas ja foi visualizado por satelite na base de Groom Lake (Area 51), provavelmente o prototipo da Lockheed que bate com o esboço que a Lockheed vem liberando.

https://www.defensenews.com/breaking-news/2020/09/15/the-us-air-force-has-built-and-flown-a-mysterious-full-scale-prototype-of-its-future-fighter-jet/

https://www.twz.com/44057/mysterious-aircraft-spotted-at-area-51-in-unprecedented-satellite-image

comment image

Rodolfo

Ja esta voando desde 2020. A turbina de ciclo adaptativo esta pronta e alguns F22 vem sendo usados pra testar novas tecnologias pro ngad, incluindo um novo metalic coating que diminui a assinatura infravermelha.
O prototipo da Lockheed foi provavelmente visto por satelite em Groom Lake. A lockheeed tambem ja soltou agumas imagens sobre seu prototipo. O projeto da Boeing ainda segue em misterio. A Northrop ja pulou fora do NGAD e vai se concentrar no FAXX da Navy.

https://www.twz.com/44057/mysterious-aircraft-spotted-at-area-51-in-unprecedented-satellite-image

comment image

https://www.geaerospace.com/propulsion/military/xa100

https://www.defensenews.com/breaking-news/2020/09/15/the-us-air-force-has-built-and-flown-a-mysterious-full-scale-prototype-of-its-future-fighter-jet/

Rodolfo
Rodolfo

“We’ve already built and flown a full-scale flight demonstrator in the real world, and we broke records in doing it,” Will Roper told Defense News in an exclusive interview ahead of the Air Force Association’s Air, Space and Cyber Conference. “We are ready to go and build the next-generation aircraft in a way that has never happened before.”

Blits157

Veio da memória os bons tempos do ” F-22 Lightning” da Novalogic, jogávamos em rede no escritório em que trabalhava… tinha uns gráficos sensacionais para a época…

Paulo Cardoso

Que vídeo lindo!

Jorgemateus77

O ápice da engenharia aeronáutica.
Americano como não é bobo não quis vender para os “cupañeros” e “aliados” otan

Maurício Veiga

Muito caro, voa pouco e quando voa dá problema, valeu como demonstrador de tecnologias mas para substituir a geração anterior não cumpriu com a promessa, tudo não passou de um sonho, que venha a próxima geração…

Kauã Henrique

Até hoje, não há um caça que se compare ao F-22 em combate ar-ar, sua velocidade maxima não é grande coisa, sendo pouco mais de 2.400km/h, enquanto os Su-27 batem 2.500km/h e o Mig-31 3.000km/h, porém ele possui a maior velocidade de cruzeiro, sendo 1.700km/h, podendo permanecer nesta velocidade por todo período que estiver em voo, sendo assim se tornando o caça mais manobravel do mundo e superior a todos os outros em combate ar-ar.

Rodolfo

Pelo menos estreou em combate em 2023 derrubando um balao chines.

RenanZ

Um dos chefes da força aérea mais poderosa do mundo apontando que este é a prioridade deles, a bala de prata, a p*cá de ouro deles, o que tem de melhor…..

E você falando que “não cumpriu a promessa”?

Maurício Veiga

Eles vem falando isso desde 1990!!! Algumas pessoas ainda acreditam mas a produção dessa “Pérola” já encerrou e a geração de caças anterior continua em produção e serviço ativo, pessoas mentem e os fatos desmentem…

Emmanuel

Esse é o caça que a China pagaria um PIB do Brasil, ou mais, para por as mãos.

Maurício Veiga

Eles já pagaram décadas atrás…

Diego Tarses Cardoso

Desativar a linha de produção do F-22 foi um erro grave, o preço está sendo sentido agora.

Leandro Costa

Erro gravíssimo.

C G

Pensando como um americano infelizmente os responsáveis ja devem estar aposentados ou até mortos pq era caso de responsabilizar!

Lewandowski

Obama…
.
Sds

C G

Precisaria entender ate onde o presidente é responsavel em uma equação com congressistas, chefes militares e ate lobbystas!

Rodolfo

O F22 morreu no Governo Bush, o secretário de defesa Rumsfeld, famoso por ser um dos proponentes da invasão do Iraque, ordenou o fim da produção apos 180 unidades.

https://www.airandspaceforces.com/article/0205raptor/

Maurício Veiga

Eles foram responsabilizados pelos custos altíssimos e problemas reincidentes por isso a produção foi encerrada…

A C

Um dos fighters mais belos que jah vi pessoalmente. Impoem grande respeito por onde passam e ainda funcionam bem como peca de dissuacao.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O problema do F-22 é que é uma aeronave muito a frente do seu tempo, mas foi construída quando os EUA eram a polícia do mundo, e a Russia estava quietinha no seu canto e nem se falava na China como superpotência. Se o F-22 estivesse entrando em operação hoje, provavelmente a prioridade seria manter sua linha de produção por ao menos uns 20 anos.

Rodolfo

Talvez tenha sido interessante o fim do F22 e o surgimento do J20 chines. O governo Trump tomou a decisao acertada depois da experiência do F35 de desenvolver plataformas de maneira mais rapida, o NGAD e FAXX devem ser os primeiro caças de 6a de varios que irao aparecer nos EUA.

comment image?ssl=1

RRN

É inacreditável pensarmos que esse avião começou a ser fabricado em 1993.
O feito chega a ser absurdamente louvável se considerarmos que o F-35 veio 30 anos depois e não é capaz de superar seus antecessor.
Mesmo sendo uma aeronave caríssima os EUA deveriam ter muito mais unidades produzidas, ou no mínimo em estoque de pronta produção.

Frederico

Será que o NGAD conseguirá desempenhar melhor que o Raptor no abate de balões?
Brincadeiras à parte, acho que esse vício americano de caçar soluções para problemas que ainda nem existem deveria ser repensado.