Na terça-feira, a Ucrânia anunciou a derrubada de seu décimo caça russo em dias recentes, incluindo um Su-34 no leste, marcando quatro abates desse modelo em uma semana.

O Sukhoi Su-34, conhecido pela designação da OTAN como “Fullback”, é um avançado caça-bombardeiro de médio alcance desenvolvido pela Rússia. Projetado principalmente para missões de ataque ao solo, o Su-34 é uma evolução direta do Su-27 Flanker, um dos caças mais icônicos da era soviética. Sua entrada em serviço na Força Aérea Russa no início dos anos 2000 marcou um significativo avanço nas capacidades de combate aéreo e de ataque da Rússia.

O Su-34 distingue-se por sua cabine de pilotagem espaçosa e única, que acomoda dois tripulantes lado a lado, uma raridade em aeronaves de combate modernas. Essa configuração proporciona uma melhor coordenação em missões complexas e reduz a carga de trabalho do piloto, aumentando a eficiência em missões prolongadas.

Cabine do Sukhoi Su-34

Apesar das vitórias, a Ucrânia enfrenta desafios significativos, incluindo a diminuição do apoio de aliados, escassez de pessoal e munições.

O presidente Zelensky destacou a importância crítica do apoio internacional, mencionando um impasse sobre um pacote de ajuda de 60 bilhões de dólares dos EUA.

Soldados ucranianos enfatizam a necessidade de apoio contínuo, alertando que o conflito pode se expandir para além da Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo M

A notícia do abate do A-50 supostamente por uma bateria antiga de S200, e agora essa notícia sobre os caças abatidos, pode ser duas coisas. 1. A Ucrânia não tem notícias boas pra divulgar, e esta fabricando ou exagerando os fatos; 2. Há algum equipamento novo no campo de batalha, talvez a integração de algum míssil ocidental com datalink ou vetoração por aeronaves da OTAN.

João Fernando

Ou…algum caça invisível a radares escondido por aí. Pq quem explica a facilidade de integrar armas modernas em avião soviético. Velho?

Hcosta

Os mísseis não são integrados, são transportados por aviões soviéticos. Integrar é muito mais complicado…
Tanto os HARM, como os Storm Shadow, têm muitas limitações por não serem integrados

Bosco

H, Não deixa de ser uma integração, mas como você disse, deve impor limitações e tirar muito da flexibilidade de operação dos mísseis. É muito provável que os mísseis ocidentais lançados de aeronaves ucranianas (soviéticas) sejam programados em solo e apenas transportados e lançados dentro dos parâmetros configurados em terra sem possibilidade de alterar esses padrões em voo ou reagir a uma situação de alvo de oportunidade. O comportamento aerodinâmico do lançamento deve ter sido simulado em computador. O HARM é disparado direto do trilho enquanto os mísseis cruise são ejetados dos suportes. A ejeção é mais perigosa por conta… Read more »

Hcosta

Se não me engano os suportes dos Storm Shadow, os “racks”, são retirados dos Tornados. Vai o conjunto todo e a “integração” é mais fácil.

Basicamente é “plug, press and let go”… Pouca ou nenhuma integração com os sistemas do caça.

Hugo Vigneron

Não acho tão absurda essa hipótese,
No Iraque só souberam que o F-117 esteve lá depois que os americanos revelaram.

Underground

Russia tendo de expor seus caças para mostrar serviço.

joao

A Russia “aumentou” sua postura ofensiva. Aeronaves de ataque ao solo tem mais probabilidade de serem abatidas.
1+1 = 2
acho q é isso.

JHF

Corretomas ahi quem entra “no pau” é o velho e bom Su2x…. A Ukrania tem muita fixação por derrubar Su34 e 35 de monte todo dia. A credibilidade deste tipo de notícia vai no subsolo.

Heinz

Eu acredito em outra variável, que é a que os ucranianos colocaram alguns sistemas AA mais próximos a frente de combate para diminuir as incurssões da força aérea russa na linha de frente. Parece que está surtindo um efeito desejável.
E para comprovar, tem um vídeo que os russos parecem ter destruído um lançador IRIS-T, a 54 km da linha de frente, com um Iskander, mas ainda não se sabe se era uma maquete ou um sistema funcional, acredito que de fato era um dos sistemas.

Plinio Jr

Concordo , com a redução dos ataques russos as grandes cidades ucranianas muitos sistemas Sam foram enviados para próximo a linha de frente onde as forças ucranianas se queixavam da falta de proteção aérea … isto explica os abates e os ucranianos ao que parecem tbm perderam um lançador de NAMSAM para drones .

Eu mesmo

O NASAMS aparentemente foi abatido por um míssil.

Heinz

não foi um IRIS-T, foi um NANSAM como você disse, eu confundi.

Marcelo M

Não acha que os Ucranianos, diante da redução do apoio ocidental, seriam mais conservadores com as baterias de SAM que ainda têm e que, reiteradamente, falaram que seriam bastante insuficientes? Arriscariam uma maior exposição? É difícil, mas não é impossível. Principalmente se forem as baterias mais antigas, como as S200, que teriam recebido alguma melhora…

Heinz

Se eles não “arriscarem” a força aérea russa continuará bombardeando com certa liberdade de ação as tropas em solo, devido aos ucranianos terem poucos meios de defesa AA no front.

Sergio Machado

Qualquer raciocínio racional exige provas, ainda mais na era do celular.
Caso contrário, fica no campo da forçação de barra, que faz parte do jogo.
Até pq há uma sincronia quase que perfeita no avanço russo no terreno e os tais “abates”.
Não se mobiliza tropa com notícia ruim, ainda mais com mídia majoritariamente pró OTAN, que repercute Kiev sem maiores questionamentos.

Alaor

Acho que VC precisa é se informar mais, isso sim!

Felipe

Pois é, ainda não conseguiram provar a derrubada desses aviões. Tem gente que acredita nas notícias ucranianas (bem no mesmo momento onde a Rússia avançou bastante e tomou várias vilas simultaneamente)

C G

E outro tinha um sujeito defendendo aqui nos comentários que é melhor muitos 4g em vez de poucos 5g e muitas defesas aereas simples do que algumas defesas aereas de ponta e pasmem, teve gente que concordou, é a corrida das marmotas para o penhasco!

Nemo

Na verdade quem correria para o penhasco são os lemingues, mas dissem que é lenda.rsrs

C G

Hahahahaha vc esta certo mas deixa marmota mesmo!

Jadson Cabral

Eu continuo certo. Não vejo como essa notícia desabona o meu argumento

Maurício.

A Ucrânia está igual os Houthis, os Houthis anunciam que acertam navios toda semana, e a Ucrânia anuncia que abate Su-34 e Su-35 toda semana…

Last edited 1 mês atrás by Maurício.
Heinz

Só vale se a Sputnik confirmar.

Maurício.

Isso é tu que está dizendo, quando a Rússia disse que tinha destruído alguns Bradley, lá atrás, eu disse que a Rússia tinha que provar, até porque, ficava patético dizer que destruiu algo e não provar. Não me compare com vocês, que só acreditam no que a Ucrânia, EUA e OTAN falam.

Felipe

Mas os Bradley o Oryx confirmou mais de 50 destruídos já… oryx é fonte ocidental…já essas caças que a Ucrânia jura que abateu, nem eles tem como provar..

Sturmgewehrstgde

Oryx e ocidental pro Rússia.
Só isso você esqueceu de dizer.

Matheus

Fato inegável que derrubaram o A-50.
Mas esse resto ai já parece invenção, cadê as fotos?

Underground
JHF

Muito bom, perfeito. Contei uma bola de fogo caindo e uma local falando que seria um avião e chingando mais q a boca. Agora só falta ser um Su35. Depois faltam mais 9…. A própria Ukrania tem trabalhado duro para perder a credibilidade durante os últimos anos falando muito e mostrando pouco. Guerra no X e uma coisa, na realidade complica pois tem q fazer além de sair falando muito.

Maurício.

A Ucrânia alega que abateu 9 aviões Su-35 e Su-34, e o único vídeo em todas as redes sociais é esse, falta só mais 8 vídeos.

Diego

Bacana de mais, agora manda o link do restante ai que vou ate pegar a pipoca

Marcos

Não serve pq nem eles mesmo sabe oq foi

Eu mesmo

Confirmado msm só tem o abate de 1 A-50 e 2 Su-35. Nem as próprias fontes do Oryx confirma algum abate de Su-34.

Bepo

Puro FAKE e invenção de mídia ocidental.

Sturmgewehrstgde

EDITADO

DanielJr

Quando invadiram, os Russos foram muito macios nas primeiras semanas contra a infraestrutura e a defesa ucraniana. Os Ucranianos tinham uma capacidade antiaérea limitada, os Russos poderiam lidar com elas usando poucas munições guiadas e jatos mais modernos, enquanto que no restante do país poderiam usar os baratos SU-25, bombas burras e outras coisas mais antigas. Não destruíram pra valer as ferrovias, rodovias, pontes, entroncamentos críticos (viadutos), aquedutos, linhas de transmissão de energia e comunicações. Ficaram só empurrando os combates com a barriga, por assim dizer, esperando a rendição. Só que agora, toda essa rede que foi deixada intacta foi… Read more »

Bepo

É verdade, os Russos não destruíram toda essa infraestrutura ucraniana que deveria as primeiras ações deles, mesmo através da sabotagem por grupos especializados nisso.
Foi o que ocorreu no Iraque, antes dos americanos entrar lá, eles começaram a usar a sabotagem nos elementos primários do país.

Luís Henrique

Defesa antiaérea limitada?? Os Ucranianos tinha 250 lançadores de S-300, um punhado de S-200, mais de 90 sistemas Pechora e mais de 70 sistemas Buk, além dos manpads.

Só para fornecer um parâmetro, a França possui 40 lançadores do sistema Samp-T (Aster-30) e a Itália possui 20 lançadores.

Se a capacidade antiaérea da Ucrânia era limitada, então a capacidade antiaérea da França e da Itália são uma piada.

DanielJr

Qualidade, talvez quantidade de munições, não sei os estoques de munições deles na época. Hoje, estão mais abastecidos com inteligência e equipamento melhor.

DanielJr

Eu entendi, mas, mesmo assim, olhando pelo viés deles, pelos objetivos deles, fizeram errado. Melhor para a Ucrânia.

Sturmgewehrstgde

Traduzindo em uma palavra: INCOMPETÊNCIA.

E nisso os russos são especialistas.

Victor Filipe

Seria bem interessante se os Ucranianos de alguma forma conseguiram fazer os S-200 se comunicarem com os radares do Patriot.

um missil antigo, porem grande e com grande alcance sendo guiado por um radar beem mais novo…

os EUA ja estava a algum tempo trabalhando para integrar lançadores soviéticos com misseis ocidentais, podem ter ajudado os ucranianos nessa hipotética situação.

não sei o quão facil isso seria de ser feito, mas se foi feito é uma bela dor de cabeça pra VKS já que a principal desvantagem do S-200 é seu radar arcaico e facil de ser jammeado.

DanielJr

Acho que a limitação não é só de software e um pouco de hardware.

O S200 deve ter toda a sua eletrônica analógica/defasada, com componentes incompatíveis com os mais modernos. Com tempo e uns projetos, talvez seja possível algum aparelho que faça a integração entre os dois sistemas, talvez um emulador para o software.

Victor Filipe

Concordo, mas a miniaturização do hardware que teve daquela época até hoje deve facilitar muito a troca de componentes, voce não precisa colocar oque tem de melhor hoje, só algo que consiga receber o sinal do radar do Patriot. a cabeça de “guiagem” de misseis PAC-2 mais antigos deve caber e ser o suficiente.

(tudo suposição minha)

Zorann

Os caras tem de tentar animar o publico interno e principalmente os aliados, para que continuem mandando dinheiro. Todo dia perdem um vilarejo, recuam de alguma cidade. Eles tem de mostrar alguma coisa. Só uma coisa que não se encaixa: onde estão o monte de tanques e armas enviadas para a Ucrânia para a contraofensiva? A contraofensiva foi um fracasso, sabemos disso, mas será que perderam tanto material assim a ponto de terem de recuar em todas as frentes por não terem com oque lutar? Se isto realmente está acontecendo, é sinal de que a contraofensiva ucraniana foi muito pior… Read more »

Sturmgewehrstgde

EDITADO

DanielJr

EDITORES,

por favor, uma pergunta a vocês: Por qual motivo todos os meus comentários ficam pendentes de aprovação? Mesmo os sem palavras supostamente suspeitas.

Obrigado pela atenção, tenham um bom dia.

DanielJr

PS. Esse não foi.

Marcelo

Estão perdendo muito territorio nos últimos dias mais o importante é ter derrubado 2 aviãozinho !!!!

Maurício.

Esse não é o caso, a Ucrânia alega que abateu 9 aviões entre Su-35 e Su-34, é um número bem elevado, o problema é que não existem provas, só um vídeo de um caça caindo. Se eles de fato abateram tudo isso, é um feito e tanto, só resta eles provarem, até porque, falar até papagaio fala.

Santamariense

Eu já enchi o saco dessa disputa de torcidas. Se derrubou, derrubou. Se não derrubou, não derrubou. Segue o barco. Muitas vezes, até com as fotos ou vídeos dizem que é montagem. E outra coisa, guerra não é concurso ou inquérito policial, onde precisa apresentar provas. Antigamente, quando não existia a comunicação instantânea como hoje, as guerras aconteciam, os abates aconteciam, as mentiras de um lado e de outro eram contadas. Além disso, nem todo abate tem que ter fotos ou vídeos, concorda? Ou precisa ter um ucraniano ou russo com o smartphone em punho, 24 horas por dia, esquadrinhando… Read more »

Maurício.

Flanker, se não precisa apresentar provas, então tu acredita que a Síria danificou um F-35 com um S-200, né?

Sobre você estar de saco cheio da disputa de torcidas, volta lá na matéria do abate do último A-50, vê lá o comentário que você fez, depois você volta aqui para falar de torcidas…

Santamariense

Eu falei o e falo de novo: tô de saco cheio de torcidas. Eu não sei e não tô nem aí para o fato, ou mentira, da Síria ter abatido um F-35. Eu apenas não acredito, independente de terem imagens. O que tu precisa entender é que é patético isso de dizer, para todo e qualquer anúncio de abate, o famoso “cadê as fotos” … “cadê os vídeos”, de quem quer que seja, como se fosse possível registrar todos os embates e abates. Particularmente, no caso desse tópico, não creio nesse monte de aeronaves russas abatidas em tão poucos dias.… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Underground

13

Tutor

Velho ditado, conhecido de todos: “A primeira vítima de uma guerra é a verdade”, logo, difícil acreditar 100% em qualquer lado que seja.
Quando vejo uma notícia como essa, prefiro ser agnóstico (não acredito e não desacredito). Agora, se for verdade, as coisas não estariam nada boa para o lado de Moscou.

Nilton L Junior

Se derrubou ou não derrubou isso não é relevante para a situação no campo de batalha, onde os ucras não conseguem mas deter o avanço Russo em Avdeevka.

Bosco

Nilton,
Essas celebrações de avanços pontuais russos é a maior prova da incompetência russa após dois anos de guerra.
Usando o mesmo parâmetro que vocês (vocês no caso subentende-se como sendo os apoiadores da causa do czar contra o Ocidente e do esforço dele em buscar sua própria satisfação pessoal megalomaníaca) em relação às armas da OTAN adquiridas pela Ucrânia, em relação a esse tal avanço em Avdivka (cidade que nem sabia que existia há 2 anos atrás): agora vai!

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Nilton L Junior

Confuso seu comentário camarada Bosco, mas eu entendo seus sentimentos, afinal todo torcedor comenta de forma passional os acontecimentos na Ucrânia, e sobre competência não esqueça da contra ofensiva tabajara.

Bosco

Ficou confuso pela falta de aspas no “vocês”.
Quanto a torcer pela Ucrânia e contra a Rússia, não tenha dúvidas disso.
Um abraço!

Munhoz

Quando avaliamos as informações, devemos ver os 2 lados, sendo que é bom lembrar dos EUA com seus 500 mil homens no Vietnã , acredito que lá eles não foram competentes também ?, isto é uma guerra sustentada, bem semelhante ao Vietnã e Coreia, não é semelhante ao Iraque (onde alias os EUA tiveram que sair pois o próprio povo se voltou contra eles depois de matarem mais de 200 mil civis) !

Sturmgewehrstgde

Esqueceu a surra que ______________tomaram no Afeganistão.

Tiveram que sair somente com as roupas do corpo.

EDITADO:
Sem provocações por favor!

Heinz

Como assim não é relevante? Meu gzuis…. Tu sabe que os SU34 lançam KABs nas cabeças do ucranianos? e podem levar um vasto armamento, mas não. Segundo o Nilton L Junior, “ixpecialista” militar não é relevante.

Magalhaes

Heinz. Esse pessoal pró Putin só entende o que quer ou o que é a favor de Putin. Eles acham mesmo que a Rússia vai confirmar as perdas colossais. Ainda mais sendo governada por aquele cidadão que me da nojo só de lembrar.

Em tempo e de acordo com o tópico: Será que os sistemas EW e ECM do SU-34 não são tão eficazes assim ?

Last edited 1 mês atrás by Magalhaes
Heinz

sim, igual ao Moskva que os russos falavam que foi “avariado”, mas estava fora de risco e sendo rebocado. rss
Não sei ao certo, mas o que me parece é que o SU-34 “brilha” mais no radar do que outros caças russos

Magalhaes

Pois é meu amigo. NEgam tudo.

Voltando ao tópico. Mesmo com essa assinatura radar grande, teria que ter um sistema EW e ECM mais eficiente né. Meu dois centavos de opinião.

Bosco

Em guerras aviões são derrubados mesmo. O interessante nesse caso específico é que a Rússia não está utilizando aviões tripulados dentro do território ucraniano mas sim a partir de território ocupado utilizando “mísseis” de longo alcance.
Isso sinaliza que se estivesse utilizando os aviões de combate contra alvos na superfície como eles deveriam ser utilizados (para jogar bombas gravitacionais) as perdas russas seriam altíssimas.

Geraldo Magela de Souza Marques

Boa noite..chega a ser patético, a Ucrânia está derrubando dezenas de aviões da Rússia, dezenas de navios, destruindo centenas de tanques, já matou mais de meio milhão de.tropas e está perdendo todo seu território…Advinka é o mais recente Vitória UCRANIANA… kkkk.Me poupem né….chega de fake News.

Rodrigo

Su 34 se mostrando um fracasso no que foi desenvolvido, se fosse os russos tirava eles de ação para.nao fica feio… exportações que eram poucas nem devem existir mais
..tempos sombrios para os russos

CET

O Irã lança seus próprios satélites de fabricação doméstica.

https://youtu.be/luuag7N59D4?si=Cl6RxrQco-J1irH3

Fabio Araujo

Se o total nesse mês já chega a 10 aeronaves, nem todos confirmados, a perda é grande, os russos não confirmam todas as perdas seria bom a quantidade de perdas que os russos confirmam e destas quais teriam sido “fogo amigo”, a verdade vai estar em algum ponto entre os números ucranianos e os números russos!

Jefferson

Tem que parar com. Essa brutalidade que não vai levar a lugar nenhum ,quantas guerras desde o início do mundo teve alguma diferença ou Vitória trilhões de seres humanos perderam suas vidas e estão perdendo por causa da ambição por etnias,terras e religiões até a cor da pele ,não sabemos até onde vai parar isso,só digo uma coisa se um lançar bombas nucleares, estaremos extintos,pois estaremos sem oxigênio a principal sobrevivência,além da água do planeta contaminadas os animais irão sucumbir,plantas e tudo que há no planeta irá desaparecer,então parem de fomentar guerras e falar dos países que tem mais armas… Read more »

Márcio

Putin vai levar esse conflito a 3⁰ guerra mundial, OTAN já se prepara pqra o combate, lamentável a ignorância desses senhores da guerra.

Rinaldo Nery

É por aí…

Rodrigo

Mas foi Putin que invadiu, ele que começou. Agora Ucrânia tem que ceder? Mesma conversa, se EUA vem atrás da Amazônia iremos ceder? ( com certeza iremos nossa FA São piadas)

Luís Henrique

Para o Putin, a CIA ajudou no golpe de estado em 2014 que derrubou o governo da época que era pró-Moscou. Em seguida ucranianos pró-Rússia protestaram e foram mortos e iniciou-se uma guerra civil no país. Segundo Putin o governo do Zelensky estava realizando um genocídio nas populações ucranianas pró-Rússia ou de origem russa, semelhante ao que várias mídias ocidentais dizem que Israel está praticando contra os palestinos. Ai nós temos 2 narrativas, a russa que é mais ou menos esta que eu escrevi e a ocidental que todos conhecemos, de que não houve golpe, foi um impeachment legal, que… Read more »

Maurício.

“OTAN já se prepara para o combate.”

😂🤣

Arariboia

HAhahahaha…. nego gosta de acreditar nas historias da Ucrânia. Dos mesmos criadores do fantasma de Kiev hahahahha…. Se cair um meteoro na Rússia a torcida ucraniana vai falar que foi a inteligência + otan e etc… O Fato é que eles precisam fabricar vitorias, para motivar as tropas, a população e os torcedores do mundo a fora desesperadamente! Não sei quem é mais doido. O comediante de uma nação que já era por muito tempo, a mais pobre da europa, que hoje em dia comanda um pais disfuncional que depende de esmolar armamento e dinheiro dos outros pais pra pagar… Read more »

Orivaldo

Já pode aumentar a conta

Rinaldo Nery
Underground

89ª vez que ameaça!

Zorann

Ameaça ou avisa? Quem avisa amigo é!

Eu mesmo

“Força aérea ucraniana” bela fonte.🤦

Last edited 1 mês atrás by Eu mesmo
Fabio Araujo

De ontem para hoje os ucranianos afirmaram ter abatido mais 3 SU-34, mas falta confirmação!

Paulo Sollo

O detalhe é que toda vez que a Ucrânia anuncia novos abates, ou não apresenta imagens ou posta as mesmíssimas imagens de jatos abatidos em 2022.

Ou seja eles nunca apresentam provas. Mas há aquela tendência por parte de alguns em acreditarem incondicionalmente em tudo o que a Ucrânia alega ter feito e desacreditarem incondicionalmente tudo o que a Rússia alega ter feito.

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo
rfeng

Quanta conversa fiada

Recruta Zero

Numa campanha aérea existe um ritmo alto de atrito operacional,numero de surtidas constante faz um grande número de aeronaves estarem em manutenção ou sofrerem acidentes operacionais.Se todos os abates forem verdadeiros nessa altura do conflito a capacidade de apoio aereo e interdição já não deveria ter sido neutralizado? Assim como aconteceu nas Falklands em 1982 em que com 1/3 dos caças abatidos os argentinos não tinham mas força para continuar atacando a frota britânica.

Rinaldo Nery

Creio que não foram abatidos 1/3 dos aviões de combate argentinos nas Malvinas. E a FAA não perdeu força, atacando até a rendição Argentina nas ilhas.

Santamariense

“Assim como aconteceu nas Falklands em 1982 em que com 1/3 dos caças abatidos os argentinos não tinham mas força para continuar atacando a frota britânica.” Os números dos principais caças argentinos em 1982 (nem todos foram utilizados no conflito por estarem passando por grandes manutenções, etc): FAA: A-4: 68 aeronaves (19 perdidas) IAI Dagger: 35 aeronaves (11 perdidas) Mirage IIIEA: 21 aeronaves (2 perdidas) ARA (CANA): A-4: 11 aeronaves (3 perdidas) Super Etendard: 5 aeronaves (0 perdas) Além desses, foram perdidos inúmeros IA-58 Pucará da FAA e 2 MB-339A do CANA, 1 C-130 da FAA foi abatido por Sea… Read more »

Jose

E já está ás portas de Moscovo , e só teve 31 mil baixas … Bem , são livres de acreditar no q quiseres . A realidade irá sobrepor-se.

Heitor

E quem irá acreditar numa Ucrania arrasada? Então para que F16, frente as maiores baterias anti aéreas, russas, S400 e S500?

JHF

O estoque de material quase obsoleto já foi. Faltam os F16block0 para entrar na ciranda. Enquanto isso a Ukrania vai desaparecendo, os eslavos vão diminuindo e o blá blá blá da política continua. Se tiver mais algum grande negócio a vista a guerra continua. Se os States não soltarem mais grana, ahi vai esfriar o TO e pode ser que aconteça alguma coisa de diferente…. Que venha a primavera e mais um ano de burrice humana nos melhores campos de trigo que a terra tem.

Underground

Agora 13 aeronaves abatidas em 11 dias.
Pouco importa as imagens. Fato é que as perdas, total ou parcial, mostram que as aeronaves estão sendo submetidas a um número maior de sortidas, com.maiir desgaste de componentes componentes das tripulações. Somando-se a isso que eventualmente componentes eletrônicos e de motor precisam ser substituídos periodicamente ou por falhas, um número cada vez maior de aeronavesbpodem estar sendo sucateadas, reduzindo o número de aeronaves disponíveis.

Antunes 1980

Segundo o canal do barbudo brasileiro pró Ucrânia, a Rússia é perde todos os dias de 4 a 6 …SU/35 e SU/34.

Aceita tudo sem questionar ou achar estranho…

O cara é tão torcedor que não consegue mais raciocinar.

Infelizmente a Rússia está moendo a Ucrânia.

Os ucranianos lutaram bravamente, mas acabou a munição e o pessoal.

Underground

Bom saber que tu assiste o canal do Barbudo e se mantém informado por lá.
Eu, por exemplo, não faço ideia do que se fala no outro canal, o do Comandante da Marinha.

Antunes 1980

Ambos são torcedores. No do tiozinho da marinha, a Rússia é imbatível, no outro a ucrania está vencendo a guerra.

Não existe meio termo hoje em dia

Last edited 1 mês atrás by Antunes 1980
Santamariense

Esse cara ex-MB eu assisti alguns vídeos há muito tempo, mas começou nuns devaneios absurdos e nunca mais assisti….não perco meu tempo. Já esse barbudo que tu fala eu não sei quem é…até gostaria de saber pra ver como é.

Bigliazzi

Incompetencia em Terra, Mar e Ar…. Trilogia Patetica Russa.

willbill

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

willbill

Pessoal do blog.. .eu estou por aqui a anos, acompanho diariamente as notícias e faço apenas alguns comentários… nunca usei outro nome senão o meu… o mesmo e-mail a vida toda.. infelizmente vi esse anuncio e fiquei muito perplexo >> não faz o menor sentido

Nota da moderação:
“nunca usei outro nome senão o meu”
Então quem é o “William”, “William C**** V****”, “Bill”????
Decida-se por um único nome de usuário.
Aprenda uma coisa: a internet nada esquece.